SóProvas



Questões de PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais


ID
65443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.

Alternativas

ID
213829
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o estabelecimento, pelo governo federal, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Estados e Municípios

Alternativas
Comentários
  • letra B!

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
    A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino. 
     

ID
406834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

A adoção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), passa a ter um caráter obrigatório a partir das metas e objetivos apresentados para o ensino fundamental, pois as escolas devem elaborar seus projetos pedagógicos de acordo com as diretrizes dos PCN.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em Lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE - 2011/2020, no prazo de um ano contado da publicação desta Lei.
  • Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.(Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)
     
  • Não há um caráter obrigatório dos PCN's. Na página 29 do próprio, deixa bem claro isso. Ele não se impõe como uma diretriz obrigatória. Logo, não há normatividade, diferente do que acontece nas diretrizes nacionais. 


  • (...) É também por valorizar a capacidade de utilização crítica e criativa dos conhecimentos, e não um acúmulo de informações, que a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais não se apresenta como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.


    Esse trecho foi extraído do próprio PCN. Portanto, não compreendi o gabarito está CORRETO. 



    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf



    Bons estudos!!!^^

  • Os PCNs nã se configuram como documentos obrigatorios. Não sei pq o gabarto marcou que sim. 

  • Nosso colega César esta certo. PCN (parÂmetros Curriculares Nacionais) não são Diretrizes curriculares nacionais. 

    O PCN são organizadas por disciplinas, elaboradas pelo Governo Federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular etc...FOram criadas em 1997 e funcionaram como referenciais para renovação e reelaboração da proosta curricular até a definição da Diretrizes Curriculares.

  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais NÃO são obrigatórios por lei.

    Já as Diretrizes Curriculares Nacionais são obrigatórias por lei.

  • Questão com gabarito errado só pode

  • Eu acho que a questão quis dizer que a escola é obrigada a dar uma olhada no pcn mas não a cumprí-lo. Vai entender. 

  • tinha que ser da CESPE

  • Boa noite caros colegas de estudos .Então ...Os PCNs são parâmetros ,subsídio educacioanal ,não sendo obrigatório sua aplicação.Ele é um documento de cunho educacional com a finalidade de orientar os objrtivos,metas,estratégia da educação nacional .


ID
555265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os PCNs, qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. Assim, o que diferencia radicalmente as propostas é a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e, em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados.
Com base nas orientações dos PCNs, uma professora exibiu em sala um episódio de uma série de TV, em que um dos personagens faz associações de fatos ocorridos em sua vida, marcada pela guerra dos narcotraficantes, com a vinda da Corte Portuguesa ao Brasil, na aula de História.
A partir dos PCNs e da experiência da professora, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • o currículo é o espaço central no qual professores e alunos atuam, o que faz com que todos sejam responsáveis por sua elaboração, nos diferentes níveis do processo educacional.

  • A

    o papel do educador no processo curricular é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

    • É indispensável o papel do educador.

    B

    o currículo é o espaço central no qual professores e alunos atuam, o que faz com que todos sejam responsáveis por sua elaboração, nos diferentes níveis do processo educacional.

    • Resposta.

    C

    o conhecimento histórico tem características próprias que o distinguem de outras formas de conhecimento curricular, ainda que sejam articulado a elementos midiáticos.

    • A História tem seu próprio PCN, mas suas características permeiam outros conteúdos por meio da interdisciplinariedade, não havendo o que se falar em conhecimento curricular fragmentado e único por matéria, já que em todos devem haver a integração.

    D

    a transposição didática realizada pela professora reflete sua habilidade com os temas da história nacional articulados com a mídia e a cultura de referência de seus estudantes.

    • Normalmente o uso de mídia para repassar determinado conteúdo é encarado, por alguns autores estudados na pedagogia, como inabilidade em determinada temática.

    E

    uma educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que incentivem mudanças na hierarquia curricular, na vida dos estudantes e na sociedade como um todo.

    • Não há o que se falar em hierarquia curricular, tampouco seleção de conhecimentos mais ou menos relevantes para a vida do estudante e da sociedade.

ID
555700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os objetivos do ensino da Matemática para o Ensino Fundamental, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, NÃO se inclui o de

Alternativas

ID
555706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os PCNs, “a preocupação com os estudos de história local é a de que os alunos ampliem a capacidade de observar o seu entorno para a compreensão de relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo e reconheçam a presença de outros tempos no seu dia a dia.”
BRASIL, 2000, p. 51.
Nessa perspectiva, trabalhar com os alunos o período co- lonial brasileiro, em que Salvador foi a capital e o principal porto do país, contribui para que eles compreendam a cidade. De acordo com esse trabalho, observe os objetivos a seguir.

I - Compreender a origem do patrimônio arquitetônico que tornou Salvador “Patrimônio Cultural da UNESCO” desde 1985, construído, principalmente, no período em questão.

II - Perceber o alto índice de criminalidade na cidade como causa do fato de Portugal ter enviado ao Brasil, no período colonial, populações despreparadas e afeitas à violência.

III - Compreender o fato de Salvador, principal porto do país nos séculos XVII e XVIII, ser a cidade brasileira com maior índice de população afrodescendente do país.

Está(ão) correto(s) o(s) objetivo(s)

Alternativas

ID
555751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto TAMAR, criado em 1980, desenvolve atividades organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. O Projeto, que comemorou 30 anos em 2010, tem um programa destinado às escolas públicas, chamado “Tamar na escola”, descrito em seu site:
“O programa Tamar na Escola é direcionado a escolas públicas, situadas na área de abrangência das bases, no litoral norte da Bahia.(...) A cada ano participam cerca de 300 crianças dos 4º° e 5º anos do Ensino Fundamental. Todo o conteúdo é executado de maneira participativa e lúdica, com aplicação de pré e pós-testes e desenvolvimento de material expositivo a partir do conhecimento adquirido. A cada ano, é realizada, no Centro de Visitantes do Tamar na Praia do Forte, exposição com as peças produzidas pelas crianças.
” Participar do Projeto é um meio de a escola conscientizar os alunos a respeito de uma noção básica para a questão am- biental elencada nos PCNs, a da sustentabilidade e seus princípios, definidos pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Dentre os princípios de sustentabilidade abaixo, qual NÃO se relaciona às atividades do Projeto?

Alternativas

ID
560095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A tabela periódica, elaborada por Mendeleiev, é um instrumento de estudo e organização dos elementos químicos. A história da construção desse instrumento vem sendo incorporada aos currículos de Ciências no Ensino Fundamental por associar o aprendizado de um dado científico às noções de natureza da ciência. Essa abordagem, que permite ensinar o processo pelo qual foi possível chegar ao modelo de tabela adotado hoje, está de acordo com o que sugerem os PCN, pois mostra a(o)

Alternativas

ID
560374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de História.

I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.

II - Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.

III - Reconhecer que o conhecimento histórico é parte do conhecimento apenas de uma disciplina.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é(são) objetivo(s) geral(ais) da História

Alternativas
Comentários
  • III (E) Pode estar inserido em várias disciplinas

  • C

    I e II, apenas.


