SóProvas



Questões de Ações Culturais e Educativas


ID
166234
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um bibliotecário precisou delinear um projeto de capacitação de recursos humanos para a unidade de informação que gerencia. Depois de concluir adequadamente as etapas de elaboração e estruturação, teve problemas na etapa de desenvolvimento, pela falta de interesse da maior parte da equipe em frequentar os cursos de pós-graduação arrolados. Essa circunstância levou a uma avaliação negativa do trabalho, por erro na formulação de seu objetivo geral, que desconsiderou o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "Os projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou, em outras palavras, indica, de forma abrangente, o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Ao se formularem objetivos, devem ser considerados seis princípios:

    • coerência: os objetivos do projeto devem ser coerentes com os objetivos e a política da organização;

    necessidade: os objetivos devem ser definidos em função de necessidades e expectativas identificadas junto a todos os envolvidos no projeto (os stakeholders);

    •  aceitabilidade: os objetivos devem ser aceitáveis para as pessoas envolvidas no projeto, ressaltando-se aqui, novamente, a importância da participação dos responsáveis pela execução e dos que sofrerão os resultados da ação;

    exequibilidade: não devemos nos atribuir missões impossíveis; os objetivos devem ser viáveis, exequíveis;

    motivação: as pessoas envolvidas no processo devem estar motividas para implementá-lo e a organização, como um todo, para acolhê-lo;

    simplicidade: ainda que se trate de um projeto de alta complexidade, seus objetivos devem ser expostos de forma simples e clara, de modo a garantir sua compreensão pelos elementos envolvidos no projeto, por seus patrocinadores e por seus beneficiários. " (ALMEIDA, 2005, p. 96)

     


ID
187885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na letra C os conceitos estão trocados.

  • Erros nas demais alternativas:

    A) A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.

    A fase descrita na alternativa seria a fase de AVALIAÇÃO.

    B) Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, de fato, a educação de usuários engloba: instrução bibliográfica, formação de usuário e orientação bibliográfica. No entanto, não podemos afirmar que são as mesmas atividades.

    C) Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.

    Educação de usuários:

    Programas formais: estão integrados ao processo de ensino-aprendizagem, é organizado de maneira sistemática e podem ou não ser incluídos no currículo.

    Programas INFORMAIS: surgem das situações emergentes do usuário

    D) Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.

    Na verdade, ocorre o contrário, a educação à distância torna ainda mais relevante a educação de usuários.


ID
523288
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A atividade de treinamento de usuários dentro do processo de automação de uma biblioteca pode privilegiar três níveis: técnico, gerencial e operacional. O nível técnico objetiva:

Alternativas
Comentários

  • REQUISITOS GERAIS: Treinamento

    O processo de automação de bibliotecas possui certa complexidade que pode ser minimizada com um treinamento adequado. Não se trata, simplesmente, da instalação de um produto, e sim da implantação de uma nova filosofia de trabalho em que todas as atividades do ciclo documental estão refletidas. É um item importante no processo de escolha, pois habilitará o usuário na utilização do produto, devendo abranger os seguintes níveis:

    a) nível técnico: possibilitar aos analistas de sistemas a perfeita compreensão da filosofia de funcionamento do produto, capacitando-os a efetuar a parametrização e disponibilização do sistema para o usuário final;

    b) nível gerencial: possibilitar à gerência da Biblioteca a perfeita compreensão dos procedimentos gerenciais oferecidos pelo sistema;

    c) nível operacional: possibilitar aos bibliotecários a perfeita compreensão dos procedimentos e rotinas específicos de cada módulo do sistema, inclusive capacitando-os a realizar o treinamento aos usuários, nos módulos pertinentes.

    Fonte: 

    CORTE, Adelaide Ramos e et al . Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ciência da Informação,  Brasilia,  v. 28,  n. 3, Dec.  1999 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27  Jan.  2012.  


ID
602977
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O treinamento para o usuário é fundamental para que ele saiba como utilizar os recursos disponíveis na biblioteca. O estudo de usuário para obtenção da qualidade da informação resulta de que fator?

Alternativas
Comentários

  • Acredito que a D esteja errada porque isso não tem a ver com qualidade da informação prestada.

  • como se refere a qualidade importante observar: 

    > a recuperação da informação

    > terminologia empregada pelo usuário


    bons estudos 

  • A D TA ERRADA PQ INCENTIVAR O USUARIO A USAR O SISTEMA DE RECUPERAÇAO DA INFORMAÇAO NADA TEM A VER COM A QUALIDADE DA BUSCA QUE ELE FAZ A LETRA A (GABARITO) DIZ RESPEITO A COMO FACLITAR PARA O USUARIO SUAS PESQUISAS E ISSO SIM SE ENCAIXA EM UMA DAS ABORDAGENS DO ESTUDO DE USUARIO


ID
908893
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os serviços de ação cultural têm como funções criar o gosto pela leitura e oferecer informação e lazer para a comunidade que a biblioteca atende. Dentre os diversos serviços existentes, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
929368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um
usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para
manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando
atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à
atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se
seguem.

Com o surgimento das novas tecnologias, não há necessidade de intermediação do bibliotecário na localização da informação solicitada pelo usuário, visto que os sistemas oferecem tutoriais que dispensam o treinamento dos usuários.

Alternativas

ID
1118878
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A educação ou treinamento de usuário no uso das fontes de informação disponíveis deve considerar o usuário como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    "A educação ou o treinamento do usuário no uso das fontes de informação disponíveis deve considerar o usuário como leitor e produtor de informações. [...] Um processo de educação de usuário deve objetivar instrumentalizar o usuário no que diz respeito ao acesso da informação desejada, a comunicação e a geração de novas informações".

     

    "Educação de usuário: processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados em relação ao uso da biblioteca e desenvolve habilidades de interação permanente com sistemas de informação".

    "Treinamento de usuário: parte do processo  de educação, em base repetitiva, compreende ações e/ou estratégias para desenvolver determinadas habilidades ou habilidades específicas do usuário por desconhecer situações específicas de uso da biblioteca e seus recursos informacionais, que envolvem o conjunto de meios necessários para tal". 

     

    Fonte: DIAS, Matilde Kronka...et al. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004. 


ID
1147879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O usuário é um elemento fundamental no planejamento e na avaliação de serviços e unidades de informação. Julgue os itens a seguir, a respeito de estudos e de educação de usuários.

Entre os diferentes tipos de ações de educação de usuários, a ação de formação tem por objetivo permitir ao usuário obter conhecimento de como utilizar os recursos de informação disponíveis e de como funcionam os meios modernos de informação documental.

Alternativas

ID
1268896
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas atividades culturais realizadas no âmbito da biblioteca são utilizadas várias técnicas e instrumentos combinados. Na perspectiva da ação cultural, como proposta por José Teixeira Coelho Neto, essas atividades devem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Segundo Teixeira Coelho, autor do livro O Que é Ação Cultural, ao contrário da fabricação, que tem começo, meio e fim  definidos e que tem como resultado um produto, a ação cultural faz as pessoas participarem do processo, criando seus próprios fins, como sujeitos ativos da ação.

