SóProvas


ID
1508524
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4

“Quatro argumentos para acabar com a televisão” – Jerry Mander
Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada. Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia são tão perigosos – para a saúde física e mental para o meio ambiente e para a evolução democrática – que este instrumento de massas deveria ser eliminado. Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento».

Como se trata de um texto de opinião, é natural que o texto 4 possua adjetivos de caráter subjetivo, como o que aparece em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Adjetivo de caráter subjetivo é aquele que depende de um juízo de valor do falante, ou seja, a investigação poderá ser meticulosa para uns e para outros não.
  • Achei estranho o gabarito, pois o significado de "meticuloso" é objetivo, ou seja, bem definido fora das concepções individuais. Classifica-se se algo é meticuloso pelo seu nível de detalhe. Agora, o conceito de "democrática" é bem subjetivo, ainda mais nas aplicações de hoje em que esse termo virou clichê para qualquer interesse defendido.

  • Tiago Costa, e a Evolução Democrática?

  • Não concordo que o adjetivo meticuloso seja subjetivo, pois existem críticos objetivos, passíveis de mensuração que permitem determinar se uma investigação é meticulosa ou não.


    Critérios como metodologia utilizada, análises estatísticas escolhidas, teorias que dão subsídio à investigação.

  • Meticuloso


    Quer dizer uma pessoa que faz as coisas com cautela e minuciosamente.

    -Mário foi meticuloso ao falar da doença de Izabel .


    http://www.dicionarioinformal.com.br/meticulosa/

  • Para mim a resposta seria experiências pessoais (letra C). Se é pessoal é subjetivo. Não entendi. : / 

  • Meticuloso quer dizer cuidadoso, cauteloso, minucioso e outros...

  • Excelente comentário Tiago Costa!

  • Não entendi porque "investigação meticulosa" tem juízo de valor e "evolução democrática não"..

  • Adjetivos terminados em –oso(a) que determinam estado pleno, abundante sempre serão subjetivos.

    Ex: cheiroso, dengosa, gasosa.

    O que é cheiroso para um, pode não ser para outro.

  • Prezados, entendam que o autor não classificou a evolução como democrática, ele apenas se referiu a um tipo de evolução, a democrática, que, como bem sabemos, realmente existe assim como existe revolução industrial, científica, cultural, burguesa etc.

    "Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia são tão perigosos (...) para a evolução democrática"

  • "Evolução democrática" é o mesmo que evolução da democracia. Não há juízo de valor aí. 

    Já "investigação meticulosa" é uma investigação que o autor considera ter sido feita de maneira meticulosa, cuidadosa, com cautela. É possível discordar dessa opinião do autor.

  • Indiquem para comentário. Eu já indiquei!

  • A FGV AMA tipologia textual.
    Tem que fazer muitos exercícios..não tem jeito!

    Saúde Física - Física é objetivo (Caracteriza)
    Saúde Mental - Mental deriva de mente (relaciona)
    Evolução democártica - Democrática (relaciona à democracia)
    Experiência pessoal - Deriva de pessoa (relaciona)

    Mas meticulosa não é objetivo. Meticuloso pra um pode não ser pra outro. Os sufixos OSO são sempre subjetivos. Ex: Gostoso, cheiroso, guloso, bondoso...

  • NÃO ACREDITO QUE CAI DE NOVO NESSE TIPO DE QUESTÃO DA FGV

     

    Depois que marco o Gabarito e vejo que errei saio enfurecido querendo saber pq a questão não foi anulada, na ótica da fúria pra mim tem duas respostas, porém leio alguns comentários que sempre ajudam muito (obrigado aos colegas) e vejo que mais uma vez cai no "conto do vigário" ou melhor no conto da FGV, ela nos induz para uma solução quando na verdade é outra, por isso leiam atentamente as assertivas se houver dúvida retomem ao texto.

     

    Nesse caso eu marquei a Letra C, pq logo pensei "experiências pessoais" é subjetivo pq é pessoal, mas analisando a questão friamente o que é pessoal é o que não é coletivo, portanto o que não é coletivo é pessoal tanto pra mim quanto pra vc, as coisas pessoas minha e suas podem ser diferentes, mas o "gênero pessoal" é o mesmo. Já "investigação meticulosa" não, o que é meticuloso para mim pode não ser pra vc.

  • ADJETIVO OBJETIVO ou DE RELAÇÃO: INDEPENDE DE OPINIÃO

    ADJETIVO SUBJETIVO: DEPENDE DE OPINIÃO