ID
561082
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na publicação referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está escrito no item referente à caracterização da área de Geografia:
“É importante lembrar que para La Blache a Geografia não era ciência dos homens, mas dos lugares. O lugar e a região eram sempre vistos como dimensões objetivas resultantes das interações entre o homem e a natureza. Atualmente a categoria de lugar, assim como a de paisagem estão sendo recuperadas pela nova Geografia, em uma nova dimensão.”
Nesse sentido, na atualidade, o lugar, enquanto espaço apropriável para a vida, passa a incorporar, juntamente com a sua materialidade, especial e, principalmente,

Alternativas

ID
562615
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, não é necessário que o professor de Filosofia elabore novidades intelectuais, cabendo-lhe

Alternativas

ID
581278
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) explicitam orientações no que concerne a avaliação escolar. De acordo com os PCN a avaliação é compreendida, CORRETAMENTE, como elemento de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • b) lassificação do educando, segundo seus avanços e dificuldades;

    Acredito que seja classificação do educando.

  • lassificação é um termo da economia, não tem nada haver com a educação.

  • Também errei, mas acho que a assertiva B está com erro de digitação que me induziu a marcar a alternativa errada. Se o correto é "Classificação", realmente está errado pois a avaliação escolar não objetiva classificar os alunos (parâmetro quantitativo).

  • Erro de digitação 

  • classificação do educando, segundo seus avanços e dificuldades;

  • Realmente você tem razão, a palavra PODE indica que não é a única forma, ou seja, não afasta a possibilidade da prorrogação ser pactuada tão somente pelo credor e fiador, o que torna a questão correta.

  • Avaliação classificatória está voltada para a Tendência Tradicional, hodiernamente a avaliação é formativa, contínua, cumulativa, inclusiva....

    Gabarito letra 'b''.


ID
589015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto mais domínio sobre os próprios movimentos o indivíduo conquistar, quanto mais conhecimentos construir sobre a especificidade gestual de determinada modalidade esportiva, de dança ou de luta que exerce, mais pode se utilizar dessa mesma linguagem para expressar seus sentimentos, suas emoções e o seu estilo pessoal de forma intencional e espontânea.

Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p. 56

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que a aprendizagem das práticas da cultura corporal

Alternativas

ID
610123
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Os “temas transversais” dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.


ID
610132
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), estabelecem a comunicação entre as disciplinas escolares, buscando maior integração entre seus diferentes conhecimentos.

Sobre a proposta desses temas, analise:

I. Os temas transversais tomam a cidadania como eixo básico, pois tratam de questões que permeiam os assuntos que, embora abordados pelos currículos convencionais, não chegam a ser diretamente trabalhados, tais como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais e os preconceitos.

II. São os temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural.

III. Os temas transversais definidos nos PCN’s são abrangentes, não podendo, portanto sofrer adaptações conforme as peculiaridades da região.

IV. A perspectiva transversal indica a possibilidade de transformação da prática pedagógica, ao propor um rompimento da atuação do professor isolado por área.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de documentos dos Temas Transversais comporta uma primeira parte em que se discute a
    sua necessidade para que a escola possa cumprir sua função social, os valores mais gerais e unificadores que
    definem todo o posicionamento relativo às questões que são tratadas nos temas, a justificativa e a
    conceitualização do tratamento transversal para os temas sociais e um documento específico para
    cada tema: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, eleitos por
    envolverem problemáticas sociais atuais e urgentes, consideradas de abrangência nacional e até
    mesmo de caráter universal. (PCN, p.45)
  • Violência nos temas transversais?
    Considerei o item errado e não entendi o porque do gabarito...
  • É Juana, também pensei assim. Vou pensar mais um pouco pra ver se consigo explicar isso.
  • Acertei a questão, mas achei confusa. O "Trabalho e Consumo" tb é um tema transversal, mas não foi listado juntamente com os outros.
  • Como foi destacado no comentário de Jane os temas transversais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Pergunto: Onde entra os temas TRABALHO e CONSUMO?


    Grata a quem me responder.

  •  a)

    I, II, IV


ID
637087
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, os profissionais que atuam nas Instituições Públicas de Educação Infantil devem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • eu acho que a incorreta é B

  • Ainda não consegui entender a resposta, pois eu acho que deve ser a alternativa B 

  • Acabo de ler o parâmetro de qualidade 1 e 2.

    Parametro de qualidade 2 PG. 38  11.1 

    Essa resposta está errada.

  • A resposta errada deve ser a letra B!

  •  b)

    Ser substituídos, sempre que necessário ou no período de férias, por qualquer outro profissional, independente da sua formação, bastando para isto ter a idade exigida.


ID
637327
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os PCN’s, de 5º ao 9º ano é tradição do ensino de História:

Alternativas
Comentários
  • b)Contribuir para a construção da identidade


ID
637585
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN’s foram criados para auxiliar os docentes na reflexão e discussão da prática pedagógica cotidiana que deverão transformar continuamente, atendendo as particularidades de cada região e escola. São possibilidades de ação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Somativa
    Exteriorizada como avaliação final, porque acontece no fim de um processo de educação e aprendizagem, tem uma função classificatória, em razão de que vão convir a uma classificação do estudante conforme os níveis de aplicação no fim de uma unidade, de um módulo, de uma disciplina, de um semestre, de um ano, de um curso.. A avaliação somativa promove a definição de escopos,ou seja, propósitos e intentos que serão freqüentemente baseados em conteúdos e procedimentos de medida, como provas, teste objetivo, dissertações-argumentativas. Assim sendo, não colabora para a avaliação da aprendizagem que é um ciclo de intervenções pedagógicas de um mesmo processo, incluindo as avaliações formativa e diagnóstica.
  • A alternativa estaria correta se fosse avaliação formativa

  • Somente a primeira alternativa está incorreta.
    A) Desenvolver uma avaliação SOMATIVA, que possibilite orientar o trabalho cotidiano do professor. 


ID
637591
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Atualmente, educar pela prática democrática pressupõe um cuidado especial nos discursos e nas práticas cotidianas da escola, permitindo que crianças e jovens se formem como cidadãos para uma sociedade educadora e democrática. Acerca disso, o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas deve ser construído:

Alternativas
Comentários
  •  Os PCN's constituem-se em um referencial para fomentar a reflexão, a revisão ou a elaboração dos currículos e não uma imposição. A construção do PPP passa pela relativa autonomia da escola, pela sua capacidade de delinear sua própria identidade e pela atuação participativa da equipe escolar, tornando-a sujeito da sua própria pratica. Na sua construção levam-se em conta o diagnóstico da realidade e deve ser construido no processo democrático de tomadas de decisões. O PPP é um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas escolares, na busca de alternativas viaveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
  • Na última Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada no primeiro semestre deste ano, o projeto políticopedagógico foi um dos temas em destaque. Os debatedores lembraram e reforçaram a ideia de que sua existência é um dos pilares mais fortes na construção de uma gestão democrática. "Por meio dele, o gestor reconhece e concretiza a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças", aponta Maria Márcia Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de Pedagogia e pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Loed/Unicamp). Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml?page=3
  • Lembrando que o PCN é apenas um referêncial e não impoem nada.
  • d) Um processo de ação-reflexão-ação que exige uma vontade política do coletivo escolar.

