SóProvas


ID
1509919
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre as décadas de 1980 e 1990, segundo Campello (2003), “as teorias educacionais exigiam que se redesenhassem novas formas de mediação para o bibliotecário, em um modelo em que o usuário ficaria no centro do processo de aprendizagem”. Nesse sentido, relacione os papéis do bibliotecário e as funções pedagógicas sugeridas por stripling (1996, citado por Campello, 2003):

1. Caregiver.
2. Orientador.
3. Elo.
4. Catalisador.

( ) O bibliotecário conecta os alunos com as ideias concretizadas no universo dos recursos informacionais disponíveis.

( ) O bibliotecário estimula a aprendizagem, levando o aluno a buscar as fontes, estratégias e respostas para suas necessidades.

( ) O bibliotecário colabora no planejamento curricular e facilita a aprendizagem, por estar em uma posição privilegiada e por ter uma visão global do processo de aprendizagem em todas as áreas.

( ) O bibliotecário apoia a aprendizagem individualizada, auxiliando cada aluno em suas necessidades específicas, respeitando seu estilo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • – Caregiver: essa função relaciona-se com a idéia de que o processo de aprender envolve uma dimensão afetiva; é importante respeitar a individualidade e o interesse pessoal do aluno. Assim, a função do bibliotecário seria a de apoiar a aprendizagem individualizada, auxiliando cada aluno em suas necessidades específicas, respeitando seu estilo de aprendizagem;

    – Orientador (Coach): a idéia de que o aluno seja responsável pela construção de seu conhecimento coloca o bibliotecário na posição de estimular a aprendizagem, levando o aluno a buscar as fontes, estratégias e respostas para suas necessidades;

    – Elo (Connector): as duas funções anteriores seriam de responsabilidade conjunta do professor e do bibliotecário; este último, entretanto, assumiria uma função que normalmente não é assumida pelo primeiro: a de conectar os alunos com as idéias concretizadas no universo dos recursos informacionais disponíveis. E, à medida que esse universo se tornasse cada vez mais complexo, essa função prevaleceria sobre as outras;

    – Catalisador (Catalyst): a função coloca o bibliotecário como catalisador das mudanças na escola, tendo em vista a sua posição na estrutura escolar. Como colaborador no planejamento curricular e facilitador da aprendizagem, o bibliotecário estaria em uma posição privilegiada, por ter uma visão global do processo de aprendizagem em todas as áreas (Stripling, 1996, p. 641-649).

    CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional.  2003. Disponível em:.Acesso em 02 jan.2017.