SóProvas



Questões de Descrição


ID
163303
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação descritiva, o conceito de regra dos três aplica-se a

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO:

    R. 21.6C1 Se a responsabilidade for compartilhada por duas ou três pessoas ou entidades, e a responsabilidade principal não for atribuída a nenhuma delas pela redação ou leiaute, faça a entrada sob o cabeçalho estabelecido para a que estiver mencionada em primeiro lugar. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para as outras.

    Resposta: A


ID
197080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de formatos, regras e
padrões de descrição bibliográfica.

O padrão de descrição bibliográfica internacional para livros (ISBD) tem por objetivo definir a obra incorporada na manifestação catalogada.

Alternativas
Comentários
  • A ISBD tem por objetivo especificar os elementos necessários para a descrição e identificação dessas publicações, atribuindo uma ordem para esses elementos e preescreve um sistema de pontuação para essa descrição.

  • Olha o linguajar poetico do Cespe nesse questão! O aluno que não sabe marca certo só por achar a frase lindissima! Porra!

  • RESOLUÇÃO: A ISBD tem por objetivo especificar os elementos necessários para a descrição e identificação dessas publicações, atribuindo uma ordem para esses elementos e prescreve um sistema de pontuação para essa descrição.

    Resposta: E


ID
255154
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Não define a extensão do conteúdo de documentos individuais, nem determina significado algum para os parágrafos, indicadores ou identificadores. Apresenta uma estrutura geral e aberta, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para uso como formato de proces- samento dentro dos sistemas.

A afirmativa acima se refere

Alternativas
Comentários
  • O ISO 2709 "Documentation Format for Bibliographic Interchange on Magnetic Tape" foi desenvolvida pelo Comitê Técnico ISO/TC 46, Informação e Documentação, Subcomitê SC 4, Aplicativos de computador na informação e documentação, da International Organization for Standardization (ISO). 

    Fonte: <http://www.biblioteconomiadigital.com.br/2011/08/o-padrao-iso-2709.html>. 

     


ID
670198
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Cada tipo de suporte previsto na RDA constitui uma categoria que reflete o formato do meio de armazenamento e o invólucro desse suporte, relacionando-o ao tipo de dispositivo de intermediação necessário para acessar o conteúdo de um recurso. Nesse contexto, constituem tipos de suporte de imagens projetadas e microformas, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Oliver (2011, p.65) 

  • a) Suportes estereográfico e Suportes de imagens projetadas.

    b) Suportes de imagens projetadas e Suportes de microformas.

    c) Suportes de vídeo e Suportes de dados.

    d) Suportes de vídeo e Suportes de microscopia.

    (OLIVER, 2001, p. 65).

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 2011.

    Gab. B


ID
730483
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos – FRBR definem uma série de entidades de interesse para os usuários que utilizam catálogos e bibliografias, por exemplo, as entidades que representam os diferentes interesses dos usuários nos produtos do trabalho intelectual ou artístico são

Alternativas
Comentários
  • GABARTIO: D

     

    O modelo FRBR apresenta três grupos de entidades: as do Grupo 1 compreendem a realização de um trabalho intelectual ou artístico. São elas:

    Obra: entidade abstrata que expressa uma criação intelectual ou artística.

    Expressão: refere-se à realização intelectual ou artística de uma obra ao ser elaborada, excluindo-se aí aspectos de alteração da forma física.

    Manifestação: é a materialização de uma expressão de uma obra, ou seja, seu suporte físico, que podem ser livros, partituras, registro sonoro, etc.

    Item: traz os atributos que permitem o acesso físico (analógico ou digital) às diferentes expressões e manifestações de uma obra.

     

    Fonte: SOUZA, Elisabete Gonçalves de; COSTA, Wellington Freire Cunha. Aplicação do modelo conceitual FRBR em repositórios institucionais: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais...Florianópolis: UFSC, 2013.


ID
764440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.


Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento da catalogação cooperativa, que promoveu a agilização da descrição documental

Alternativas
Comentários
  • Com o compartilhamento de serviços descrever um documento fica mais rápido, já que podemos usar registros feitos por outras bibliotecas e vice-versa.


ID
787033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As notações gráficas de descrição que não são precedidas e seguidas de espaço na catalogação são

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que esta questão não foi anulada. Pois segundo a AACR2 só o hífen é q NÃO é precedido e seguido de espaço. Veja:
    Conforme a AACR2 (2002), "sinal d pontuação deve ser precedido d espaço e seguido por outro, excetuando vírgula, ponto, hífen, parênteses e colchetes. A vírgula, o ponto, o hífen, o segundo parêntese e o segundo colchete NÃO são precedidos d espaço; o hífen, o primeiro parêntese e o primeiro colchete NÃO são seguidos por espaço.
  • Provalvel que ninguem entou com recurso. Por isso não anulou. Porque realmente está errado


ID
788461
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O formato MARC 21 para dados bibliográficos prevê dois campos para indicação do conteúdo de um item: em nota formatada e em nota não formatada.

Essas notas são indicadas, respectivamente, nos campos

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Marc 21:

    500 NOTA GERAL (R)

    O campo contém notas contendo informações complementares sobre o documento e para as quais não existe um campo 5XX específico. Notas de conteúdo não padronizadas são registradas no campo 500 (Notas gerais).

    505 NOTA DE CONTEÚDO (R)

    O campo contém uma nota de conteúdo padronizada. Utilizado para informar os títulos de uma coletânea, partes do documento, podendo também incluir indicação de responsabilidade associada aos documentos ou as partes, volume, número e outras designações de sequência, não incluindo número de capítulos. Pode-se incluir dados que pertencem a outras notas ou áreas da descrição, em alguns materiais, por exemplo, número de páginas, de partes ou de fotogramas de cada parte. Pode-se codificar as informações contidas neste campo em dois níveis: básico ou aumentado.

    501 - Nota iniciada com a palavra "Com".

    504 - Nota de bibliografia, etc.

    510 - Nota de Citação/Referências.

    520 - Nota de Resumo, etc.

    524 - Nota de Citação Preferida do Material Descrito.

    530 - Nota de outros Formatos Disponíveis.

    533 - Nota de Reprodução.

    534 - Nota de Versão Original.

    Gab. D

    FONTE: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html


ID
788464
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os modelos conceituais Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e Functional Requirements for Authority Data (FRAD) influenciaram na estrutura teórica que dá forma à Resource Description and Access (RDA), na terminologia e nos conceitos, tendo como foco o

Alternativas
Comentários
  • Segundo Oliver (2011, p.19):

    Foco no usuário 

    Os modelos FRBR e FRAD são modelos de entidade-relação. Forma desenvolvidos com o emprego de enfoque e metodologia semelhantes. O ponto de partida de ambos os modelos são os usuários e suas necessidades...

    RESPOSTA CERTA: LETRA E 

     

  • O RFBR e o FRAD identificam as tarefas que os usuários devem empreender durante o processo de descobrimento de recusos e demonstram como diferentes tipo de dados bibliográficos e de autoridade servem de suporte à excecução bem sucedida dessas tarefas.


ID
800824
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo referente às áreas de descrição bibliográfica estabelecidas pela ISBD, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F" quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) área 1 – do titulo e da responsabilidade
( ) área 4 – da edição
( ) área 7 – da descrição física
( ) área 6 – da série
( ) área 5 – do número internacional normalizado

Alternativas
Comentários
  • Área 1 - Título e indicação de responsabilidade

    Área 2 - Edição

    Área 3 - Detalhes específicos do material (ou tipo de publicação)

    Área 4 - Publicação, distribuição

    Área 5 - Descrição física

    Área 6 - Série

    Área 7 - Notas

    Área 8 - Número normalizado e modalidades de aquisição


ID
800833
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ISBD, desenvolvida pela IFLA, define os elementos necessários para a descrição bibliográfica, de acordo com o tipo de material ou suporte. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando as modalidades distintas da ISBD. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. ISBD(M)                ( ) recursos contínuos
2. ISBD(ER)              ( ) partitura
3. ISBD (PM)            ( ) monografia
4. ISBD(CM)             ( ) recursos eletrônicos
5. ISBD (NBM)         ( ) material não livro
6. ISBD (G)
7. ISBD (CR)

Alternativas

ID
800842
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os conceitos de expressão, manifestação e item, contidos no FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) objetivam:

Alternativas

ID
800848
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.
A _________________corresponde a um ___________________essencial para a ______________ e ______________ dos atributos representativos de uma publicação.

Alternativas

ID
826933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação descritiva, o elemento extensão está contido na grande área.

Alternativas
Comentários
  • Áreas da Descrição Bibliográfica

    Área 1: título e indicação de responsabilidades, que podem conter os seguintes elementos: título principal; título equivalente; outras informações sobre o título; indicação de responsabilidade.

    Área 2: edição, que pode conter os seguintes elementos: indicação de edição ; indicação de responsabilidade da edição e indicação de responsabilidade.

    Área 3: detalhes específicos do material, que podem ser: mapas, música, recursos eletrônicos, microformas e recursos contínuos.

    Área 4: dados da publicação, que podem conter elementos como lugar, nome do editor e data de publicação.

    Área 5: descrição física, que pode conter elementos como extensão e outros detalhes como dimensões e material adicional.

    Área 6: série, que pode conter elementos como título da série, título equivalente, indicação de responsabilidade, ISSN, numeração e outras informações sobre o título.

    Área 7: notas, onde se descrevem todas as notas referentes ao documento.

    Área 8: número internacional normalizado (ISBN, ISSN, ISMN) e modalidades de aquisições.

    (VIEIRA, 2014, p.119).

    Gab. C




ID
826945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No ciclo documentário, a anotação das características dos documentos, como autor, entidade coletiva, organizador e título denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Registro dos elementos bibliográficos de um documento, com intuito de identifica-lo e distingui- lo de outros.

    Conjunto de dados bibliográficos que descrevem e identificam uma publicação

    Processo intelectual de sintetizar elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamentos, adequando-os ao instrumento de pesquisa que se tem em vista produzir (inventário sumário ou analítico, guia, etc

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp

  • [...]. Os registros são compostos por informações que descrevem o documento objetivando sua localização no acervo. Na descrição dos documentos é necessário que se inclua o cabeçalho (informações básicas) do autor, assunto, etc.

    (VIEIRA, 2014, p. 122).

    Gab. D


ID
864154
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao detalhamento na descrição bibliográfica, são recomendados três níveis de descrição, especificando os elementos mínimos que devem ser registrados por bibliotecas e outras agências catalogadoras.
A alternativa que corresponde ao primeiro nível de descrição é a que contém as seguintes informações:

Alternativas
Comentários
  • 1- Primeiro nível de descrição 
    Título principal / primeira indicação de responsabilidade, se diferir do cabeçalho da 
    entrada principal em forma ou número, ou se não houver cabeçalho de entrada 
    principal. – Indicação de edição. – Detalhes específicos do material (ou do tipo de 
    publicação). – Primeiro editor etc., data de publicação etc. – Extensão do item. – 
    Nota(s). – Número normalizado 

ID
882973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao desenvolvimento de coleções.

Para descrição das áreas e formatos existentes em determinada biblioteca, recomenda-se a identificação dos assuntos principais, dos correlatos e dos que não compõem o escopo da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • "Figueiredo (1998, p. 42) recomenda que neste item [descrição das áreas e formatos cobertos pela biblioteca] sejam descritas as fronteiras gerais de assuntos das coleções e o grau de suporte continuado para as coleções. Os formatos incluídos e excluídos também são estabelecidos aqui. É recomendável identificar os assuntos principais e secundários (ou correlatos) e também aqueles que não fazem parte do escopo da biblioteca." (WEITZEL, 2006, p. 46)


ID
894943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A identificação de documentos a partir de sua descrição
bibliográfica é prática milenar na biblioteconomia, ocorrendo desde
a Antiguidade, quando os bibliotecários inscreviam nas paredes das
bibliotecas dados sobre os livros do acervo. Atualmente, as bases
de dados bibliográficos, com registros de descrição altamente
padronizados, continuam sendo importantes instrumentos de
identificação e acesso às publicações.
Bernadete Campello. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed.
Brasília: Briquet de Lemos, 2006, p. 78.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos
itens, acerca de padronização da descrição bibliográfica.

Os Functional Requirements for Bibliographic Records, formatos para catalogação, utilizam uma abordagem baseada no usuário para analisar os requisitos da descrição bibliográfica, definindo de forma sistemática os elementos que o usuário espera encontrar no registro bibliográfico.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os FRBR NÃO são um código d catalogação, NÃO descrevem a forma d apresentação dos elementos descritivos: trata-se d um modelo conceitual. Os FRBR NÃO invalidam a utilização dos códigos d catalogação, ISBD, formato MARC e assemelhados. Pelo contrário, os FRBR tornaram-se a base conceitual utilizada p/ o aprimoramento d tais normas, regras e formatos (CÔRTE et al., 1999).
  • Os Functional Requirements for Bibliographic Records, formatos para catalogação, utilizam uma abordagem baseada no usuário para analisar os requisitos da descrição bibliográfica, definindo de forma sistemática os elementos que o usuário espera encontrar no registro bibliográfico

     

    FRBR É : 

    modelo conceitual


    Modelagem de dados.
     

    uma nova forma de tratar todos esses materiais informacionais no ambiente de pesquisa do usuário, o catálogo.

     

    uma nova visão da catalogação tradicional
     

    Modelo conceitual do tipo entidade-relacionamento.
     

     

    FONTE :
     

    Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR): considerações sobre o modelo e sua implementabilidade. Renata Eleuterio da Silva Plácida; Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
     


ID
894955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da aplicação do AACR-2.

