SóProvas


ID
1507084
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                  Ciclovia

    As ciclovias exercem um grande fascínio sobre a população em geral, em especial nos ciclistas leigos. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.  Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partlhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranquilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias. 
    A matemátca é simples: a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas pratcamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento. 
    Mas há outros fatores a ponderar antes de optar pela ciclovia. Para criar uma via apropriada é necessário tirar espaço de alguém, seja dos veículos motorizados ou até mesmo dos pedestres, o que faz com que processo de implementação seja realizado no mínimo com alguma espécie de atrito.
      Ciclovia é sempre a opção mais complicada de ser implementada e a mais cara. Os altos custos de sua manutenção também devem ser levados em consideração ou então o dinheiro investido será jogado no lixo.

A frase do primeiro parágrafo que mostra um erro de norma culta é:

Alternativas
Comentários
  • dúvidas DE que.......

  • Não RESTAM dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas .....

  • restar
    [Do lat. restare.] 
    Verbo intransitivo
    1.Sobrar, sobejar: 
    “Raquel, nem um só momento desnudaste por inteiro tua alma. / Restou sempre um recanto escondido” (Odilo Costa, filho, Cantiga Incompleta, p. 28); 
    Segundo os cálculos, pouco dinheiro restará
    2.Continuar vivendo, sendo, existindo, depois de outra pessoa ou coisa; sobreviver, ficar: 
    Ninguém restou para contar o ocorrido. 
    3.Ficar ou subsistir como resto ou remanescente: 
    Resta uma só esperança. 
    4.Faltar para fazer, para completar: 
    Resta apenas o acabamento, para que a obra seja entregue. 
    Verbo transitivo indireto
    5.Ficar, existir, após destruição de uma ou mais partes; sobreviver: 
    Só estas colunas restam do antigo templo. 
    6.Ficar ou subsistir como resto: 
    Só me restam as recordações. 
    7.Faltar (para fazer); faltar (para certos fins): 
    Resta-lhes metade do caminho para percorrer. 
    Verbo transitivo circunstancial e indireto. 
    8.Dever por saldo: 
    Resto 500 reais ao credor.

    Não é VTD! ... portanto acho que o erro é de regência!

  • A DESATENTA CONCORDÂNCIA DOS VERBOS “ACONTECER”, “RESTAR”, “SOBRAR”, “BASTAR” E “FALTAR” Especial atenção, quanto à concordância, deve ser dada aos verbos ACONTECER, RESTAR, SOBRAR, BASTAR e FALTAR. É que esses verbos, geralmente, vêm antes do sujeito, causando equívocos e tropeços. Ex.: ACONTECERAM (e não aconteceu...) vários DESASTRES nesta esquina. / RESTAM (e não resta...) duas HORAS para o início da corrida. / SOBRARAM (e não sobrou...) alguns SALGADOS da festa. / BASTAM (e não basta...) duas ALUNAS para fazer este trabalho. / FALTAM (e não falta...) algumas AULAS para o término deste curso. Fonte