ID
637597
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com a intenção de proporcionar aos alunos uma educação comprometida com a qualidade, o Ministério da Educação elaborou na última década do século passado, os PCN’s. Acerca desse fato, analise:

1. Os conteúdos transversais foram sugeridos pelos educadores de várias escolas brasileiras, com a intenção da melhoria do trabalho pedagógico.

2. O termo “parâmetro” indica a ideia de fenômeno educativo a ser adotado por todos os educadores nas escolas brasileiras.

3. Os temas transversais referem-se a conceitos científicos da aprendizagem.

4. Constituem uma proposta flexível a ser implementada a partir das decisões regionais e locais sobre currículos e sobre os programas da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e professores.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Comentário da   Prof Issana Rocha     no site do Ponto dos concursos

    Apenas a afirmativa 4 está correta e, portanto, a resposta certa é a letra E. Afinal, realmente os PCNs se caracterizam pela flexibilidade: a ideia é contribuir com as escolas, e não substituir o papel dela na elaboração e na reflexão sobre a própria prática. A afirmativa 1 está errada, pois os PCNs não foram sugeridos pelos educadores das escolas brasileiras, mas elaborados por uma equipe de acadêmicos e pessoas de notório saber didático em cada área. Ainda que os professores possam ter sido ouvidos, não houve, entretanto, essa “consulta pública formal”. A afirmativa 2 também está errada, pois a palavra “parâmetro”, no caso dos PCNs, passa longe de indicar uma obrigatoriedade imposta a todos os educadores brasileiros. No caso da afirmativa 3 também houve erro, pois os temas transversais não se referem diretamente a conceitos científicos, mas a temas candentes da atualidade.
  • Resumindo;

     1.  E   Não são conteúdos, e sim temas;
    2.  E    É só um parametro e não é obrigado a ser adotado, são diretrizes para a prática escolar;
    3. E   Não são conceitos científicos, são questões sociais , temas do dia-a-dia.

    Temas transversais (1º ao 5º ano do Ensino Fundadamental de 9 anos) - Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual. Temas transversais (6º ao 9º ano do Ensino Fundadamental de 9 anos) - Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual, trabalho e consumo.

     
  • Está correta apenas a alternativa 4.
    Os PCNs constituem uma proposta flexível a ser implementada a partir das decisões regionais e locais sobre currículos e sobre os programas da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e professores.


ID
637627
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta educacional dos PCN’s visa o crescimento do aluno como ser autônomo para atuar de maneira competente nos diversos contextos em que há de se desenvolver ao longo da vida. A essa autonomia refere-se a capacidade de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Autonomia A autonomia moral e intelectual é uma capacidade a ser desenvolvida pelos alunos, e seu desenvolvimento se dá em função de uma prática educativa exercida coerentemente com essa finalidade. O desenvolvimento da autonomia como princípio educativo considera a atuação do aluno, valoriza suas experiências prévias, buscando essencialmente a passagem progressiva de situações em que o é dirigido por outras pessoas, a situações dirigidas pelo próprio aluno. A autonomia refere-se à capacidade de saber fazer escolhas e de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter90 discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos etc. Isto é, a autonomia fala de uma relação emancipada, íntegra com as diferentes dimensões da vida, o que envolve aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos. É importante ressaltar que a construção da autonomia não se confunde com atitudes de independência. O aluno pode ser independente para realizar uma série de atividades, enquanto seus recursos internos para se governar são ainda incipientes. (PCN)
  • b) Obedecer às regras e aos critérios preestabelecidos.
  • como nos é útil esse site. Parabéns aos idealizadores, aos que viabilizaram e aos que o mantêm.

  • Nao Concordo muito com o gabarito... nao entendo, no texto do PCN que autonomia seja criar "leis próprias"... se o sujeito Cria regras e leis proprias, fica comprometida sua capacidade de cooperar e decidir nas açoes coletivas, creio. Questao sem gabarito correto, a mdu ver.

  • "CRIAR REGRAS E LEIS PROPRIAS", NÃO PARECE AUTONOMIA E SIM ANARQUIA. NÃO CONCORDO COM O GABARITO.


ID
637729
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que dispõe naquela fase de desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente e do ensino que recebe.” Segundo os PCN’s, pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D A questão 12 segue a mesma linha de raciocícnio da anterior.
  •  d)

    A organização de atividades de ensino e aprendizagem, a relação cooperativa entre professor e aluno, os questionamentos e as controvérsias conceituais, pouco influenciam o processo de construção de significado e o sentido que os alunos atribuem aos conteúdos escolares.


ID
637915
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na elaboração dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma estrutura organizacional que tem os objetivos gerais do Ensino Fundamental como referência principal para a definição das áreas e temas.
( ) Os temas transversais são considerados temas amplos o bastante, para traduzir as preocupações da sociedade brasileira, como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo.
( ) Nos PCN’s prevê-se que os temas transversais devam ser incorporados às áreas já existentes e ao trabalho educativo da escola, numa perspectiva de transversalidade.
( ) Nos PCN’s se apresenta uma proposta de organização e o funcionamento da escola em séries.
( ) São pontos positivos destacados nos PCN’s: a ressignificação de conteúdos, a inclusão dos temas transversais e a busca de um ensino inserido na realidade.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Sequência correta (D)

    O funcionamento das escolas de acordo com os PCNs são organizados em ciclos e cada ciclo correspondia a duas séries do ensino fundamental.

    Os objetivos gerais do ensino fundamental assim como os específicos de cada área, estão organizados em quatro ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a duas séries do ensino fundamental. A proposta de trabalhos por ciclos tem como objetivo evitar a excessiva fragmentação do conhecimento e tornar possível uma abordagem mais complexa e integradora das disciplinas (Brasil, 1998). Na ideia original estes ciclos poderiam também ser representados por espirais, pois estas últimas percorrem o espaço do ciclo, porém, aprofundando um tanto.

ID
648127
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

- Julgue ( C ) certo ou ( E) errado sobre o trabalho das equipes técnicas com os temas transversais.

( ) Motivar na sala de aula a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura.

( ) Adaptar, priorizar e acrescentar conteúdos, segundo as realidades dos alunos.

( ) Definir princípios educativos, colaborando com o trabalho do professor.

Alternativas

ID
648652
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os objetivos gerais para o Ensino Fundamental que constam nos PCN de Matemática, encontram-se os seguintes itens, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • c)

    verificar a presença dos conjuntos numéricos, tais como os números complexos, na realidade da vida do aluno.


ID
648655
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN?

