SóProvas


ID
1509439
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras, percebemos, são pessoas. Algumas são sozinhas: Abracadabra. Eureca. Bingo. Outras são pro­ míscuas (embora prefiram a palavra “gregária”): estão sempre cercadas de muitas outras: Que. De. Por.

Algumas palavras são casadas. A palavra caudaloso, por exemplo, tem união estável com a palavra rio - você dificilmente verá caudaloso andando por aí acompanha­ da de outra pessoa. O mesmo vale para frondosa, que está sempre com a árvore. Perdidamente, coitado, é um advérbio que só adverbia o adjetivo apaixonado. Nada é ledo a não ser o engano, assim como nada é crasso a não ser o erro. Ensejo é uma palavra que só serve para ser aproveitada. Algumas palavras estão numa situação pior, como calculista, que vive em constante ménage (*) , sempre acompanhada de assassino, frio e e.

Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen - quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério. Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena - sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato)

Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas. Tem sempre uma palavra que ama mais. A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com vá­ rias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho - e caudaloso fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato.

Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resol­ veu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta. O abraço caudaloso deu tão certo que ficaram perdidamente inseparáveis. Foi em Manuel de Barros. Talvez pra isso sirva a poesia, pra desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos. (Gregório Duvivier, Abraço caudaloso.

Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 02 fev 2015. Adaptado)

(*) ménage: coabitação, vida em comum de um casal, unido legitima­ mente ou não.

A partir da ideia de que palavras “são pessoas", o autor atribui às palavras caracterização própria de humanos. É correto afirmar que, nesse procedimen­ to, ele emprega

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Pessoas está referindo-se a palavras


    Palavras, percebemos, são pessoas


    Sentido Figurado é o sentido "simbólico", "figurado", que podemos dar a uma palavra. Quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.



  • Gregório Duvivier - kkkk

  • " e caudaloso fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato."kkkkkkk

  • hahah que texto chato

  • Só pra quem assistia Chaves.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=jN2-naDW-O0

     

    Obs.: 1:04

  • CONOTAÇÃO
    É o nome técnico que se dá ao emprego figurado das palavras, em que assumem significações que não lhes são habituais.

    GABARITO -> [B]
     

  • O texto é muito legal! Poderiam ter elaborado uma questão mais interessante

  • Personificação/Prosopopeia é a figura de linguagem capaz de atribuir a seres irracionais ou coisas inanimadas sentimentos, qualidades ou ações humanas.

  • Sentido figurado ocorre quando  o significado da palavra é ampliado ou alterado pelo contexto, sugerindo ideias não usuais (Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/).

     

    É exatamente o que ocorreu no texto no momento em que o autor características de humanos as palavras.

     

    Obs: É comum denominar o sentido figurado de “CONOTAÇÃO”, boa parte da gramática os enquadram com sinônimos.

     

    Gabarito: “B”.

  • Que texto em ... muito boa a ideia. 

    Referente a questão : Ele precisou usar palavras em sentido figurado para conseguir expressar a ideia de relação entre: PALAVRAS e PESSOAS .

     

    Bons estudos! 

    Rumo TJ SP 

  • Só elogios...gostei do texto.

  • Li com a voz do Gregório na cabeça kkkk. Texto maravilhoso!

  • Nem li o texto e acertei a questão.

  • Quase marco a E. Quase

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • Que texto maravilhoso!

    GABARITO: B