    “[...] processo de criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas e grupos inventem seus próprios fins no universo da cultura.” (COELHO, 1999)

    "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá"

ID
1290589
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em unidades de informação, as palestras de orientação e as visitas guiadas

Alternativas

ID
1495687
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Compreendem-se as atividades realizadas pelo pessoal da biblioteca, em conjunto com outros membros da comunidade com o objetivo de estimular e aproximar o gosto pela leitura. Identifique a afirmação que nomeia esse trabalho?

Alternativas

ID
1509919
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre as décadas de 1980 e 1990, segundo Campello (2003), “as teorias educacionais exigiam que se redesenhassem novas formas de mediação para o bibliotecário, em um modelo em que o usuário ficaria no centro do processo de aprendizagem”. Nesse sentido, relacione os papéis do bibliotecário e as funções pedagógicas sugeridas por stripling (1996, citado por Campello, 2003):

1. Caregiver.
2. Orientador.
3. Elo.
4. Catalisador.

( ) O bibliotecário conecta os alunos com as ideias concretizadas no universo dos recursos informacionais disponíveis.

( ) O bibliotecário estimula a aprendizagem, levando o aluno a buscar as fontes, estratégias e respostas para suas necessidades.

( ) O bibliotecário colabora no planejamento curricular e facilita a aprendizagem, por estar em uma posição privilegiada e por ter uma visão global do processo de aprendizagem em todas as áreas.

( ) O bibliotecário apoia a aprendizagem individualizada, auxiliando cada aluno em suas necessidades específicas, respeitando seu estilo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • – Caregiver: essa função relaciona-se com a idéia de que o processo de aprender envolve uma dimensão afetiva; é importante respeitar a individualidade e o interesse pessoal do aluno. Assim, a função do bibliotecário seria a de apoiar a aprendizagem individualizada, auxiliando cada aluno em suas necessidades específicas, respeitando seu estilo de aprendizagem;

    – Orientador (Coach): a idéia de que o aluno seja responsável pela construção de seu conhecimento coloca o bibliotecário na posição de estimular a aprendizagem, levando o aluno a buscar as fontes, estratégias e respostas para suas necessidades;

    – Elo (Connector): as duas funções anteriores seriam de responsabilidade conjunta do professor e do bibliotecário; este último, entretanto, assumiria uma função que normalmente não é assumida pelo primeiro: a de conectar os alunos com as idéias concretizadas no universo dos recursos informacionais disponíveis. E, à medida que esse universo se tornasse cada vez mais complexo, essa função prevaleceria sobre as outras;

    – Catalisador (Catalyst): a função coloca o bibliotecário como catalisador das mudanças na escola, tendo em vista a sua posição na estrutura escolar. Como colaborador no planejamento curricular e facilitador da aprendizagem, o bibliotecário estaria em uma posição privilegiada, por ter uma visão global do processo de aprendizagem em todas as áreas (Stripling, 1996, p. 641-649).

    CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional.  2003. Disponível em:.Acesso em 02 jan.2017.

     


ID
1588594
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analisar estratégias de busca, auxiliar na escolha da base de dados mais adequada a um assunto, explicar a estrutura das bases de dados, supervisionar a própria busca são pontos elementos da:

Alternativas
Comentários
  • Letra B Educação de usuários


ID
1588600
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na perspectiva de Teixeira Coelho (1988), a importância do aprender a aprender; a centralização do papel dos sujeitos; uma perspectiva mais holística, em lugar de uma abordagem linear; a comunicação como um processo mais amplo que não só como transferência de informação, são elementos atuais que devem ser refletidos pela biblioteca na elaboração de um programa de:

Alternativas
Comentários
  • Ação cultural.

  • Link do livro "O que é Ação Cultural?" de Teixeira Coelho: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-A%C3%A7%C3%A3o-Cultural.pdf

  • Conforme Dudziak (2007, p. 96):

    O bibliotecário como mediador pedagógico e agente de transformação 

    Como agente educacional de transformação, o bibliotecário assume para si, além do papel de educador, renovação de sua própria competência informacional, adotando e disseminando práticas transformadoras na comunidade: pratica o aprender a aprender, difunde e populariza a ciência, explica as implicações da tecnologia, discute a realidade social e políticaalerta para a responsabilidade social e ambiental. É, antes de tudo, sua atuação como líder e cidadão que se sobressai. Como consequência, o nível de abstração e complexidade de seu trabalho também aumenta. 

  • Sabendo que o autor Teixeira Coelho escreveu: O que é Ação Cultural?", já matava a questão.


ID
1599631
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as diretrizes para elaboração de um programa de educação de usuários, a fase que releva a ação analisar os resultados melhorando e simplificando ou expandindo o programa, é a de

Alternativas
Comentários
  • ??????????????????????

  • ??????????

  • ????????????

  • ???????????

  • ????????????

  • Só pode estar de brincadeiraaaaa

  • A palavra chave da questão é AÇÃO

  • Encontrei a resposta em Dias e Pires (2004, p. 40), sobre as diretrizes para elaborar programas de educação:

    "Fase de execução: corresponde a fase em que são postas em prática as atividades anteriormente programadas para um público preestabelecido:

    • divulgar o programa para o pessoal da unidade de informação, os docentes, alunos e todos os administradores;
    • preparar os materiais instrucionais de apoio aos métodos de ensino, efetuando impressão de guias, manuais, folhetos e material audiovisual;
    • testar o programa com uma amostra da população;
    • implementar o programa, solicitando apoio do pessoal da unidade de informação, colhendo dados estatísticos, efetuando avaliação de cada item e revendo seus objetivos; continuar divulgando o programa;
    • analisar os resultados melhorando e simplificando ou expandindo o programa."

    DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/12/usos-e-usuc3a1rios-da-informac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021.


ID
1662481
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A capacitação de usuários é um dos serviços prestados por bibliotecas jurídicas que objetiva:

Alternativas
Comentários
  • O USO DAS BASES E FONTES DE PESQUISA DISPONIBILIZADAS PELAS BIBLIOTECA, CONFERINDO-LHE AUTONOMIA DE PESQUISA.

  • justificativa da "b" acho que esta errada, tendo em vista que ele trata do crime art. 135... e a questão não fala sobre 'crime comissivo por omissão',


ID
1699729
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Edson Nery Fonseca afirma que “a leitura pode ser classificada segundo vários critérios.” Cada um desses modos, para ele, pode ocupar o espaço da biblioteca escolar em atividades pedagógicas. Uma oficina de contação de histórias é o que enquadramos em qual modo de leitura?

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao modo de ler, Fonseca (2007, p. 81) afirma que, segundo Nicole Robine, a leitura pode ser classificada em três modos: oral, real e direta. 

    A oral é "a leitura do contador de estórias, que as narra em voz alta diante de um auditório" (p. 81)

    A real é a "leitura de um documento redigido para o público em geral, ou para determinado grupo e mesmo para uma só pessoa. Era muito comum no passado, sob a forma de avisos à população" (p. 82)

    A direta é a leitura mais comum em nossos dias, na qual "utiliza-se tanto a vista como o ouvido e o tato. Com a vista

    são lidas as histórias em quadrinhos e os sinais rodoviários; com o ouvido, as fitas magnetofônicas; com o tato, o

    alfabeto braille" (p. 82)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007

    GABARITO: A (Oral)

  • Quanto ao modo de ler, Fonseca (2007, p. 81) afirma que, segundo Nicole Robine, a leitura pode ser classificada em três modos: oral, real e direta. 