Alternativas

ID
648658
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os PCN de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, a resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida em alguns princípios, dentre os quais encontra-se

Alternativas
Comentários
  • Ao colocar o foco na resolução de problemas, o que se defende é uma proposta que poderia ser resumida nos seguintes princípios:

    • o ponto de partida da atividade matemática não é a definição, mas o problema. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las;

    • o problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada;

    • aproximações sucessivas ao conceito são construídas para resolver um certo tipo de problema; num outro momento, o aluno utiliza o que aprendeu para resolver outros, o que exige transferências, retificações, rupturas, segundo um processo análogo ao que se pode observar na história da Matemática;

    • o aluno não constrói um conceito em resposta a um problema, mas constrói um campo de conceitos que tomam sentido num campo de problemas. Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações;

    • a resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas


ID
671512
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCN’s que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos

Alternativas
Comentários
  • Letra d
    2º nivel Estados e municipios
    3º nivel Escolas e projetos
    4º nível Sala de aula
  • Níveis de Concretização 1°) Referência Nacional para o Ensino Fundamental Estabelecem as metas educacionais para quais as ações Políticas do MEC devem convergir. Assim, devem subsidiar os projetos relacionados à análise e compra de materiais didáticos, livros, à formação inicial e continuada de professores.
      2°) Propostas Curriculares dos Estados e Municípios Os PCNs são usados como subsídio para adaptações ou elaborações de currículos realizados pelas Secretarias de Educação.
    3°) Elaboração da proposta curricular de cada escola, contextualizada pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP). É por meio do PPP que os docentes e a equipe pedagógica organizam objetivos, conteúdos e critérios de avaliação para cada ciclo. Esse processo pressupõe a participação da equipe pedagógica, que contemplará a realidade social e cultural em que a escola está inserida.
    4°) Sala de aula É o momento da realização das atividades planejadas de ensino e aprendizagem em sala de aula, segundo o PPP da escola.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais constitui o primeiro nível de concretização curricular e são uma referência nacional para o Ensino Fundamental, estabelecem uma meta educacional para qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do desporto. Tais ações como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, análises e compras de livros, e outros materiais didáticos e a avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e elaboração de projetos educativos, assim como, servir de material de reflexão das práticas dos professores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de conter uma exposição sobre os seus fundamentos, contém os diferentes elementos curriculares. Tais como caracterização das Áreas, Objetivos, Organização dos Conteúdos, Critérios de Avaliação e Orientações didáticas. Efetivando uma proposta articuladora dos propósitos mais gerais de formação de cidadania com sua operacionalização no processo de aprendizagem.
    Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parâmetros Curriculares Nacionais são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, eles não se impõem como uma diretriz obrigatória. O que se pretende é que ocorram adaptações, por meio do diálogo entre esses documentos e as práticas já existentes. Propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido nas escolas brasileiras.
    O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios. Os parâmetros Curriculares Nacionais como recurso para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pela Secretarias de Educação, em um processo definido pelos responsáveis em cada local.
    O terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão do seu projeto educativo. Os PCNs e as propostas das secretarias devem ser vistos como materiais que subsidiarão na construção de sua proposta educacional mais geral.
    O quarto nível é a concretização curricular é o momento da realização da programação das atividades de ensino e a aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas no nível anterior faz sua programação adequando-a aquele grupo específico de alunos.

    Fonte: http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2009/06/natureza-e-funcao-dos-parametros.html



ID
671515
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A incorporação, no currículo, de questões tais como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCN’s (1997) deve ser realizada a partir de

Alternativas
Comentários
  • São os "Temas Transversais"
  • temas transversais
    “as diversidades culturais, regionais, étnias, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos.” (PCN, 1997).

    A grande abrangência dos temas não significa que devam ser tratados igualmente. Pelo contrário, exigem adaptações. É importante, ainda, que sejam escolhidos temas locais para integrar os Temas Transversais.( Bárbara Santana)
  • Abordagem transversal, pois de acordo com os Paramêtros Curriculares Nacional (PCN's), os temas transversais são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual.
  • Uma abordagem transversal com certeza


ID
671638
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) coaduna-se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contínua, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na

I. investigação contínua do professor sobre as aprendizagens.

II. reflexão sobre a mediação pedagógica do professor.

III. classificação e aprovação/retenção dos estudantes.

IV. promoção da aprendizagem dos alunos.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • “A avaliação contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais é compreendida como: elemento integrador entre a aprendizagem e ensino; conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma; conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como: elemento de reflexão contínua para o professor sobre sua prática; instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades; ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.” (PCN, 1997)
  • c) apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

ID
777466
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Para compreender a natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessário situá-los em relação a quatro níveis de concretização curricular, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro.” (Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 28, 1997)

Tendo em vista os níveis de concretização curricular considerados nos PCNs, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Raciocínio utilizado:

    Alternativa A,errada pois LDB se refere a Base e não pode ser definida por Concretização,pois se trata de uma Diretriz.

    Alternativa B,errada pois os PCNS sendo parâmetros para os currículos,logo não poderiam dar sequência aos mesmos.

    Alternativa C,errada pois a proposta da instituição escolar não poderia ser a etapa final da concretização curricular pois se trata ainda da fase de elaboração do currículo.

    Alternativa correta letra D.

     

     

  • 1º nível: PCNs

    2º nível: Estados e Municípios

    3º nível: Unidade escolar

    4º nível: Sala de aula.

  • 1º nível: PCNs

    2º nível: Estados e Municípios (propostas curriculares dos Estados e Municípios que pode ser usado como recursos para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pelas secretarias da educação)

    3º nível: Unidade escolar (proposta curricular de cada instituição escolar contextualizada no seu projeto educativo)

    4º nível: Sala de aula (momento de programação das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula)

    Gabarito D


ID
801970
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

En el apartado “A justificativa social para a inclusão de Língua Estrangeira no ensino fundamental" los PCNs de lengua extranjera defienden que es una o más habilidade(s) que el alumno puede usar en su contexto social inmediato:

Alternativas

ID
805474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.

Os PCN do ensino fundamental apresentam a possibilidade de opção pelos sistemas de ensino de organização da escolaridade em ciclos ou fases de formação ou ainda no regime seriado.

Alternativas
Comentários
  • "A escola pode se organizar em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados com base na idade, competência e em outros critérios, sempre que for interesse do processo de aprendizagem."
  • Errado, pois:
    "A opção de organização da escolaridade em ciclos, tendência predominante nas propostas mais atuais, é referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. . A organização em ciclos é uma tentativa de superar a segmentação excessiva produzida pelo regime seriado e de buscar princípios de ordenação que possibilitem maior integração do conhecimento". (PCNs, p.42)

    O comentário da colega versa sobre o art. 23 da LDB, que diz:
    "A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar."


    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

ID
805477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.

A avaliação contemplada nos PCN tem como principal função o acompanhamento da aprendizagem dos alunos; já o desenvolvimento do ensino fica a cargo dos sistemas de avaliação institucional.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errada e acertei! Se eu estiver errado quanto ao comentario, por favor me corrijam!! Tive como base essa parte do texto do PCN no topico de avaliação:

    "...O processo também contempla a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre, ou de um ano, seja pelo encerramento de um projeto ou seqüência didática. Na verdade, a avaliação contínua do processo acaba por subsidiar a avaliação final, isto é, se o professor acompanha o aluno sistematicamente ao longo do processo pode saber, em determinados momentos, o que o aluno já aprendeu sobre os conteúdos trabalhados. Esses momentos, por outro lado, são importantes por se constituírem boas situações para que alunos e professores formalizem o que foi e o que não foi aprendido. Esta avaliação, que intenciona averiguar a relação entre a construção do conhecimento por parte dos alunos e os objetivos a que o professor se propôs, é indispensável para se saber se todos os alunos estão aprendendo e quais condições estão sendo ou não favoráveis para isso, o que diz respeito às responsabilidades do sistema educacional."
    Valeu!