Em catalogação descritiva, a responsabilidade compartilhada consiste na colaboração entre diferentes pessoas, que desempenham diferentes tipos de atividades na criação de conteúdo intelectual ou artístico de uma obra, como o editor e o ilustrador.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Esse é o conceito de responsabilidade mista.
    Uma obra de responsabilidade mista é aquela cujo conteúdo intelectual ou artístico recebeu contribuição de diversas pessoas ou entidades, desempenhando diferentes tipos de atividade, tais como as de escritor, adaptador, ilustrador, coordenador, arranjador, tradutor.

    OBRAS DE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA Campo abrangido Aplique esta regra a: a) obras produzidas pela colaboração de duas ou mais pessoas b) obras constituídas de contribuições distintas, preparadas por diferentes pessoas c) obras constituídas pelo intercâmbio entre duas ou mais pessoas (p.ex., correspondência, debates) d) obras que se enquadram em uma ou mais das categorias mencionadas em 21.182 e que provenham de duas ou mais entidades e) obras relacionadas em a)-c) acima, que contenham também contribuições provenientes de uma ou mais entidades f) obras que resultam da colaboração ou do intercâmbio entre uma pessoa e uma entidade. Aplique esta regra também em casos de responsabilidade compartilhada entre adaptadores, arranjadores, comentadores, relatores etc., quando as regras 21.8-21.27 prescreverem a entrada principal sob o cabeçalho para tais pessoas. Não aplique esta regra a obras que sejam coletâneas de obras já existentes. Para estas, veja 21.7. Para tipos especiais de colaboração, veja as regras sobre responsabilidade mista (21.8-21.27).
    Fonte: AACR2 (2002).
  • Em catalogação descritiva, a responsabilidade compartilhada consiste na colaboração entre diferentes pessoas, que desempenham diferentes tipos de atividades na criação de conteúdo intelectual ou artístico de uma obra, como o editor e o ilustrador.

     

    Em catalogação descritiva, a RESPONSABILIDADE MISTA consiste na colaboração entre diferentes pessoas, que desempenham diferentes tipos de atividades na criação de conteúdo intelectual ou artístico de uma obra, como o editor e o ilustrador.

  • OBRAS DE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

     

    Campo abrangido Aplique esta regra a:

     

    a) obras produzidas pela colaboração de duas ou mais pessoas

     

    b) obras constituídas de contribuições distintas, preparadas por diferentes pessoas

     

    c) obras constituídas pelo intercâmbio entre duas ou mais pessoas (p.ex., correspondência, debates)

     

    d) obras que se enquadram em uma ou mais das categorias mencionadas em 21.182 e que provenham de duas ou mais entidades

     

    e) obras relacionadas em a)-c) acima, que contenham também contribuições provenientes de uma ou mais entidades

     

    f) obras que resultam da colaboração ou do intercâmbio entre uma pessoa e uma entidade.

     

    Aplique esta regra também em casos de responsabilidade compartilhada entre adaptadores, arranjadores, comentadores, relatores etc., quando as regras 21.8-21.27 prescreverem a entrada principal sob o cabeçalho para tais pessoas.

     

    Não aplique esta regra a obras que sejam coletâneas de obras já existentes.

     

    Para estas, veja 21.7. Para tipos especiais de colaboração, veja as regras sobre responsabilidade mista (21.8-21.27). 
    Fonte: AACR2 (2002).

     

    Obrigado Diego !!!


ID
929353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da catalogação descritiva, julgue os itens de 111 a 116.

Os elementos que compõem o primeiro nível de descrição são: título principal; primeira indicação de responsabilidade; indicação de edição; detalhes específicos do material; primeiro editor; data de publicação; extensão do item; nota; número normalizado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo AACR2 

    1.0D1. Primeiro nível de descrição. Para o primeiro nível de descrição inclua, no mínimo, os elementos especificados neste esquema ilustrativo:
    Título principal/primeira indicação de responsabilidade, se diferir do cabeçalho da entrada principal em forma ou número, ou se não houver cabeçalho de entrada principal. - Indicação de edição. - Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação). - Primeiro editor etc., data de publicação etc. - Extensão do item. - Nota (s). - Número normalizado.


ID
951370
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Complete a sentença a seguir indicando a alternativa correta: _______________ é o processo de análise do documento e estabelecimento do assunto. Já a ______________é conjunto de procedimentos que, a partir de elementos formais e de conteúdo, permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa:

Alternativas
Comentários
  • "Já A arranjo", ficaria estanho, né?!

  • Indexar é o ato de inclui um registro de um documento num índice, ou repositório de informações que formam o catálogo de uma biblioteca. Os registros são compostos por informações que descrevem o documento objetivando sua localização no acervo.

    A representação descritiva, ou bibliográfica, na prática, é o ato de descrever detalhadamente o documento a fim de que forneça uma descrição clara do item ao pesquisador/usuário.

    (VIEIRA, 2014, p. 113; 122).

    Gab. A


ID
965755
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Ribeiro (2006), a indicação do impressor, local e data de impressão e, eventualmente, de outras característi­cas tipográficas ou não, no final de um item, corresponde a definição de

Alternativas

ID
1034962
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Considerando-se o formato MARC, é correto afirmar:

Título / responsabilidade. – Edição. – Local : Editor, Data. – Extensão. – (Série). – Nota 1. – Nota 2. – Nota n. – ISBN.
Esse é o modelo de apresentação da descrição bibliográfica em conformidade com o formato MARC.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Apresenta-se em conformidade com o AACR2.


ID
1034983
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Os Functional Requirements for Bibliographical Records e(FRBR) ou Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, utilizados como um código de catalogação, descrevem a forma de apresentação dos elementos descritivos de um item bibliográfico.

Alternativas
Comentários
  • o FRBR não é um código de catalogação.

  • Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos) é um modelo conceitual resultante do estudo realizado por um grupo de estudo da IFLA entre os anos de 1992 e 1997. O FRBR foi publicado em 1998.O FRBR é um modelo conceitual: não é um código de catalogação, não é um formato, não é uma norma, não é um padrão, não é um código, não é um princípio de catalogação. 

    Os objetivos do estudo que deu origem ao FRBR foram: (1) prover um quadro definido com clareza e estruturado para relacionar os dados que são registrados em registros de bibliográficos às necessidades dos usuários desses registros; e (2) recomendar um nível básico de funcionalidade para registros criados por agências bibliográficas nacionais .Para o desenvolvimento do FRBR foi utilizada uma metodologia baseada na técnica de análise de entidades, ou, modelo Entidade-Relacionamento.

    O FRBR define entidades, atributos e relacionamentos do universo bibliográfico. “Entidade é aqui entendida como uma ‘coisa’ ou um ‘objeto’ no mundo real que pode ser identificada de forma unívoca em relação a todos os outros objetos. Uma entidade pode ser concreta ou abstrata. Por sua vez, atributos são as diversas características que um tipo de entidade possui, ou propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades. Um relacionamento ‘é uma associação entre uma ou várias entidades’.”  

    As 10 entidades definidas no FRBR estão divididas em 3 grupos.

    Grupo 1 – entidades que são produto de trabalho intelectual ou artístico: obra (uma distinta criação artística ou intelectual), expressão (a realização artística ou intelectual de uma obra), manifestação (a materialização de uma expressão de uma obra) e item (um único exemplar de uma manifestação).

    Grupo 2 – entidades responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico, pela produção física e disseminação ou pela guarda das entidades do Grupo 1: pessoa (um indivíduo) e entidade coletiva (uma organização ou grupo de indivíduos e/ou organizações).

    Grupo 3 - entidades que, juntamente com as entidades dos grupos 1 e 2, servem como “assunto” da entidade obra: conceito (uma noção abstrata ou ideia), objeto (uma coisa material), evento (uma ação ou ocorrência) e lugar (um local).


    Maiores informações BLOG de Fabrício Assumpção (Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutorando em Ciência da Informação na UNESP.)

    FOCO E FÉ

  • OS FRBR não são código de catalogação, são sim um modelo conceitual.


ID
1034986
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

O FRBR é um modelo conceitual, baseado em entidade-relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • FRBR foi utilizada uma metodologia baseada na técnica de análise de entidades, ou, modelo Entidade-Relacionamento. Essa técnica, desenvolvida na Ciência da Computação, é utilizada para a construção de bancos de dados.

     

    Fonte: http://fabricioassumpcao.com/2012/07/o-que-e-frbr.html

  • Conforme Oliver (2011, p. 19):

    Os modelos FRBR e FRAD são modelos de entidade-relação.

    Gab. Certo

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.


ID
1034992
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Sobre a RDA — Descrição de Recurso de Acesso —, é correto afirmar:

É a norma de descrição bibliográfica, criada pela ISO, para catalogação de recursos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • ISO é a ABNT internacional, não interfere em catalogação.

  • Resource Description and Access (RDA) é um padrão para catalogação descritiva lançado inicialmente em junho de 2010, fornecendo instruções e diretrizes para a formulação de dados bibliográficos. Destinado para uso por bibliotecas e outras organizações culturais, tais como museus e arquivos, o RDA é o sucessor do AACR2.

    Elaborado pelo Joint Steering Comittee for Development of RDA (JSC), composto por algumas das principais bibliotecas no mundo, o RDA é uma norma de catalogação baseada numa estrutura teórica (Requisitos Funcionais) e projetada para o ambiente digital.


ID
1034995
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Sobre a RDA — Descrição de Recurso de Acesso —, é correto afirmar:

Utiliza-se para a descrição de recursos bibliográficos tanto tradicionais quanto não tradicionais — analógicos e digitais — na biblioteca e no ambiente virtual da rede.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Oliver (2011, p. 3):

    A RDA pode ser utilizada para a descrição tanto de recursos tradicionais quanto não-tradicionais, analógicos e digitais, dentro e fora da biblioteca". Um características importante está na forma como foi projetada para "proporcionar uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos e todos os tipos de conteúdo.

    Gab. Certo

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.


ID
1034998
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Sobre a RDA — Descrição de Recurso de Acesso —, é correto afirmar:

Toma como base a estrutura teórica expressa nos modelos FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos) e FRAD (Requisitos Funcionais para Registros de Autoridade).

Alternativas
Comentários
  • O FRBR influenciou a nova versão do AACR2, o RDA.

  • Conforme Oliver (2011, p. 1):

    Como as AACR, a RDA consiste num conjunto de instruções práticas, que, no entanto, baseia-se numa estrutura teórica que define a forma, a estrutura e o conteúdo desta nova norma. A chave para se compreender a RDA está em sua harmonização com dois modlos conceituais, o FRBR e o FRAD.

    Gab. Certo

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.


ID
1039006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da catalogação de filmes cinematográficos, gravações de vídeo e CD-ROMs segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Na catalogação de um CD-ROM como material adicional, isto é, publicado com outro item e destinado a ser usado com ele, apenas a descrição em nota é a correta.

Alternativas
Comentários
  • É  necessário colocar no campo 300.

    Ex: a| 200 p. : b| il. + e| 1 CD-ROM.
  • A descrição em notas do material adicional é apenas uma das possibilidades de catalogação, também é possível realizar a catalogação separada do material.

    Exemplo do livro Não brigue com a catalogação, da Eliane Serrão Alves Mey ( p. 53):

    "Adotou-se, neste caso, o acréscimo na área de descrição física, pois o CD-ROM não pede minúcias ou maiores explanações. Trata-se da forma mais rápida e fácil, embora não torne recuperável o material adicional. Simplesmente, após a descrição física do material mais importante, acrescenta-se um sinal de adição + precedido de espaço."

    Gabarito: ERRADO. Não é a única possibilidade para descrever material adicional.


ID
1043137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação (AACR2), julgue os itens a seguir.

De acordo com o AACR2, a grafia correta para área referente à descrição física do CDROM é a seguinte: 1 disco óptico de computador: sonorizado, colorido.

Alternativas
Comentários
  • A AACR2 aceita:

    Disco óptico ou CDROM ( isso não é o erro)


    o erro é que sonorizado e colorido deriam vir abreviados.

    1 disco óptico de computador: son. color.


ID
1091209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de representação descritiva de um documento, o bibliotecário emitiu uma ficha em que constam o nome do autor, como entrada principal, o título e a data de publicação, seguidos do relatório da pesquisa biobibliográfica, com indicação das fontes consultadas, precedidas de códigos identificadores dos dados recuperados nessas fontes, e a notação de autor. Essa ficha, em suporte físico ou em formato eletrônico, deverá compor um catálogo auxiliar, fundamental para o catalogador, denominado catálogo.

Alternativas
Comentários
  • "A entrada para a forma autorizada compreende:

    a forma autorizada em si. Esta forma pode incluir: o nome propriamente dito e outros acréscimos necessários, quando for o caso. [...]

    o recurso que serviu de base para o estabelecimento da forma autorizada: título e data de publicação ou produção;

    a fonte de informação que serviu de base ao estabelecimento da forma autorizada (ex: lista de autoridades da BN) [...]

    remissivas: incluem-se todas as formas não utilizadas do nome, ou outras formas do nome também utilizadas, que deverão constar do catálogo interno e do catálogo externo. [...]

    datas [...]

    notação de autor" (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 195-196)

    Alguns exemplos de catálogos: http://www2.eca.usp.br/prof/fmodesto/disc/RDI/cris/tipos%20de%20cat%C3%A1logos.doc

    MEY, Eliane; SILVEIRA, Naira. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.


ID
1104139
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) é um conjunto de elementos desenvolvido pela IFLA em 1970 para a representação de registros bibliográficos automatizados que inclui quatro níveis de representação. Qual opção abaixo representa corretamente os quatro níveis:

Alternativas
Comentários
  • 1970? O FRBR foi desenvolvido na década de 90.


