- ID
- 163303
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- IBGE
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Biblioteconomia
- Assuntos
Na catalogação descritiva, o conceito de regra dos três aplica-se a
Na catalogação descritiva, o conceito de regra dos três aplica-se a
Julgue os itens subsequentes, acerca de formatos, regras e
padrões de descrição bibliográfica.
O padrão de descrição bibliográfica internacional para livros (ISBD) tem por objetivo definir a obra incorporada na manifestação catalogada.
Especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Não define a extensão do conteúdo de documentos individuais, nem determina significado algum para os parágrafos, indicadores ou identificadores. Apresenta uma estrutura geral e aberta, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para uso como formato de proces- samento dentro dos sistemas.
A afirmativa acima se refere
Cada tipo de suporte previsto na RDA constitui uma categoria que reflete o formato do meio de armazenamento e o invólucro desse suporte, relacionando-o ao tipo de dispositivo de intermediação necessário para acessar o conteúdo de um recurso. Nesse contexto, constituem tipos de suporte de imagens projetadas e microformas, respectivamente
Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos – FRBR definem uma série de entidades de interesse para os usuários que utilizam catálogos e bibliografias, por exemplo, as entidades que representam os diferentes interesses dos usuários nos produtos do trabalho intelectual ou artístico são
Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.
Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento da catalogação cooperativa, que promoveu a agilização da descrição documental
As notações gráficas de descrição que não são precedidas e seguidas de espaço na catalogação são
O formato MARC 21 para dados bibliográficos prevê dois campos para indicação do conteúdo de um item: em nota formatada e em nota não formatada.
Essas notas são indicadas, respectivamente, nos campos
Os modelos conceituais Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e Functional Requirements for Authority Data (FRAD) influenciaram na estrutura teórica que dá forma à Resource Description and Access (RDA), na terminologia e nos conceitos, tendo como foco o
Na catalogação descritiva, o elemento extensão está contido na grande área.
No ciclo documentário, a anotação das características dos documentos, como autor, entidade coletiva, organizador e título denomina-se
Quanto ao detalhamento na descrição bibliográfica, são recomendados três níveis de descrição, especificando os elementos mínimos que devem ser registrados por bibliotecas e outras agências catalogadoras.
A alternativa que corresponde ao primeiro nível de descrição é a que contém as seguintes informações:
Julgue os itens seguintes, relativos ao desenvolvimento de coleções.
Para descrição das áreas e formatos existentes em determinada biblioteca, recomenda-se a identificação dos assuntos principais, dos correlatos e dos que não compõem o escopo da biblioteca.
A identificação de documentos a partir de sua descrição
bibliográfica é prática milenar na biblioteconomia, ocorrendo desde
a Antiguidade, quando os bibliotecários inscreviam nas paredes das
bibliotecas dados sobre os livros do acervo. Atualmente, as bases
de dados bibliográficos, com registros de descrição altamente
padronizados, continuam sendo importantes instrumentos de
identificação e acesso às publicações.
Bernadete Campello. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed.
Brasília: Briquet de Lemos, 2006, p. 78.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos
itens, acerca de padronização da descrição bibliográfica.
Os Functional Requirements for Bibliographic Records, formatos para catalogação, utilizam uma abordagem baseada no usuário para analisar os requisitos da descrição bibliográfica, definindo de forma sistemática os elementos que o usuário espera encontrar no registro bibliográfico.
Julgue os itens seguintes, a respeito da aplicação do AACR-2.
Em catalogação descritiva, a responsabilidade compartilhada consiste na colaboração entre diferentes pessoas, que desempenham diferentes tipos de atividades na criação de conteúdo intelectual ou artístico de uma obra, como o editor e o ilustrador.
Acerca da catalogação descritiva, julgue os itens de 111 a 116.
Os elementos que compõem o primeiro nível de descrição são: título principal; primeira indicação de responsabilidade; indicação de edição; detalhes específicos do material; primeiro editor; data de publicação; extensão do item; nota; número normalizado.
Complete a sentença a seguir indicando a alternativa correta: _______________ é o processo de análise do documento e estabelecimento do assunto. Já a ______________é conjunto de procedimentos que, a partir de elementos formais e de conteúdo, permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa:
Segundo Ribeiro (2006), a indicação do impressor, local e data de impressão e, eventualmente, de outras características tipográficas ou não, no final de um item, corresponde a definição de
Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.