ID
805480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.

De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010, ART 13 § 6º:

    A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.   
  • § 5º A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

    § 6º A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

    Pag.6.


ID
805483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.

A preparação básica para o trabalho deverá estar presente tanto na base nacional comum como na parte diversificada do currículo para evitar a dissociação entre formação geral e preparação básica para o trabalho, não devendo ser confundida com a formação profissional

Alternativas
Comentários

  • CERTO

    "• o terceiro aspecto a considerar é que a LDB presume uma diferença entre “preparação geral para o trabalho” e “habilitação profissional”.   Essa diferença presumida deve ser explicitada. Por opção doutrinária, a lei não dissocia a preparação geral para o trabalho da formação geral do educando, e isso vale tanto para a Base Nacional Comum como para a parte diversificada do currículo e é por essa razão que se dá ênfase neste parecer ao tratamento de todos os conteúdos curriculares no contexto do trabalho." (PCNEM, p.86)

ID
818374
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como

Alternativas

ID
818383
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. (BRASIL, 1997, p. 48)

A partir da ressignificação dos conteúdos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais a escola deve

Alternativas

ID
819880
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não ocorre uma imposição e sim uma proposição de um modelo curricular, contendo os conteúdos mínimos para todo o Brasil. 


ID
819904
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizamo convívio escolar. São eles:

Alternativas
Comentários
  • A Ética constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC) e reflete a preocupação com a constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo.

    São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

     

ID
822124
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É INCORRETO afirmar com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais:

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros Curriculares Nacionais

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) são a referência básica para a elaboração das matrizes de referência. Os PCN´s foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.

    Segundo as orientações dos PCN´s o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor. Com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos os currículos devem ser revistos e sempre aperfeiçoados. 

    Além dos PCN´s foi feita uma consulta nacional aos currículos propostos pelas secretarias estaduais de educação e por algumas redes municipais. O Inep consultou também professores regentes de redes municipais, estaduais e de escolas privadas, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Além disso, também examinou os livros didáticos mais utilizados para essas séries. A opção teórica adotada é a que pressupõe a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem.

  • No Brasil, os parâmetros curriculares nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação e são separados por disciplina.

    Além da rede pública, a rede privada de ensino também adota os parâmetros, porém sem caráter obrigatório.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A2metros_curriculares_nacionais

  • Parâmetro # de Diretriz

    Parâmetro não é obrigatório


ID
826525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se o que dispõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre os temas transversais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C 

    APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS (PCNs)

    O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo.
    Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
    Isso não significa que tenham sido criadas novas áreas ou disciplinas. Como você poderá perceber pela leitura deste documento, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
  • Isso porque um determinado tema transversal pode ser abordado sobre a perspectiva não só de uma única área especificamente, mas na ótica de quantas forem precisas. Correta "C".


ID
826528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos PCN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os PCN definem currículo mínimo, orientam práticas pedagógicas e organizam a estrutura escolar.  Uma preocupaçao central é cidadania, que deve resultar em uma formação cidadã. A proposta dos PCN não tem uma concepção rígida de currículo; é flexível, considerando a diversidade brasileira e respeitando a autonomia do professor e equipe pedagógica.

  • Alguém pode por favor me mostrar qual é exatamente o erro da A? (se possível, me mandem uma mensagem, hehehe.)

  • "Os critérios não expressam todos os conteúdos que foram trabalhados no ciclo, mas apenas aqueles que são fundamentais para que se possa considerar que um aluno desenvolveu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo no ciclo seguinte, sem que seu aproveitamento seja comprometido." pg. 81 do PCN - Introdução


ID
826549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. Acho que a palavra chave é "incorporado". A elaboração é no momento do planejamento estratégico, mas a incorporação é no momento do planejamento operacional.

  • Planejamento Educacional - nível estratégico.

    Planejamento Escolar - nível tático (documento utilizado: projeto político pedagógico - PPP)

    Planejamento de Ensino - nível operacional (documento utilizado: planos de aula e planos de ensino. - incorporam o que é definido pelo PPP)

  • Qual é o erro da alternativa D?

  • Também não entendi essa resposta. Gostaria de obter uma referência bibliográfica que pudesse confirmar essa assertiva.

  • O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.

  • O que tornou a questão confusa com relação à elaboração e implementação do Pop. A elaboração e um planejamento maior. A implementação é um dos últimos processos realmente.


ID
842464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional, e nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir.

A educação básica pode organizar-se em períodos semestrais, séries anuais e grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios conforme o interesse do processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    então, o que pode confundir é dizer que a educação pode acontecer em grupos não seriados e em ciclos.

  • Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):


    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.


    Gabarito: Certo.


    Bons estudos!!!^^

  • Certo

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos nãoseriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de
    aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo
    como base as normas curriculares gerais.
    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de
    ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.

  • certo

    Art.23, LDB - A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse no processo de aprendizagem assim o recomendar.


ID
842467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional, e nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir.

O ensino fundamental possui caráter exclusivo de continuidade, devendo proporcionar o desenvolvimento constante do educando.

Alternativas
Comentários
  • Errado porque o ensino fundamental segundo a LDB não possui "caráter exclusivo de continuidade", o artigo 32 da seção III que trata sobre o Ensino Fundamental diz apenas no inciso IV, "§ 2º os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino."
  • Questão Errada.

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
    IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
    § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

    Questão: "O ensino fundamental possui caráterexclusivo de continuidade,"

    Quando o parágrafo 2º diz "podem adotar" o regime de progressão continuada (continuidade), significa justamente que esse regime não será exclusivo, podendo ser adotada a tradicional progressão seriada ou parcial. 
    Progressão continuada - proposta pedagógica na qual a progressão do aluno se processa sem interrupção e reprovação. O aluno passa automaticamente pelas séries, sendo avaliado durante e ao final de um ciclo. Se depois de uma avaliação, o nível de aprendizagem do aluno for considerado insuficiente para a promoção para o ciclo seguinte, ele deve passar pelo processo de “aceleração”.
    Progressão seriada - nessa proposta a avaliação é a tradicional, classificatória, pontual e determina o avanço ou não do aluno para a série seguinte (aprovação ou reprovação).
  • Não é continuidade exclusiva

  • Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):


    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)


    (...)


    § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.



    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^

  • Errado

    O ensino fundamental possui caráter exclusivo de continuidade, devendo proporcionar o desenvolvimento constante do educando.

    LDB Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante

    § 2º os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.


ID
842470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional, e nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir.

A educação é um instrumento do governo para impor um projeto de nação e de sociedade que contribua para a superação dos conflitos sociais e melhore a distribuição de renda no país.

Alternativas
Comentários
  • A questão seria correta se a instrumentalização referida na questão se baseasse no pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • Errada porque o Título II (DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL) diz em seu artigo segundo: "Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por ?nalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua quali?cação para o trabalho."
  • O erro crasso está em "IMPOR".

