-
a)
a humildade contra o orgulho;
-
Depois de um texto do Mario sérgio cortella a banca ganhou meu respeito
muito boa as palestras dele. Recomendo! principalmente a abordagem dele sobre ética.
-
Talvez eu não entenda muito de humildade, ou talvez não seja humilde o bastante para compreender o porquê da alternativa correta era a letra "a". Marque a letra "c" por, inicialmente, ler o texto com crítico. Então me lembrei de que sou "público alvo", e como tal devo ler os textos da banca. Cai na mais velha pegadinha de interpretação que existe, :(
Então fui humilde o bastante para admitir que não entendi nada do texto, porque não sei de nada, porque não sou nada...
Ora, o texto tem sim uma interpretação objetiva e não subjetiva, conceito que não me lembrava mais, e a carga semântica das palavras como um todo (logo no início do texto) dão, de fato, um sentido que lembra a humildade. Logo a resposta mais adequada é realmente a alternativa "a".
-
Tinha marcado a letra D, que não vejo motivo para considerá-la errada dentro do que a questão pede. "O texto 4 defende:"... tenho certeza que, se perguntado qual a resposta desta questão o Mário Sérgio Cortella diria que seu texto fala sobre cultura, ignorância, conhecimento, assim como também, de HUMILDADE. Talvez a letra A esteja um pouco mais certa que as outras alternativas, talvez.
-
O tempo todo o texto diz algo parecido com: Quem é você para achar que está certo, e os outros não?
6 bilhões de seres humanos e a pessoa acha que o ÚNICO jeito certo de fazer as coisas é o dela, o único sotaque correto é o próprio, etc.
A pessoa não faz ideia da própria ignorância/limitação. É falta de humildade.
-
Eu ia argumentar que a letra correta era 'c', por achar que o texto falava de preconceito - tendo indicação de conhecimento - porém, li o comentário do caro colega Daniel Lopes e vi que a letra correta, de fato, é A...
-
“Já pensou? Já imaginou? 6 bilhões. Quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu pra achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço?
a humildade contra o orgulho;
-> reconhecer suas limitações diante do orgulho, convidando o leitor para um exercício de humildade;
a justiça contra a injustiça;
-> não há relação direta com justiça frente as injustiças eventualmente cometidas;
o conhecimento contra o desconhecimento;
-> não há relação direta com conhecimento face o desconhecimento (genuíno);
a cultura contra a ignorância;
-> idem item anterior;
o direito contra o privilégio.
=> extrapolação.