SóProvas


ID
1507240
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Crohn é uma inflamação crônica do trato gastrointestinal, multifatorial, de etologia desconhecida que aumenta as chances de seu portador desenvolver câncer colorretal. A qualidade do cuidado em muito se deve à aplicação da Sistematização da Assistência a esses pacientes. Face ao exposto, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I – No histórico de enfermagem o enfermeiro deve avaliar a dor intermitente em cólicas, que pode dever-se a um padrão inflamatório que pode levar a anemia hipocrômica.
II– No exame físico, o enfermeiro pode palpar massa no quadrante inferior direito.
III–Nutrição alterada; risco de déficit do volume de líquido; estratégias ineficazes de resolução do estresse e incontinência urinária funcional são diagnósticos de enfermagem aplicados a esta situação clínica.

As afirmativas I,II e III são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, caracterizada pelo acometimento focal, assimétrico e transmural de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibro estenosante. Os segmentos do tubo digestivo mais acometidos são íleo, cólon e região perianal. Além das manifestações no sistema digestório, a DC pode ter manifestações extra intestinais, sendo as mais frequentes as oftalmológicas, as dermatológicas e as reumatológicas.

    O diagnóstico pode ser difícil devido à heterogeneidade das manifestações e à sua sobreposição com as da retocolite ulcerativa, bem como a ocasional ausência de sintomas gastrointestinais relevantes. Os sintomas mais comuns são: febre, perda de peso, caquexia, dor abdominal acentuada, diarreia frequente (3-4 evacuações ou mais por dia), massas abdominais, fístulas, fissuras perianais, anemia. A saturação da hemoglobina normal indica a presença de hemácias ditas normocrômicas. Quando diminuída, teremos hemácias denominadas hipocrômicas.

    A Doença de Crohn não tem relação com incontinência urinária funcional, por isso a terceira afirmativa é falsa.

    Resposta D

    Bibliografia

    Cançado RD, Chiattone CS. Anemia de Doença Crônica. Rev.bras.hematol.hemoter.,2002,24(2):127-136.

    http://u.saude.gov.br/



  • I Alguns exames de sangue também são fundamentais para determinar anemia por deficiência de ferro, as proteínas da fase reativa ligadas ao processo inflamatório e se há albumina suficiente para evitar a desnutrição.

    II Os principais sintomas são diarreia, às vezes, sinais de muco ou sangue, dor abdominal, febre, emagrecimento. No exame clínico, aparece massa palpável na fossa ilíaca do quadrante inferior direito do abdômen, porque a doença compromete mais o íleo terminal (85% dos casos) e o cólon.

    III Não há correlação da Doença de Chron com a incontinência urinária