Gabarito letra D. Segundo Andreia Ribas, Existem verbos de eventos encobertos que não devem ser utilizados na redação de objetivos instrucionais por não caracterizarem ações observáveis, tais como: crer, sensibilizar, conhecer, reconhecer, pensar, raciocinar, saber, entender, apreciar, sentir, perceber
De acordo com Andreia Ribas, competências individuais são as competencias que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. Também chamadas de pessoais, humanas ou profissionais.
Pensei assim: Fiquei em dúvida entre a B e D:
B diz : Organizar processos, de acordo com o fluxograma definido pela empresa.
- Para organizar o processo de acordo com o fluxograma, tem de ter algum conhecimento, habilidade e Atitude para poder executar este trabalho, portanto está ímplicito o conceito de competência individual.
D- gabarito
Importante observação, caro colega Alexandre Baêta. Esclareceu bastante minha dúvida nesta questão!
Complementando os comentários. "Conhecer os produtos e serviços da organização" não necessita de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Percebam que todas as outras opções é necessário, além do conhecimento, de habilidades e atitudes. Não precisa decorar nada para resolver a questão.
Gabarito letra D. Somente esta exemplifica um conhecimento. As outras alternativas são habilidades.
C onhecimento Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.
H abilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.
A titude assertiva e pró ativa – iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer .
Demorei para entender essa questão, por isso vou detalhar ela nos mínimos detalhes para vocês entenderem com facilidade
primeiro, existem tipos de competência de acordo com Andreia Ribas que são: Essenciais: são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização, tem caráter diferencial, ou seja, diferencias a organização das demais.Por exemplo, prestar um serviço ao cliente é uma competência essencial da organização ao passo que a forma da prestação desse serviço vai a diferenciar das demais (conhecimento agregado do livro de Andreia Ribas ); Funcionais: são aquelas que cada área ou departamento precisa construir e que são própria da sua atividade especializada; De gestão: competências relacionadas com a gestão de recurso: financeiros, comercias, produtivos e etc;
Organizacional: corresponde a mudus vivendi da organização, a sua cultura corporativa, como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho organizacional; Individual: (Essa é competência que diz respeito à questão) São competências que cada indivíduo desenvolve em suas atividades pessoas na organização. Também chamadas de competências pessoais, humanas e profissionais. Bom até aqui não ficou tão claro né? contudo, se no livro de Andreia Ribas fala que competências individuais são competências que o indivíduo desenvolve, Portanto, temos : Conhecimento Habilidades Atitudes Assim, a questão fala que não seja um competência individual, ou seja, que não concerne à conhecimento, à habilidades e à atitudes. ela diz EXCETO, desse modo, temos Conhecer os produtos e serviços da organização que não corresponde a um conhecimento nem habilidade tampouco atitude
Descomplicando:
Existem competências Básicas , competências Essenciais e competências Individuais .
O erro da Letra D é que "Conhecer os produtos e serviços da organização" constitui-se em uma competência BÁSICA (a competência ESSENCIAL é aquela que agrega valor à organização), enquanto as outras alternativas enumeram competências INDIVIDUAIS (aquelas que podem dizer respeito a Conhecimentos, Habilidades ou Atitudes). No caso das alternativas corretas, todas descrevem não Conhecimentos ou Atitudes, mas sim HABILIDADES individuais.
Bons Estudos.
Cada uma das alternativas descreve uma atividade em que, destrinchando, podemos observar que houve a conjugação de elementos formadores da Competência, quais sejam Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHÁ), a alternativa D é a única que apenas descreve um conhecimento isolado. Um vendedor de sapatos pode conhecer muito bem os produtos mas não ter habilidade de venda (know-how), nem atitude afirmativa (proatividade/assertividade/animus)
Apenas gostaria de salientar, que os examinadores da FCC já foram mais objetivos na elaboração de questões. Que questão promíscua e sem nexo.
Questão muito interpretativa.
O que ela buscava é que você interpretasse, sobre os itens colocados, qual não está descrevendo uma competência individual . Note que, para subsidiar o conceito de competência, é preciso que ela seja clara e observável mediante uma ação ou resultado. Só assim é possível definir as competências existentes e as necessárias. Neste sentido, a única competência que é mais genérica e não apresenta um comportamento facilmente observável está na letra D .
Veja que, não é possível dizer exatamente o que significa "conhecer os produtos e serviços". Se for medir isso numa prova, são milhares de possibilidades de cobrar o assunto, por isso não tem como verificar claramente a existência disso enquanto competência. Para que se tornasse competência clara , o item poderia ser transformado para algo como "apresentar os produtos e suas características aos clientes organização, conforme catálogo técnico" , ou ainda "Fechar vendas com clientes apresentando os benefícios dos produtos e serviços oferecidos pela organização ao mercado, em linha com o posicionamento adotado no plano de vendas".
Prof. Carlos Xavier
Se "Conhecer os produtos e serviços da organização" não corresponde a um "conhecimento" do CHA, nada mais faz sentido.
Se o funcionário é um vendedor ou um engenheiro de produtos, com toda a certeza o conhecimento pleno dos produtos e serviços da organização integram sua competência.
É cada coisa subjetiva que temos que aceitar nessa disciplina maldita.
Administração parece ser a ciência da pegadinha nesses concursos. Nenhum comentário me convenceu que esse gabarito está correto.
Pai nosso que estais nos céus,
Santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal.
Amém.
A alternativa "d" é a única opção que não impõe condição.
As alternativas A,B, C e E tratam de habilidades do indivíduo.
A D trata de conhecimentos.
Essa era a chave pra matar essa questão.
E haja paciência com essas viagens da FCC !!!
Rachei com o Marcelo MPU!!!kakakakakaka
A descrição de competências deve ser objetiva.