SóProvas


ID
1509460
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui­-lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mundo for mundo -, ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.

Todos os direitos da humanidade foram conquista dos pela luta; seus princípios mais importantes tiveram de enfrentar os ataques daqueles que a ele se opunham; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só se afirma por uma disposição ininterrupta para a luta. O direito não é uma simples ideia, é uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na o utra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.

O direito é um trabalho sem tréguas, não só do Poder Público, mas de toda a população. A vida do direito nos oferece, num simples relance de olhos, o espetáculo de um esforço e de uma luta incessante, como o despendido na produção econômica e espiritual. Qualquer pessoa que se veja na contingência de ter de sustentar seu direito participa dessa tarefa de âmbito nacional e contribui para a realização da ideia do direito.

É verdade que nem todos enfrentam o mesmo desafio. A vida de milhares de indivíduos desenvolve­-se
tran­quilamente e sem obstáculos dentro dos limites fixados pelo direito. Se lhes disséssemos que o direito é a luta, não nos compreenderiam, pois só veem nele um estado de paz e de ordem.

(Rudolf von Ihering, A luta pelo direito)

Deve-­se concluir, com base nas ideias do autor, que a balança e a espada sustentadas pela justiça simbolizam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    A balança é representada sempre imóvel e nivelada. A balança simboliza o equilíbrio das forças desencadeadas, correntes antagônicas, a ponderação e imparcialidade da justiça.


    A espada é representada pousada ao colo ou em riste. A espada simboliza a capacidade de exercer o poder de decisão da justiça, e o rigor da condenação. Quando representada em riste, simboliza a justiça que se impõe pela força e proteção.

  • TEMOS QUE ANALISAR NA VISÃO DO AUTOR, PORTANTO:

    2º parágrafo: ".... Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito (PONDERAÇÃO), enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende (PROTEÇÃO). A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. ...."

    ALTERNATIVA:  "C"


  • "Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito (= pondera), enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. (= o protege). A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

  • Esta questão conseguimos resolver com um pouco de atenção ao texto.

    "Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito (= pondera), enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. (= o protege). A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

    Gabarito (C)

  • A espada defende o direito.
    A balança pesa/pondera o direito.

    "Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito.

    GABARITO -> [C]

  • O direito não é uma simples ideia, é uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.

     

    Deve-­se concluir, com base nas ideias do autor, que a balança e a espada sustentadas pela justiça simbolizam, respectivamente

     

    Atenção! Respectivamente -> 1° A balança; 2° Espada.

     

    “A justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito”

     

    Pesar o direito é no sentido de ponderá-lo, quantificá-lo;

     

     

     

    “Na outra (mão) segura a espada por meio da qual o defende”.

     

    Defender através do contexto está sentido de proteger o direito.

     

    Gabarito: “C”

  • Letra C

    ponderar = atribuir peso a algo, quantificar

    Proteção = usa a espada como meio de proteger seu direito

  • Grande Themis, a Deusa da justiça.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • Antônimos = significado oposto

    Sinônimo = significado idêntico / semelhante

    SINONIMO DE AMOR É AMAR...

    ANTONIMO DE AMOR É ODIAR...