SóProvas


ID
1508527
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4

“Quatro argumentos para acabar com a televisão” – Jerry Mander
Este livro é o primeiro a sustentar que a televisão não pode ser melhorada. Os problemas da televisão inerentes à própria tecnologia são tão perigosos – para a saúde física e mental para o meio ambiente e para a evolução democrática – que este instrumento de massas deveria ser eliminado. Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados. A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento».

“a ideia de que todas as tecnologias são ‘neutras’”; a frase, em sua estrutura, indica:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    O que é neutras: Que nunca tomam partido em nenhuma ocasião.


    Diante do texto o autor aborda várias opiniões de caráter geral (sendo assim neutras) que constituem instrumentos benignos.


    Associando as suas experiências pessoais a uma investigação meticulosa e inédita, o autor aborda aspectos da televisão raramente examinados e que nunca antes dele tinham sido relacionados.A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra. Falar duma reforma da televisão segundo o autor é tão «absurdo como falar da reforma duma tecnologia como a do armamento». 





  • Pensei na Ironia ... 

  • Eu também pensei que era ironia.. Errei :(

  • Deve-se prestar atenção ao enunciado da questão! Quando ele diz que "a frase, em sua estrutura, indica:..." significa que não é ao adjetivo "neutras" que está se referindo, mas ao pensamento contido na estrutura da frase. Qual o pensamento, qual o consenso? É a ideia (a concepção) de que todas as tecnologias são "neutras". O adjetivo "neutras" pode, sim, ter uma conotação irônica, mas a questão é acerca da frase, em sua ESTRUTURA, que, no caso, engloba uma ideia generalizada.

  • e nao é figurado?

  • Realmente, a pegadinha está no enunciado da questão, e não nas assertivas. Concurso tem destas, as vezes se coloca uma assertiva que é por si verdadeira, mas diante da pergunta se torna FALSA. Sendo assim, brilhante comentário de José Schenato.

    Indo um pouco além, opinião de caráter geral= opinião quase que unânime. Verificamos com o seguinte trecho:

    A ideia de que todas as tecnologias são “neutras” e constituem instrumentos benignos que podem ser utilizados bem ou mal é assim abertamente posta em causa nesta obra.

    Conclusão: pelo termo em negrito, a opinião "dita unânime" é colocada em "xeque". O objetivo do autor é confrontar essa opinião majoritária.

  • “a ideia de que todas as tecnologias são ‘neutras’”; a frase, em sua estrutura, indica:

    quanto a A (GABARITO)

    uma opinião de caráter geral;

    -> o que não deixa de ser verdade, pois opinião de caráter geral é opinião tida como alheia, por isso, correto;

    quanto a B:

    um tom irônico;

    -> apesar de tentador marcar letra B, esta não poderia estar certa, pois a E segue com o mesmo raciocínio, ou seja, um tom irônico indica ironia o que é uma figura de linguagem ou uma palavra empregada em sentido figurado;

    quanto a E:

    uma palavra utilizada em sentido figurado.