Considerando-se o formato MARC, é correto afirmar:
Título / responsabilidade. – Edição. – Local : Editor, Data. – Extensão. – (Série). – Nota 1. – Nota 2. – Nota n. – ISBN.
Esse é o modelo de apresentação da descrição bibliográfica em conformidade com o formato MARC.
Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.
Os Functional Requirements for Bibliographical Records e(FRBR) ou Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, utilizados como um código de catalogação, descrevem a forma de apresentação dos elementos descritivos de um item bibliográfico.
Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.
O FRBR é um modelo conceitual, baseado em entidade-relacionamento.
Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.
Sobre a RDA — Descrição de Recurso de Acesso —, é correto afirmar:
É a norma de descrição bibliográfica, criada pela ISO, para catalogação de recursos eletrônicos.
Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.
Sobre a RDA — Descrição de Recurso de Acesso —, é correto afirmar:
Utiliza-se para a descrição de recursos bibliográficos tanto tradicionais quanto não tradicionais — analógicos e digitais — na biblioteca e no ambiente virtual da rede.
Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.
Sobre a RDA — Descrição de Recurso de Acesso —, é correto afirmar:
Toma como base a estrutura teórica expressa nos modelos FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos) e FRAD (Requisitos Funcionais para Registros de Autoridade).
Julgue os itens que se seguem, acerca da catalogação de filmes cinematográficos, gravações de vídeo e CD-ROMs segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).
Na catalogação de um CD-ROM como material adicional, isto é, publicado com outro item e destinado a ser usado com ele, apenas a descrição em nota é a correta.
Com relação à catalogação (AACR2), julgue os itens a seguir.
De acordo com o AACR2, a grafia correta para área referente à descrição física do CDROM é a seguinte: 1 disco óptico de computador: sonorizado, colorido.
No processo de representação descritiva de um documento, o bibliotecário emitiu uma ficha em que constam o nome do autor, como entrada principal, o título e a data de publicação, seguidos do relatório da pesquisa biobibliográfica, com indicação das fontes consultadas, precedidas de códigos identificadores dos dados recuperados nessas fontes, e a notação de autor. Essa ficha, em suporte físico ou em formato eletrônico, deverá compor um catálogo auxiliar, fundamental para o catalogador, denominado catálogo.
O FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) é um conjunto de elementos desenvolvido pela IFLA em 1970 para a representação de registros bibliográficos automatizados que inclui quatro níveis de representação. Qual opção abaixo representa corretamente os quatro níveis:
Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem
Nas regras gerais para descrição de recurso bibliográfico, as informações descritas dentro dos parênteses são precedidas e seguidas de espaço.
Julgue os itens que se seguem, relativos à catalogação e a catálogos.
Ilustrador, revisor e prefaciador são indicações pertencentes à área de título e responsabilidade que devem ser registradas quando aparecerem na capa do livro.
Considerando que o objetivo da descrição bibliográfica seja fornecer uma representação única e não-ambígua do documento, julgue os itens a seguir, relativos aos padrões de descrição bibliográfica.
Na descrição bibliográfica de uma conferência, segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), se as sessões da conferência se realizaram em três ou mais lugares, é correto acrescentar ao cabeçalho o primeiro lugar mencionado, seguido pela abreviação etc.
Com o crescente aparecimento de materiais em formato digital, foi necessária uma revisão do Código de Catalogação AACR2, surgindo o(a):
Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, obra é
Basicamente, a estrutura da norma RDA (Recursos: Descrição e Acesso) é composta por dez seções, sendo
I. Seções 1-4: instruções para registrar relações entre as entidades.
II. Seções 5-10: instruções para registrar os atributos de entidades.
Verifica-se que
Em relação aos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, avalie os dois agrupamentos abaixo.
I. Obra
II. Expressão
III. Manifestação
IV. Item
a. É o que hoje se entende como exemplar, um ser único na biblioteca.
b. Criação intelectual ou artística em si, desconsiderando o suporte, idioma, edição, editora etc.
c. Realização da produção intelectual ou artística, compreende traduções etc.
d. É onde se expressa a produção intelectual ou artística, é o suporte físico que possui o conteúdo.
A correlação correta entre os agrupamentos é
Analise as afirmativas relacionadas ao RDA:
I. O RDA é um produto resultante de avanços ocorridos na catalogação. Tem como objetivo substituir a CDD.
II. O RDA foi construído sobre princípios, modelos conceituais e padrões internacionalmente estabelecidos desenvolvidos pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).