ID
1105216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


Nas regras gerais para descrição de recurso bibliográfico, as informações descritas dentro dos parênteses são precedidas e seguidas de espaço.

Alternativas
Comentários
  • São só precedidas, não seguidas. Regra 1.0C1.


ID
1112245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à catalogação e a catálogos.

Ilustrador, revisor e prefaciador são indicações pertencentes à área de título e responsabilidade que devem ser registradas quando aparecerem na capa do livro.

Alternativas
Comentários
  • Na capa do livro? NÃO, né?

  • ERRADO.

    Primeiro erro: não é na capa do livro, e sim na FOLHA DE ROSTO;

    Segundo erro: Quanto ao revisor o AACR2 não inclui entre os acréscimos de função (dado opcional). 
    O AACR2 inclui: trad., il.,comp. e ed. (editor intelectual), este último substituído por coord.
    pois editor para nós é o comercial. Regra 21.0D Acréscimo opcional. No meu livro 21.1A Autor pessoal.



ID
1147837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que o objetivo da descrição bibliográfica seja fornecer uma representação única e não-ambígua do documento, julgue os itens a seguir, relativos aos padrões de descrição bibliográfica.

Na descrição bibliográfica de uma conferência, segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), se as sessões da conferência se realizaram em três ou mais lugares, é correto acrescentar ao cabeçalho o primeiro lugar mencionado, seguido pela abreviação etc.

Alternativas
Comentários
  • AACR2 - R. 24.7 B4 Lugar.

    Se as sessões de uma conferência etc. se realizarem em três ou mais lugares, acrescente o primeiro lugar mencionado, seguido por etc.

  • DICA:

    ◊ Até 3 Congressos entre pelo primeiro e faça secundária para os outros dois.

    ◊ Mais de 3 Congressos entre pelo título, mencione todos na área de responsabilidade e faça secundárias para todos eles. 

    Fonte: Universidade Federal Fluminense. Oficina de Representação Descritiva de Documentos Módulo I: Nomes Pessoais e Entidades Coletivas. http://www.ndc.uff.br/sites/default/files/arquivos/secoes/modulo1.pdf


ID
1251661
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com o crescente aparecimento de materiais em formato digital, foi necessária uma revisão do Código de Catalogação AACR2, surgindo o(a):

Alternativas
Comentários
  • Surgimento do RDA.

    Impacto das tecnologias de informação e comunicação no cenário informacional;

    Novos tipos de documentos;

    Novos tipos de conteúdos;

    Novas formas de acesso;

    Novos suportes para o armazenamento;

    Novas necessidades de informação.


ID
1430281
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, obra é

Alternativas
Comentários
  • Letra C:

    Obra: é uma criação intelectual ou artística distinta, ou seja, o conteúdo intelectual em si, independentemente de seu suporte ou de sua forma. Uma obra também pode ser o assunto de outra obra.

    Fonte: Livro "Catalogação no plural"

  • Obra → criação intelectual ou artística; o conteúdo intelectual em si, independentemente de seu suporte ou forma.

    Expressão → realização intelectual ou artística de uma obra; forma como se expressa o conteúdo intelectual.

    [tradução, interpretação de obra musical, etc]

    Manifestação → materialização de uma expressão ou de uma obra; representação de todos os objetos físicos que possuem as mesmas características.

    [livro, periódico, filme, mapas, etc]

    Item → exemplificação única de uma manifestação.

    [livro autografado, filme pertencente a um acervo, livro com a capa rasgada]


ID
1498135
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Basicamente, a estrutura da norma RDA (Recursos: Descrição e Acesso) é composta por dez seções, sendo

I. Seções 1-4: instruções para registrar relações entre as entidades.
II. Seções 5-10: instruções para registrar os atributos de entidades.

Verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada da obra de :

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Tradução de Antônio Agenor Briquet de Lemos. Brasília:: Briquet de Lemos, 2011. p.39

  • GABARITO: C

     

    Seção 1 - 4 Registro de atributos:

    Seção 1. Manifestação – Item

    ♦ Seção 2. Obra – Expressão

    ♦ Seção 3. Pessoa, família e entidade coletiva

    ♦ Seção 4. Conceito, objeto, evento e lugar

     

    Seção 5 - 10 Registro de relações:

    ♦ Seção 5. Relações primárias entre a obra, expressão, manifestação e item

    ♦ Seção 6. Pessoas, famílias e entidades coletivas

    ♦ Seção 7. Para os conceitos, objetos, eventos e lugares

    ♦ Seção 8. Entre as obras, expressões, manifestações e itens

    ♦ Seção 9. Entre pessoas, famílias e entidades coletivas

    ♦ Seção 10. Entre os conceitos, objetos, eventos e lugares

  • Também é possível racionar que para que sejam mostradas as relações, é preciso primeiramente registrar os atributos.


ID
1498138
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, avalie os dois agrupamentos abaixo.

I. Obra
II. Expressão
III. Manifestação
IV. Item

a. É o que hoje se entende como exemplar, um ser único na biblioteca.
b. Criação intelectual ou artística em si, desconsiderando o suporte, idioma, edição, editora etc.
c. Realização da produção intelectual ou artística, compreende traduções etc.
d. É onde se expressa a produção intelectual ou artística, é o suporte físico que possui o conteúdo.

A correlação correta entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

    Para exemplificar:

     

    Tenho em mãos um exemplar impresso da 3ª edição do livro “O Hobbit”, do autor J. R. R. Tolkien, publicado no Brasil pela editora Martins Fontes em 2009.

     

    A obra é o conteúdo intelectual, a ideia de seu criador. Podemos nos referir à obra por meio do título pelo qual ela tornou-se mais conhecida ou foi primeiro publicada, por isso chamaremos essa obra de The Hobbit. Um obra é criada por alguém (pessoa ou entidade coletiva). Essa obra foi criada pela pessoa J. R. R. Tolkien.


    A expressão é a realização de uma obra, seja na forma textual, sonora, etc. A obra The Hobbit foi expressa em diversos idiomas além do inglês. Chamaremos a primeira expressão de The Hobbit – texto em inglês. Essa expressão foi realizada pela pessoa J. R. R. Tolkien, que também é o criador da obra. No recurso que tenho em mãos à obra está realizada como um texto em português, chamaremos essa expressão de The Hobbit – texto em português. Essa expressão foi realizada pelas pessoas Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta por meio da tradução da expressão The Hobbit – texto em inglês.


    O exemplar impresso é a 3ª edição, publicada pela editora Martins Fontes em 2009. Ou seja, a expressão The Hobbit – texto em português foi materializada em papel por meio de impressão em 2009 sob a responsabilidade da entidade coletiva Martins Fontes. Chamaremos essa manifestação de The Hobbit – texto em português – impresso, 3ª edição, Martins Fontes, 2009. A editora Martins Fontes é a entidade coletiva que produziu essa manifestação.


    O exemplar que tenho em mãos possui o número de tombo 12.345 atribuído pela biblioteca. Esse número diferencia esse exemplar dos demais. Ou seja, o que tenho em mãos é um item, um único exemplar da manifestação The Hobbit – texto em português – impresso, 3ª edição, Martins Fontes, 2009. A biblioteca é a entidade coletiva responsável pela guarda desse item.

  • Questão maldosa.

    "d. É onde se expressa a produção intelectual ou artística, é o suporte físico que possui o conteúdo." 

    Essa afirmativa refere-se a entidade MANIFESTAÇÃO, mas a banca usou a a palavra "expressa" para confundir. 

  • Obra: criação intelectual ou artística distinta, o conteúdo intelectual em si (palavras-chave: criação, intelectual)

    Expressão: realização intelectual ou artística de uma obra, a forma como se expressa o conteúdo intelectual. Compreende traduções, interpretações de uma obra musical determinada, etc. (palavras-chave: realização, forma, se expressa, interpretações)

    --> CUIDADO!!! a banca usa "expressa" para descrever a manifestação, mas lendo a definição toda é possível diferenciar uma da outra.

    Manifestação: materialização de uma expressão de uma obra, ou seja, a representação de todos os objetos físicos que possuem as mesmas características, tanto de conteúdo intelectual como de forma física. (palavras-chave: materialização, físico, representação)


ID
1498975
Banca
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Órgão
Câmara de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas relacionadas ao RDA:

I. O RDA é um produto resultante de avanços ocorridos na catalogação. Tem como objetivo substituir a CDD.
II. O RDA foi construído sobre princípios, modelos conceituais e padrões internacionalmente estabelecidos desenvolvidos pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).
III. O RDA tem em sua base os modelos conceituais FRBR e FRBA que definem entidades, atributos e relacionamentos.
IV. O modelo conceitual FRBR define dez entidades divididas em três grupos: o de entidades que são produtos do esforço intelectual ou artístico; o de entidades que são responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico e o de entidade que servem como assunto à entidade obra.
V. Em 2010 o RDA foi lançado como uma ferramenta on-line acessível por meio de um navegador mediante assinatura, o RDA Toolkit oferece acesso ao RDA e a um conjunto de ferramentas para os catalogadores.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I - RDA [Recursos: Descrição e Acesso] é a nova norma de catalogação que substitui as AACR2. (OLIVER, 2011, p.1)

    II - Correto (OLIVER, 2011, p.8-10)

    III - [...]. A chave para se compreender a RDA está em sua harmonização com dois modelos conceituais, a saber, (FRBR) [Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos] e o (FRAD) [Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade].

    IV - Correto (OLIVER, 2011, p. 23)

    V - Correto

    Gab. B


ID
1499185
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A norma que especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica é:

Alternativas
Comentários
  • a) ISO 2709: formato de intercâmbio de registros bibliográficos 


    b) ISO 2108: Informação e documentação — Número Padrão Internacional de Livro (ISBN)


    c) ISO 26324: Identificador de Objeto Digital (DOI)


    d) ISO 3297: Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN)



ID
1499371
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com os FRBR – Functional requirements for bibliographic records, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • MORENO, Fernanda Passini. Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos - FRBR: um estudo no catálogo da Rede Bibliodata. Dissertação. Disponível em: .  Acesso: 08 fev.2013.


    OBRA  →  uma  criação  intelectual  ou  artística  distinta.  


     Entidade abstrata

     Entendida por meio de suas expressões

    Ex.: “Tieta de Jorge Amado” enquanto um obra, não está se referindo a uma edição ou texto 

    específico, mas sim a criação intelectual.


    EXPRESSÃO  → a  realização  intelectual  ou  artística  de  uma   OBRA.

     Envolve palavras, frases, parágrafos, etc., específicos que resultam da realização ou 

    expressão de uma obra.

     Temos como expressão: textos variantes (revisões ou atualizações de um texto 

    anterior); sínteses; ampliações; adição de partes ou acompanhamento a uma 

    composição musical; traduções; transcrições e arranjos musicais; versões dubladas 

    e legendadas.


    MANIFESTAÇÃO  →  a  materialização  de  uma  OBRA

     Compreende um amplo conjunto de objetos físicos (itens).

     As mudanças na forma física que caracterizam uma nova manifestação são: 

    características de apresentação; mudança no invólucro.


    ITEM  →  um  único  exemplar  de  uma MANIFESTAÇÃO.

     Pode se referir a um único objeto físico de uma manifestação, ou compreender mais 

    de um objeto.

     Compartilha as mesmas características físicas e intelectuais que a manifestação



  • OBRA: é uma entidade abstrata uma criação intelectual ou artística distinta;

    EXPRESSÃO: entidade concreta, é a realização intelectual ou artística específica que assume uma obra ao ser realizada excluindo-se aspectos de alteração da forma física;

    MANIFESTAÇÃO: entendade abstrata, é a materialização da expressão de uma obra, ou seja, seu suporte físico que pode ser livro, peródico etc. É representada pelo item.

    ITEM: um úncio exemplar de uma manifestação. (MORENO, 2006, p. 35);


ID
1501516
Banca
UNIUV
Órgão
UNIUV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao fazer uma descrição bibliográfica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 1.0D. Níveis de detalhamento na descrição 

    Os elementos da descrição, estipulados nas regras deste capítulo e dos seguintes, constituem um conjunto máximo de informações. Esta regra recomenda três níveis de descrição especificando os elementos mínimos que devem ser registrados por bibliotecas e outras entidades catalogadoras, ao escolherem o nível de descrição. Esta escolha deve ser baseada no objetivo do catálogo ou catálogos para os quais a entrada é elaborada. Inclua esse conjunto mínimo de elementos para todos os itens catalogados no nível escolhido, desde que os elementos se apliquem ao item que está sendo descrito e quando, no caso de acréscimos opcionais, a biblioteca tiver decidido incluir um elemento opcional. Se as regras da Parte I especificarem outros dados informativos em lugar de qualquer dos elementos especificados abaixo, inclua-os. Consulte as regras individuais deste capítulo e dos seguintes para, o conteúdo de elementos a serem incluídos. 

    1.0D1. Primeiro nível de descrição. Para o primeiro nível de descrição inclua, no mínimo, os elementos especificados neste esquema ilustrativo: 

    Título principal/primeira indicação de responsabilidade, se diferir do cabeçalho da entrada principal em forma ou número, ou se não houver cabeçalho de entrada principal. - Indicação de edição. - Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação ). - Primeiro editor etc., data de publicação etc. - Extensão do item. - Nota(s). - Número normalizado. 
    1.OD2. Segundo nível de descrição. Para o segundo nível de descrição inclua, no mínimo, os elementos especificados neste esquema ilustrativo: 

    Título principal (designação geral do material] = título equivalente: outras informações sobre o título / primeira indicação de responsabilidade; cada uma das indicações subseqüentes de responsabilidade. - Indicação de edição / primeira indicação de responsabilidade relativa à edição. - Detalhes específicos do material ( ou do tipo de publicação). - Primeiro lugar de publicação etc. : primeiro editor etc., data de publicação etc. - Extensão do item: outros detalhes físicos; dimensões. - (Título principal da série / indicação de responsabilidade relativa à série, ISSN da série; numeração dentro da série. Título da subsérie, ISSN da subsérie ; numeração dentro da subsérie). - Nota(s). - Número normalizado. 