    A oral é "a leitura do contador de estórias, que as narra em voz alta diante de um auditório" (p. 81)

    A real é a "leitura de um documento redigido para o público em geral, ou para determinado grupo e mesmo para uma só pessoa. Era muito comum no passado, sob a forma de avisos à população" (p. 82)

    A direta é a leitura mais comum em nossos dias, na qual "utiliza-se tanto a vista como o ouvido e o tato. Com a vista

    são lidas as histórias em quadrinhos e os sinais rodoviários; com o ouvido, as fitas magnetofônicas; com o tato, o

    alfabeto braille" (p. 82)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007

    GABARITO: A (Oral)


ID
1760158
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Diante da concepção de que informação e conhecimento são fatores indispensáveis à aprendizagem do indivíduo, cresce cada vez mais, mundialmente, um movimento de capacitação do usuário, no sentido de que se torne autônomo na busca, recuperação e uso inteligente da informação e que é denominado de: 

Alternativas

ID
1902841
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os baixos índices de leitura no Brasil são exaustivamente divulgados, tanto diretamente por órgãos de pesquisa como pelos veículos de comunicação. Analisando a questão da leitura, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para mim as alternativas B e C  estão erradas, porque estão generalizando duas coisas! .

  • Fui na B, mas também achei que a alternativa generalizou.
  • Também achei que as alternativas "B e C" generalizaram, entretanto a alternativa "C" focou apenas no telespectador diferente da alternativa "B" que generalizou todo um grupo etário.


ID
2093311
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na organização e a administração de uma biblioteca, os serviços desenvolvidos podem ser classificados em meio e fim. Considerando que um serviço meio é aquele que é necessário, mas não tem relação direta com a missão da biblioteca; enquanto o serviço fim cumpre essa função, constituem serviços fim da biblioteca:

Alternativas
Comentários
  • Serviço meio:

    Seleção; aquisição; tombamento; conservação; classificação; catalogação; preparação.

     

    Serviço fim:

    Consulta; empréstimo; referência; extensão.


ID
2113564
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca trata a informação desde a organização até a sua difusão e oferece serviços e produtos particularizados. Como uma organização, pressupõe três grandes funções: gerencial, organizadora e divulgação.

Faz parte da função divulgação:

Alternativas
Comentários
  • Função gerencial: administração e organização


    Função organizadora: seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação


    Função divulgação: referência, empréstimo, orientação, repografia, serviços de DSI, extensão


ID
2168806
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise o contexto escolar em relação ao uso da biblioteca.

Por meio do projeto pedagógico, a biblioteca pode ser um excelente caminho para desenvolver várias atividades culturais e ainda ampliar seus serviços para a comunidade. Por falar em comunidade, a escola deve se valer dos seus mais variados recursos para atuar de forma participativa e interativa com o objetivo de ampliar suas relações e firmar parcerias (PIMENTEL; BERNARDES; SANTANA, 2007, p. 75)

As relações e parcerias, além da comunidade escolar de pais, alunos, professores e demais funcionários da escola, incluem os seguimentos de

I- artistas e profissionais liberais.

II- autoridades políticas e religiosas.

III- associações e demais organizações da sociedade civil.

IV-líderes comunitários, sindicatos e organizações comerciais.

V- formadores de opinião e profissionais da área de comunicação.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2193676
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos objetivos da biblioteca é oferecer serviços que contribuam para o enriquecimento cultural dos seus usuários. Entre as atividades culturais desenvolvidas em bibliotecas não se inclui:

Alternativas
Comentários
  • d)

    Catalogação

  • A catalogação é um serviço que faz parte do processamento técnico


ID
2261644
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Campello (1994), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reconhecem que a biblioteca é fundamental para o desenvolvimento de um programa de leitura eficiente.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

Os PCNs

( ) propõem a formação de um cidadão consciente da importância dos diversos acervos culturais e da necessidade de frequentá- los.
( ) entendem que a biblioteca é um espaço apenas de estudo e de pesquisa, sendo que o gosto pela leitura é responsabilidade do professor.
( ) reconhecem a biblioteca como espaço excelente para se desenvolver a cidadania e o zelo para com espaços coletivos.
( ) veem a biblioteca apenas como um estoque de livros, para uso dos alunos.
( ) apresentam a biblioteca como lugar de aprendizagem permanente. A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta - A) V, F, V, F, V. 

    Os PCNs

    (V) propõem a formação de um cidadão consciente da importância dos diversos acervos culturais e da necessidade de frequentá- los.

    (F) entendem que a biblioteca é um espaço apenas de estudo e de pesquisa, sendo que o gosto pela leitura é responsabilidade do professor. (A biblioteca deve ser entendida como uma extensão da sala de aula, servindo como espaço de acesso cultural e não APENAS, como área de estudo e pesquisa).

    (V) reconhecem a biblioteca como espaço excelente para se desenvolver a cidadania e o zelo para com espaços coletivos.

    (F) veem a biblioteca apenas como um estoque de livros, para uso dos alunos. (Os parâmetros curriculares nacionais tem como premissa a busca pela qualidade do ensino, não se distanciando da preocupação com o que significa uma biblioteca, que, não pode ser entendida como estoque de livros. Estoque = depósito. A biblioteca não é um depósito de livros ou alunos.)

    (V) apresentam a biblioteca como lugar de aprendizagem permanente.

  • (V) propõem a formação de um cidadão consciente da importância dos diversos acervos culturais e da necessidade de frequentá- los.
    (F) entendem que a biblioteca é um espaço apenas de estudo e de pesquisa, sendo que o gosto pela leitura é responsabilidade do professor.
    (V) reconhecem a biblioteca como espaço excelente para se desenvolver a cidadania e o zelo para com espaços coletivos.
    (F) veem a biblioteca apenas como um estoque de livros, para uso dos alunos.
    (V) apresentam a biblioteca como lugar de aprendizagem permanente.

  • Onde mais encontrar questoes como essa de PCNs para bibliotecas?


ID
2361694
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A promoção cultural é também uma área de atuação para o Bibliotecário. Sobre o trabalho com ação cultural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Coelho Neto (2001, p. 8):

    A expressão que ele propôs não vingou, o que foi uma pena, mas o desejo de fazer da arte e da cultura, instrumentos deliberados de mudança do homem e do mundo permaneceu - sob o novo rótulo de "ação cultural".

    Gab. A

    COELHO NETO, José Texeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.


ID
2362360
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um programa de competência informacional caracteriza-se pela

Alternativas
Comentários
  • “Para ser competente em informação a pessoa deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação. Para produzir esse tipo de cidadania é necessário que escolas e faculdades compreendam o conceito de competência informacional e o integrem em seus programas de ensino e que desempenhem um papel de liderança preparando indivíduos e instituições para aproveitarem as oportunidades inerentes à sociedade da informação. Em última análise, pessoas que têm competência informacional são aquelas que aprenderam a aprender. Essas pessoas sabem como aprender porque sabem como a informação está organizada, como encontrar informação e como usar informação, de tal forma que outros possam aprender com elas.”

    CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 178-193, jul. 2005


ID
2578837
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Campelo (2003), “a função educativa da biblioteca torna-se visível com o aparecimento do „serviço de referência‟ e se amplia com a introdução da „educação de usuários‟”. Analise as sentenças abaixo e atribua V às verdadeiras, e F às falsas:


( ) Mediadores de leitura são sujeitos que leem, discutem, promovem e facilitam o diálogo entre texto e leitor.

( ) Educação de usuários é um conceito que está relacionado a ações planejadas de uso da biblioteca e de seus recursos.

( ) A biblioteca deve ser um espaço de diálogo, liberdade e descoberta, não, exclusivamente, um lugar de acumulação e ordenação de livros.

( ) A mediação de leitura requer ambiente e mobiliário adequados, além de horário de funcionamento rígido e profissional capacitado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2697730
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A cultura como ação, conforme Maria de Almeida, está subentendida de poder transformador social, enfatizando a criação e a expressão dos sujeitos. A biblioteca pública, enquanto equipamento cultural, está imbuída desse poder. Nesse sentido, compreender sua participação como agente crítico e criativo, no seio de uma comunidade, é percebê-la no contexto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    A ação cultural [...] busca a expressão e a criatividade dos indivíduos no grupo e na comunidade. Está ligada à ideia de transformação, de emancipação a partir da expressão. Diz respeito não apenas a produtos culturais acabados, como também às condições que levem à capacidade criativa, à produção cultural. Relaciona-se, por outro lado, ao processo de educação coletiva, no momento em que desenvolve atividades práticas e em que abre espaço para a troca de informações e a discussão sobre temas de interesse do grupo. É a educação "lato sensu", paradoxalmente anti-escola.

    Fonte: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. A ação cultural do bibliotecário: grandeza de um papel e limitações da prática. R. bras. Bibliotecon. e Doc., São Paulo, 20(1/4):31-8, jan./dez. 1987.


ID
2824054
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP –, analise os seguintes itens:


I. desenvolver atividades de treinamento e qualificação de recursos humanos, para o funcionamento adequado das bibliotecas brasileiras;

II. manter atualizado o cadastramento de todas as bibliotecas brasileiras;

III. incentivar a criação de bibliotecas em municípios desprovidos de bibliotecas públicas e selecionados de acordo com a discricionariedade do Ministro da Cultura;

IV. assessorar tecnicamente as bibliotecas e coordenadorias dos sistemas estaduais e municipais, bem assim fornecer material informativo e orientador de suas atividades.


Faz parte dos objetivos do SNBP o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. Sinceramente, não encontrei no site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nenhuma especificação a respeito dos objetivos do sistema.

    Acredito que o erro da alternativa esteja em:

    III. incentivar a criação de bibliotecas em municípios desprovidos de bibliotecas públicas e selecionados de acordo com a discricionariedade do Ministro da Cultura;

    O site não especifica nenhum critério de discricionariedade para incentivar a criação de bibliotecas públicas nos municípios, apenas afirma que "Em 2004, por meio do Programa Livro Aberto, iniciou um grande movimento a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no país, assim como da modernização de bibliotecas já existentes. Durante o período de 2004 a 2011, em que perdurou o Programa Livro Aberto, foram criadas 1.705 novas bibliotecas e modernizadas 682. Esta ação era realizada por meio do estabelecimento de um contrato de comodato entre a FBN e a Prefeitura beneficiada, garantindo, assim, a entrega de um conjunto de equipamentos tecnológicos, mobiliário e acervo."

  • Entre os principais objetivos do SNBP, elencados em seu Decreto de criação, destacam-se:

    - Incentivo à implantação de serviços bibliotecários em todo o país;

    - Melhora do funcionamento da rede de bibliotecas;

    - Desenvolvimento de atividades de treinamento e qualificação dos profissionais que atuam em bibliotecas;

    - Incentivo à criação de bibliotecas nos municípios desprovidos de bibliotecas públicas;

    - Apoio à criação e atualização de acervos, mediante o repasse de recursos financeiros aos sistemas estaduais e municipais;

    - Atualização do cadastro de todas as bibliotecas brasileiras;

    - Assessoria técnica às bibliotecas e aos coordenadores dos sistemas estaduais e municipais;

    - Celebração de convênios com entidades culturais, visando à promoção de livros e de bibliotecas.


ID
2824093
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Plano Nacional de Cultura, previsto na Lei Federal nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, NÃO é regido pelo princípio

Alternativas
Comentários
  • Art. 1 Fica aprovado o Plano Nacional de Cultura, em conformidade com o § 3 do art. 215 da Constituição Federal, constante do Anexo, com duração de 10 (dez) anos e regido pelos seguintes princípios: 

    I - liberdade de expressão, criação e fruição; 

    II - diversidade cultural; 

    III - respeito aos direitos humanos; 

    IV - direito de todos à arte e à cultura; 

    V - direito à informação, à comunicação e à crítica cultural; 

    VI - direito à memória e às tradições; 

    VII - responsabilidade socioambiental; 

    VIII - valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável; 

    IX - democratização das instâncias de formulação das políticas culturais; 

    X - responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas culturais; 

    XI - colaboração entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento da economia da cultura; 

    XII - participação e controle social na formulação e acompanhamento das políticas culturais. 

    Gabarito: A


ID
2855686
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O 27° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, maior evento da área, que tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias, foi realizado em 2017, na cidade de

Alternativas
Comentários
  • "O CBBD é promovido desde 1954, sendo considerado o mais importante do segmento. Nesses mais de 50 anos de trajetória tornou-se um espaço privilegiado para a apresentação de experiências, práticas e difusão da produção técnico-científica relativa a bibliotecas, unidades de informação, ensino e pesquisa.

    O evento é responsabilidade da FEBAB, detentora dos direitos da marca do CBBD. A cada edição é escolhido um tema central e uma cidade sede. Fortaleza será a anfitriã pela terceira vez o CBBD."

    a) Bonito, MS.(23º congresso)

    b) São Paulo, SP.(26º congresso)

    c) Florianópolis, SC.(25ºcongresso)

    d) Maceió, AL.(24º congresso)

    e) Fortaleza, CE. (Correta)

    Fonte:https://www.cbbd2017.com/apresentacao

  • Palhaçada uma questão dessa...


ID
2982388
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Indique o local, no Brasil, em que a área de Ação cultural existe há mais de trinta anos como parte integrante do Curso de Biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    "A área de Ação Cultural é parte integrante do curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP desde os anos de 1970. Se naquele momento a percepção de que a cultura era eixo fundamental para a formação de profissionais aptos a atuar de maneira crítica em um amplo leque de ocupações, no contexto atual, marcado pelo desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação e pelo complexo processo de globalização, a resposta aos novos desafios e a ampliação dos espaços de atuação dos profissionais da informação, consolidaram a percepção de que informação e cultura são eixos inextricáveis".