III. O RDA tem em sua base os modelos conceituais FRBR e FRBA que definem entidades, atributos e relacionamentos.
IV. O modelo conceitual FRBR define dez entidades divididas em três grupos: o de entidades que são produtos do esforço intelectual ou artístico; o de entidades que são responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico e o de entidade que servem como assunto à entidade obra.
V. Em 2010 o RDA foi lançado como uma ferramenta on-line acessível por meio de um navegador mediante assinatura, o RDA Toolkit oferece acesso ao RDA e a um conjunto de ferramentas para os catalogadores.
Assinale a alternativa correta:
A norma que especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica é:
De acordo com os FRBR – Functional requirements for bibliographic records, pode-se afirmar que
Ao fazer uma descrição bibliográfica, é correto afirmar:
O RDA é um novo padrão para a descrição e acesso de recursos planejado para o mundo digital. Trata-se de um instrumento
Em relação à representação descritiva, todas as afrmativas de mey (2003) estão corretas, EXCETO:
Na catalogação descritiva é considerado um modelo de dados formal para descrição de recursos, sendo que seu principal objetivo consiste em possibilitar que aplicações computacionais troquem (meta)dados enquanto preservam seu significado original.
De acordo com os Requisitos Funcionais para Registros
Bibliográficos, o primeiro agrupamento abaixo relaciona
entidades, enquanto o segundo elenca alguns atributos
dessas entidades:
ENTIDADES
I. Obra
II. Expressão
III. Manifestação
IV. Item
ATRIBUTOS
a. Dados de aquisição, condição, notas de acesso.
b. Título, forma, data.
c. Título, forma, data, idioma.
d. Título, responsabilidade, edição, editora, data de publicação.
A correta correlação entre os agrupamentos é
A criação da International Standard Bibliographic Description dividiu as informações descritivas de um documento em oito áreas correspondentes aos tipos de informação e que abarcam seus elementos, ou seja, cada uma das unidades informacionais dentro de uma área. Tais áreas são as mesmas para todos os tipos de recursos e são delimitadas por sinais de pontuação. A área três compreende dados que dizem respeito à(a):
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o livro tem número de páginas sempre superior a __, excluindo a capa, e o folheto tem de 4 até __ páginas, excluindo também a capa.
Para a aplicação da norma ISO 2709: 2008 – Information and documentation. Format for Information Exchange – que especifica os requisitos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica, foram
adotadas algumas definições, como a de “registro".
Assinale a afirmativa que apresente o significado de registro.
Para a aplicação da norma ISO 2709: 2008 – Information and
documentation. Format for Information Exchange – que
especifica os requisitos que descrevem todas as formas de
documentos sujeitos à descrição bibliográfica, foram
adotadas algumas definições, como a de “registro".
Assinale a afirmativa que apresente o significado de registro.
O tratamento do acervo de uma biblioteca é fundamental para permitir a localização e recuperação dos itens de interesse dos usuários. No tratamento, costuma-se utilizar
A respeito da representação descritiva de recursos informacionais,
julgue o item a seguir.
A preparação e organização de mensagens codificadas com
base em itens existentes ou passíveis de inclusão em um ou
vários acervos, de forma a permitir a intersecção entre
mensagens contidas nos itens e mensagens internas dos
usuários, refere-se à elaboração de um catálogo.
Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.
A RDA, cujo objetivo principal é prover meio de descrição
bibliográfica para os novos formatos, surgiu como
consequência da disseminação dos recursos informacionais
digitais e do surgimento de novos formatos e novas tecnologias
disponíveis.
Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.
A RDA — uma ferramenta com acesso via web, com recursos
e suporte ao catalogador exclusivo de bibliotecas — mantém
a mesma terminologia utilizada na AACR2 para cabeçalhos.
Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.
Um diferencial da RDA é a permissão para, em todos os casos,
corrigir imprecisões ou erros encontrados na fonte de
informação, por meio do acréscimo de informações extras em
notas.
Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue,considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada,
corresponde a Resource Description and Access.
Situação hipotética: Na folha de rosto de um livro
encontram-se os seguintes dados: Defensoria Pública da União,
registrado na primeira linha da página; na linha logo abaixo
está o título “Programa de encarreiramento no âmbito da
DPU", ao que segue abaixo dois nomes de responsáveis, sem
destaque para nenhum deles e tampouco menção de que sejam
organizadores ou coordenadores. O título reflete o conteúdo da
obra, que trata com detalhes das carreiras específicas no
âmbito da Defensoria Pública da União. Assertiva: Nesse
caso, a entrada principal para essa obra deve ser feita pelo
órgão ao qual o programa se subordina, seguida da palavra
Brasil, entre parênteses: Defensoria Pública da União (Brasil);
a entrada secundária será feita para o título: Programa de
encarreiramento no âmbito da DPU.
Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue,considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.
Conforme os requisitos funcionais para registros
bibliográficos, mudanças no tamanho da fonte ou na disposição
das páginas de uma obra, ou mudanças no seu invólucro, não
são suficientes para que se considere uma nova manifestação,
devendo ser considerada, nesse caso, ainda como cópia de uma
manifestação.
A respeito de catalogação, julgue o próximo item.
Conforme os functional requirements for bibliographic
records, um item é considerado uma entidade concreta que
corresponde a um objeto físico, o qual pode estar também no
formato digital.
Os documentos apresentam características físicas e intelectuais.
Entre as características físicas, estão
O sistema de pontuação desempenha importante papel na descrição bibliográfica. Desse modo é correto afirmar que:
Analise os diferentes sinais utilizados na descrição de um item, e assinale a opção que contém aqueles que são usados apenas na descrição física.
São expressões latinas utilizadas nas diferentes áreas de descrição:
Considerando o tratamento da informação, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Apresenta como resultado representações documentais, unidades mais fáceis de manipular em sistemas de recuperação da informação.
( ) Deve variar de acordo com o detalhamento desejado, o que é determinado pelo tipo de unidade de informação em que ocorre.
( ) Refere-se à função de descrever os documentos bibliográficos e não bibliográficos com o objetivo de proceder ao processo de seleção de documentos.
Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Os termos representação descritiva e representação temática,
adotados com o objetivo de ampliar o conceito de catalogação,
remetem à produção de catálogos de biblioteca. Sob o nome
de catalogação ou representação descritiva, a área é
explicada por instrumentos como a AACR2 (Anglo-American
Cataloguing Rules) e o formato de registro bibliográfico
MARC (Machine Readable Cataloging).
Julgue o item a seguir, acerca de instrumentos adotados na representação descritiva e na descrição bibliográfica de publicações.
É função da representação descritiva representar o conteúdo
dos documentos por meio de resumos e da atribuição de
assuntos.
O registro bibliográfico é composto por três etapas. Acerca dessas etapas, analise as afirmativas.
I - A descrição bibliográfica é a representação sintética e codificada das características de um recurso informacional, de forma a garantir sua unicidade em ambientes informacionais.
II - O controle bibliográfico eficiente é a representação sintética e codificada do conhecimento e acesso aos recursos informacionais disponíveis em acervos específicos ou coletivos, em dimensões geográficas ou institucionais, em estruturas fechadas ou abertas, disponíveis de modo presencial ou remoto.
III - A definição dos dados de localização é a representação sintética e codificada de elementos que definem o armazenamento do item em um ambiente informacional.
IV - A definição de pontos de acesso é a representação sintética e de termos contidos nos recursos relacionados a sua descrição de forma e conteúdo de modo a garantir o instanciamento do recurso disponível em ambientes informacionais.
V - A padronização da forma de representação sintética e codificada da informação contida em um item informacional deve possibilitar sua transmissão em diferentes e diversificados ambientes informacionais.
Estão corretas as afirmativas
Na descrição bibliográfica,
Almeida, Simone Couto Patriota de
Fundamentos de turismo e hotelaria / Simone Couto Patriota
de Almeida; Manuela Grace de Almeida Rocha. – Maceió:
IFAL, 2012. – 108 p. : il. ; 26 cm. – Bibliografia: p. 105-108.
I. Título. II. Rocha, Manuela Grace de Almeida. 1. Turismo.
2. Hotelaria.
as informações “IFAL”, “108 p. : il. ; 26 cm” e “II. Rocha, Manuela Grace de Almeida” dizem respeito, respectivamente, aos campos
Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, e que tais elementos são extraídos do documento a ser referenciado, podendo ser essenciais ou complementares.
São elementos essenciais, EXCETO:
Um item é divido em duas partes, sendo a primeira denominada Descrição e a segunda, Pontos de acesso, títulos uniformes, remissivas.
Considerando a importância das regras prescritas pelo
AACR2 na catalogação descritiva de um item, assinale
a alternativa em que estão relacionados apenas itens
referentes à Descrição (primeira parte).
