SóProvas


ID
1507606
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre Competências e sua Gestão, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Prahalad define competência essencial como um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma organização oferecer um determinado benefício aos clientes.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/voce-sabe-o-que-e-competencia-essencial/63873/

  • Que afirmação vaga sobre Competência Essencial.  

  • Só pra lembrar: " Você identifica uma competência essencial, quando ela gera valor percebido pelo cliente, provoca diferenciação entre concorrentes e possui capacidade de expansão. Qualidade na entrega do produto ou serviços, e respostas rápidas no atendimento ao cliente, não são competências essenciais, são atributos obrigatórios, competências básicas, fatores críticos de sucesso para qualquer empresa. Para sobreviver no mercado, a empresa precisa entregar qualidade em tudo aquilo que faz. Para crescer e se perpetuar, a empresa desenvolve competências essenciais. Portanto, competências essenciais não são especificas de produtos, mas contribuem para a competitividade de uma gama de produtos ou serviços, e podem até transcender as unidades de negócios da organização."


  • Esses conceitos são muito vagos e contraditórios. Respeito plenamente a definição dada pela colega Gabriela, mas já li em outro site  que, quando a competência gera valor ao cliente, ela é tratada como "distintiva".

  • Como estudar gestão de pessoas para a FCC?

    como??

  • Essa matéria causa um fenômeno engraçado. Nos comentários, cada um justifica a questão de uma maneira diferente, principalmente quando trata-se do Xespe.
  • Com todo respeito ao comentário da cara colega Gabriela Rieffel, mas competências essenciais, segundo Rennó e Chiavenato, são competências ligadas a sobrevivência da empresa e não relativo a diferenciação (competências distintivas). Vejamos o conceito do Chiavenato:

    Competências essenciais: são competências básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização, em relação aos clientes , à sociedade e aos concorrentes. Corresponde aquilo que a organização sabe fazer melhor que ninguém. Cada organização precisa identificar as competências capazes de levá-la ao sucesso.

    Já Rennó : 

    competências essenciais: fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.

  • Mais um conceito para complementar: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    A competência essencial é vista como [...] um conjunto de habilidades e tecnologias, e não uma única habilidade e tecnologia isolada [...]. A integração é a marca de autenticidade das competências essenciais. Competências essenciais são o aprendizado coletivo na organização, especialmente como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar diversas correntes de tecnologia [...] Competências essenciais são a comunicação, o envolvimento e um profundo comprometimento para trabalhar pelas fronteiras organizacionais. (HAMEL e PRAHALAD, 1995, p. 233-234). 

    fonte:http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/Artigo_dora_nivea.pdf
  • Fabiana, acredito que haja essa confusão pois há duas classificações para competência essencial. Veja:

     

    Classificação quanto ao tipo: competências essenciais são competências básicas para o sucesso da organização; o que sabe fazer de melhor (core competences)

     

    Classificação quanto à singularidade (por Nisembaum): competências essenciais/distintivas são os atributos de caráter distintivo, que diferenciam a organização das demais.

     

    Nenhuma delas, porém, condiz com o gabarito da questão. 

     

    Fonte: Andréia Ribas, Livro GP para Concursos.

  • Eu acertei...mas, formar sucessoras foi ótimo, kkkkk

  • a) Uma pessoa, com base em sua competência e estimulada pelas necessidades da organização ampliará seu espaço ocupacional, portanto, o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades, e necessariamente mudará de cargo ou posição na empresa.  ERRADA, não necessariamente vai mudar de cargo, pode aumentar as responsabilidades e tarefas e continuar no cargo em que está.

     

    b) Consideram-se competências essenciais àquelas classificadas como ordinárias, onipresentes, ou de fácil imitação. ERRADA, competências essenciais são as que proporcionam vantagem competitiva no mercado, por isso não podem ser de fácil imitação.

     

    c)A detenção de um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a um cargo, e não a capacidade de entrega, é que norteiam e legitimam os processos seletivos, avaliativos, de orientação de desenvolvimento individual e de atribuição de recompensas. ERRADA, a capacidade de entrega também pode legitimar tais processos, pois de nada adianta ter CHA e não ter contribuição real para resultados.

     

    d)Uma competência essencial é um conjunto de habilidades e tecnologias, e não uma única habilidade ou tecnologia isolada. CERTO. Se fosse só uma habilidade ou tecnologia seria fácil de imitar e não seria essencial.

     

    e)Na gestão por competências, o paradigma é de que a área de RH é a responsável por cuidar do desenvolvimento das pessoas com fins de formá-las sucessoras. ERRADA, ao meu ver essa alternativa é sem pé nem cabeça, tornar pessoas sucessoras??