    Fonte: OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. Reflexões acerca da disciplina Teorias da Ação Cultural. In: SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos (Orgs.). Tópicos Para o Ensino de Biblioteconomia. São Paulo: ECA-USP, 2016. 190 p.


ID
2982394
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o enunciado que melhor define ação cultural?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santos (2015, p. 173):

    O processo de ação cultural é a criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos da cultura e não seus objetos.

    Gab. D

    SANTOS, Josiel Machado. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 173-189, jun./dez. 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/425

  • "Na anotação de Francis Jeanson, intérprete e biógrafo de Sartre, além de diretor de uma casa de cultura no interior da França nos anos 60, um processo de ação cultural resume-se na criação ou organização das condições necessária para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos - sujeitos da cultura, não seus objetos." (COELHO NETO, 1988, p. 14)

    Gabarito: D

    COELHO NETO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.


ID
2982397
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Escolha a alternativa que indica aquilo que amplia a esfera de compreensão, criação e ação dos indivíduos.

Alternativas

ID
2985904
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 183) fala que:

    Em sua elaboração deve ser consideração o objetivo maior de tal ação, ou seja, colaborar com a disseminação e o incentivo da cultura, sem jamais esquecermos que, de acordo com a UNESCO([s.n.], 2002), negar acesso à informação a qualquer interessado é considerado crime!

    Gab. E

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. 330p.


ID
2985973
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As atividades:

• Palestras de recepção de novos alunos, apresentando a biblioteca e seu regulamento, acervo, espaço físico e catálogos,

• Exposições e campanhas de preservação dos materiais bibliográficos,

• Apresentação das bases de dados e de fontes de informação acadêmicas,

• Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos

referem-se a

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA D

    >>Analisar estratégias de busca, auxiliar na escolha da base de dados mais adequada a um assunto, explicar a estrutura das bases de dados, supervisionar a própria busca são pontos elementos da: B) educação de usuários.

    #IFAL2016


ID
3005818
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Amaral (2001), a promoção, tanto no setor lucrativo, quanto em unidades de informação, é a atividade mais visível. Das assertivas abaixo, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3024331
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Brasileiro e Freire (2013, p. 7, grifo nosso), “entende-se que a concretização da relação entre política e gestão da informação nas organizações pertencentes à formação social contemporânea, que se orienta ao conhecimento, dá-se a partir da operacionalização da mediação da informação no contexto das redes de informação que constituem um determinado regime de informação”. Considerando esse fragmento textual, assinale a alternativa que NÃO corresponde às discussões sobre Mediação de Informação nas organizações contemporâneas, cujo processo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Estabelece-se apenas no espaço das redes sociocomunicacionais primárias, que são formadas a partir da informação formalmente registrada.

    A mediação da informação não ocorre apenas na informação formalmente registrada.

  • GABARITO: E

    [..] "é possível observar uma relação lógica existente entre as redes sociocomunicacionais pertencentes ao regime de informação e as possíveis formas de mediação que constituem o referido processo de mediação da informação. A mediação implícita se relaciona com as redes secundárias que são formadas a partir da informação sobre a informação, ou seja, a partir do que Almeida Júnior (2009) denomina de equipamentos informacionais – que para González de Gómez (2003) são os artefatos de informação –, os quais podem ser caracterizados pelos diferentes tipos de suportes de informação, tais como websites, banco de dados, manuais, documentos e demais registros escritos. Já a mediação explícita se estabelece no espaço das redes sociocomunicacionais primárias, que por sua vez, são formadas a partir da informação gerada pelas relações de comunicação diretas e locais, como por exemplo, conversações, reuniões, apresentações, dentre outras". 

    Fonte: BRASILEIRO, Fellipe Sá; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. O proceso de mediação da informação nas organizações a partir do contexto do regime de informação. Anales de Documentación, 2013, vol. 16, no 1. 


ID
3024508
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre Ação Cultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • jamais animação cultural

  • Ação cultural é um termo com muitos significados diferentes, que vai desde posse, domínio ou poder individual sobre determinados objetos, obras ou manufaturas, até conceitos e sentidos representativos de práticas sociais ou visões de mundo (FLUSSER, 1983; COELHO NETO, 1988). Importante dizer que os termos “animação cultural” e “ação cultural” circulam no meio bibliotecário até a exaustão, e antes de qualquer outra consideração, é necessário distingui-los, não apenas por questões técnicas, mas porque implicam em conceitos e práticas diferentes. Animação cultural remete à ideia de implementação de atividades e eventos para atrair o público e chamar-lhe a atenção para a biblioteca. Pode funcionar como um “marketing”, cujo objetivo é fazer com que o livro “desencalhe” da prateleira. Outra função seria a de “arejar” a biblioteca, abrir portas e janelas e conferir-lhe um ar mais gracioso, deixando que as vozes circulem naquele espaço de silêncio secular. Nesta perspectiva, o bibliotecário (como um animador cultural) seria um programador de atividades – exposições, cursos, “shows” – um administrador de cultura, o que em si não é negativo, porém esta prática não se caracteriza como sendo ação cultural. A ação cultural, na maioria das vezes, inclui uma animação cultural, até como veículo de divulgação. Mas a ação cultural não se limita a mostrar os bens culturais, ela possibilita a participação das pessoas na produção destes bens, facilitando a aglomeração de indivíduos e grupos que se apropriam dos espaços e equipamentos da biblioteca. Assim, o que ela faz é tentar criar oportunidades para que o mero usuário, o espectador, possa também elaborar sua produção. Está claro que ação cultural não significa nem o espontaneísmo, o laissez-faire, e nem o dirigismo, que tem a pretensão de dar à coletividade a cultura que se imagina que ela necessite. No primeiro caso deixa-se que as leis do mercado regulem o fazer cultural de forma bastante “democrática”, já que se pressupõem oportunidades iguais; no segundo, os mecanismos externos – não raro paternalistas – visam “dar consciência aos alienados” https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/425/468
  • Conforme Coelho (2001, p. 16):

    "Ação cultural" não foi sempre o termo usado. (E "fabricação" ninguém diz que faz.) Desde o início do século (e, na França, antes ainda), corrente era a idéia da "animação cultural". É uma expressão inadequada, viciada, que revela desde logo sua ideologia:o agente cultural é, aqui, um animador, é dele que parte a ação - nessa terminologia teológica, é ele o criador. É ele o sujeito, o grande sujeito.

    Gab. E

    Coelho, Teixeira. O que é ação cultural! São Paulo: Brasiliense, 2001.


ID
3028378
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para atingir plenamente seus objetivos, uma biblioteca deve formar e desenvolver coleções, tratá-las e torná-las acessíveis a seus usuários. Dessa forma, deve desenvolver as atividades em três níveis:

Alternativas
Comentários
  • B) formação do acervo, processamento técnico e disponibilização do acervo ao usuário.

  • Questão para não zerar. rs

    Para atingir plenamente seus objetivos, uma biblioteca deve:

    formar e desenvolver coleções = formação do acervo

    tratá-las = processamento técnico

    e torná-las acessíveis a seus usuários = disponibilização do acervo ao usuário.