    I.OD3. Terceiro nível de descrição. Para o terceiro nível de descrição inclua todos os elementos especificados nas regras seguintes, aplicáveis ao item que está sendo descrito. 

     

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
1503934
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O RDA é um novo padrão para a descrição e acesso de recursos planejado para o mundo digital. Trata-se de um instrumento

Alternativas
Comentários
  • O RDA, contudo, é um esquema que prioriza o registro de dados, deixando a forma  de  apresentação  destes  dados  para  o  FRBR,  não  necessitando de regras para  a  sua  apresentação,  ou  seja, é  independente  do uso  de  ISBD’s  e  pontuações gráficas, conforme o AACR2.  

    Fonte: www.abinia.org/catalogadores/29-180-1-PB.pdf

  • RDA [Recursos: Descrição e Acesso] é a nova norma de catalogação que substitui as Anglo-American cataloguigbrules, 2nd edition (AACR2) [Código de catalogação anglo-americano, 2ª edição]. Apesar de manter uma forte relação com as AACR2, a RDA delas difere em muito, devido a ser baseada numa estrutura teórica, ter sido projetada para o ambiente digital e seu escopo ser mais abrangente do que o das AACR2.

    A chave para se compreender a RDA está em sua harmonização com dois modelos conceituais, o FRBR e o FRAD.

    [...]. Essa maneira de registrar dados num conjunto de elementos significa que a RDA não se acha atrelada a um único esquema de codificação ou estilo de apresentação.

    (OLIVER, 2011, p.1-3).

    Gab. D


ID
1509880
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à representação descritiva, todas as afrmativas de mey (2003) estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  a) Todo banco de dados de registros bibliográficos, mais especificamente os manuais, deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados.

    Afirmativa errada, porque segundo Mey (2003), tanto os registros manuais, como os automatizados devem exercer rígido controle, como segue citação Mey (2003, p.3) "Todo banco de dados de registros bibliográficos, automatizados ou manuais [...], deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados, ou seja, formas permitidas de uso."

    b) Enquanto a obra é uma entidade abstrata, que pode reproduzir-se em diferentes suportes, o item é concreto, mesmo que virtual.

    Mey (2003, p. 7) "[...] obra é 'um conteúdo intelectual ou artístico distinto', isto é, um conjunto completo de criação intelectual ou artística, ou registro do conhecimento, sobre qualquer suporte ou meio. Distingue-se do item, por ser este o suporte, ou meio, que contém um ou mais conteúdos de registros do conhecimento, ou parte de um conteúdo. Enquanto a obra é uma entidade abstrata, que pode reproduzir-se em diferentes suportes, o item é concreto, mesmo que virtual. Uma obra é um todo, acabado. Um item pode conter uma obra, várias obras, ou partes de obras."

    c) Uma comunicação espírita é obra de responsabilidade mista: diferentes responsáveis têm diferentes contribuições para o mesmo conteúdo.

    Mey (2003, p. 22-23) "Ponto de acesso principal para obras psicografadas. Uma comunicação espírita é obra de responsabilidade mista: diferentes responsáveis têm diferentes contribuições para o mesmo conteúdo. Faz-se o ponto de acesso principal, sempre, para o responsável mais significativo no conteúdo; no caso, é para o espírito, considerado o verdadeiro autor pelos que professam esta fé (e não cabe aos catalogadores discutirem questões de fé)."

    d) O título uniforme é um título acrescentado pelo catalogador, sob forma conhecida, ou encontrada nas fontes de referência.

    Mey (2003, p. 27) "Título uniforme é um título acrescentado pelo catalogados, sob forma conhecida, ou encontrada nas fontes de referência. O título uniforme visa reunir todas as manifestações de uma mesma obra sob um título comum. Extremamente útil para obras clássicas, é indispensável no caso de música erudita e legislação.[...] O título uniforme, por se tratar de acréscimo, vem sempre entre colchetes [...]"

    Acréscimo de estudo da questão:

    No formato Marc 21, o título uniforme se refere ao campo 240.

    Título uniforme para obras em que o título não é a entrada principal, ou seja, o registro contém informações nas tags 100, 110 ou 111.
    Quando utilizar a tag 130 - Entrada Principal - Título Uniforme - não informar a tag 240.
    Um título uniforme é utilizado quando uma obra aparece sob títulos diferentes, necessitando que um título seja escolhido para representar a obra.
    Os colchetes que normalmente envolvem o título uniforme não são incluídos no registro MARC. 

  • "Cabeçalho é a forma padronizada para um nome de pessoa, entidade, título ou assunto. Todo banco de 

    dados de registros bibliográficos, automatizado ou manual (um catálogo em fichas, por exemplo), deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados, ou seja, formas 

    permitidas de uso. Tais listas costumam ser denominadas catálogos de autoridade." (MEY, 2003, p. 6)

    MEY, Eliane. Não brigue com a catalogação. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.

    Gab.: A


ID
1550476
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação descritiva é considerado um modelo de dados formal para descrição de recursos, sendo que seu principal objetivo consiste em possibilitar que aplicações computacionais troquem (meta)dados enquanto preservam seu significado original.

Alternativas
Comentários
  • A RDF - Resource Description Framework é uma linguagem, desenvolvida pelo W3C, para representar informação na web.

    RDF é uma estrutura para processar metadados e seu principal objetivo é facilitar o intercâmbio de informações, que podem ser entendidas por máquinas, entre os aplicativos via web.

    Basicamente, RDF define um modelo de dados para descrever estes dados semanticamente, de maneira que possam ser “entendidos” por computadores.

    Fonte: CARLAN, Eliana. Sistemas de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da Ciência da Informação. Brasília/DF: UNB, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7465/1/2010_ElianaCarlan.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.


ID
1586737
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, o primeiro agrupamento abaixo relaciona entidades, enquanto o segundo elenca alguns atributos dessas entidades:

ENTIDADES
I. Obra

II. Expressão

III. Manifestação

IV. Item

ATRIBUTOS
a. Dados de aquisição, condição, notas de acesso.

b. Título, forma, data.

c. Título, forma, data, idioma.

d. Título, responsabilidade, edição, editora, data de publicação.


A correta correlação entre os agrupamentos é 

Alternativas
Comentários
  • Pq a obra nao é o item d?????????????

  • GABARITO LETRA A

     

    OBRA: distinta criação artística ou intelectual. Na cabeça do autor. Ex: "The Hobbit" - J.R.R. Tolkien

     

    EXPRESSÃO: realização artística ou intelectual de uma obra. Como se expressa a produção. Escrever, narrar, filmar... Ex: texto em português, traduzido por Lenita Esteves e Almiro Pesetta.

     

    MANIFESTAÇÃO:  materialização de uma expressão de uma obra. Onde se expressa a produção. Livro, DVD, música... Ex: impresso, 3ª ed., Martins Fortes, 2009.

     

    ITEM: um único exemplar de uma manifestação. Ex: exemplar numa determinada biblioteca com seus dados, nº de tombo, etc.

  • Também errei a questão pq achei que a letra d, seria a resposta, por causa da responsabilidade.

  • "2.1 Os atributos das entidades

    [...]

    OBRA

    título da obra

    forma da obra

    data da obra

    outra característica distintiva

    término previsto

    público a que se destina

    [...]

    EXPRESSÃO

    título da expressão

    forma da expressão

    data da expressão

    idioma da expressão

    outra característica distintiva

    expansibilidade da expressão

    capacidade de revisão da expressão

    extensão da expressão

    sumarização do conteúdo

    contexto para a expressão

    resposta crítica à expressão

    restrições de uso da expressão

    padrão sequencial (publicação seriada)

    [...]

    MANIFESTAÇÃO

    título da manifestação

    indicação de responsabilidade

    designação de edição/impressão

    lugar de publicação/distribuição

    publicador/distribuidor

    data de publicação/distribuição

    fabricante

    indicação de série

    forma do suporte

    extensão do suporte

    meio físico

    modo de captura

    dimensões do suporte

    identificador da manifestação

    fonte para aquisição/autorização de acesso

    termos de disponibilidade

    restrições de uso da manifestação

    estilo do tipo (livro impresso)

    medida do tipo (livro impresso)

    [...]

    ITEM

    identificador do item

    marca do impressor

    procedência do item

    marcas/ inscrições

    histórico de exposições

    condição do item

    histórico de tratamentos

    esquema de tratamento

    restrições de acesso ao item

    [...] " (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 23-24)

    MEY, Eliane; SILVEIRA, Naira. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.


ID
1588540
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A criação da International Standard Bibliographic Description dividiu as informações descritivas de um documento em oito áreas correspondentes aos tipos de informação e que abarcam seus elementos, ou seja, cada uma das unidades informacionais dentro de uma área. Tais áreas são as mesmas para todos os tipos de recursos e são delimitadas por sinais de pontuação. A área três compreende dados que dizem respeito à(a):

Alternativas
Comentários
  • Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada – ISBD constitui um instrumento essencial para a formulação e comunicação normalizada de informação bibliográfica. 


    0: Content form and media type area 1: Title and statement of responsibility area, consisting of 1.1 Title proper 1.2 Parallel title 1.3 Other title information 1.4 Statement of responsibility 2: Edition area 3: Material or type of resource specific area  4: Publication, production, distribution, etc., area 5: Material description area  6: Series area 7: Notes area 8: Resource identifier and terms of availability area 

  • Conforme Vieira (2014, p. 119):

    Áreas da Descrição Bibliográfica

    A descrição bibliográfica é feita em oito áreas:

    Área 1: título e indicação de responsabilidade, que podem conter os seguintes elementos: título principal; título equivalente; outras informações sobre o título; indicação de responsabilidade.

    Área 2: edição, que pode conter os seguintes elementos: indicação de edição; indicação de responsabilidade da edição e indicação de responsabilidade.

    Área 3: detalhes específicos do material, que podem ser: mapas, música, recursos eletrônicos, microformas e recursos contínuos.

    Área 4: dados da publicação, que podem conter elementos como lugar, nome do editor e data da publicação.

    Área 5: descrição física, que pode conter elementos como extensão e outros detalhes como dimensões e material adicional.

    Área 6: série, que pode conter elementos como título da série, título equivalente, indicação de responsabilidade, ISSN, numeração e outras informações sobre o título.

    Área 7: notas, onde se descrevem todas as notas referentes ao documento.

    Área 8: número internacional normalizado (ISBN, ISSN, ISMN) e modalidades de aquisições.

    Gab. D

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • Área da descrição:

    1 - Indicação de título e de responsabilidade (folha de rosto);

    2 - Área de edição (folha de rosto, outras preliminares e colofão);

    3 - Detalhes específicos do material (variam);

    4 - Área de publicação, distribuição, etc. (folha de rosto, outras preliminares e colofão);

    5 - Área de descrição física (todo o item);

    6 - Área de serie (todo o item);

    7 - Área de notas (toda e qualquer informação, inclusive externa)

    8 - Área de número normatizado e modalidade de aquisição (todo o item)

  • As 3 áreas que geram mais confusão . Um macete.3,4,5- DEM, DP, DF

    Área 3- DEM - detalhe específico do material

    Área 4 - DP - dados da publicação

    Área 5 - DF - descrição física

  • Áreas do ISBD

    1) Título e indicação de responsabilidade

    1 - Título principal 

    2 - Título equivalente

    3 - Outras informações sobre o título

    4 - Indicação de responsabilidade

    2) Edição

    1 - Indicação de edição

    2 - Indicação de responsabilidade da edição

    3 - Edições subsequentes

    3) Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação)

    Materiais cartográficos, Música, Recursos eletrônicos, Microformas, Recursos contínuos 

    4) Publicação / Distribuição

    1 - Lugar de publicação/ distribuição/ etc.

    2 - Nome do editor, distribuidor, etc.

    3 - Data da publicação/ distribuição, etc.

    4 - Lugar de fabricação, fabricante, data.

    5) Descrição Física

    1 - Extensão

    2 - Outros detalhes físicos

    3 - Dimensões

    4 - Material adicional

    6) Série

    1- Título principal da série

    2 - Título equivalente da série

    3 - Outras informações sobre o título da série

    4 - Indicação de responsabilidade da série

    5 - ISSN da série 

    6 - Numeração da série

    7) Notas

    1 - Todas as notas

    8) Número normalizado (ISBN) / Modalidades de aquisição

    1 - ISBN 

    2 - Modalidades de aquisição

    3 - Qualificação

  • Isso seria como é utilizado hoje em dia, utiliza um equipamento que recebe uma conexão da rua e posteriormente essa conexão distribui para um roteador. (Pesquise por ONU com ROTEADOR você vai entender).


ID
1632622
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o livro tem número de páginas sempre superior a __, excluindo a capa, e o folheto tem de 4 até __ páginas, excluindo também a capa.

Alternativas
Comentários
  • questao mal formulada. 

     

  • Gabarito E.

    Mas na verdade a resposta correta seria 49/49, segundo a definição da NBR 6029 ABNT:

    3.24 folheto: Publicação não periódica que contém no mínimo cinco e no máximo 49 páginas, excluídas as capas e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).

