-
Gabarito C. Caramba, donde a FCC tirou essa afirmação? Trabalho acadêmico?
CHIAVENATO RESUMO (2010):
• São conjuntos de pessoas com um objetivo comum em mente. • As pessoas têm e compartilham, os mesmos interesses; • Às pessoas, decidem de maneira conjunta • As pessoas agem de maneira conjunta. • Têm forte interconectividade e intercâmbio de idéias. • Resultam em uma multiplicação de esforços das pessoas; • Há forte interação emocional e afetiva.
-
Alguém sabe explicar essa questão?
-
Respondi com base no modelo de desenvolvimento de equipes de Maria Lins, que possui cinco estágios:
- Formação: qdo os componentes começam a interagir de modo polido e evitam conflitos;
- Desordem: qdo têm início conflitos decorrentes de questionamentos sobre procedimentos da equipe ou do líder;
- Normatização: qdo há um acordo sobre os papéis dos componentes, e as relações se estabilizam;
- Desempenho: qdo há foco no alcance dos objetivos, na produtividade, na tomada de decisões, na solução de problemas e na cooperação mútua;
- Interrupção: qdo as atividades são concluídas ou as condições impossibilitam a continuidade da equipe.
-
Complementando...
Nas fases pelas quais as equipes passam para se tornarem equipes de alto desempenho, há uma fase inicial de tormenta, de confusão, em que as pessoas estão disputando seu espaço, lutando por papéis e a produção fica um pouco de lado. Após a estabilização desse momento de conflito é que a equipe entre em plena "produção". Item "a" - equipes não precisam de supervisão rígida. Normalmente isso ocorre quando é um grupo, não uma equipe. Item "b" - uso de equipes não é forma de manipular. É forma de gerir! E o objetivo é tornar o trabalho mais agradavél e prazeroso, com resultados de qualidade. Item "d" - o fato de outras empresas adotarem o uso de equipes não é motivo para que essa prática seja implementanda. O objetivo deve ser outro: o fato de querer tornar um grupo de pessoas uma equipe coesa, produtiva. Item "e" - equipes que confiam em suas capacidades e trabalham cooperando, trocam mais informações com outras equipes, ajudam outras pessoas e se tornam mais cooperativas, pois compreendem que não precisam "disputar".
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. C]
bons estudos
-
Na transição para o sistema de equipes, o gerente pode esperar uma diminuição inicial no desempenho.De fato gente, quando se monta uma equipe,inicialmente não se pode esperar muito pois os membros ainda se comportam como "grupo" ainda estão na fase de familiarização não tem como ter uma "sinergia" já de cara, por isso isso esse baixo desempenho inicial como bem frisou a questão!
-
Outra questão relacionada:
QUESTÃO CERTA: Na pseudoequipe, prioriza-se a individualidade, já que nesse tipo de grupo não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/e32b36ac-d2
Good luck, fellas.