    B


ID
3028399
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um clube de leitura, ação cultural que pode ser promovida pela biblioteca, é voltado para

Alternativas

ID
3028435
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Diante das formas de interação e sociabilidade possibilitadas pelas tecnologias de informação e comunicação, a ação cultural nas bibliotecas possibilita que esta seja um instrumento de afirmação de expressões artísticas e culturais locais e possibilita

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • OPORTUNIDADE DOS INDIVIDUOS SE EXPRESSAREM DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3028438
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A organização de uma biblioteca, em escola pública, deve executar ações planejadas de incentivo à leitura e disseminação das informações, com o objetivo de desenvolver no aluno o gosto e o hábito de ler e, igualmente importante,

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3082603
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de criar condições de interação de usuários e visitantes ao acervo da biblioteca e o acesso às informações que envolvem a organização, programação, execução e divulgação de eventos como mesa literária, exposições artísticas, hora do conto, projeções de filmes, apresentações musicais, lançamentos de livros, cursos e oficinas. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Segundo (ANDRETTI; CALEGARO; MACHADO, 2008, p.192): 

    A ação cultural permite aos usuários visualizarem que existem na biblioteca muitas informações que podem complementar às oferecidas pelos professores em sala de aula ou até mesmo às encontradas na Internet, [...]. A ação cultural nada mais é do que o conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de criar condições de interação aos usuários e visitantes ao acervo da biblioteca bem como o acesso as informações culturais. Esse serviço é responsável pela organização, programação, execução e divulgação de eventos, tais como: mesa literária, exposições artísticas, hora do conto, projeções de filmes, apresentações musicais, lançamentos de livros, cursos e oficinas e outros.

    Gab. E

    ANDRETTI, Cristiani R.; CALEGARO, Édina M.; MACHADO, Marli. Da lagarta para borboleta: ação cultural como estratégia de marketing no Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali – SIBIUN. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.189-200, jan./jun., 2008. Disponível em: www.revistaacb.br

  • Esta questão aborda as relações existentes entre as unidades de informação e seus usuários.

    Uma maneira de resolver este tipo de questão é identificar os principais trechos do enunciado e buscar “pistas" nas alternativas que se relacionem com os trechos destacados.

    Neste caso específico, podemos destacar o trecho inicial “Conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de criar condições de interação de usuários e visitantes ao acervo da biblioteca e o acesso às informações". A ideia de interação entre biblioteca e usuário citada neste caso não está presente em marketing de bibliotecas (A) e gestão colaborativa (D), atividades de gestão que têm o usuário como público alvo sem que este participe da atividade em si.

    O trecho “mesa literária, exposições artísticas, hora do conto, projeções de filmes, apresentações musicais, lançamentos de livros, cursos e oficinas" apresenta uma série de atividades lúdicas, educativas e culturais. Dessa forma podemos eliminar as respostas capacitação de usuários (B) e treinamento em recursos informacionais (C), pois neste caso apenas as atividades “cursos e oficinas" poderiam ser relacionadas a estas alternativas.

    Logo, identificamos a alternativa Ação Cultural (E) como a mais adequada, pois abrange o conjunto de atividades citadas no enunciado em uma relação de interação entre biblioteca e usuário.

    Gabarito do Professor: Letra E

ID
3127978
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ação cultural desenvolvida e planejada pelo bibliotecário

Alternativas
Comentários
  • Segundo Almeida (1987, p. 34):

    A ação cultural não está limitada a espaços específicos. No caso de biblioteca, ela pode ser uma ação cultural a partir da biblioteca, mas nunca na biblioteca. É diferente da idéia de animação cultural; pode-se animar uma biblioteca ou se planejar atividades de animação na biblioteca. A ação cultural não tem paredes: uma vez deflagrada poderá se multiplicar, se modificar e tornar muito difícil o controle sobre ela. Os espaços são apenas pontos de partida.

    Gab. C

    Fonte: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/08/pdf_bf26644cf9_0018444.pdf


ID
3251233
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ação cultural é um processo estreitamente associado às bibliotecas públicas e escolares. Trata-se de um conjunto de ações libertadoras que

Alternativas
Comentários
  • A ação cultural [...] propõe, diversamente, fazer a ponte entre as pessoas e a obra de arte ou cultura, para que, dessa obra, as pessoas possam retirar aquilo que permitirá participar do universo cultural como um todo e aproximarem-se uma das outras por meio da invenção de objetivos comuns. [...] o desenvolvimento de relações entre as pessoas e uma obra - e das pessoas entre si por intermédio da obra - que lhes permitirão a apreensão mais longe possível do universo da obra e ampliação de seus universos pessoais" (Teixeira Coelho, 1999)

    O objetivo principal da Ação cultural é tornar as pessoas sujeitos da cultura e não seus objetos, é proporcionar condições de ampliarem seus universos pessoais.

    Resposta E: tem em vista criar condições para que as pessoas se tornem sujeitos da cultura e não seus objetos.

  • Conforme Coelho Neto (2001, p. 14):

    Na anotação de Francis Jeanson, intérprete e biógrafo de Sartre, além de diretor de uma casa de cultura no interior da França nos anos 60, um processo de ação cultural resume-se na criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos - sujeitos da cultura, não seus objetos. Seria o ideal.

    Gab. E

    COELHO NETO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: https://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-A%C3%A7%C3%A3o-Cultural.pdf


ID
3267673
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Campello (2012), a biblioteca escolar constitui um espaço adequado para proporcionar aos estudantes oportunidades para aprenderem a partir da busca e do uso da informação. Com esse objetivo podem ser desenvolvidas diversas atividades, sendo que a pesquisa escolar é uma das mais conhecidas.

É correto afirmar que a pesquisa escolar é uma estratégia de aprendizagem baseada em

Alternativas
Comentários
  • No mesmo sentido, Abreu (2005, p. 25) afirma: “a pesquisa escolar é uma excelente estratégia de aprendizagem, pois permite maior participação do estudante nesse processo, o que leva a construir seu próprio conhecimento”.

    Gab. Letra D


ID
3267697
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando-se a mediação da leitura e a formação do leitor nas bibliotecas escolares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – Na biblioteca escolar todas as atividades desenvolvidas pelo mediador de leitura devem ser realizadas tendo em vista a aprendizagem da decodificação dos sinais gráficos

PORQUE

II – ele introduz o leitor no mundo mágico da leitura e compartilha com o leitor o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os livros têm a oferecer.

Sobre as asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Para se compreender o que se lê, para além da imprescindível decodificação de sinais gráficos, é também importante conhecer o vocabulário, bem como estar familiarizado com a estrutura do texto e possuir algum conhecimento relativo ao assunto [...].

    Todas as atividades desenvolvidas pelo mediador de leitura devem ser realizadas de forma natural. A leitura deve fluir sem a cobrança estabelecida no conteúdo pedagógico escolar ou familiar, mas como algo prazeroso e instigante. O livro deve ser visto como um objeto lúdico, não como algo impositivo. 

    O mediador de leitura é o agente que apresenta e aproxima o livro de forma prazerosa ao leitor. Ele introduz o leitor no mundo mágico da leitura e compartilha com o leitor o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os livros têm a oferecer

    Fonte: PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

  • A aprendizagem da decodificação dos sinais gráficos está para a alfabetização


ID
3338611
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre a formação de leitores.