    3.31 livro: Publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN).

  • Livro publicação não periódica que contem acima de 49 pagina de páginas excluídas as capas . Folheto: Publicação não periódica que contém no mínimo cinco e no máximo 49 páginas, excluídas 

    50 a 49. (SILVA, ARAUJO, 2007, P.29)


ID
1705357
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a aplicação da norma ISO 2709: 2008 – Information and documentation. Format for Information Exchange – que especifica os requisitos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica, foram adotadas algumas definições, como a de “registro".

Assinale a afirmativa que apresente o significado de registro. 

Alternativas
Comentários
  • 3.1 registro (record): Coleção de campos, incluindo a marca de registro (record label),o diretório e dados.

    Gab. B

  • a) Registro líder: campo que ocorre no início de cada registro estabelecendo parâmetros para o seu processamento.  

    b) Registro: coleção de campos, incluindo o líder, o diretório e os dados.

    c) Subcampo: parte de um campo contendo uma unidade definida de informação.

    d) Parágrafo: três caracteres associados a um campo e utilizados para identificá-lo.

    e) Indicador: primeiro elemento de dados associado com um campo que ofereça informações subsequentes sobre o conteúdo de campo, sobre a relação entre o campo e outros campos do registro, ou sobre a ação requerida em certos processos de manipulação de dados.

    Referência:

    CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.


ID
1721782
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a aplicação da norma ISO 2709: 2008 – Information and documentation. Format for Information Exchange – que especifica os requisitos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica, foram adotadas algumas definições, como a de “registro".

Assinale a afirmativa que apresente o significado de registro. 

Alternativas
Comentários
  • Para aplicação desta norma foram adotadas as seguintes definições:

    • Registro: coleção de campos, incluindo líder, diretório e os dados;
    • campo: partes de tamanho variáveis do registro contendo uma categoria específica de dados, seguindo o diretório e associada a uma entrada do diretório.
    • Identificador de subcampo: elementos de dados de um ou mais caracteres imediatamente precedentes de identificadores de um subcampo;
    • Indicador: primeiro elementos de dados associados com um campo que ofereça informações subsequentes sobre o conteúdo do campo, sobre a relação entre o campo e outros campos do registro, ou sobre a ação requerida em certos processos de manipulação de dados;
    • Diretório: indexação a localização dos campos dentro do registro.
    • Registro Líder: campo que ocorro no início de cada registro estabelecendo parâmetros para o seu processamento.
    • Mapa de diretório: conjunto de parametro que especifica a estrutura das entradas no diretório.
    • Separador: caractere de controle usado para separar e qualificar logicamente e, em alguns casos, hierarquicamente, as unidades de dados.
    • Subcampo: parte de um campo contendo unidade definida de informação
    • Subregistro: grupo de campos que podem ser tratados como uma entidade dentro de um registro.
    • Estrutura: organização das partes que constituem um registro.
    • Paragrafo: três caracteres associados a um campo e utilizados para identificá-lo.

ID
1738426
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tratamento do acervo de uma biblioteca é fundamental para permitir a localização e recuperação dos itens de interesse dos usuários. No tratamento, costuma-se utilizar

Alternativas

ID
1760191
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A descrição bibliográfica é estruturada em 8 (oito) áreas, no entanto, dependendo do tipo de material, algumas delas não são utilizadas. Nos manuscritos, dentre as áreas não usadas estão

Alternativas

ID
1760194
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao descrever um documento cartográfico, havendo necessidade de inserir vários tipos de detalhes na área de dados matemáticos, o catalogador deve transcrever as informações na seguinte ordem:

Alternativas

ID
1807750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da representação descritiva de recursos informacionais, julgue o item a seguir.

A preparação e organização de mensagens codificadas com base em itens existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, de forma a permitir a intersecção entre mensagens contidas nos itens e mensagens internas dos usuários, refere-se à elaboração de um catálogo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Catalogação é o estudo, preparação e organização de mensagens codificadas, com base em itens existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, de forma a permitir a interseção entre as mensagens contidas nos itens e as mensagens internas dos usuários. O catálogo é um produto da catalogação. 


  • "Estudo, preparação e organização d mensagens, com base em registros do conhecimento, reais e ciberespaciais, existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, de forma a permitir a interseção entre as mensagens contidas nestes registros do conhecimento e as mensagens internas dos usuários". Mey & Silveira. Catalogação no Plural.


ID
1807765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que  segue, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

A RDA, cujo objetivo principal é prover meio de descrição bibliográfica para os novos formatos, surgiu como consequência da disseminação dos recursos informacionais digitais e do surgimento de novos formatos e novas tecnologias disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • RDA a nova norma da catalogação projetada para ambiente digital.

     

  • Segundo Oliver(2011,p.117):

    ...O primeiríssimo objetivo da RDA é a receptividade às necessidades do usuário.

  • "As mudanças que se verificaram no ambiente de catalagação entre as décadas de 1960 e 2000 foram enormes, não somente por causa da rápida proliferação de novos tipos de publicações, novas formas de conteúdo  enovos suportes de conteúdo, mas também porque a passagem para um ambiente em linha alterou qualitativamente a maneira como a biblioteca e seus usuários realizam suas atividades. A RDA é uma norma projetada para o ambiente virtual. (OLIVER, 2011, p.2)

  • RDA (resource description and access) é a nova norma de catalogação que substituirá, em 2009, o Código de Catalogação Anglo-Americano, segunda edição. O RDA vai além dos códigos de catalogação anteriores ao prover orientações sobre como catalogar recursos digitais e auxiliar melhor os usuários para encontrar, identificar, selecionar e obter ainformação desejada. O RDA também contribui para o agrupamento de registros bibliográficos visando mostrar relações entre obras e seus criadores. Essa importante e nova característica torna osusuários mais conscientes das diferentes edições, traduções ou formatos físicos das obras - um significativo desenvolvimento.

    O RDA facilitará a eficiência da catalogação. Como uma ferramenta online, baseada na web: As regras do RDA podem ser organizadas para se adequar a perfis específicos de aplicação ou a tarefas particulares e para catalogar tipos específicos de materiais. O RDA aumentará a eficiência na catalogação de formatos pouco conhecidos - a ferramenta online pode recuperar todas as regras necessária são item que esteja sendo catalogado. O RDA permitirá aos usuários acrescentar suas próprias anotações online. Da mesma forma, interpretações de regra e políticas institucionais ou de rede podem ser integradas com o RDA online. O RDA possibilitará a integração com produtos comerciais, aperfeiçoando o fluxo e desempenhodo trabalho dos catalogadores.

     

    fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
1807768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que  segue, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

A RDA — uma ferramenta com acesso via web, com recursos e suporte ao catalogador exclusivo de bibliotecas — mantém a mesma terminologia utilizada na AACR2 para cabeçalhos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. RDA  novo padrão para a descrição e o acesso dos recursos informacionais, remodelado/projetado para o mundo digital, que prover· um conjunto compreensÌvel de normas e instruções abarcando todos os tipos de conteúdos e mÌdias.

    O RDA possibilita aos usuários dos catálogos de bibliotecas e outros sistemas de organização da informação potencializar as tarefas de encontrar, de identificar, de selecionar e de obter recursos apropriados e melhor explicitados de acordo com suas necessidades informacionais.[..] o novo código de catalogação deverá contempla modelos multinacionais de conteúdos a fim de fornecer descrições  bibliográficas e acesso que abriguem todos os tipos de informação, incluindo meios emergentes, audiovisuais, objetos tridimensionais, etc. [...]. Será aplicado não apenas a bibliotecas, como a museus, arquivos, galerias e fontes de informaÁ„o digitalizadas disponÌveis na Web.


    FOCO E FÉ

  • ERRADO.

    Esta questão está cheia de erros... primeiro, a RDA não é exclusiva de bibliotecas, pode ser utilizada em museus, arquivos, etc. Segundo, a terminologia “cabeçalho” não é adotada na RDA, o termo correto são “pontos de acesso”. 

  • Segundo Oliver(2011, p.4): A RDA não se aplica apenas a bibliotecas. Foi projetada pela comunidade bibliotecária para ser usada por ela, porém uma de suas metas era que fosse também"passível de adaptação de modo a atender às necessidades próprias de outras comunidades"

    RESPOSTA ERRADA

  • A RDA — uma ferramenta com acesso via web, com recursos e suporte ao catalogador exclusivo de bibliotecas — mantém a mesma terminologia utilizada na AACR2 para cabeçalhos.

  • O termo cabeçalho inexiste na RDA. Esta emprega o termo ponto de acesso. (OLIVER, 2011)

  • A terminologia foi alterada: mudou de cabeçalho para pontos de acesso. (OLIVER, 2011, p. 17).


ID
1807771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que  segue, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

Um diferencial da RDA é a permissão para, em todos os casos, corrigir imprecisões ou erros encontrados na fonte de informação, por meio do acréscimo de informações extras em notas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Notas não são essenciais na RDA. Não há seção especial sobre notas na RDA (elas estão espalhadas por todo o documento).

    Exemplo, uma nota feita com base na AACR2 para justificar uma entrada adicional, não precisa ser feita na RDA. 

  • Atenção para a expressão generalizadora "em todos os casos". Em questões de concurso, quase sempre, ela é indicativa de erro. 

  • Na RDA, diferente do AACR2 não é possível que o catalogador corriga erros, a informação deve ser registrada de maneira integral como aparece no item.

  • Um diferencial da RDA é a permissão para, em todos os casos, corrigir imprecisões ou erros encontrados na fonte de informação, por meio do acréscimo de informações extras em notas.

  • Deve-se registrar o título incorreto como verdadeiro e o correto como título variante.

  • "Na RDA, não existe indicação para uso de abreviaturas, e sim preferência para que todas as informações estejam por extenso.

    Transcreve-se da forma em que aparece no item, não acrescentando informações extras.

    Registram-se os nomes na ordem encontrada na fonte, e frases para indicar uma informação adicional ou desconhecida, como: lugar de publicação não identificado e editor não identificado.

    Não se deve corrigir imprecisões ou erros encontrados na fonte. Se a informação for muito relevante, pode-se fazer observações ou explicações em notas."


ID
1807774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue,considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

Situação hipotética: Na folha de rosto de um livro encontram-se os seguintes dados: Defensoria Pública da União, registrado na primeira linha da página; na linha logo abaixo está o título “Programa de encarreiramento no âmbito da DPU", ao que segue abaixo dois nomes de responsáveis, sem destaque para nenhum deles e tampouco menção de que sejam organizadores ou coordenadores. O título reflete o conteúdo da obra, que trata com detalhes das carreiras específicas no âmbito da Defensoria Pública da União. Assertiva: Nesse caso, a entrada principal para essa obra deve ser feita pelo órgão ao qual o programa se subordina, seguida da palavra Brasil, entre parênteses: Defensoria Pública da União (Brasil); a entrada secundária será feita para o título: Programa de encarreiramento no âmbito da DPU.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a entrada para DPU seria: Brasil. Defensoria Pública da União, embora não tenha certeza se o "da União" deva ser mantido ou não. 

  • Lendo o livro: Cabeçalhos para entidades coletivas, da Maria Teresa Reis Mendes. Defensoria são entradas subordinadas. Exemplo do livro: Rio de Janeiro(Estados). Defensoria Pública Geral. Acho que no exemplo da questão seria: Brasil. Defensoria Pública da União
  • Quando a entidade em questão for da adm direta (U, E, DF e M), o Brasil vem antes. 

    Se for da adm indireta (Aut, F.P, SEM, EP.) vem depois.

  • Sim, Fran Grimaldi. A "União" faz parte da entrada. 

    Exemplos:

    Brasil. Tribunal de Contas da União

    Brasil. Defensoria Pública da União

     

  • Uma das diferenças do AACR2 para o RDA é o fim da entrada principal. não se usa mais o regra dos 3 autores. 

    A transcrição é fidedigna ao documento e são mencionados quantos autores existirem 

  • A questão aborda o uso do RDA na catalogação. 

    Com base na situação hipotética apresentada e sua respectiva assertiva, podemos analisar cada uma das informações apresentadas: 

    1 - “a entrada principal para essa obra deve ser feita pelo órgão..." O RDA não trabalha com o conceito de entrada principal ou secundária e sim com o de pontos de acesso autorizados. 

    2 - “ser feita pelo órgão ao qual o programa se subordina, seguida da palavra Brasil, entre parênteses: Defensoria Pública da União (Brasil)". O formato correto para este tipo de entidade coletiva é Brasil. Defensoria Pública da União. 

    3 - “a entrada secundária será feita para o título: Programa de encarreiramento no âmbito da DPU." Novamente, o RDA não trabalha com o conceito de entrada principal ou secundária. O título neste caso será identificado de maneiras diferentes nas entidades Obra e Manifestação do grupo 1. 

    Desta forma, identificamos que as informações apresentadas na assertiva estão incorretas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     


ID
1807777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue,considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

Conforme os requisitos funcionais para registros bibliográficos, mudanças no tamanho da fonte ou na disposição das páginas de uma obra, ou mudanças no seu invólucro, não são suficientes para que se considere uma nova manifestação, devendo ser considerada, nesse caso, ainda como cópia de uma manifestação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    As mudanças na forma física que caracterizam uma nova manifestação são: características de apresentação (mudança no tipo, tamanho da fonte, disposição na página etc) e mudanças no invólucro (...) O produto resultante pode ser considerado como uma nova manifestação, que contém uma ou nova expressão da obra.

     

    MORENO, Fernanda Passini. Requisitos funcionais para registro bibliográficos - FRBR: um estudo no catálogo da Rede Bibliodata. 2006. 

