SóProvas


ID
1506937
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre um programa de código malicioso - malware, considere:

I. É notadamente responsável por consumir muitos recursos devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costuma propagar e, como consequência, pode afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

II. Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

III. Diferente do vírus, não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

Os itens I, II e III tratam de características de um

Alternativas
Comentários
  • letra c
    .https://sac.uol.com.br/info/cartilha/malware/sec6.jhtm

    6. Worms

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

    6.1. Como um worm pode afetar um computador?

    Geralmente o worm não tem como conseqüência os mesmos danos gerados por um vírus, como por exemplo a infecção de programas e arquivos ou a destruição de informações. Isto não quer dizer que não represente uma ameaça à segurança de um computador, ou que não cause qualquer tipo de dano.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos. Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar. Além disso, podem gerar grandes transtornos para aqueles que estão recebendo tais cópias.


  • vírus não se propaga sozinho


    worm sim


    já mata a questão

  • VERMES (WORM)
    Assim como o vírus cria de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente ou seja, tem a capacidade de autorreplicarão, espalhando-se de uma rede para outra rapidamente. Por consequência, eles obstruem redes e provavelmente fazem com que você (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir na internet e também pode causar danos, sem a necessidade de ser ativado pelo usuário. Pode travar memória e consumir largura de banda. Ex de worm: sasser e blaster.

  • Da cartilha de segurança da Certbr ( http://cartilha.cert.br/malware/) temos:
    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

  • VÍRUS: Necessita de um hospedeiro para existir ( um vírus se "anexa" ao conteúdo de um arquivo para viver). Precisa ser executado, caso contrário não se espalhará. WORMs: Programa que apenas usa a estrutura das redes para copiar-se de micro em micro, degradando a velocidade da comunicação na estrutura infectada. Bons estudos guerreiros!!!!

  • VIRUS NÃO SE AUTO REPLICA

  • Falou em consumir recursos... WORM

  • Analisando as alternativas, vemos que elas descrevem, com insistência, um worm, malware autorreplicante.
  • Analisando as alternativas, vemos que elas descrevem, com insistência, um worm, malware autorreplicante.
  • Analisando as alternativas, vemos que elas descrevem, com insistência, um worm, malware autorreplicante.
  • Analisando as alternativas, vemos que elas descrevem, com insistência, um worm, malware autorreplicante.