I. É seguro afirmar que a leitura é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e das nações, pois a leitura pode levar à apropriação da informação.
II. É necessário que as instituições voltadas à leitura, à informação e ao conhecimento estejam atentas e busquem o quanto possível enfocar não apenas o acesso à informação e aos documentos, mas também a formação de leitores autônomos, críticos e participantes ativos na sociedade.
III. O ideal é que a formação do leitor se inicie no ambiente familiar.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3338614
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“O perfil de quem quer ser um mediador de leitura na biblioteca escolar deve ser, antes de qualquer coisa, de um leitor.”
PIMENTEL; BERNADES; SANTANA, 2007.

Dessa forma, o bom mediador de leitura deve possuir as habilidades a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    O mediador de leitura deve estabelecer um canal de comunicação eficaz, com uma linguagem de fácil compreensão, atraindo o leitor para o contato com o livro e com a leitura, sentando junto, acompanhando as reações, estabelecendo laços de intimidade com a palavra escrita e com o objeto livro.

    Fonte: PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.


ID
3487717
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É a capacitação ou instrução oferecida por meio de treinamentos, orientações e cursos, proporcionando um comportamento do usuário em relação aos serviços e ao uso dos recursos informacionais da unidade de informação. A que o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Silva et al. (2012, p. 8):

    O que você entende por educação de usuário?

    É a capacitação ou instrução oferecida através de treinamentos, cursos, orientações, desenvolvendo dessa forma o comportamento do usuário em relação aos serviços e uso dos recursos informacionais da biblioteca.

    Gab. B

    Fonte: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/79375

  • Como não é a letra A? qual seria a diferença?


ID
3524896
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Além de meios e recursos, é preciso oferecer ao usuário a oportunidade de fazer suas pesquisas com autonomia. O bibliotecário é um facilitador nesse processo e deve estar disponível para auxiliar, por isso é fundamental que a biblioteca mantenha:


I. treinamento do Portal de Periódicos da Capes.
II. treinamento em Base de dados.
III. divulgação de novas fontes de pesquisa.
IV. canais de comunicação como e-mail ou formulários no site.
V. canais de comunicação como chats.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Todas essas funções estão ligadas ao serviço de referência.


ID
3570937
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Bibliotecas são espaços de informação e cultura. Para Teixeira Coelho, “um processo de ação cultural resumese na criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos de cultura, e não seus objetos”. Sobre ação cultural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santos (2015) Através do lúdico e do imaginário, a biblioteca pública deverá exercer uma participação mais efetiva em eventos e projetos voltados ao resgate cultural, promovendo ações que visem à mediação da informação no processo políticoeducativo, no qual seu público e, principalmente o não público, passem de meros receptores a produtores de cultura, participando da discussão sobre essas questões.

    SANTOS, Josiel Machado. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 173-189, jun./dez. 2015.

  • Conceitos importantes para falar de ação cultural:

    "Ação" é um conceito cujo sentido fica mais claro quando confrontado com outro, "fabricação" [...] A fabricação é um processo com um início determinado, um fim previsto e etapas estipuladas que devem levar ao fim preestabelecido. A ação, de seu lado, é um processo com início claro e armado mas sem especificado e, portanto, sem etapas ou estações intermediárias pelas quais se deva necessariamente passar [...] Na fabricação, o sujeito produz um objeto, assim como o marceneiro faz um pé torneado. Na ação, o agente gera um processo, não um objeto."

    Animação cultural:

    "É uma expressão viciada, que revela desde logo sua ideologia: o agente cultural é, aqui, um animador, é dele que parte a ação [...] É ele o sujeito, o grande sujeito. Os outros são meros objetos [...]

    O erro da opção A está em errar o conceito de "animação cultural"


ID
3592756
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dinamizar a biblioteca escolar é transformá-la em um organismo vivo, tendo em mente obedecer às cinco leis da Biblioteconomia, formuladas por Ranganathan. Como uma das alternativas de programas, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura, está a atividade de apresentar às crianças menores o mundo maravilhoso da fantasia. Elas são reunidas em roda, onde lhes são apresentados cada personagem da história, podendo até resultar em uma dramatização. Esta atividade é conhecida como 

Alternativas

ID
3709528
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2018
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Diante das formas de interação e sociabilidade possibilitadas pelas tecnologias de informação e comunicação, a ação cultural nas bibliotecas possibilita que esta seja um instrumento de afirmação de expressões artísticas e culturais locais e possibilita 

Alternativas

ID
3764689
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um clube de leitura ou ação cultural organizado e desenvolvido na biblioteca é voltado para

Alternativas

ID
3818257
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que contém exclusivamente atividades de treinamento do usuário realizadas pelo bibliotecário no serviço de referência.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre o serviço de referência em bibliotecas.

    A palavra-chave no enunciado é “exclusivamente". Ao fazer a leitura das alternativas, o candidato irá se deparar com uma série de atividades de treinamento que são realizadas pelo serviço de referências, porém, algumas delas também são aplicadas por outros setores. Logo, a alternativa correta contém atividades de treinamento que apenas o serviço de referências oferece.

    Destacaremos as atividades que podem ser oferecidas por outros setores:

    a) INCORRETA. A assistência aos usuários não se limita ao setor de referência e pode fazer parte de treinamento ofertado pelo setor de circulação de materiais, por exemplo.

    b) INCORRETA. Excetuando o levantamento bibliográfico, todos os outros treinamentos podem fazer parte do setor de administração geral da biblioteca.

    c) CORRETA. Todas as atividades expostas são próprias e exclusivas do serviço de referência de uma biblioteca.

    d) INCORRETA. Desenvolvimento de estratégias de marketing não é atividade própria do serviço de referências e o planejamento de eventos não é exclusivo desse tipo de serviço.

    e) INCORRETA.  A definição de assuntos não se trata de tipo de treinamento oferecido ao usuário.

    Gabarito do Professor: Letra C


  • c) Capacitação do usuário na utilização de recursos de informação, instrução nos métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica e em normas técnicas, e orientação no acesso às bases de dados.

  • porque não o item a?


ID
3864931
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para estimular, nas comunidades, o hábito de leitura, deve-se criar bibliotecas

Alternativas
Comentários
  • Conforme Prado (1992, p. 21):

    As bibliotecas públicas são instituições básicas para o processo de educação, cultura e informação de um povo. Seus objetivos principais são: estimular, nas comunidades, o hábito de leitura e preservar o acervo cultural.

    Gab. A

    PRADO, Heloísa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2.ed. rev. São Paulo: T.A. Queiroz, 1992.

  • Gab. A


ID
4113505
Banca
Prefeitura de Contagem - MG
Órgão
Prefeitura de Esmeraldas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As ações permanentes de incentivo à leitura destinadas à população distante da biblioteca pública ou impedida de frequentá-la constituem os serviços de extensão.

Os serviços de extensão podem ser desenvolvidos por meio das seguintes estratégias, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C

    https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1528


ID
4166791
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, que “institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)”, é vedada a:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, que “institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)".

    Art. 2°. O Pronac será implementado através dos seguintes mecanismos:

    I - Fundo Nacional da Cultura (FNC);

    II - Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart);

    III - Incentivo a projetos culturais.