  • Questão: "A educação é um instrumento do governo para impor um projeto de nação e de sociedade que contribua para a superação dos conflitos sociais e melhore a distribuição de renda no país". 


    O erro da assertiva está na palavra IMPOR.


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!! ^^
  • Questão: "A educação é um instrumento do governo para impor um projeto de nação e de sociedade que contribua para a superação dos conflitos sociais e melhore a distribuição de renda no país". 

    O erro da assertiva está na palavra IMPOR.


  • Políticas de educação e de inclusão socioprodutiva – sobretudo as políticas definidas em caráter de alta prioridade para melhorar o acesso, a cobertura e a qualidade do ensino público –, com destaque para a área de capacitação e qualificação profissional, são chaves para a redução da pobreza, promoção da igualdade e edificação de sociedades includentes.

     

    http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001907/190752por.pdf

  • GABARITO: ERRADO

    A assertiva está incorreta por conta da palavra GOVERNO. o correto é afirmar que a educação é uma demanda do ESTADO, conforme apregoa o artigo 2.º da LDB explicitado a seguir:

    "A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

  • Cada um fala uma coisa... indiquem para comentário do professor. Thx

  • Questão com varias interpretações, por favor, gente, solicitem comentário do professor, na primeira guia.

  • Toda troncha a assertiva


ID
850786
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, atender necessidades singulares de determinados alunos é apresentar uma visão de educação voltada para:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B -

    PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE - Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos


  • Para entender diversidade, é preciso ver seu significado e importância no equilíbrio natural e social, na relação homem-natureza, e entre humanos, tanto à tolerância, respeito mútuo, compreensão e o sentimento solidário, que são a base da igualdade. Sem diversidade, não há estímulos para pensar diferente, nem para pensar em igualdade. Pensar diferente é o caminho para viver e compreender o sentimento solidário que devemos ter. Apesar de que relacionar com diferenças nem sempre traz harmonia.


ID
850930
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais sinalizam para a necessidade de a escola estar atenta às demandas da sociedade na atualidade. Esta orientação remete para a prática de a escola tratar das questões que interferem no dia a dia do aluno em seu contexto, como de modo geral na vida social. Ao conjunto destas questões chamamos de temas transversais. Os temas transversais – ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação cultural – resgatam para o currículo a visão de que a educação também tem por finalidade:

Alternativas

ID
850936
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem importantes fontes de subsídios as tomadas de decisões na definição do currícu- lo por parte das equipes pedagógicas e professores, principalmente aqueles que se encontram mais afastados dos grandes centros de produção de conhecimento pedagógico. Os PCNs como proposta se configuram por uma natureza:

Alternativas
Comentários
  • Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões

    regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional

    empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. (PCN, 1997, p. 13)


ID
850942
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O estudo e a leitura atenta dos Parâmetros Curriculares Nacionais nos levam a considerar que constituem uma proposta que se funda na concepção de que a aprendizagem se constrói por um processo cognitivo com base na:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Ao contrário de uma concepção de ensino e aprendizagem como um

    processo que se desenvolve por etapas, em que a cada uma delas o conhecimento é “acabado”, o

    que se propõe é uma visão da complexidade e da provisoriedade do conhecimento. De um lado,

    porque o objeto de conhecimento é “complexo” de fato e reduzi-lo seria falsificá-lo; de outro,

    porque o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do

    conhecimento. (PCN, 1997, p. 33)


ID
919777
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É uma etapa superior de integração. Trata-se da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas, que una as diversas possibilidades por meio de transformações reguladas e definidas. Esta é a definição para:

Alternativas

ID
926743
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.


ID
926746
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática,

    sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos,

    ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo

    grupo. (PCN, 1997, p. 55)


ID
954583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a Filosofia, as competências e habilidades propostas são reunidas, sinteticamente, em

Alternativas

ID
954586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN para a Filosofia consideram que o uso de manual e as aulas expositivas são

Alternativas

ID
954589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN para o ensino de Filosofia no ensino médio recomendam

Alternativas

ID
1003657
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientam a educação escolar, entre eles:

I. Dignidade da pessoa humana.

II. Igualdade de direitos.

III. Participação.

IV. Co- responsabilidade pela vida social.

( ) Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.
( ) Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
( ) Implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
( ) Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas etc. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, evidentemente!


  • (II. Igualdade de direitos) Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

    (I. Dignidade da pessoa humana) Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.

    (IV. Co-responsabilidade pela vida social) Implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.

    (III. Participação) Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas etc. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.

    LETRA B

  • Gab: B

    Igualdade de direitos: considerar o princípio da equidade

    Dignidade da pessoa humana: respeito aos direitos humanos

    Co- responsabilidade pela vida social: responsabilidade pelos destinos da vida coletiva

    Participação: participação popular no espaço público


ID
1003702
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa correta. A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Com isso o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e que novos temas sempre podem ser incluídos. Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacional, considerando a urgência social, a abrangência nacional, as possibilidade de ensino e aprendizagem e a possibilidade de favorecer a compreensão da realidade e a participação social, elegeram como temas transversais:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Os “temas transversais” dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.


    Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho , Orientação para o Trânsito, etc.

  • A dica mnemônica é "PEMSO" + trabalho e consumo 

    Pluralidade cultural 

    Ética

    Meio ambiente

    Saúde

    Orientação sexual 


    Aprendi com a profª Bárbara de Santana

  • A questão cabe anulação pois a letra  "b" e "e" estão corretas.

  • Necessidade de todo esse textão!? Huuum... nenhuma!
  • B) Alternativa que melhor se enquadra será a B. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, optou-se por um tratamento específico das áreas, em função da importância instrumental de cada uma, mas contemplou-se também a integração entre elas. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização e análise, incorporando-as como temas transversais. As questões sociais abordadas são: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf.

     

    Obs: o consumo é trabalhado juntamente com as questões relativas ao trabalho. 

     


ID
1015348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes.

Segundo concepção de avaliação presente nos PCNs, o controle do desempenho do aluno deve ser feito mediante notas ou conceitos atribuídos com base em instrumentos de avaliação somativa.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a avaliação da aprendizagem deve compreender o ensino oferecido, a atuação do professor, o desempenho do aluno, a estrutura da escola, as ferramentas auxiliares promovidas no ensino e a metodologia utilizada.

    Não devemos pensar uma avaliação somente voltada para a medição dos conteúdos ensinados, ela deve possuir características contextuais embasadas em temas transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, educação sexual e saúde. A interdisciplinaridade também deve ser abordada, por exemplo: em uma avaliação de Matemática podemos criar situações problemas relacionadas à Física, Química, Biologia, Engenharia, entre outras ciências afins.

    Atualmente, a educação tem sofrido uma série de reformulações no intuito de resgatar a individualidade de cada estudante, promovendo de forma contundente sua inserção na presente sociedade. O aluno precisa sentir segurança em relação ao trabalho desenvolvido pela escola e seus colaboradores, para que produza resultados satisfatórios. Através de aulas bem elaboradas e trabalhadas, seguidas de uma avaliação moldada de acordo com os PCN’s esse sucesso será alcançado.

