SóProvas


ID
1509457
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui­-lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mundo for mundo -, ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.

Todos os direitos da humanidade foram conquista dos pela luta; seus princípios mais importantes tiveram de enfrentar os ataques daqueles que a ele se opunham; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só se afirma por uma disposição ininterrupta para a luta. O direito não é uma simples ideia, é uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na o utra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.

O direito é um trabalho sem tréguas, não só do Poder Público, mas de toda a população. A vida do direito nos oferece, num simples relance de olhos, o espetáculo de um esforço e de uma luta incessante, como o despendido na produção econômica e espiritual. Qualquer pessoa que se veja na contingência de ter de sustentar seu direito participa dessa tarefa de âmbito nacional e contribui para a realização da ideia do direito.

É verdade que nem todos enfrentam o mesmo desafio. A vida de milhares de indivíduos desenvolve­-se
tran­quilamente e sem obstáculos dentro dos limites fixados pelo direito. Se lhes disséssemos que o direito é a luta, não nos compreenderiam, pois só veem nele um estado de paz e de ordem.

(Rudolf von Ihering, A luta pelo direito)

É correto concluir que, do ponto de vista do autor,

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    2º Linha: A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.


    3º Linha: Todos os direitos da humanidade foram conquista­ dos pela luta

  • Gabarito letra B

    c)o direito termina quando há paz.ERRADA
    A alternativa C talvez poderia gerar dúvida,mas como se pode observar no trecho:"O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-­lo é a luta." a palavra "fim" não está no sentido de "término".
    O que se pode depreender desse trecho é o significado da palavra FIM no sentido de FINALIDADE."A FINALIDADE DO DIREITO É A PAZ"
    Bons estudos
  • Letra"b"

    a luta é o meio, portanto é indispensável.

  • Letra B

    Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mun­ do for mundo -, ele não poderá prescindir da luta.

  • Letra "B"

    O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui­lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mun­ do for mundo -, ele não poderá prescindir ( ser indispensável, não precisar)  da luta. A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das clas­ ses sociais, dos indivíduos.
     

  • o ultimo parágrafo confunde um pouco...

  • Concordo Haroldo Silva, parece que vai de oposto ao resto do texto :P

  • Várias passagens do texto dizem que a luta é indispensável p/ o direito.

    " A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das clas­ ses sociais, dos indivíduos."
    " Todos os direitos da humanidade foram conquista­dos pela luta "
    " A vida do direito nos oferece, num simples relance de olhos, o espetáculo de um esforço e de uma luta incessante, como o despendido na produção econômica e espiritual. "

    GABARITO -> [B]

  • Conforme o 1° parágrafo do texto:

    O fim do direito é a paz [1], o meio de que se serve para consegui-­lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mun­do for mundo -, ele não poderá prescindir da luta [2]. A vida do direito é a luta[3]: luta dos povos, dos governos, das clas­ ses sociais, dos indivíduos.

     

    “O fim do direito é a paz” [1]   

     

    ele não poderá prescindir da luta” [2].

     

    A vida do direito é a luta” [3]

     

    Gabarito: “B”

  • "-, ele não poderá PRESCINDIR prescindir da luta."

     

    pres·cin·dir

    vti

    1 Passar sem; pôr de parte; dispensar, renunciar a.

    vti

    2 Não levar em conta; não fazer caso de; abstrair, renegar.

     

    ETIMOLOGIA

    lat præscindĕre.

  • Este é o texto mais chato dessa prova. Só se fala de direito e luta. Isso ja responde a questão.

  • Assertiva b

    O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui­-lo é a luta. 

  • (Rudolf von Ihering, A luta pelo direito)

    Não precisaria nem ler o texto olhando para o rodapé.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • Aulas no texto