SóProvas


ID
1508836
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3

Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado). Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?” (como bem explica DaMatta, em várias de suas obras). Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”. Se alguém questiona essa estrutura, vem o corporativismo e retroalimenta a chaga arcaica. De onde vem essa canhestra forma de organização social? Por que somos o que somos?” (Luiz Flávio Gomes, JusBrasil)

O autor do texto 3 considera um atraso a utilização do “Você sabe com quem está falando?” porque a expressão representa:

Alternativas
Comentários
  • um desrespeito à igualdade das leis;   O autor: Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”.

  • Resposta Letra A

     Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?” 

    ---Significa um desrespeito á igualdade das leis, pois perante elas todos somos iguais.

  • Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado).

    [...]

  • Igualdade das leis....  

    Mais correto seria igualdade DOS CIDADÃOS, perante as leis. 

  • Típica questão de compreensão da FGV. Ele dá uma pergunta e dentre as opções há aquelas que seriam perfeitas para uma inferência e que estariam certas caso a questão fosse de interpretação. Indo ao texto:

    "que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis ....Você sabe com quem está falando?” A crítica é sobre essa desigualdade perante as leis que a elite possui.

  • Se eu nunca tivesse feito uma questão da FGV eu teria acertado, pela interpretação seria a letra A. Mas a FGV costuma colocar pegadinhas em suas interpretações, quando ao ler a parte "Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado", pensei logo na letra B, "um hábito antigo de nossas elites;". Por que você faz isso com a gente, FGV?

  •  Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”.

  • A alternativa A não estaria errada se o comando da questão fosse: sobre a utilização do “Você sabe com quem está falando?” , a expressão representa:

    A - um desrespeito à igualdade das leis;

    Ok, perfeito!!!

    Porém, Essa situação não configuraria um atraso se não fosse um hábito antigo e reiterado, que não vem de hoje, mas de anos atrás (redundância... mas só pra enfatizar mesmo!!! ). E como diz no texto: "Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado..."

  • Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (....) Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?”

    quanto a A: GABARITO

    um desrespeito à igualdade das leis;

    -> a assertiva é verdadeira, pois o uso do “Você sabe com quem está falando?”, é - frequentemente - utilizado para ir contra a lei;

    quanto a B:

    um hábito antigo de nossas elites;

    -> não posso dizer ao certo ser um hábito antigo exclusivo das elites, até porque o texto reflete uma atitude em que os agentes dos verbos "construir" e "continuar" pex. dizem respeito às atitudes todos os brasileiros (em negrito