    Ao construir uma avaliação sobre determinado conteúdo, tenha certeza de que ela:

    ? Seja uma ferramenta capaz de permitir com que o aluno saiba analisar os avanços e dificuldades envolvendo o conteúdo;

    ? Promova a integralização entre o ensino e a aprendizagem;

    ? Seja uma verificadora do nível de conhecimento que o estudante detém;

    ? Possua questões que possam ser respondidas através da relação entre os conteúdos estudados e acontecimentos cotidianos;

    ? Apresente questões discursivas capazes de permitir ao aluno dispor suas ideias em prol do tema apresentado;

    ? Envolva questões de múltipla escolha, pois permitem ao aluno comparar afirmações na busca pelo acerto.

     

     

     

    Por Marcos Noé 
    Graduado em Matemática
    Equipe Brasil

  • Conforme os PCNs, o docente pode realizar a avaliaçao mediante: Observação sistemática, análise de produção dos alunos, atividades específicas para avaliação.  auto avaliaçao é defendida como uma forma de os alunos desenvolverem estratégias de análise e interpretaçãode suas produções.
  • CORRETA!

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:

    A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional,que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional.

    A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.


  • Não devemos pensar em uma avaliação somente voltada para a medição dos conteúdos ministrados, ela precisa e deve possuir características contextuais embasadas em temas transversais como exemplo: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, educação sexual e saúde.

  • É contínua, sendo uma prática dinâmica de investigação, de análise das observações realizadas ao longo do processo ensino-aprendizagem.



  • AVALIAÇÃO SOMATIVA TORNA A QUESTÃO ERRADA POIS A AVALIAÇÃO NÃO DEVE SER OBSERVADA DE UMA FORMA SIMPLES COMO UMA MERA SOMA PARA SE ATINGIR UMA NOTA MAS ATRAVÉS DE UM ACOMPANHAMENTO


  • De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais aavaliação da aprendizagem deve compreender o ensino oferecido, a atuação do professor, o desempenho do aluno, a estrutura da escola, as ferramentas auxiliares promovidas no ensino e a metodologia utilizada.

    Não devemos pensar uma avaliação somente voltada para a medição dos conteúdos ensinados, ela deve possuir características contextuais embasadas em temas transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, educação sexual e saúde. A interdisciplinaridade também deve ser abordada, por exemplo: em uma avaliação de Matemática podemos criar situações problemas relacionadas à Física, Química, Biologia, Engenharia, entre outras ciências afins.

    Atualmente, a educação tem sofrido uma série de reformulações no intuito de resgatar a individualidade de cada estudante, promovendo de forma contundente sua inserção na presente sociedade. O aluno precisa sentir segurança em relação ao trabalho desenvolvido pela escola e seus colaboradores, para que produza resultados satisfatórios. Através de aulas bem elaboradas e trabalhadas, seguidas de uma avaliação moldada de acordo com os PCN’s esse sucesso será alcançado.

    Ao construir uma avaliação sobre determinado conteúdo, tenha certeza de que ela:

     Seja uma ferramenta capaz de permitir com que o aluno saiba analisar os avanços e dificuldades envolvendo o conteúdo;

     Promova a integralização entre o ensino e a aprendizagem;

     Seja uma verificadora do nível de conhecimento que o estudante detém;

     Possua questões que possam ser respondidas através da relação entre os conteúdos estudados e acontecimentos cotidianos;

     Apresente questões discursivas capazes de permitir ao aluno dispor suas ideias em prol do tema apresentado;

     Envolva questões de múltipla escolha, pois permitem ao aluno comparar afirmações na busca pelo acerto.

    Por Marcos Noé 
    Graduado em Matemática
    Equipe Brasil "


    http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-avaliacao-acordo-com-os-pcns.htm


ID
1015351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes.

A função precípua dos PCNs é fundamentar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e municípios de modo articulado com as propostas e experiências locais e estimular a discussão pedagógica e a elaboração do projeto educativo nas escolas.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    Segundo as CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação  em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.

    Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.


ID
1015354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes.

De acordo com a orientação proposta nos PCNs quanto ao papel do professor no processo de aprendizagem, a intervenção do professor subordina-se à participação do aluno.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    PROFESSOR E ALUNO VISTOS HORIZONTALMENTE. UM AJUDA O OUTRO.
  • Subordina-se torna a questão errada, uma vez que ambos devem fazer parte do processo de ensino como partes igualitárias .

  • ERRADO

    Processo de ensino-aprendizagem depende do professor e do aluno. Não há relação de subordinação no processo.


ID
1015372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    Segundo a LDB, TITULO VI - DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO:

    Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

    I - professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil  e nos ensinos fundamental e médio;

    II - trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação eme administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como títulos de mestrado e doutorado nas mesmas  áreas;

    III - trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

  • Gente, não sei se é o sono, mas não entendi  os dois comentários...  Alguém ajuda aeee, por favor ?

  • Não compreendi o termo "supervisão escolar" referenciando o profissional " supervisor escolar".

     

    "Marcos definidores da concepção de supervisão escolar"

     

    Se alguém conseguir explicar melhor será ótimo!

  • Deixaria em branco e pularia para a próxima...

  • PCN fala sobre supervisão escolar?

  • Pessoa, PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais

    Revisão currícular.

    Tipo os livros, os currículos nacionais, formações de professores TUDO ISSO PRECISA UTILIZAR O PCNs

    Mesmo não tendo lei que obriga ainda é uma referência mínima necessária como um padrão mínimo para qualidade...

  • Como é uma questão de 2013 eu marquei certo mas se fosse de 2020 em diante eu marcaria errado .

  • CESPE SENDO CESPE


ID
1015438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na reestruturação curricular proposta pela secretaria de educação, devem-se considerar os PCNs, que apresentam um conjunto de referências que norteiam a elaboração dos currículos nos sistemas de ensino com vistas a garantir conhecimentos mínimos considerados necessários para assegurar a formação básica comum do educando.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Existe a Base curricular mas o que dão referencias de como conduzir essa base são os PCNs.


  • "Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino fundamental; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores. [...] os Parâmetros Curriculares Nacionais são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptações para a construção do currículo de uma Secretaria ou mesmo de uma escola. Também pela sua natureza, eles não se impõem como uma diretriz obrigatória: o que se pretende é que ocorram adaptações, por meio do diálogo, entre estes documentos e as práticas já existentes, desde as definições dos objetivos até as orientações didáticas para a manutenção de um todo coerente".

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

    Vale ressaltar:

     O currículo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, deve obrigatoriamente propiciar oportunidades para o estudo da língua portuguesa, da matemática, do mundo físico e natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do Brasil. Também são áreas curriculares obrigatórias o ensino da Arte e da Educação Física, necessariamente integradas à proposta pedagógica. O ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna passa a se constituir um componente curricular obrigatório, a partir da quinta série do ensino fundamental (art. 26, § 5o ). Quanto ao ensino religioso, sem onerar as despesas públicas, a LDB manteve a orientação já adotada pela política educacional brasileira, ou seja, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas, mas é de matrícula facultativa, respeitadas as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis (art. 33, LDB).