    § 2°  É vedada a concessão de incentivo a obras, produtos, eventos ou outros decorrentes, destinados ou circunscritos a coleções particulares ou circuitos privados que estabeleçam limitações de acesso.

    Gab. B


ID
4178488
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A avaliação da ação cultural em bibliotecas deve ser um processo continuado, que garanta a participação dos envolvidos no trabalho, de modo que tenham total liberdade de expressar ideias e opiniões. Nessa avaliação os indivíduos aprendem a dialogar e a refletir criticamente sobre sua produção cultural, e analisá-las criticamente, num clima de receptividade e abertura a sugestões, pois se trata de um processo

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cabral (1999, p. 43):

    A avaliação da ação cultural deve ser um processo continuado, que garanta a participação dos envolvidos no trabalho, de modo que tenham total liberdade de expressar ideias e opiniões. Trata-se de um processo político-educativo, no qual os indivíduos aprendem a dialogar e a refletir criticamente sobre sua produção cultural, e analisá-las criticamente, num clima de receptividade e abertura a sugestões. 

    Gab. E

    CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 39-45. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais,1998, Belo Horizonte. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/106.pdf


ID
5100241
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para que os alunos que frequentam a biblioteca escolar possam ter uma boa formação como leitores:

I. Os textos selecionados devem tratar de assuntos que os alunos desconheçam, que não façam parte de suas conversas e com vocabulário que não seja relativamente conhecido.
II. É essencial colocar, diante dos alunos, textos criativos que os levem a sentir o prazer da leitura.
III. A leitura é completa quando o leitor é capaz de viver o texto, quando ele consegue entrar no imaginário do autor, refazendo o percurso da criança.
IV. Todo bom leitor é um coautor, pois recria o texto de acordo com suas vivências e constrói uma visão mais ampla de mundo.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Pimentel, Bernardes e Santana (2009, p. 79):

    Assim, para que os alunos que frequentam a biblioteca da sua escola possam ter uma boa formação de leitores, é importante que encontrem sentido naquilo que lêem, é essencial que os textos selecionados tratem de assuntos que conheçam que façam parte de suas conversas e que o vocabulário seja relativamente conhecido. É essencial colocar diante deles textos criativos que os levem a sentir o prazer da leitura. A leitura é completa quando o leitor é capaz de viver o texto, dialogar com as palavras impressas, quando ele consegue entrar no imaginário do autor refazendo o percurso da criação. Todo bom leitor é um co-autor, pois recria o texto de acordo com suas vivências e constrói uma visão mais ampla de mundo. 

    Gab.

    PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. 116 p. Disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_social/multimeios_didaticos/240912_multim_biblioteca_escolar.pdf


ID
5242165
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de formação do sujeito leitor existem competências a serem desenvolvidas pelo mediador de leitura no espaço escolar, no convívio familiar e na sociedade de modo geral.


São consideradas competências a serem desenvolvidas nesse processo, exceto:

Alternativas

ID
5345167
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às atividades de mediação desenvolvidas pelo profissional da informação na biblioteca escolar e na biblioteca pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Duarte Coellho (2016, p. 7):

    Essa relação entre leitura e mediação ressalta a importância de um agente que possibilite a aproximação entre suporte e informação, possibilitando a assimilação do que foi lido para desenvolver o pensamento crítico, pois “tem por função propiciar ao leitor o envolvimento com o texto em sua completitude e, quando possível, levá-lo a compartilhar o que foi lido com outros leitores (professores e colegas)” (ALMEIDA JUNIOR; BORTOLIN, 2009, p. 211). Todo esse contexto propicia a caracterização do perfil do mediador voltado para as bibliotecas comunitárias e seu papel no incentivo a leitura.

    Gab. C

    Fonte: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/291/149

  • A questão aborda a função do bibliotecário como mediador em diversas atividades de uma biblioteca. 

    O profissional bibliotecário exerce a função de mediador em uma biblioteca sob diversos aspectos muitas vezes relacionados ao tipo da biblioteca, seus usuários e sua coleção. 

    Com base nos conhecimentos da área, identificamos as alternativas como: 

    A) INCORRETA. Neste caso, a prática bibliotecária deve ser centrada nos alunos e não no acervo. 

    B) INCORRETA. O foco não é necessariamente no uso de novas tecnologias, mas sim na apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. 

    C) CORRETA. O bibliotecário como mediador da leitura busca promover o envolvimento do usuário com a leitura e seu compartilhamento com outros usuários para fomentar a leitura em um novo ciclo de mediações. 

    D) INCORRETA. A mediação cultural tem como objetivo inserir o usuário em um contexto cultural e social específico, geralmente ligado ao seu próprio meio. 

    E) INCORRETA. A mediação literária busca promover o acesso democrático e igualitário à literatura de qualidade e não está limitado a pesquisa escolar e universitária. 

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
5346823
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Alto Araguaia - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

na promoção da leitura e no controle ao analfabetismo, a biblioteca deve realizar atividades em apoio à utilização da tecnologia e na promoção de competências informacionais.
Dentre as opções a seguir, a promoção da leitura NÃO corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda as relações entre biblioteca e promoção da leitura. 

    A utilização da biblioteca no auxílio a promoção da leitura se dá por diversas formas. Programas de leitura, ações culturais e educativas baseadas no estudo dos usuários reais e potenciais são algumas das maneiras de promover a leitura no espaço da biblioteca. 

    Abaixo identificamos as alternativas de acordo com os conhecimentos sobre o tema. 

    A) ERRADO. Desbastamento e descarte são processos relacionados ao desenvolvimento de coleções e não tem relação direta com as ações de promoção da leitura em bibliotecas. 

    B) CERTO. Em uma ação de promoção da leitura, a biblioteca deve fornecer material adequado ao nível de habilidade de leitura ao usuário. 

    C) CERTO. Corresponde ao uso de novas tecnologias para estimular a leitura como tablets, e-books, desktops, jogos e outros. 

    D) CERTO. Para estimular a leitura, é importante que a biblioteca estimule também o uso do acervo, auxiliando os usuários na busca e recuperação dos materiais na coleção. 


    Gabarito do Professor: Letra A  

ID
5415763
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as assertivas referentes à grande variedade de ferramentas que são utilizadas pelas bibliotecas para a orientação ou educação de usuários, cumprindo uma função integradora entre biblioteca e usuários.


I. A sinalização faz parte da comunicação visual de que se utiliza a biblioteca, propiciando indicações de maneira mais rápida e precisa de acesso aos serviços.

II. A identificação das necessidades de informação, presentes e futuras, faz parte do programa de educação de usuários.

IIl. A orientação de como encontrar um livro, se possui serviço de internet ou como conseguir o material que não se encontra na biblioteca fazem parte do processo de educação de usuários.

IV. A visita guiada é uma atividade na qual se percorrem os espaços da biblioteca mostrando os recursos, instalações e serviços que os usuários podem utilizar, oportunizando uma comunicação direta com o pessoal da biblioteca.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5464171
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ação cultural em unidades de informação envolve o atendimento das necessidades informacionais e culturais de

Alternativas