Ao redigir um resumo, um bibliotecário empregou palavras diferentes das usadas pelo autor do documento original, com a intenção de obter brevidade. O risco dessa prática é distorcer o significado do original.
É correto afirmar que o bibliotecário aplicou
Considere os dois agrupamentos abaixo, relativos à catalogação descritiva.
I. AACR2
II. RDA
a. os dados devem ser registrados de maneira fiel ao que é apresentado no item.
b. emprega sine loco (s.l.) quando o lugar de publicação é desconhecido.
c. opera com o conceito de cabeçalho autorizado.
d. sua estrutura se apresenta pelo tipo de material.
e. opera com o conceito de título preferencial.
f. especifica tipo de conteúdo, de mídia e de suporte.
A correta correlação entre os agrupamentos é
Considere a catalogação do seguinte material cartográfico:
Atlas de 30 páginas ao todo, contendo 25 mapas coloridos e medindo 40 cm de altura e 50 cm de largura.
Segundo as normas do código de catalogação vigente, a forma correta da descrição física do item acima é
No que concerne a processos e técnicas de tratamento da informação, físicos ou digitais, julgue o item subsequente.
Os elementos descritivos da área de publicação incluem o lugar
da publicação/distribuição, o número da edição, o nome do
editor/distribuidor, a data da publicação/distribuição e o lugar
da fabricação.
Quanto à notação de autor, assinale a alternativa correta.
As normas para a padronização dos registros de informação desempenham papel crucial para a recuperação da informação. Acerca dessas normas, julgue o próximo item.
O termo representação descritiva, embora muito abrangente,
impossibilita a ambiguidade e a confusão com o tratamento
temático da informação.
Julgue o seguinte item, relativo a representação temática de recursos informacionais.
A representação temática permite a individualização do
documento por meio da padronização dos pontos de acesso.
Julgue o seguinte item, relativo a representação temática de recursos informacionais.
As funções da representação temática incluem a criação de
índice de assunto e a catalogação de assuntos, ou seja, o uso
dos cabeçalhos de assunto para a representação do conteúdo
temático coberto pelo recurso informacional.
Julgue o seguinte item, relativo a representação temática de recursos informacionais.
No âmbito da representação temática, a concepção orientada
para o conteúdo considera as informações explícitas que são
retiradas dos documentos e as trata sob a perspectiva de
transferência do conhecimento.
Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.
Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).
Com relação a SOC, julgue o item a seguir.
O SKOS (Simple Knowledge Organization System) é um
modelo de dados que fornece estrutura para a publicação de
termos usados nos SOC, além de fornecer suporte para buscas
e conexões entre SOC diferentes.
Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.
Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).
Com relação a SOC, julgue o item a seguir.
Os SOC consideram os signos como descritores, ou seja, como
formas linguísticas que representam os conteúdos dos
documentos.
Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais semanticamente estruturados que contemplam termos, definições, relacionamentos e propriedades dos conceitos. Na organização e recuperação da informação, os SOC cumprem o objetivo de padronização terminológica para facilitar e orientar a indexação e os usuários.
Eliana Carlam e Marisa Brascher Basílio Medeiros. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n.º 2, p. 53-73, ago.-dez./2011 (com adaptações).
Com relação a SOC, julgue o item a seguir.
Uma das finalidades dos SOC é a descrição física de objetos
informacionais.
A indexação como um processo de representação do conteúdo dos documentos é um elemento fundamental para o processo de busca e recuperação da informação. O armazenamento da informação só pode ser realizado com efetividade se a indexação for feita de modo satisfatório, ou seja, se representar com fidedignidade o conteúdo dos documentos.
Rogério Henrique de Araújo Júnior. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007 (com adaptações).
Julgue o próximo item, relativo a indexação.
A ontologia não permite a descrição exata do conhecimento,
por ter como base a linguagem informal.
Considere os dois agrupamentos abaixo:
I . palavra-chave.
II . termo.
III . cabeçalho de assunto.
IV. conceito.
V. definição.
a. palavra ou frase usada para etiquetar um conceito.
b. palavra ou frase específica usada para localizar um livro ou artigos em catálogos ou índices de periódicos.
c. palavra significativa extraída do próprio texto para representá-lo.
d. descrição verbal do conteúdo de um conceito.
e. unidade de pensamento constituída por abstração a partir de propriedades comuns.
A correlação correta entre os agrupamentos é
O resumo pode usar palavras diferentes das do item original ou adotar, seletiva e cuidadosamente, as mesmas palavras do item.
A afirmativa está