SóProvas


ID
1510873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as bases legais da educação nacional: a Constituição Federal de 1988 (CF), a Lei n.º 9.394/1996, a vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue o item a seguir.

A organização dada pelos PCNs às séries iniciais do ensino fundamental por ciclos de dois anos de estudo deve-se mais a questões de conjuntura do que a questões pedagógicas. E, devido ao fato de a LDB ser bastante flexível a esse respeito, os diferentes sistemas podem adotar divisões temporais diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Em 30 de novembro de 2006 foi publicada a Resolução SE nº 79, que estabelece que o professor de 2ª série deve permanecer com seus alunos da 1ª série do ano anterior. Desse modo, as duas séries configuravam um ciclo de aprendizagem de dois anos, restabelecendo, portanto, o tipo de organização presente no antigo CB. Ainda de acordo com a resolução, o mesmo deveria acontecer com as séries seguintes, configurando uma reorganização do Ensino Fundamental em ciclos de dois anos, como, aliás, já adotado por ocasião da elaboração dos PCN pelo Ministério da Educação, a partir de 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). 

    Fonte:http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/383.pdf
  • " a seriação inicial deu lugar ao ciclo básico com a duração de dois anos, tendo como objetivo propiciar maiores oportunidades de escolarização voltada para a alfabetização efetiva das crianças" PCN livro 1

    gabarito - certo

  •      A intenção dos ciclos não é somente pedagógica. Se deve a questões de conjuntura. Então, conjuntura é uma combinação ou ocorrência de acontecimentos ou eventos num dado momento, circunstância ou situação. Logo, a ideia da progressão continuada (ciclos) é não excluir, diminuir a evasão, dar um maior tempo para a apredizagem, desta forma, ela visa uma séria de aspectos, o que que justifica o termo "conjuntura". Enfim, errei por não interpretar a questão rsrs.

    Keep on...