     

  • Conforme os requisitos funcionais para registros bibliográficos, mudanças no tamanho da fonte ou na disposição das páginas de uma obra, ou mudanças no seu invólucro, não são suficientes para que se considere uma nova manifestação, devendo ser considerada, nesse caso, ainda como cópia de uma manifestação.

  • Seria uma nova expressão, concretizada por uma nova manifestação.

  • Questão que cobra dos candidatos conhecimentos sobre as relações entre o RDA e o FRBR. 

    As manifestações de uma obra consistem, segundo o FRBR, na incorporação física de uma “expressão" de uma “obra". Uma manifestação de uma mesma expressão e obra pode apresentar variações como as indicadas na assertiva. 

    Estas variações se caracterizam como mudanças nas características de apresentação e mudanças no invólucro e em ambos os casos resultam em uma nova manifestação contendo uma nova expressão de uma obra. 

    Por exemplo, um mesmo livro publicado em formato impresso com fonte adaptada para deficientes visuais e em formato impresso com fonte em tamanho tradicional. Os dois livros serão considerados manifestações diferentes de uma mesma expressão e obra. 

    Desta forma, identificamos a assertiva como incorreta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
1856938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de catalogação, julgue o próximo item.

Conforme os functional requirements for bibliographic records, um item é considerado uma entidade concreta que corresponde a um objeto físico, o qual pode estar também no formato digital.

Alternativas

ID
1859206
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os documentos apresentam características físicas e intelectuais.

Entre as características físicas, estão

Alternativas
Comentários
  • Conforme Feitosa (2006, p. 17):

    [...]. Um documento é um objeto que fornece um dado ou informação e pode ser diferenciado entre outros documentos, de acordo com suas características físicas ou intelectuais. As características físicas de um documento relacionam-se aos conceitos de material, natureza, tamanho, peso, forma de produção, suporte, entre outras. As características intelectuais relacionam-se aos conceitos de objetivo, conteúdo, assunto, tipo de autor, fonte, forma de difusão, originalidade, entre outras.

    Gab. C

    FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.


ID
1907413
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O sistema de pontuação desempenha importante papel na descrição bibliográfica. Desse modo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1907419
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise os diferentes sinais utilizados na descrição de um item, e assinale a opção que contém aqueles que são usados apenas na descrição física.

Alternativas

ID
1907428
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São expressões latinas utilizadas nas diferentes áreas de descrição:

Alternativas

ID
2086015
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o tratamento da informação, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Apresenta como resultado representações documentais, unidades mais fáceis de manipular em sistemas de recuperação da informação.

( ) Deve variar de acordo com o detalhamento desejado, o que é determinado pelo tipo de unidade de informação em que ocorre.

( ) Refere-se à função de descrever os documentos bibliográficos e não bibliográficos com o objetivo de proceder ao processo de seleção de documentos.

Alternativas

ID
2154877
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de organização de coleções, incluindo o preparo do material informacional para circulação e controle de uso, consiste nos processamentos técnicos envolvendo

Alternativas

ID
2196124
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito à designação geral do material segundo as regras previstas no AACR2, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A DGM é opcional e deve aparecer logo após o título.

    Alternativa E.


ID
2227942
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que corresponde nas bibliotecas e nos sistemas de informação, seja pelas características físicas ou pelas características do conteúdo, a função de descrever os documentos.

Alternativas
Comentários
  • "Contextualizando o tratamento da informação em sistemas de informação, Dias (2001, p. 3) o define como “a função de descrever os documentos, tanto do ponto de vista físico (características físicas dos documentos) quanto do ponto de vista temático (ou de descrição do conteúdo).”

    Letra E


ID
2228002
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa a seguir referente em descrição bibliográfica à área específica destinada à utilização apenas para materiais cartográficos, música impressa, publicações periódicas e recursos eletrônicos.

Alternativas

ID
2309764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Os termos representação descritiva e representação temática, adotados com o objetivo de ampliar o conceito de catalogação, remetem à produção de catálogos de biblioteca. Sob o nome de catalogação ou representação descritiva, a área é explicada por instrumentos como a AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) e o formato de registro bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging).

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia a catalogação abrange não somente a descrição bibliográfica, mas também a análise temática com seus produtos, entre eles a identificação temática. Assim ampliam o conceito de catalogação.

  • Essa bacana é terrível! A resposta se encontra no enunciado da questão, mas por trazer conceitos nada haver no inicio da questão o candidato marca errado.

    Sob o nome de catalogação ou representação descritiva, a área é explicada por instrumentos como a AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) e o formato de registro bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging).

    O Marc surgiu como formato de intercâmbio de registros bibliográficos dos códigos de catalogação tornando-os legíveis por máquina.

  • A catalogação também é conhecida por representação descritiva, assim, podemos dividir as catalogações em:

    1- Catalogação descritiva- realizada através da catalogação, verifica aspectos extrínsecos ao documento.

    2- Representação temática- é realizada, por exemplo, através da indexação, aqui, consideram-se os aspectos INTRÍNSECOS ao documento.

  • Representação descritiva trata da representação das características específicas do documento. Ela padroniza os pontos de acesso responsáveis pela busca e recuperação da informação. Veremos mais sobre o assunto na aula de catalogação. Aguardem.

    Gabarito: C

  • Questão que aborda conceitos relacionados à catalogação. 

    Para encontrar a resposta certa, podemos analisar cada uma das partes da assertiva separadamente. 

    “Os termos representação descritiva e representação temática, adotados com o objetivo de ampliar o conceito de catalogação, remetem à produção de catálogos de biblioteca." 

    Este trecho está correto. Mais recentemente, a catalogação tem sido tratada na área como um sinonimo de representação descritiva sem abordar a representação temática. Porém, são encontrados na literatura da área diversos autores que identificam a representação temática (que envolve a indexação e a classificação) como um tipo ou parte da catalogação. 

    “Sob o nome de catalogação ou representação descritiva, a área é explicada por instrumentos como a AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) e o formato de registro bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging)". 

    O AACR2 é um padrão que propõe a definição dos formatos de representação descritiva em diversos tipos de materiais. O formato MARC é, por sua vez, utilizado para intercambiar registros bibliográficos produzidos na catalogação em um formato que seja legível por maquina. Ambos os instrumentos são utilizados no desenvolvimento dos processos de catalogação. Este trecho também está correto. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

ID
2309854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de instrumentos adotados na representação descritiva e na descrição bibliográfica de publicações.

É função da representação descritiva representar o conteúdo dos documentos por meio de resumos e da atribuição de assuntos.

Alternativas
Comentários
  • Isso é função da representação temática.

  • A Representação Descritiva abrange especificamente as descrições físicas que dizem respeito à representação de todas as características dos objetos informacionais, visando facilitar a sua recuperação e disseminação. Esta disciplina visa trabalhar os aspectos conceituais, históricos, estruturais e práticos da catalogação, como é comumente conhecida.

    A descrição de conteúdo diz respeito aos processos de representação temática ou, mais comumente chamada de classificação e, finalmente, a indexação.

    Gabarito: Falso

  • A questão aborda conceitos básicos sobre representação descritiva e temática de documentos. 

    Os documentos podem ser representados pelos seus aspectos físicos e objetivos e seus aspectos temáticos e subjetivos. 

    A representação descritiva consiste na descrição das características físicas do documento e de seus dados objetivos como autoria, editora, ilustradores, pessoas e organizações envolvidas na publicação, entre outros dados. 

    A representação do conteúdo dos documentos por meio de resumos e da atribuição de assuntos consiste em objeto da representação temática. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2358070
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os instrumentos de catalogação descritiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O CCAA abrange a descrição de obras no formato tradicional e digital, partindo da caracterização de uma obra com suas expressões, manifestações e itens.
( ) Os FRBR começaram a ser discutidos no final da década de 1990, considerando as dificuldades encontradas para descrever os novos suportes informacionais.
( ) A RDA é uma regra de descrição que permite categorizar qualquer tipo de conteúdo, mídia ou suporte e abrange a descrição de obras no formato analógico e digital.
A sequência está correta em

Alternativas

ID
2361664
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O registro bibliográfico é composto por três etapas. Acerca dessas etapas, analise as afirmativas.


I - A descrição bibliográfica é a representação sintética e codificada das características de um recurso informacional, de forma a garantir sua unicidade em ambientes informacionais.

II - O controle bibliográfico eficiente é a representação sintética e codificada do conhecimento e acesso aos recursos informacionais disponíveis em acervos específicos ou coletivos, em dimensões geográficas ou institucionais, em estruturas fechadas ou abertas, disponíveis de modo presencial ou remoto.

III - A definição dos dados de localização é a representação sintética e codificada de elementos que definem o armazenamento do item em um ambiente informacional.

IV - A definição de pontos de acesso é a representação sintética e de termos contidos nos recursos relacionados a sua descrição de forma e conteúdo de modo a garantir o instanciamento do recurso disponível em ambientes informacionais.

V - A padronização da forma de representação sintética e codificada da informação contida em um item informacional deve possibilitar sua transmissão em diferentes e diversificados ambientes informacionais.

Estão corretas as afirmativas  

Alternativas
Comentários
  • ITEM II- O controle bibliográfico eficiente é a representação sintética e codificada do conhecimento e acesso aos recursos informacionais disponíveis em acervos específicos ou coletivos, em dimensões geográficas ou institucionais, em estruturas fechadas ou abertas, disponíveis de modo presencial ou remoto.

    CORRETO: um controle bibliográfico eficiente para o conhecimento e acesso aos recursos informacionais disponíveis em acervos específicos ou coletivos, em dimensões geográficas ou institucionais, em estruturas fechadas ou abertas, disponíveis de modo presencial ou remoto. 

    Segundo Mey (1995, p. 43): ”Descrição bibliográfica é a representação sintética e codificada das características de um item, de forma a torná-lo único entre os demais.”

    ITEM V- A padronização da forma de representação sintética e codificada da informação contida em um item informacional deve possibilitar sua transmissão em diferentes e diversificados ambientes informacionais.

    CORRETO:A necessidade de padronizar a forma de representação da informação contida em um item documentário e possibilitar sua transmissão e retransmissão por meio legível, a olho nu ou por máquina, fortaleceu a necessidade do estabelecimento de regras de descrição de forma e de conteúdo. 

    CORRÊA, Rosa Maria Rodrigues. Catalogação descritiva no século XXI: Um estudo sobre o RDA. Disponível em:

  • I) Descrição bibliográfica, também conhecida como representação descritiva, é a parte da catalogação responsável pela caracterização de um recurso bibliográfico. CORRETA

    II) a catalogação abrange três etapas: descrição bibliográfica, pontos de acesso e dados de localização. INCORRETA

    III) Dados de localização permitem ao usuário localizar um item em determinado acervo. CORRETA

    IV) Os pontos de acesso permitem aos usuários o acesso à representação de um recurso bibliográfico em um determinado catálogo. CORRETA

    V) a catalogação abrange três etapas: descrição bibliográfica, pontos de acesso e dados de localização. INCORRETA

    Resposta: D

  • Acrescentando...

    Conforme Mey e Silveira (2009, p. 94):

    A catalogação compreende três partes: descrição bibliográfica, pontos de acesso e dados de localização.

    Gab. D


ID
2366656
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Oliver (2011), o modelo FRBR identifica 3 grupos de entidades. As entidades do Grupo 1 são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Oliver(2011, p.23):

    O modelo FRBR identifica três grupos de entidades:

    Entidades do grupo 1: produtos do trabalho intelectual ou artístico

                                     entidades: obra, expressão, manifestação, item

    RESPOSTA C

  • Grupo 1 

    Obra

    Manifestação

    Item 

    Expressão

     

    Grupo 2 

    Pessoa

    Entidade coletiva

     

    Grupo 3

    Conceito

    Objeto

    Evento 

    Lugar


ID
2380018
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome do conjunto de elementos destinados à identificação de um fascículo e/ou volume da publicação periódica e dos artigos nela contidos.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    legenda caption, cut line, legend, subtitle [...] 1. bibliográfica biblid, bibliographic strip, bibliographical st.rip, contents strip BBB/CAT sumário codificado dos dados bibliográficos especialmente impressos na capa de um periódico e utilizado para a identificação rápida de um item. A expressão biblid é a sigla de bibliographic identification, desenvolvida pela ISO e aprovada pela ISO R30-1956. [...]


ID
2409556
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na descrição bibliográfica,

Almeida, Simone Couto Patriota de

Fundamentos de turismo e hotelaria / Simone Couto Patriota

de Almeida; Manuela Grace de Almeida Rocha. – Maceió:

IFAL, 2012. – 108 p. : il. ; 26 cm. – Bibliografia: p. 105-108.

I. Título. II. Rocha, Manuela Grace de Almeida. 1. Turismo.

2. Hotelaria.

as informações “IFAL”, “108 p. : il. ; 26 cm” e “II. Rocha, Manuela Grace de Almeida” dizem respeito, respectivamente, aos campos

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    ----------------------------------

    editora “IFAL”,

    descrição física “108 p. : il. ; 26 cm"

    ponto de acesso secundário.  “Rocha, Manuela Grace de Almeida

     

    Qualquer usuário de biblioteca procura um documento, basicamente, pelo autor, pelo título e pelo assunto. Portanto, qualquer sistema adotado pela biblioteca seja manual ou informatizado terá que fornecer, ao usuário, resposta para essas três perguntas básicas, isto é, oferecer pontos de acesso que permitam recuperar o documento desejado e que esteja no acervo na biblioteca.

