Erros nas demais alternativas:
A) A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.
A fase descrita na alternativa seria a fase de AVALIAÇÃO.
B) Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.
De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, de fato, a educação de usuários engloba: instrução bibliográfica, formação de usuário e orientação bibliográfica. No entanto, não podemos afirmar que são as mesmas atividades.
C) Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.
Educação de usuários:
Programas formais: estão integrados ao processo de ensino-aprendizagem, é organizado de maneira sistemática e podem ou não ser incluídos no currículo.
Programas INFORMAIS: surgem das situações emergentes do usuário
D) Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.
Na verdade, ocorre o contrário, a educação à distância torna ainda mais relevante a educação de usuários.