SóProvas


ID
1508518
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4

“Quatro argumentos para acabar com a televisão” – Jerry Mander
Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada. Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia são tão perigosos – para a saúde física e mental para o meio ambiente e para a evolução democrática – que este instrumento de massas deveria ser eliminado. Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento».

“...é assim abertamente posta em causa nesta obra”; a expressão sublinhada significa que a ideia destacada vai ser:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Posta em causa - Significa discutido, colocado, falado.


    Nos últimos dias, a dignidade do país foi posta em causa - O que foi discutido nos últimos dias? A dignidade do País

  • É a segunda vez que vejo uma questão da FGV que quer saber o significado desta expressão, 

    mas nada muito complexo, bem direto. 

  • Dentro do contexto, "posta em causa", tem significado de combatida, que genericamente também remete a discussão, sendo aquela mais específica. questão em que a banaca faz para derrubar candidatos, coloca duas respostas possíveis, para depois escolher a que mais reprova.

    Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa (combatido) nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento». 

  • Eu tinha absoluta certeza que era a C, porém a FGV tem umas questões tão bostas de português que no fim o cara acaba pensando: " a não, não pode ser essa. É muito óbvia." 

  • Achei que era discutida, li o texto e fui em combatida. Acertei e depois errei, porém ainda acho que poderia ser combatida sim, porém pensando melhor discutida cabe mais porque o texto vai analisar, né?