SóProvas


ID
1507597
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Como premissas básicas para o sucesso de um programa de desenvolvimento organizacional (D.O.), segundo Marras (2011), é preciso que existam duas variáveis, que são:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de não falar diretamente sobre D.O foi a única coisa que achei falando dessas premissas, não consegui mais nenhuma outra fonte. Se alguém conseguir depois favor me enviar uma mensagem.


    Três Campos Influentes para atingir resultados na avaliação de desempenho:

    • Variáveis Volitivas:

    – Querer: o avaliador precisa querer avaliar com imparcialidade 

    – Saber: ter conhecimento de todas as armadilhas e técnicas envolvidas (experiência); 

    Variável Teleológica: campo das metas, é a missão da AD. 

    • Possibilidades: instrumentos e meios necessários, como metodologia, logística. 


    Fonte: p. 4 http://www.espacojuridico.com/tmp/arquivos_turmas/Gestao%20de%20Pessoas%20Aula%2005.pdf

  • De acordo com Chiavenato (2010), o Desenvolvimento Organizacional (DO) é uma das abordagens de mudança organizacional, pela qual os próprios membros da organização formulam e implementam a mudança necessária, por meio da assistência de um consultor interno ou externo. Sobre as premissas básicas para o sucesso de um programa de desenvolvimento organizacional (D.O.), vejamos o que Marras (2002) dispõe sobre o assunto. De acordo com o autor, a variável Volitiva é a vontade intrínseca de realizar um feito. Está inserida no campo do querer e saber; para o autor mencionado, para que haja a mudança organizacional, os membros precisam querer e saber buscar essa mudança. Já a variável Teleológica envolve a disposição de metas. A teleologia é o estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos. Ou seja, a mudança é explicada por aquilo que ela produz ou por aquilo que é o seu propósito ou objetivo. GABARITO: A.CHIAVENATO, I.. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª ed.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. MARRAS, J. P..Administração da remuneração: remuneração tradicional e estratégica: elementos de estatísticas aplicada: normas legais: benefícios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 

    Prof. Adriel Sá
  • Ribas e Salim (livro Gestão de Pessoas para Concursos) abordam o assunto na parte de avaliação de desempenho:

     

    São 5 os campos de influência da avaliação de desempenho:

    Variáveis volitivas: relacionadas à vontade (querer) e ao conhecimento (saber) do avaliador para realizar a avaliação de desempenho.

    Variável teleológica: Os esforços necessários para o cumprimento dos objetivos e metas do indivíduo e da organização. É o cerne da avaliação de desempenho.

    Variável cognitiva: nível de conhecimento necessário para a realização do trabalho.

    Variável tecnológica: O conjunto de ferramentas disponíveis para que o trabalho do indivíduo possa gerar os resultados máximos desejados.

    Variável compensatória: recompensa que existirá para o indivíduo como consequência de uma avaliação de desempenho positiva no trabalho.