SóProvas


ID
1508512
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

texto 4

“Quatro argumentos para acabar com a televisão” – Jerry Mander
Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada. Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia são tão perigosos – para a saúde física e mental para o meio ambiente e para a evolução democrática – que este instrumento de massas deveria ser eliminado. Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento».

Como se trata de um texto publicitário do livro indicado, o texto 4 traz algumas marcas do interesse de divulgar a obra a fim de incentivar sua compra; a principal qualidade do livro, nesse caso, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)



    Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada.
  • "Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada."

  • Além do trecho indicado pelos colegas, creio que este também ajuda a explicar a alternativa (B)Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados.

  • "...o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados."


    Isso indica a originalidade, afinal de contas "nunca antes" abordaram o tema desta forma, expressão que motiva o consumidor a querer adquirir o produto. Inclusive, por isto, acaba aguçando a curiosidade do leitor. Contudo, entendo que a alternativa B acerta em cheio o que o enunciado pede, enquanto que a letra C traz uma consequência gerada após ocorrer o fato descrito na B.

    Força, foco e fé!

    Avante!
  • Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada. Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia são tão perigosos – para a saúde física e mental para o meio ambiente e para a evolução democrática – que este instrumento de massas deveria ser eliminado. Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento». 
     

    Gab: B