-
um desrespeito à igualdade das leis; O autor: Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”.
-
Resposta Letra A
Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?”
---Significa um desrespeito á igualdade das leis, pois perante elas todos somos iguais.
-
Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica,
majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de
forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e
valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar
de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as
leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica
também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das
elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika
maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes
econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria
público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado).
[...]
-
Igualdade das leis....
Mais correto seria igualdade DOS CIDADÃOS, perante as leis.
-
Típica questão de compreensão da FGV. Ele dá uma pergunta e dentre as opções há aquelas que seriam perfeitas para uma inferência e que estariam certas caso a questão fosse de interpretação. Indo ao texto:
"que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis ....Você sabe com quem está falando?” A crítica é sobre essa desigualdade perante as leis que a elite possui.
-
Se eu nunca tivesse feito uma questão da FGV eu teria acertado, pela interpretação seria a letra A. Mas a FGV costuma colocar pegadinhas em suas interpretações, quando ao ler a parte "Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado", pensei logo na letra B, "um hábito antigo de nossas elites;". Por que você faz isso com a gente, FGV?
-
Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”.
-
A alternativa A não estaria errada se o comando da questão fosse: sobre a utilização do “Você sabe com quem está falando?” , a expressão representa:
A - um desrespeito à igualdade das leis;
Ok, perfeito!!!
Porém, Essa situação não configuraria um atraso se não fosse um hábito antigo e reiterado, que não vem de hoje, mas de anos atrás (redundância... mas só pra enfatizar mesmo!!! ). E como diz no texto: "Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado..."
-
Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (....) Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?”
quanto a A: GABARITO
um desrespeito à igualdade das leis;
-> a assertiva é verdadeira, pois o uso do “Você sabe com quem está falando?”, é - frequentemente - utilizado para ir contra a lei;
quanto a B:
um hábito antigo de nossas elites;
-> não posso dizer ao certo ser um hábito antigo exclusivo das elites, até porque o texto reflete uma atitude em que os agentes dos verbos "construir" e "continuar" pex. dizem respeito às atitudes todos os brasileiros (em negrito