SóProvas


ID
1507687
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Diversos pesquisadores têm gerado conclusões a respeito do que venha a ser um bom profissional de RH. Recentemente pode-se sintetizar as pesquisas em 5 papéis dos profissionais de RH e entre eles estão:

I. Dar ênfase na eficiência empresarial, por meio de estudos de tempos e métodos, para que a excelência seja alcançada.

II. Gerenciar os processos de mudança, por isso os profissionais de RH precisam ser capazes de planejar um processo de mudança e agir como arquitetos da mudança.

III. Criar culturas e locais de trabalho que desenvolvam capacidade individual e comprometimento com a empresa para assegurar uma capacidade sustentá- vel e aumentar o capital intelectual.

IV. Demonstrar credibilidade pessoal, o que permite que esses profissionais tomem e assumam decisões difíceis.

Estão corretos os papéis definidos em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C; Virou "moda" a FCC colocar em provas de ADM o que encontra por ai em qualquer artigo, TCC, etc. ...

    Questão retirada de: http://www.avm.edu.br/monopdf/23/MARIA%20SUZANA%20FARIAS.pdf

    *Conhecer os negócios;

    *Dominar as práticas de RH;

    *Gerenciar os processos de mudança;

    *Criar culturas e locais de trabalho que desenvolvam capacidade individual e comprometimento com a empresa;

    *Demonstrar credibilidade pessoal.

    Bons estudos! ;)

  • Entendo que a assertiva ''I'' não é papel da Gestão de Pessoas e sim da Administração da Produção ou similares pois o ''estudo de tempos e métodos'' é extremamente operacional cabendo àqueles que lidam diretamente com a produção, o que não é papel da Gestão de Pessoas, uma responsabilidade de linha e função de staff.
    Contudo, titubei na IV pois sendo encarregada da STAFF, as citadas decisões difíceis não seriam bem da Gestão de Pessoas. 

  • Não sei de onde foi retirada tal questão, mas quem preparou essa questão precisa voltar urgentemente ao estudo do significado básico das palavras: credibilidade pessoal não é demonstrada, é construída; tampouco é um "papel", seja da área que for o profissional. Credibilidade pessoal é um "estado", alcançado por aquele indivíduo que provou sua capacidade e competência através da experiência de vida e efetividade de suas ações. E mais, a colocação toma a "credibilidade pessoal" como condição necessária para a tomada de decisões difíceis, o que é uma asneira abissal.

  • Me parece que há um padrão: toda vez que aparece algo sobre eficiência em relação à área de RH, a questão é dada como errada. Penso que tem a ver com o fato de ser o RH uma área de Staff, mais de CONSULTORIA,  e de a eficiência estar mais ligada ao operacional, sendo função mais de linha - do gerente que lida com o colaborador. Especulando.

  • Estudo de tempos e métodos ( quanto tempo o cara leva apertando parafuso e em que posição) remete a Tayllor e a sua ideia de homem boi. Lembra o filme "Tempos Modernos" de Chaplin. A gestão de pessoas atual não se interessa por isso, pois não vê o homem da mesma forma que via no início.

  • Tempos e métodos são uma estratégia da abordagem tradicional.

  • Esta questão trata, com outras palavras, dos objetivos da área de Gestão de Pessoas. Dá uma olhada na revisão que eu preparei para você dos principais objetivos:

    •  Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão: Sabemos que, no surgimento da administração e na Era Burocrática e das Relações Industriais, a preocupação maior se dava em como as coisas eram feitas, que métodos adotar e quais as regras e padrões que deviam ser seguidos. A partir do surgimento do Gerencialismo e da Era Estratégica das organizações até os dias atuais, temos como meio para atingir o sucesso organizacional a busca pela eficácia, ou seja, o foco agora são os objetivos. Com isso, veio com a preocupação em atingir resultados e, assim, a área de Gestão de Pessoas focalizou os seus esforços em ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar a sua missão através dos talentos humanos presentes na empresa.

    Obs.: eu considero este o objetivo principal da especialidade de gerir pessoas: alinhar o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais com os objetivos pessoais dos trabalhadores. Todos os demais objetivos, para mim, decorrem deste.

    • Proporcionar competitividade à organização

    : a função da gestão de pessoas é potencializar o trabalho dos empregados para que estes sejam mais produtivas, resultando, consequentemente, em maior lucratividade para a empresa.

    •   

    Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados

    .

    •   

    Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho

    .

    •   

    Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho

    .

    Administrar a mudança

    : O processo de globalização a as constantes transformações no mundo e nos desejos dos clientes, fornecedores e empregados não podem ser desprezados e requerem o surgimento de novas abordagens, mais flexíveis e rápidas às demandas, garantindo a sobrevivência das organizações. A área de gestão de pessoas deve ser um facilitador das mudanças, auxiliando no processo e convencendo os trabalhadores de que é inerente e essencial ao trabalho atual.

    Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável

    : tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental e, assim, a área de gestão de pessoas entra como facilitador e incentivador destes padrões.

    Vamos ver se conseguimos cobrir todos os itens:

    I – Errado. Vimos dentro do objetivo de “Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão” que dar ênfase no estudo de métodos e tempos já não é mais papel da área de RH, sendo esta a prática do período em que vigorou a Burocracia e a Era das Relações Industriais.

    II – Correto. Revisamos este ponto na teoria acima: um dos objetivos da área de Gestão de Pessoas é administrar a mudança e ser agente facilitador deste processo.

    III – Correto. Equivale ao objetivo de prover a organização de profissionais bem treinados e motivados.

    IV – Correto. A área de Gestão de Pessoas deve prover confiança e credibilidade aos empregados, pois nos dias atuais esta área é considerada estratégica dentro da organização, participando das decisões mais importantes da empresa e intermediando o contato empresa-funcionário.

    Portanto, gabarito letra C, com os itens II, III e IV corretos.

    Gabarito: C

  • Essa questão foi baseada na pesquisa sobre o PAPEL DO PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS de Ulrich (2000) que sintetizou em 5 competências: * conhecer os negócios; * dominar as práticas de GP; * gerenciar os processos de mudanças; * criar culturas e locais de trabalho que desenvolvam capacidade individual e comprometimento com a empresa; e * demonstrar credibilidade pessoal. (ou seja, representam os valores de suas organização; devem ser confiáveis, o que estabelece imparcialidade)