     

    Fonte: meu caderno, baseado nas aulas da Casa do Concurseiro. Se estiver algo errado avisem por favor

  • Competências essenciais: são competências básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização, em relação aos clientes , à sociedade e aos concorrentes. Corresponde aquilo que a organização sabe fazer melhor que ninguém. Cada organização precisa identificar as competências capazes de levá-la ao sucesso.

    competências essenciais: fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.

    competências distintivas: diferenciação para o cliente em relação à concorrência, gerando competitividade.

     

    Ocorre que há uma abordagem que classifica a competência essencial como aquela que agrega valor para o cliente, sendo uma diferenciação  em relação à concorrência (valor da marca para a cliente), gerando competitividade à organização e, assim, garantindo a sua sobrevivência no mercado competitivo

  • GABARITO: D

  • a) Uma pessoa, com base em sua competência e estimulada pelas necessidades da organização ampliará seu espaço ocupacional, portanto, o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades, e necessariamente mudará de cargo ou posição na empresa.

     

    INCORRETO.

    O aumento do escopo de competência exigida não necessariamente surgirá pela mudança de cargo. A própria noção de enriquecimento de cargo nos permite concluir isso. As competências são reveladas quando as pessoas agem diante das situações profissionais com as quais se defrontam, o que pode ocorrer sem mudança de cargo.

     

    b) Consideram-se competências essenciais àquelas classificadas como ordinárias, onipresentes, ou de fácil imitação.

     

    INCORRETO.

    As competências essenciais ou organizacionais (core competences) consideram as competências como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais da organização. São recursos intangíveis da organização, que diferenciam de seus concorrentes e clientes e apresentam três características:

    dificuldade de imitação pelos concorrentes;

    recursos essenciais para que a organização possa prover produtos ou serviços diferenciados; e

    fatores fundamentais que permitem a exploração de diferentes mercados.

     

    c) A detenção de um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a um cargo, e não a capacidade de entrega, é que norteiam e legitimam os processos seletivos, avaliativos, de orientação de desenvolvimento individual e de atribuição de recompensas.

     

    INCORRETO.

    Competências dizem respeito à mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes; envolvem comportamentos observáveis que se expressam na ação ou desempenho dos indivíduos. Enfim, não basta ter competência e não colocar em ação (entrega).

     

    d) Uma competência essencial é um conjunto de habilidades e tecnologias, e não uma única habilidade ou tecnologia isolada.

     

    CORRETO.

    Conforme comentários da letra "B".

     

    e) Na gestão por competências, o paradigma é de que a área de RH é a responsável por cuidar do desenvolvimento das pessoas com fins de formá-las sucessoras.

     

    INCORRETO.

    A competência individual depende mais de cada indivíduo que da própria área de RH. É essencial que cada vez mais o gestor busque nova competências e aprimore aquelas já existentes.

     

    Comentário Professor Adriel Sá

  • a) Uma pessoa, com base em sua competência e estimulada pelas necessidades da organização ampliará seu espaço ocupacional, portanto, o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades, e necessariamente mudará de cargo ou posição na empresa. Ampliar o espaço ocupacional não implica em, necessariamente, mudar de cargo ou posição hierárquica. Ampliar o espaço ocupacional remete a ampliar a atuação na organização, suas atribuições e responsabilidades.

     

     b) Consideram-se competências essenciais àquelas classificadas como ordinárias, onipresentes, ou de fácil imitação. As competências essenciais (core competences) são aquelas que imprimem a identidade da empresa, fazendo com que ela seja reconhecida por isso, não sendo de fácil imitação. 

     

    c) A detenção de um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a um cargo, e não a capacidade de entrega, é que norteiam e legitimam os processos seletivos, avaliativos, de orientação de desenvolvimento individual e de atribuição de recompensas. A gestão de competências envolve também a capacidade de entrega de resultados, além de ter os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários àquele cargo (e que atenda o propósito maior da organização).

     

    d) Uma competência essencial é um conjunto de habilidades e tecnologias, e não uma única habilidade ou tecnologia isolada. CORRETA. As competências essenciais, como dito, são aquelas que imprimem a identidade de uma organização, logo, será um conjunto, não apenas uma isolada.

     

    e) Na gestão por competências, o paradigma é de que a área de RH é a responsável por cuidar do desenvolvimento das pessoas com fins de formá-las sucessoras. A área de RH sendo responsável por cuidar do desenvolvimento de pessoas é algo meio obsoleto nas organizações. Atualmente, cada gestor é responsável por "cuidar" do seu pessoal.

     

    Qualquer erro, corrijam-me!

  • "CASCATA DE COMPETÊNCIAS" (CHIAVENATO):

    * Competências essenciais (core comp.) - o que cada organização sabe fazer de melhor: singulares, inimitáveis.

     

    * Competências funcionais - de cada área de atividade da  organização.

     

    * Competências gerenciais - de cada executivo.

     

    *Competências individuais - de cada pessoa: CHAs (C-conhecimentos, H-habilidades, A-atitudes).  

    Conhecimento - saber;

    Habilidade - saber fazer;

    Atitude - querer fazer.