-
A construção de um sistema de gestão salarial por competências parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Define-se então as competências necessárias aos profissionais, como já mencionado, para que mantenham a empresa competitiva no longo prazo. E cada uma das competências é descrita em níveis de complexidade e de responsabilidade encontradas no seu exercício. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos
12 FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
-
sobre o item II
Há várias escolhas no momento de estruturar as Faixas Salariais. Hoje em dia muitas consultorias propõem a construção de "
broad bands", isto é, faixas amplas pois acham que proporcionam maiores possibilidades de promoções.
vale a pena visitar para aprofundar sobre este assunto
-
Sobre o item II. Existe a necessidade de cargos amplos? Não sabia dessa.
-
http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Broadband__Bandas_Salariais_Largas.php
-
Sobre o conceito de espaço ocupacional :
Um dos conceitos envolvidos na gestão de pessoas por competência é o espaço ocupacional.Este espaço ocupacional trata da forma que cada pessoa evolui dentro de suas atribuições. Se o individuo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade. Chamamos este processo de ampliação do espaço ocupacional; quando o individuo amplia sua atuação dentro da empresa. Ainda existem empresas com modelos de gestão tradicionais que valorizam seus colaboradores pelas tarefas que desempenham e não pelo grau de complexidade que estas tarefas exigem; o que deverá mudar com a disseminação de novos conceitos e formas de gerir os recursos humanos dentro das organizaçõe
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/gestao-de-pessoas-por-competencia-espaco-ocupacional-e-complexidade/24844/#ixzz43mxXKwD0
-
estão presentes conhecimento
gab B
-
Sobre o item II: Necessariamente isso acontece?
-
I) Certo. Numa visão baseada em competências, os conhecimentos, habilidades, etc., realmente serão utilizados para geração de resultados mensuráveis.
II) Certo. O sistema de remuneração por competências realmente é baseado em faixas amplas de salários, tendo como base cargos com maior amplitude de atuação. A banca falou ainda em "se a organização estiver em transformação" como uma situação específica, o que não inviabiliza o item.
III) Errado. O crescimento estará associado ao desenvolvimento das competências, inclusive à entrega de resultados, mas não ao tempo de casa.
IV) Certo. É o mesmo que juntar vários cargos em um só, de modo a tornar o trabalho mais interessante.
Prof. Carlos Xavier
"Não te apoies sobre o teu cansaço, pois a tua força será de acordo com a medida do teu desejo."
-
se a remunerção será por competencias ou seja,,conhecimento,habilidades e atitude o velho chá,não tem com ser por tempo de "casa" ou serviço.
-
Nem a Mãe Diná conseguiria responder esse item II...
As criaturas que fazem essas questões deveriam fazer um curso de português. Nunca vi escrita tão pobre e rasa. Eles mudam completamente o sentido do que queriam dizer, simplesmente porque não sabem escrever. QUE COISA BIZARRA!!!
E nós nos ferramos aqui, pra decifrar essas maluquices!
Tenha santa paciência!
-
As empresas que adotam um sistema de salários baseado em habilidades e competências freqüentemente usam as Broadbands, ou Bandas Salariais Largas, para estruturar sua administração salarial.
Broadband é uma estrutura de grande amplitude salarial, ela simplesmente funde muitas classes tradicionais de salários transformando-as em poucas bandas mais largas de salários. A concepção é em vez de enquadrar os cargos ou segmentos de carrreiras em vários níveis salariais específicos, enquadra-se em poucos níveis bem amplos. O sistema de banda larga incentiva o desenvolvimento de habilidades complementares enquanto atende à necessidade de pagar funcionários que estão desempenhando vários cargos com requisitos de níveis de habilidades diferentes.
As bandas largas ajudam a eliminar a obsessão com classes salariais, deixando uma folga para incentivar mais os funcionários a mudar para cargos que possam desenvolver suas carreiras e acrescentar valor às organizações. Pagar os funcionários por meio de banda larga permite às empresas considerar responsabilidades de cargo, habilidades e competências individuais e padrões de mobilidade de carreira no enquadramento dos funcionários nas bandas.
Para que uma estrutura de banda larga seja implantada, deve-se primeiramente modificar o conceito de cargo; um cargo não deve ser apenas um conjunto de tarefas e funções, deve ser ampliado em termos de habilidades e competências. A velha descrição de cargo deve ser transformada em perfil de cargo, onde poderemos ampliar o nível de complexidade das atribuições e das responsabilidades de um indivíduo sem que seja preciso alterar seu escopo ou posição dentro da empresa, obedecendo a competência das pessoas em atendê-las.
Ao relacionarmos o cargos e a escala de competências poderemos traçar a escala salarial larga onde o desenvolvimento da remuneração estará vinculado ao desenvolvimento pessoal através do aumento das expertises.
Fonte: http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Broadband__Bandas_Salariais_Largas.php (indicado pela colega Kássia)