SóProvas


ID
1509880
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à representação descritiva, todas as afrmativas de mey (2003) estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  a) Todo banco de dados de registros bibliográficos, mais especificamente os manuais, deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados.

    Afirmativa errada, porque segundo Mey (2003), tanto os registros manuais, como os automatizados devem exercer rígido controle, como segue citação Mey (2003, p.3) "Todo banco de dados de registros bibliográficos, automatizados ou manuais [...], deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados, ou seja, formas permitidas de uso."

    b) Enquanto a obra é uma entidade abstrata, que pode reproduzir-se em diferentes suportes, o item é concreto, mesmo que virtual.

    Mey (2003, p. 7) "[...] obra é 'um conteúdo intelectual ou artístico distinto', isto é, um conjunto completo de criação intelectual ou artística, ou registro do conhecimento, sobre qualquer suporte ou meio. Distingue-se do item, por ser este o suporte, ou meio, que contém um ou mais conteúdos de registros do conhecimento, ou parte de um conteúdo. Enquanto a obra é uma entidade abstrata, que pode reproduzir-se em diferentes suportes, o item é concreto, mesmo que virtual. Uma obra é um todo, acabado. Um item pode conter uma obra, várias obras, ou partes de obras."

    c) Uma comunicação espírita é obra de responsabilidade mista: diferentes responsáveis têm diferentes contribuições para o mesmo conteúdo.

    Mey (2003, p. 22-23) "Ponto de acesso principal para obras psicografadas. Uma comunicação espírita é obra de responsabilidade mista: diferentes responsáveis têm diferentes contribuições para o mesmo conteúdo. Faz-se o ponto de acesso principal, sempre, para o responsável mais significativo no conteúdo; no caso, é para o espírito, considerado o verdadeiro autor pelos que professam esta fé (e não cabe aos catalogadores discutirem questões de fé)."

    d) O título uniforme é um título acrescentado pelo catalogador, sob forma conhecida, ou encontrada nas fontes de referência.

    Mey (2003, p. 27) "Título uniforme é um título acrescentado pelo catalogados, sob forma conhecida, ou encontrada nas fontes de referência. O título uniforme visa reunir todas as manifestações de uma mesma obra sob um título comum. Extremamente útil para obras clássicas, é indispensável no caso de música erudita e legislação.[...] O título uniforme, por se tratar de acréscimo, vem sempre entre colchetes [...]"

    Acréscimo de estudo da questão:

    No formato Marc 21, o título uniforme se refere ao campo 240.

    Título uniforme para obras em que o título não é a entrada principal, ou seja, o registro contém informações nas tags 100, 110 ou 111.
    Quando utilizar a tag 130 - Entrada Principal - Título Uniforme - não informar a tag 240.
    Um título uniforme é utilizado quando uma obra aparece sob títulos diferentes, necessitando que um título seja escolhido para representar a obra.
    Os colchetes que normalmente envolvem o título uniforme não são incluídos no registro MARC. 

  • "Cabeçalho é a forma padronizada para um nome de pessoa, entidade, título ou assunto. Todo banco de 

    dados de registros bibliográficos, automatizado ou manual (um catálogo em fichas, por exemplo), deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados, ou seja, formas 

    permitidas de uso. Tais listas costumam ser denominadas catálogos de autoridade." (MEY, 2003, p. 6)

    MEY, Eliane. Não brigue com a catalogação. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.

    Gab.: A