SóProvas


ID
150685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise da evolução histórica da economia brasileira é essencial não apenas para a compreensão dos fenômenos cotidianos que a atingem, mas também, e sobretudo, para a percepção de suas vulnerabilidades. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O chamado plano cruzado, instituído em 1986, tinha por objetivo principal combater a inflação que ultrapassara os 200% no ano anterior e contava com várias condições favoráveis ao seu sucesso, como o acúmulo de reservas cambiais combinado com taxa de câmbio favorável, aprovação recente de uma reforma fiscal e unificação dos orçamentos fiscal e monetário.

Alternativas
Comentários
  • Em fevereiro de 1986, o presidente Sarney anunciou o Decreto-lei 2.283, cuja meta era derrubar a inflação com um golpe violento. Não havia referência específica nos Decretos-lei à taxa de câmbio, mas o governo indicou claramente que pretendia mantê-la indefinidamente a Cz $ 13,84 em relação ao dólar. O Plano Cruzado refletiu claramente a acentuada influência de analistas que diagnosticaram a inflação brasileira como sendo principalmente inercial.   De fato, antes de 28 de fevereiro de 1986, o governo havia tomado medidas para lidar com supostas fontes de desequilíbrios fiscais e monetários. O orçamento do tesouro Nacional e o orçamento monetário foram parcialmente unidos em agosto de 1985 para melhor controlar as despesas; em fevereiro de 1986, a conta de movimento do BB que permitia a esse banco oficial criar moeda através de uma linha aberta de "desconto" do Banco Central, foi congelada; no mesmo mês, foi criado um secretariado do Tesouro no Ministério da Economia para centralizar o controle de todos os gastos públicos e, em dezembro de 1985, o Congresso aprovou a Lei 7.450, que aumentou significativamente as taxas de impostos sobre transações financeiras, exigiu que as empresas apresentassem a declaração de imposto de renda duas vezes ao ano e aumentou a carga tributária das pessoas físicas. Finalmente, dias antes da introdução do Plano Cruzado, o Conselho Monetário Nacional reduziu o prazo máximo de crédito ao consumidor de 12 para 4 meses e limitou outras regras referentes a esse crédito.
  • Gabarito: Correto
    Justificativa: Acerca das condições favoráveis à implantação do plano cruzado, tivemos a situação externa favorável com bons níveis de reservas internacionais provenientes dos superávits comerciais incorridos entre 1984 e 1986. Ao mesmo tempo, no final de 1985 foi realizada uma reforma fiscal que aumentou a arrecadação tributária e unificou os orçamentos fiscal e monetário.
    Bons estudos.
  • E por que não deu certo?!

  • RESOLUÇÃO:

    Correto!

    No texto da aula, deixamos claro que as atenções se voltam à inflação porque a situação externa estava

    controlada.

    Além da condição externa, a evolução das contas públicas se apresentava favorável ao sucesso do Plano

    Cruzado no início de 1986.

    O superávit na balança comercial foi obtido sobretudo devido à maxidesvalorização cambial realizada ainda

    em 1983.

    Além disso, a economia se recuperou da recessão dos anos de 1981 – 1983 e cresceu 5,4% e 7,8% ao ano em

    1984 e 1985, respectivamente.

    O problema maior a ser enfrentado de fato era a inflação, que tinha superado os 200% em 1984 e 1985.

    Resposta: C