     

    #ifal2016


ID
2476186
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, e que tais elementos são extraídos do documento a ser referenciado, podendo ser essenciais ou complementares.

São elementos essenciais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Se for de monografia...

     

    NBR 6023

    7.1 Monografia no todo
    Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações,
    entre outros).
    7.1.1 Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.

  • Questão totalmente mal feita... sem cometários!

  • Alguém entendeu?

  • Questão que pode ser anulada. SUBTÍTULO É ELEMENTOR COMPLEMENTAR. 

  • Poderia ser anulada, mas a descrição física também é um elemento complementar e está presente na alternativa B. No entanto, é questionável...


ID
2476207
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um item é divido em duas partes, sendo a primeira denominada Descrição e a segunda, Pontos de acesso, títulos uniformes, remissivas.

Considerando a importância das regras prescritas pelo AACR2 na catalogação descritiva de um item, assinale a alternativa em que estão relacionados apenas itens referentes à Descrição (primeira parte).

Alternativas
Comentários
  • Parte 1= Descrição

     

    Parte 2= Remissivas

                   Pontos de acesso

                   Título uniforme

     

     

    Descrição

    0  Introdução

    1 Regras de descrição

    2 Livros, folhetos, folhas impressas

    3 materiais cartográficos 

    4 Manuscritos 

    5 Música

    6 Gravação de som

    7 Filmes cinematográficos 

    8 materiais gráficos

    9 Recursos eleletrônicos

    10 Artefatos tridimensionais e realias

    11 Microformas

    12 Recursos contínuos

    13 Análise

  • PARTE 1 – DESCRIÇÃO

    INTRODUÇÃO

    1 REGRAS GERAIS DE DESCRIÇÃO

    2 LIVROS, FOLHETOS E FOLHAS IMPRESSAS

    3 MATERIAIS CARTOGRÁFICOS

    4 MANUSCRITOS

    5 MÚSICA

    6 GRAVAÇÕES DE SOM

    7 FILMES CINEMATOGRÁFICOS DE GRAVAÇÃO DE SOM

    8 MATERIAIS GRÁFICOS

    9 RECURSOS ELETRÔNICOS

    10 ARTEFATOS TRIDIMENCIONAIS E REALIA

    11 MICROFORMAS

    12 RECURSOS CONTÍNUOS

    13 ANÁLISE

    PARTE II – PONTOS DE ACESSO, TÍTULOS UNIFORMES, REMISSIVAS

    INTRODUÇÃO

    21 ESCOLHA DOS PONTOS DE ACESSO

    22 CABEÇALHOS PARA PESSOAS

    23 NOMES GEOGRÁFICOS

    24 CABEÇALHOS PARA ENTIDADES

    25 TÍTULOS UNIFORMES

    26 REMISSIVAS


ID
2491933
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os termos num resumo telegráfico são relacionados sintaticamente por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    "Espero ter ajudado"

  • Resumo telegráfico: que consiste num conjunto de palavras-chave indicando o conteúdo temático do documento.

    CUNHA, Murilo Bastos da.; CAVALCANTI, Cordelia R. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008. xvi, 451 p

  • Esta questão aborda a elaboração de resumos e seus tipos.

    O resumo telegráfico é usado para indicar o conteúdo temático de um documento por meio de um conjunto de palavras-chave. Recebe esse nome por se assemelhar a um telegrama.

    Ao analisarmos as alternativas, identificamos que a letra C “indicadores de função" visto que palavras-chave são indicadas para representar o documento. Notem que as outras alternativas não contém qualquer menção a assunto ou tema e não se relacionam diretamente com a função de um resumo.

    Gabarito do Professor: Letra C


  • Para EVITAR UMA RELAÇÃO INCORRETA entre os termos, é preciso introduzir certa sintaxe na indexação, a fim de eliminar a ambiguidade. O método tradicional consiste em empregar indicadores de função: códigos que tornam explícitas as relações entre os termos. LANCASTER, p. 190


ID
2491966
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O campo 300 do MARC 21 trata da descrição física do item, consistindo de seus dados sobre:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    300 outro detalhes, extensão

    110 autor principal

    245 titulo

    500 nota geral

    020 isbn

    022 issn

  • Campo 300 - Descrição física

    Contém informações relativas a descrição física do documento, como extensão e dimensão

    Pode-se incluir também outros detalhes físicos e informações sobre o material adicional, ou seja, sobre material que acompanha a obra principal.


ID
2514289
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao redigir um resumo, um bibliotecário empregou palavras diferentes das usadas pelo autor do documento original, com a intenção de obter brevidade. O risco dessa prática é distorcer o significado do original.


É correto afirmar que o bibliotecário aplicou

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    paráfrase paraphrase 1. LIT 1.1 Leitura, interpretação ou tradução em que o autor procura seguir mais o sentido do texto que a sua letra; metáfrase. 1.2 "Interpretação, explicação ou nova apresentação de um texto (entrecho, obra etc) que visa torná-lo mais inteligível ou que sugere novo enfoque para o seu sentido" (HOUD, p. 2127). 2. DIR "é o desenvolvimento de parte de uma obra, como se fosse uma ilustração, a partir do que se desenvolve o tema" (SOU, p. 75)

  • Segundo Lancaster (2004, p. 114):

    Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor. Ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca de originalidade, com a mudança das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas.

    Gab. B

  • A paráfrase é utilizada para obter brevidade, contudo, ao utilizar este recurso, corre-se o risco de distorcer o significado do texto original.

    Gabarito: B


ID
2516737
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A tabela PHA, elaborada pela bibliotecária Heloísa de Almeida Prado, consiste em:

Alternativas
Comentários
  • “[…] duas colunas de letras, alfabeticamente dispostas, tendo no centro uma numeração crescente, de base decimal, que serve para dar símbolo a ambas as colunas.” (PRADO, 1984, p. 02).


ID
2527429
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo, relativos à catalogação descritiva.


I. AACR2

II. RDA


a. os dados devem ser registrados de maneira fiel ao que é apresentado no item.

b. emprega sine loco (s.l.) quando o lugar de publicação é desconhecido.

c. opera com o conceito de cabeçalho autorizado.

d. sua estrutura se apresenta pelo tipo de material.

e. opera com o conceito de título preferencial.

f. especifica tipo de conteúdo, de mídia e de suporte.


A correta correlação entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • I. AACR2

    b. emprega sine loco (s.l.) quando o lugar de publicação é desconhecido.

    c. opera com o conceito de cabeçalho autorizado.

    d. sua estrutura se apresenta pelo tipo de material.

    II. RDA

    a. os dados devem ser registrados de maneira fiel ao que é apresentado no item.

    e. opera com o conceito de título preferencial.

    f. especifica tipo de conteúdo, de mídia e de suporte

  • a. os dados devem ser registrados de maneira fiel ao que é apresentado no item. II. RDA

    b. emprega sine loco (s.l.) quando o lugar de publicação é desconhecido. I. AACR2

    c. opera com o conceito de cabeçalho autorizado. I. AACR2

    d. sua estrutura se apresenta pelo tipo de material. I. AACR2

    e. opera com o conceito de título preferencial. II. RDA

    f. especifica tipo de conteúdo, de mídia e de suporte. II. RDA

    Gabarito: E


ID
2572063
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No campo de atuação da biblioteconomia, no que se refere ao método de descrição, pode-se afirmar que referido método

Alternativas

ID
2578831
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processamento técnico tem a função de preparar os livros para serem disponibilizados no acervo. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (a) Tesauros e cabeçalhos de assuntos são instrumentos essenciais na atividade de catalogação. / indexação

    (b) Os principais instrumentos utilizados na codificação dos números de classificação são: a CDD, a CDU e o AACR2.

    (c) A codificação cromática, para organizar o acervo, é adotada em algumas bibliotecas públicas e escolares para facilitar a localização de obras.

    (d) O processamento técnico tem duas atividades principais: realizar a análise temática do acervo (catalogação das obras) e a análise descritiva (indexação e classificação de materiais). / conceitos trocados


  • Embora alguns autores e bibliotecas usem a expressão "classificação cromática", o correto é CODIFICAÇÃO ou CÓDIGO CROMÁTICO, já que cada instituição adapta as cores à sua realidade. Não há uma uniformização como nas classificações já estudadas (CDD e CDU).


ID
2584492
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere a catalogação do seguinte material cartográfico:

Atlas de 30 páginas ao todo, contendo 25 mapas coloridos e medindo 40 cm de altura e 50 cm de largura.


Segundo as normas do código de catalogação vigente, a forma correta da descrição física do item acima é

Alternativas

ID
2614072
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Fixar as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas. Esse é o objetivo de qual norma brasileira?

Alternativas
Comentários
  • a) NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação

    b) NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação

    c) NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação

    d) NBR 6029: Informação e documentação - Livros e folhetos - Apresentação

    e) NBR 6032: Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. OBS.: NBR foi cancelada, porém à epóca não era e foi pedida na questão.

    Gab. E

  • Lembrando que a NBR 6032 foi cancelada, portanto, atualmente a questão está obsoleta. Fonte: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=4243


ID
2627413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne a processos e técnicas de tratamento da informação, físicos ou digitais, julgue o item subsequente.


Os elementos descritivos da área de publicação incluem o lugar da publicação/distribuição, o número da edição, o nome do editor/distribuidor, a data da publicação/distribuição e o lugar da fabricação.

Alternativas
Comentários
  • Área 4: dados da publicação, que podem conter elementos como lugar, nome do editor e data da publicação.

    (VIEIRA, 2014, p. 119).

    Gab. Errado

  • Área 4: publicação, distribuição

    Os elementos descritivos da área de publicação incluem o lugar da publicação/distribuição, o número da edição, o nome do editor/distribuidor, a data da publicação/distribuição e o lugar da fabricação.

    Errada

  • R. 1.4B1 Registre nesta área todas as informações a respeito do lugar, do nome e da data de todos os tipos de atividades relativas à publicação, distribuição, divulgação e impressão. 

    Resposta: E

  • Área 2: Edição

    Área 4: Publicação, produção, distribuição.


ID
2639314
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à notação de autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Mais tarde, Charles Ammi Cutter concluiu sua própria tabela para individualizar os autores, que foi publicada em 1880. De acordo com essa tabela, o autor deveria ser identificado pela primeira letra do seu sobrenome seguida por algarismos arranjados na ordem alfabético-decimal. No julgamento de Cutter este seria o arranjo ideal, pois permite a inserção de novos números caso ocorra coincidência nos sobrenomes de autores que publicaram na mesma área temática. Como se pode observar, Cutter aperfeiçoou a ideia e incorporou o uso da decimalidade que já integrava o sistema de classificação decimal de Dewey, pois considerou que o número do livro poderia ser análogo ao número de classe, sendo construído em um sistema decimal (BARDEN, 1937; LENTINO, 1967, 1971; SAYERS, 1918).

    -------------------

    Gabarito: C

    => Fonte: CARIBÉ, Rita de Cassia do Vale. Notação de autor: sua história. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.26, n.2, p. 121-135, maio/ago. 2016


ID
2648818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As normas para a padronização dos registros de informação desempenham papel crucial para a recuperação da informação. Acerca dessas normas, julgue o próximo item.


O termo representação descritiva, embora muito abrangente, impossibilita a ambiguidade e a confusão com o tratamento temático da informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • O erro da questão é afirmar que a representação descritiva é um termo abrangente. Segundo Verly, Rocha e Silveira (2012) “catalogação” pode ser considerado um termo genérico utilizado para abarcar a catalogação temática e a descritiva. Enquanto que o termo “representação descritiva” é um termo mais específico [logo, não é abrangente] que impossibilita a ambigüidade e confusão com o tratamento temático da informação. Acredita-se que a tendência da substituição do termo “catalogação” resultará em recuperação maior de artigos futuramente com o termo “representação descritiva”, quando esta tendência estiver consolidada e aceita entre a comunidade bibliotecária."

  • Conforme Maimone, Silveira e Tálamo (2011, p. 28):

    Portanto, a representação da informação pode ser subdividida em representação descritiva e representação temáticaA primeira representa as características específicas do documento, denominada descrição bibliográfica, que permite a individualização do documentoEla também define e padroniza os pontos de acesso, responsáveis pela busca e recuperação da informação, assim como pela reunião de documentos semelhantes, por exemplo, todas as obras de um determinado autor ou de uma série específica. A segunda detém-se na representação dos assuntos dos documentos a fim de aproximá-los, tornando mais fácil a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes. Neste contexto, são elaboradas as linguagens documentárias, instrumentos de controle vocabular a fim de tornar possível a “conversação” entre documentos e usuários

    Gab. Errado

    MAIMONE, Giovana Deliberali; SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.1, p. 27-35, jan./abr. 2011. Disponível em: http://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/14582/art_MAIMONE_REFLECTIONS_ABOUT_THE_RELATIONS_BETWEEN_THEMATIC_2011.pdf?sequence=1

  • A questão aborda conceitos relacionados à representação da informação. 

    A representação da informação é tradicionalmente dividida em dois tipos: a representação temática e a representação descritiva. 

    A representação descritiva é utilizada para individualizar o item descrito, abordando suas características físicas e intrínsecas, sendo utilizada para a definição e padronização dos pontos de acesso. 

    A representação descritiva não é abrangente como mencionado na assertiva. Ao contrário, a representação descritiva é um tipo específico de representação, tal qual a representação temática. 

    Ambos os tipos fazem parte da representação da informação, este sim um conceito de maior abrangência. 

    Logo, o termo representação descritiva “impossibilita a ambiguidade e a confusão com o tratamento temático da informação" por ser uma atividade específica e não abrangente. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .
     

