SóProvas


ID
1507624
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Segundo Andreia Ribas, 

    Existem verbos de eventos encobertos que não devem ser utilizados na redação de objetivos instrucionais por não caracterizarem ações observáveis, tais como: crer, sensibilizar, conhecer, reconhecer, pensar, raciocinar, saber, entender, apreciar, sentir, perceber

  • De acordo com Andreia Ribas, competências individuais são as competencias que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. Também chamadas de pessoais, humanas ou profissionais.


  • Pensei assim: Fiquei em dúvida entre a B e D:

    B diz: Organizar processos, de acordo com o fluxograma definido pela empresa. -  Para organizar o processo de acordo com o fluxograma, tem de ter algum conhecimento, habilidade e Atitude para poder executar este trabalho, portanto está ímplicito o conceito de competência individual.


    D- gabarito


  • Importante observação, caro colega Alexandre Baêta. Esclareceu bastante minha dúvida nesta questão!

  • Complementando os comentários. "Conhecer os produtos e serviços da organização" não necessita de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Percebam que todas as outras opções é necessário, além do conhecimento, de habilidades e atitudes. Não precisa decorar nada para resolver a questão.

  • Gabarito letra D. Somente esta exemplifica um conhecimento. As outras alternativas são habilidades.


    Conhecimento  Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.

    Habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.

    Atitude assertiva e pró ativa – iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.


  • Demorei para entender essa questão, por isso vou detalhar ela nos mínimos detalhes para vocês entenderem com facilidade 

    primeiro, existem tipos de competência de acordo com Andreia Ribas que são:
    Essenciais: são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização, tem caráter diferencial, ou seja, diferencias a organização das demais.Por exemplo, prestar um serviço ao cliente é uma competência essencial da organização ao passo que a forma da prestação desse serviço vai a diferenciar das demais (conhecimento agregado do livro de Andreia Ribas ); Funcionais: são aquelas que cada área ou departamento precisa construir e que são própria da sua atividade especializada; De gestão: competências relacionadas com a gestão de recurso: financeiros, comercias, produtivos e etc;
    Organizacional: corresponde a mudus vivendi da organização, a sua cultura corporativa, como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho organizacional; Individual: (Essa é competência que diz respeito à questão) São competências que cada indivíduo desenvolve em suas atividades pessoas na organização. Também chamadas de competências pessoais, humanas e profissionais. Bom até aqui não ficou tão claro né? contudo, se no livro de Andreia Ribas fala que competências individuais são competências que o indivíduo desenvolve, Portanto, temos : Conhecimento  Habilidades  Atitudes  Assim, a questão fala que não seja um competência individual, ou seja, que não concerne à conhecimento, à habilidades e à atitudes. ela diz EXCETO, desse modo, temos 

    Conhecer os produtos e serviços da organização que não corresponde a um conhecimento nem habilidade tampouco atitude 



  • Descomplicando:

    Existem competências Básicas, competências Essenciais e competências Individuais.

    O erro da Letra D é que "Conhecer os produtos e serviços da organização" constitui-se em uma competência BÁSICA (a competência ESSENCIAL é aquela que agrega valor à organização), enquanto as outras alternativas enumeram competências INDIVIDUAIS  (aquelas que podem dizer respeito a Conhecimentos, Habilidades ou Atitudes). No caso das alternativas corretas, todas descrevem não Conhecimentos ou Atitudes, mas sim HABILIDADES individuais.

    Bons Estudos.

  • Cada uma das alternativas descreve uma atividade em que, destrinchando, podemos observar que houve a conjugação de elementos formadores da Competência, quais sejam Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHÁ), a alternativa é a única que apenas descreve um conhecimento isolado. Um vendedor de sapatos pode conhecer muito bem os produtos mas não ter habilidade de venda (know-how), nem atitude afirmativa (proatividade/assertividade/animus)

  • Apenas gostaria de salientar, que os examinadores da FCC já foram mais objetivos na elaboração de questões. Que questão promíscua e sem nexo. 

     

  • Questão muito interpretativa.

     

    O que ela buscava é que você interpretasse, sobre os itens colocados, qual não está descrevendo uma competência individual. Note que, para subsidiar o conceito de competência, é preciso que ela seja clara e observável mediante uma ação ou resultado. Só assim é possível definir as competências existentes e as necessárias. Neste sentido, a única competência que é mais genérica e não apresenta um comportamento facilmente observável está na letra D.

    Veja que, não é possível dizer exatamente o que significa "conhecer os produtos e serviços". Se for medir isso numa prova, são milhares de possibilidades de cobrar o assunto, por isso não tem como verificar claramente a existência disso enquanto competência. Para que se tornasse competência clara, o item poderia ser transformado para algo como "apresentar os produtos e suas características aos clientes organização, conforme catálogo técnico", ou ainda "Fechar vendas com clientes apresentando os benefícios dos produtos e serviços oferecidos pela organização ao mercado, em linha com o posicionamento adotado no plano de vendas". 

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Se "Conhecer os produtos e serviços da organização" não corresponde a um "conhecimento" do CHA, nada mais faz sentido.

    Se o funcionário é um vendedor ou um engenheiro de produtos, com toda a certeza o conhecimento pleno dos produtos e serviços da organização integram sua competência.

     

    É cada coisa subjetiva que temos que aceitar nessa disciplina maldita.

  • Administração parece ser a ciência da pegadinha nesses concursos. Nenhum comentário me convenceu que esse gabarito está correto.

  • Pai nosso que estais nos céus,

    Santificado seja o Vosso nome.

    Venha a nós o Vosso Reino.

    Seja feita a Vossa vontade,

    Assim na Terra como no Céu.

    O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

    Perdoai as nossas ofensas,

    Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

    E não nos deixeis cair em tentação,

    Mas livrai-nos do mal.

    Amém.

  • A alternativa "d" é a única opção que não impõe condição.

  • As alternativas A,B, C e E tratam de habilidades do indivíduo.

    A D trata de conhecimentos.

    Essa era a chave pra matar essa questão.

    E haja paciência com essas viagens da FCC !!!

     

  • Rachei com o Marcelo MPU!!!kakakakakaka

  • A descrição de competências deve ser objetiva.