SóProvas


ID
1509418
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Ser gentil é um ato de rebeldia. Você sai às ruas e insiste, briga, luta para se manter gentil. O motorista quase te mata de susto buzinando e te xingando porque você usou a faixa de pedestres quando o sinal estava fechado para ele. Você posta um pensamento gentil nas redes sociais apesar de ler dezenas de comentários xenofóbicos, homo­ fóbicos, irônicos e maldosos sobre tudo e todos. Inclusive você. Afinal, você é obviamente um idiota gentil.

Há teorias evolucionistas que defendem que as sociedades com maior número de pessoas altruístas sobrevi­veram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. Pesquisadores da atualidade dizem, baseados em estudos, que gestos de gentileza liberam substâncias que proporcionam prazer e felicidade.

Mas gentileza virou fraqueza. É preciso ser macho pacas para ser gentil nos dias de hoje. Só consigo associar a aversão à gentileza à profunda necessidade de ser - ou parecer ser - invencível e bem ­sucedido. Nossas fragilidades seriam uma vergonha social. Um empecilho à carreira, ao acúmulo de dinheiro.

Não ter tempo para gentilezas é bonito. É justificá­vel diante da eterna ambivalência humana: queremos ser bons, mas temos medo. Não dizer bom ­dia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humilhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. Como se houvesse um lado errado. Porque, se nenhum de nós abrir a boca, ninguém vai reparar que no nosso modelo de felicidade tem alguém chorando ali no canto. Porque ser gentil abala sua autonomia. Enfim, ser gentil está fora de moda. Estou sempre fora de moda. Querendo falar de gentileza, imaginem vocês! Pura rebeldia. Sair por aí exibindo minhas vulnerabilidades e, em ato de pura desobediência civil, esperar alguma cumplicidade. Deve ser a idade.

(Ana Paula Padrão, Gentileza virou fraqueza. Disponível em: < http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 27 jan 2015. Adaptado)

Para responder à questão, considere a seguinte pas­sagem, no contexto geral da crônica:

Não ter tempo para gentilezas é bonito. […] Não dizer bom­ dia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humilhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo.

Com essas afirmações, a autora

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Ironia - Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica.



    Não ter tempo para gentilezas é bonito. […] Não dizer bom dia significa que você é muito importante. Ou muito ocupado. Humilhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte. E que está do lado certo. 

  • Acertei, Obrigado meu DEUS!!!!!

    FOCO!!!

  • nossa... que texto maravilhoso de Ana Paula Padrão. E questões bem formuladas pela Vunesp!

  • Ironia: apresenta um termo em sentido oposto ao usual; efeito crítico ou humorístico.

    Gabarito -> [C]
     

  • Conforme os comentários abaixo, “a ironia consiste em dizer o contrário do que se pretende  a fim de satirizar, questionar certo tipo de

     

    pensamento com a intenção de ridicularizá-lo  ou realizar uma crítica.”

     

    Percebe-se que no texto a autora utilizou-se  da ironia com a finalidade de realizar uma crítica aqueles que não praticam o ato de gentileza.

     

    Gabarito: “C”

  • Esse texto é sensacional. Muito bom

  • Não ter tempo para gentilezas é bonito. […]  (bonito é uma ironia a atual realidade)

     

    Não dizer bom­ dia significa que você é muito importante. (Demonstra que atualmente vale mais o que os outros pensam, que a gentileza em si)

     

    Ou muito ocupado.  (Mais importante demonstrar estar ocupado, ao invés de ser gentil = ironizando)

     

    Humilhar os que não concordam com suas ideias é coisa de gente forte.  (Brigar com os outros é demonstração de poder)

  • Texto maravilhoso !!

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A