     
     


ID
2648821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a representação temática de recursos informacionais.


A representação temática permite a individualização do documento por meio da padronização dos pontos de acesso.

Alternativas
Comentários
  • Eu diria a representação descritiva... E não temática

  • Conforme Maimone, Silveira e Tálamo (2011, p. 28):

    Portanto, a representação da informação pode ser subdividida em representação descritiva e representação temática. A primeira representa as características específicas do documento, denominada descrição bibliográfica, que permite a individualização do documento. Ela também define e padroniza os pontos de acesso, responsáveis pela busca e recuperação da informação, assim como pela reunião de documentos semelhantes, por exemplo, todas as obras de um determinado autor ou de uma série específica. A segunda detém-se na representação dos assuntos dos documentos a fim de aproximá-los, tornando mais fácil a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes. Neste contexto, são elaboradas as linguagens documentárias, instrumentos de controle vocabular a fim de tornar possível a “conversação” entre documentos e usuários

    Gab. Errado

    MAIMONE, Giovana Deliberali; SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.1, p. 27-35, jan./abr. 2011. Disponível em: http://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/14582/art_MAIMONE_REFLECTIONS_ABOUT_THE_RELATIONS_BETWEEN_THEMATIC_2011.pdf?sequence=1

  • Pontos de acesso estão relacionados à representação descritiva ou catalogação. Já a representação temática está ligada a palavras-chaves ou cabeçalhos de assuntos.

  • A representação descritiva representa as características específicas do documento (descrição bibliográfica), que permite a individualização do documento. 

    A representação temática se ocupa dos assuntos dos documentos, a fim de agrupá-los, tornando mais fácil a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes.

    Gabarito: E

  • Segundo Mey (2009, p. 145) os pontos de acesso [...] o usuário pode procurar e encontrar, ou acessar , a REPRESENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA de um recurso, ou o próprio recurso eletrônico de acesso remoto. Os pontos de acesso reúnem os recursos por uma dada CARACTERISTICA DE SEMELHANÇA.

  • A catalogação compreende três partes:

    1- descrição bibliográfica: INDIVIDUALIZAR os recursos bibliográficos, de forma que não sejam confundidos entre si.

    2- pontos de acesso: reunir recursos bibliográficos por suas SEMELHANÇAS, estabelecendo RELAÇÕES entre si.

    3- dados de localização: permitir a LOCALIZAÇÃO de um recurso bibliográfico em acervo determinado.

    Isto é, a descrição bibliográfica permite a individualização dos documentos. Os pontos de acesso servem para relacioná-los.

  • Representação temática = indexação

    Representação descritiva= catalogação


ID
2648824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a representação temática de recursos informacionais.


As funções da representação temática incluem a criação de índice de assunto e a catalogação de assuntos, ou seja, o uso dos cabeçalhos de assunto para a representação do conteúdo temático coberto pelo recurso informacional.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 13):

    "[...]. A representação temática da informação é uma atividade que carrega em sua semântica alta complexidade, por se tratar de uma tarefa de análise e síntese"

    E segundo Lancaster (2004, p. 20,22):

    [...]. Catalogação de assuntos refere-se comumente à atribuição de cabeçalhos de assuntos para representar o conteúdo total de itens bibliográficos inteiros (livros, relatórios, periódicos, etc.) no catálogo das bibliotecas.

    Em suma, a indexação de assuntos conceitualmente idêntica à catalogação de assuntos.

    Gab. Certo

  • Os produtos da análise documentária podem ser oriundos do próprio processo de transformação de um objeto em um item documentário, passível de ser recuperado da memória documentária, como: catálogos, índices e resumos; ou podem ser construídos para melhorar a comunicação entre usuários e documentos, como os cabeçalhos de assunto e linguagens documentárias de forma geral.

    Gabarito: C

  • As funções da representação temática incluem a criação de índice de assunto e a catalogação de assuntos, Acho que esta tem recurso, pois a catalogação não é função temática. Alguém discorda?

  • Shirlei, a priori eu também pensei como você (e errei a questão por isso), mas, depois de pesquisar, vi que alguns autores entendem "catalogação de assunto" e "indexação" como equivalentes.

    "[...] observamos que as divergências entre a indexação e a catalogação de assunto ficam claras quando autores como Fujita (2003), Lancaster (2004) e Silva e Fujita (2004) reconhecem a indexação e a catalogação de assuntos como conceitualmente equivalentes."

    Fonte: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4370766/1.pdf

  • Catalogação de assuntos - itens bibliográficos inteiros

    Indexação de assuntos - partes dos itens

    (LANCASTER, 2004)


ID
2648830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a representação temática de recursos informacionais.


No âmbito da representação temática, a concepção orientada para o conteúdo considera as informações explícitas que são retiradas dos documentos e as trata sob a perspectiva de transferência do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Albrechtsen (1993, apud NAVES, 1996, p. 217), existem três conceitos ou pontos de vista diferentes sobre análise de assunto:

    a) Concepção simplista - considera os assuntos como entidades simplistas absolutas, que podem derivar de uma abstração lingüística do documento ou de dados que podem ser somados. Lida com a informação explícita que é extraída do documento.

    b) Concepção Orientada para o Conteúdo - envolve uma interpretação adicional do conteúdo, que vai além dos limites da estrutura léxica e gramatical, com o estabelecimento de assuntos que não estão explicitamente colocados no texto, mas que são facilmente identificados pelo indexador; envolve, portanto, uma abstração mais indireta do documento.

    c) Concepção Orientada pela Demanda - considera o assunto numa perspectiva de transferência do conhecimento. Segundo essa concepção, os documentos são criados e deveriam ser tratados como instrumentos para transmissão de informações às pessoas interessadas. Ao analisar um documento, o indexador não deve se limitar a representar ou resumir apenas a informação explícita no documento; mais do que isso, deve perguntar-se: como eu poderia tornar esse conteúdo, ou parte dele, visível para o usuário potencial? Que termos deverei utilizar para levar esse conhecimento até o leitor interessado?

     

    Disponível em <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/SOUZA_B_P_mestrado_CI_2012.pdf>

  • Existem três concepções sobre análise documentária: concepção simplista: lida com a informação explícita extraída do documento;

    concepção orientada para o conteúdo: vai além da informação explícita e envolve uma interpretação adicional do conteúdo;

    concepção orientada pela demanda: considera o assunto numa perspectiva de transferência do conhecimento, não se limitando a representar ou resumir a informação explícita. Leva em conta o usuário potencial no processo de análise documentária.

    A assertiva misturou os conceitos, a concepção orientada para o conteúdo envolve uma interpretação adicional do conteúdo do documento e vai além da informação explicita, mas apenas a concepção orientada pela demanda trata o documento sob a perspectiva da transferência do conhecimento.

    Gabarito: E

  • A questão aborda os métodos de representação temática de documentos em bibliotecas.

    A concepção orientada pelo conteúdo na representação temática aborda os documentos em uma análise subjetiva, que vai além do que é dito explicitamente em seu conteúdo. Esta abordagem considera características ligadas muitas vezes ao contexto em que o documento está inserido, características ligadas ao autor e assuntos que podem estar representados mais subjetivamente no texto.

    A característica de transferência de conhecimento citada na assertiva está ligada a abordagem orientada pela demanda, na qual os documentos são considerados como meios de transmissão de informação e conhecimento.

    Desta forma, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2648833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.

Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).

Com relação a SOC, julgue o item a seguir.


O SKOS (Simple Knowledge Organization System) é um modelo de dados que fornece estrutura para a publicação de termos usados nos SOC, além de fornecer suporte para buscas e conexões entre SOC diferentes.

Alternativas
Comentários
  • O SKOS é uma área de trabalho que desenvolve especificações e padrões para apoiar o uso de Sistemas de Organização do Conhecimento, como tesauros, esquemas de classificação, sistemas de títulos de assuntos e taxonomias dentro da estrutura da Web Semântica.

  • O World Wide Web Consortium (W3C) desenvolveu um modelo e especificação, denominado SKOS para dar suporte aos tradicionais sistemas de organização do conhecimento como tesauros, taxonomias, vocabulários controlados e sistemas de classificação, de tal modo que sejam entendidos pela máquina.

    Gabarito: C

  •  O SKOS é um modelo de dados para desenvolvimento de esquemas de conceitos tais como tesauros, listas de cabeçalhos, taxonomias, sistemas de classificação, e outros vocabulários controlados, que segue o modelo Resource Description Framework (RDF) e que por conseguinte permite que os esquemas de conceito sejam inseridos na proposta Web Semântica.

    https://fabricioassumpcao.com/2014/07/skos-construindo-sistemas-de-organizacao-do-conhecimento-no-contexto-da-web-semantica.html#:~:text=O%20SKOS%20%C3%A9%20um%20modelo,esquemas%20de%20conceito%20sejam%20inseridos


ID
2648836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.

Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).

Com relação a SOC, julgue o item a seguir.


Os SOC consideram os signos como descritores, ou seja, como formas linguísticas que representam os conteúdos dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • SOC- Sistema de organização do conhecimento

    Quando se fala em significado, no contexto da organização e representação do conhecimento, logo pensamos em semântica. Na Linguística, semântica é o estudo dos significados. Aqui, toma-se como definição para significado a descrita por Lyons (1987, p. 133) onde diz que “os significados são ideias ou conceitos que se podem transferir da mente do falante para a do ouvinte por encarnar-se, por assim dizer, nas formas de uma ou outra língua”. Assim, os signos para os SOC são descritores resultantes de uma construção pertinente para a significação, ou seja, formas linguísticas que expressam conceitos que representam o conteúdo de documentos. Portanto, a Linguística fornece o aporte teórico que possibilita o desenvolvimento desses instrumentos e permite que se estabeleça uma ponte entre, pelo menos, duas linguagens: a linguagem do sistema e a linguagem do usuário. Os SOC são constituídos de termos, conceitos e relações semânticas e uma teoria para os SOC deve explicar como esses elementos semânticos devem ser selecionados e relacionados.

    Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).

  • Para os sistemas de organização de conhecimento, signos são descritores resultantes de uma construção pertinente para significação, ou seja, formas linguísticas que expressam conceitos que representam o conteúdo dos documentos.

    Gabarito: C

  • Esta questão aborda conceitos gerais sobre os Sistemas de Organização do Conhecimento.

    O candidato pode inferir no enunciado da questão a resposta correta. Os SOCs são “sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos". Se estes sistemas são estruturados com base em semântica, logo podemos inferir que considerar os signos como descritores vai de encontro com o que o SOC propõe.

    Dessa forma, a um signo será dada um significado que semanticamente representará o documento em questão.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2648839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.

Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).

Com relação a SOC, julgue o item a seguir.


Uma das finalidades dos SOC é a descrição física de objetos informacionais.

Alternativas
Comentários
  • Descrição temática.

  • A finalidade do SOC é a representação temática.

    Gabarito: E

  • Esta questão aborda conceitos gerais sobre os Sistemas de Organização do Conhecimento.

    O texto do enunciado fornece a resposta correta ao candidato. Vejamos o trecho “sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos".

    Este trecho informa que o objetivo dos SOCs é analisar tematicamente o conteúdo dos documentos para subsidiar a indexação e recuperação da informação.

    Logo, a descrição é temática/semântica e não física dos objetos.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Finalidade organizar a informação e prover a gestão do conhecimento, com vistas à recuperação da informação. São sistemas conceituais, estruturados semanticamente de forma a apresentar termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos.


ID
2648863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      A indexação como um processo de representação do conteúdo dos documentos é um elemento fundamental para o processo de busca e recuperação da informação. O armazenamento da informação só pode ser realizado com efetividade se a indexação for feita de modo satisfatório, ou seja, se representar com fidedignidade o conteúdo dos documentos.

Rogério Henrique de Araújo Júnior. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007 (com adaptações). 

Julgue o próximo item, relativo a indexação.


A ontologia não permite a descrição exata do conhecimento, por ter como base a linguagem informal.

Alternativas
Comentários
  • Ontologias, o contrário do que diz a questão, consiste em especificações (termos) formais para descrever conceitos muito específicos.

  • A ontologia, como outras linguagens documentárias, é construída a partir de princípios e de significados oriundos de termos constituintes da linguagem de especialidade (termos contidos em trabalhos científicos) e da linguagem natural (linguagem do discurso comum).

    Gabarito: E


ID
2664796
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo:


I . palavra-chave.

II . termo.

III . cabeçalho de assunto.

IV. conceito.

V. definição.


a. palavra ou frase usada para etiquetar um conceito.

b. palavra ou frase específica usada para localizar um livro ou artigos em catálogos ou índices de periódicos.

c. palavra significativa extraída do próprio texto para representá-lo.

d. descrição verbal do conteúdo de um conceito.

e. unidade de pensamento constituída por abstração a partir de propriedades comuns.


A correlação correta entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • 2.1 palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado. (NBR 6028:2003).

    Sabendo esta, já consegue matar a questão....

    Gab. D


ID
2664808
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O resumo pode usar palavras diferentes das do item original ou adotar, seletiva e cuidadosamente, as mesmas palavras do item.


A afirmativa está

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor. Ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca da originalidade, com a mudança das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas. Esse aspecto é vigorosamente enfatizado por Collison (1971): 'é importante que o resumidor empregue, tanto quanto possível, o vocabulário do autor; a paráfrase é perigosa e pode conduzir o leitor a linhas de racioncínio que não eram aquelas pretendidas pelo autor (p. 11).' " (LANCASTER, 2004, p. 114)

     

     

    (LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004, p. 452)

  • Conforme dito por Lancaster “Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor, contudo, ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca de originalidade, com a mudança das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas.”

    Gabarito: E