SóProvas


ID
1508143
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Teoria Clássica da Administração considere:
I. Sugere que as organizações devem ser sistemas racionais que operam com a máxima eficiência.
II. Baseada na amabilidade e justiça para encorajar o pessoal nas suas responsabilidades; remuneração justa que leve a um bom moral, sem ocasionar gastos excessivos.
III. A empresa é interpretada como um sistema aberto e se adapta de forma eficiente ao ambiente em que se insere.
IV. Estimula e valoriza a flexibilidade ao aceitar erros e incertezas, como aspectos inerentes a ambientes complexos e mutáveis.
V. Organização é representada por um padrão de cargos precisamente definidos e organizados de maneira hierárquica, através de linhas de comando ou de comunicação também precisamente definidas.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como B, mas eu contesto uma premissa (II) que fala "II. Baseada na amabilidade e justiça para encorajar o pessoal nas suas responsabilidades". Pra mim, isso está incoerente com os princípios de Fayol. A parte da remuneração é o próprio princípio.

  • Questao incoerente,em nenhum livro de Administração eu consegui achar algo relacionado a amabilidade e justiça para encorajar o pessoal nas teorias de Fayol.Pra mim a FCC "forçou a barra".Alguem poderia explicar?

  • A II está errada, não entendi como é que a banca pôde considerar correta segundo os princípios da teoria clássica

  • Gente, esse lance da "amabilidade" está no livro do Chiavenato Administração geral e pública, trata-se do princípio da equidade de Fayol. Casca de banana.

  • PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL

    1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

    2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si.

    3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

    4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

    5. Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

    6. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.

    7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

    8. Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

    9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.

    10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

    11. Eqüidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

    12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor.

    13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.

    14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

    A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas apenas aos aspectos da organização formal.



    Forçou a barra mesmo a FCC.


    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/taylor-e-fayol



  • Falou em sistema aberto e ambientes mutáveis, já desconfie logo das Teorias Clássicas.

  • Mas gente, como assim "amabilidade"? Justiça até vai.. Mas tratavam os funcionários como máquinas que só estavam ali para alcançar uma maior produtividade. Não encaixa de jeito nenhum com a teoria clássica, na minha humilde opinião..

  • atenção! tem comentário dizendo que "sistema aberto" tem a ver com a Teoria Clássica Administrativa. Está errado!!! Nos primórdios das teorias administrativas a organização era tida como sistema fechado, onde inexistia uma relação da empresa com os outros partícipies externos que fazem parte do mundo organizacional (fornecedores, mercado de trabalho, concorrentes, política). Portanto, tenham cuidado com os comentários, pois podem gerar desinformação e perda de questão.

     

    O gabarito é letra "b", com uma enorme "forçação de barra" tendo como correta a alternativa I. Não consigo ver a assertiva como correta, indicando "a amabilidade e justiça" como características do classicismo de Fayol.1- Era tão pouco justo, pois o único elemento motivador era a remuneração -sabemos, dentro do estudo da motivação, não é o dinheiro que motiva as pessoas. Há outros elementos, estes sendo intrínsecos que, quando presentes, geram a real motivação satisfaciente do trabalhador (reconhecimento, elogio, valorização). Dizer que uma empresa, em meio ao boom industrial londrino da época, onde a produção em massa explodia e a preocupação era justamente evitar a ineficiência produtiva era amável é um tanto exagerado, pois isso nunca existiu, dentro do contexto da teoria à época apresentada. A segunda parte da assertiva está perfeita. A remuneração como elemento motivador, gerando satisfação para empregador e empregador (mão de via dupla)  e a contenção dos gastos, presente dentro da função administrativa.

     

     

    E, como veem, a III, onde se diz "sistema aberto" está incorreta, como já explicado acima.

  • Infelizmente essas questões no Brasil só vão melhorar depois que Chiavenato morrer e parar de inventar essas traduções que ninguém nunca vai compreender. O conceito de equidade nos principios de Fayol é de justiça, o termo amabilidade foi inventado por Chiavenato.

  • Viva o amor na teoria clássica.

  • Esse "amabilidade" me fez eliminar a II de cara... AFF.

  • como shakespeare diz em "O Menestrel": Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

     

    Já disse o Concurseiro LV

    "Viva o amor na teoria clássica.(2)"

  • Nossa, amabilidade... Não sei aonde essas questões vão parar. Affz
  • Vamos indicar para comentário essa questão pessoal,

  • Que questão ardilosa. Entretanto o remédio para nos prevenirmos para as próximas provas é errar aqui mesmo e aprender como pensa a banca. Se a banca ama Chiavenato, nós amamos mais. Gostaria de deixar uma dica, com base nos 14 princípios Gerais da Administração, segundo Fayol (exposto pelo colega José Gonçalves): amabilidade pegou todo mundo, OK, mas não pegará de novo certo? Porém vamos atentar ao princípio "Espírito de Equipe" (o último da lista). Parece difícil de "engolir" que houvesse naquela época. O resto não precisamos decorar, apenas seguir a lógica.

     

    Conclusão: princípios difíceis de "engolir": equidade (amabilidade e justiça) e espírito de equipe (harmonia e união entre as pessoas).

     

    Bons estudos!!!

  • Amabilidade? Kkkkkk

  • Amabilidade foi forçado demais. Eliminei logo. FAIL

  • I. Sugere que as organizações devem ser sistemas racionais que operam com a máxima eficiência. Organização Racional do Trabalho orienta as teorias da Abordadem Clássica
    II. Baseada na amabilidade e justiça para encorajar o pessoal nas suas responsabilidades; remuneração justa que leve a um bom moral, sem ocasionar gastos excessivos. Princípio da Equidade de Fayol: Amabilidade e justiça para conquistar lealdade
    III. A empresa é interpretada como um sistema aberto e se adapta de forma eficiente ao ambiente em que se insere. Segundo a Abordagem Clássica, as organizações são sistemas fechados
    IV. Estimula e valoriza a flexibilidade ao aceitar erros e incertezas, como aspectos inerentes a ambientes complexos e mutáveis. Ambientes complexos e mutáveis são típicos de sistemas orgânicos, diferentes dos sistemas mecanicistas da Abordagem Clássica
    V. Organização é representada por um padrão de cargos precisamente definidos e organizados de maneira hierárquica, através de linhas de comando ou de comunicação também precisamente definidas. Princípios da Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade e da Unidade de Comand de Fayol

     

    Logo, I, II e V estão corretas. Alternativa B

  • amabilidade... surreal usarem esse termo ¬¬

  • amabilidade? NUNCA!

  • Amabilidade e justiça para encorajar o pessoal nas suas responsabilidades: Princípio da equidade de Fayol.

  • Amabilidade foi f…. Hahahahahha