    OBS: Educação Física é disciplina facultativa para alunos que cumpram uma jornada de trabalho de seis ou mais horas, tenham mais de 30 anos e prestem serviço militar ou estejam obrigados à prática física semelhante. Também entram nesse grupo adolescentes e crianças que tenham alguma condição de saúde que não permita a execução frequente de exercícios e estudantes grávidas ou que tenham filhos.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm


ID
1040938
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos político-
pedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

Alternativas

ID
1172368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes a sua natureza e função.


A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, a formação inicial e continuada vêm em primeiro lugar, já a remuneração em segundo. Isso no papel é claro.

  • O item está incorreto, mas acredito que seja pelo fato de ter colocado a remuneração em instância principal, que ao meu ver também não é por isso que seja o aspecto principal. Acho que estaria errado também se tivessem colocado apenas a priorização da formação continuada.


ID
1172371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes a sua natureza e função.


Os PCN configuram-se como um modelo curricular homogêneo que se sobrepõe à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

Alternativas
Comentários
  • Bom, daí a importância de se ler o comando da questão: diz assim - Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade... bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações.

    No item diz: ... modelo curricular homogêneo...  como pode ser homogêneo  e ainda socializar discussões, pesquisas e recomendações, se tudo tem mais de um ponto de vista?

    Portanto, deve-se ler o comando da questão!

  • HETEROGÊNEO

  • Heterogêneo, por trabalhar as diferenças.

  • Observem:

    (...)

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais configuram uma proposta aberta e flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

     Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência dos estados e municípios, à diversidade política e cultural das múltiplas regiões do país ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.


    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^


  • não 


ID
1172374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes a sua natureza e função.


Os PCN constituem o primeiro nível de concretização curricular; as propostas curriculares dos estados e municípios, o segundo; e as propostas de cada instituição escolar, o terceiro.

Alternativas
Comentários
  •  Compõem os Parâmetros os seguintes módulos:  Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino fundamental; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação  O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios.. Os Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser utilizados como recurso para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pelas Secretarias de Educação, em um processo definido pelos responsáveis em cada local.  O terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão de seu projeto educativo.Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as propostas das Secretarias devem ser vistos como materiais que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional.  O quarto nível de concretização curricular é o momento da realização da programação das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas na fase de concretização anterior, faz sua programação, adequando-a àquele grupo específico de alunos.  


    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn1_4.pdf
  • Aprendi que, em primeiro, é o nível governamental, depois o escolar e, em seguida, o da sala de aula.

  • 1º PCN

    2º PROPOSTAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

    3º INSTITUIÇÃO ESCOLAR

    4º SALA DE AULA


ID
1172377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens a seguir, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.

Os alunos devem ser considerados sujeitos de seu processo de aprendizagem, e o professor, o mediador da interação entre os alunos e os objetos de conhecimento.

Alternativas

ID
1172380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens a seguir, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.

Para que os alunos atribuam significado às atividades escolares, cabe ao professor, entre outras ações, utilizar objetos socioculturais do cotidiano extraescolar em sala, como, por exemplo, jornais e filmes.

Alternativas

ID
1172383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao realizar avaliações, o professor deve estabelecer critérios claros que orientem a análise da produção dos alunos e dirimam as assimetrias na atribuição de juízos de valor.

Alternativas
Comentários
  • Dirimam as assimetrias: anulem as diferenças.


ID
1172386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A avaliação consiste em elemento que integra a aprendizagem ao ensino, não devendo ser realizada exclusivamente no início dos semestres ou do ano, mas sempre que forem propostas novas sequências de situações didáticas ou novos conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • Ou seja, uma avaliação contiuada.


ID
1172389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.


O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza no ensino médio devem ocorrer mediante a resolução de problemas para que o aluno possa vivenciar atividades de investigação científica.

Alternativas

ID
1172392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.


Os novos programas do ensino médio fundamentam-se primordialmente no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Pois considerando o disposto nos PCN do ensino médio, os novos programas do ensino médio fundamentam-se primordialmente no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.


ID
1172395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.


O ensino médio organiza-se em três áreas: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias. Essa organização foi proposta com a finalidade de favorecer a abordagem interdisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO


    Volume 1: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

    Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Volume 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias


    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf


ID
1173229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.

Os PCN constituem o primeiro nível de concretização curricular; as propostas curriculares dos estados e municípios, o segundo; e as propostas de cada instituição escolar, o terceiro

Alternativas
Comentários
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

    São uma referência nacional para o ensino fundamental; estabelecem uma meta educacional para a

    qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os

    projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e

    compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. Têm como função subsidiar a

    elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e

    experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração

    de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.


ID
1173232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.

O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados que são comuns a todas as regiões brasileiras deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Cada criança ou jovem brasileiro, mesmo de locais com pouca infra-estrutura e condições

    socioeconômicas desfavoráveis, deve ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e

    reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir. Se existem diferenças

    socioculturais marcantes, que determinam diferentes necessidades de aprendizagem, existe também aquilo

    que é comum a todos, que um aluno de qualquer lugar do Brasil, do interior ou do litoral, de uma grande

    cidade ou da zona rural, deve ter o direito de aprender e esse direito deve ser garantido pelo Estado. (PCN, 1997, p. 28)


ID
1173235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.

A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Tal proposta, no entanto, exige uma política educacional que contemple a formação inicial e

    continuada dos professores, uma decisiva revisão das condições salariais, além da organização de

    uma estrutura de apoio que favoreça o desenvolvimento do trabalho (acervo de livros e obras de

    referência, equipe técnica para supervisão, materiais didáticos, instalações adequadas para a realização

    de trabalho de qualidade), aspectos que, sem dúvida, implicam a valorização da atividade do professor. (PCN, 1997, p. 30)


ID
1173238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.

Os PCN configuram-se como um modelo curricular homogêneo que se sobrepõe à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

Alternativas
Comentários
  • heterogêneo

  • heterogenio, tão pouco se sobrepoem ao professor (gab errado)


ID
1173241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens seguintes, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.

Para que os alunos atribuam significado às atividades escolares, cabe ao professor, entre outras ações, utilizar objetos socioculturais do cotidiano extraescolar em sala, como, por exemplo, jornais e filmes

Alternativas

ID
1173244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens seguintes, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.

Os alunos devem ser considerados sujeitos de seu processo de aprendizagem, e o professor, o mediador da interação entre os alunos e os objetos de conhecimento

Alternativas

ID
1173247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens seguintes, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.

De acordo com os PCN, ao educador prescinde considerar a diversidade regional dos alunos no que diz respeito às propostas curriculares e aos critérios de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Prescindir: passar sem, renunciar, dispensar, pôr de parte.

  • Cespianos adoram o  'Prescindir'


ID
1173250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A avaliação que compreende o conjunto de atuações dos alunos em face da intervenção pedagógica dos professores consiste em uma interpretação quantitativa dos conhecimentos dos alunos

Alternativas
Comentários
  • Errado, porque é realizada uma avaliação qualitativa.



ID
1173253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.

O ensino médio organiza-se em três áreas: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias. Essa organização foi proposta com a finalidade de favorecer a abordagem interdisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Bases Legais do Ensino Médio

    - Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Lingua Portuguesa,Lingua Estrangeira Moderna, Educação Física, Arte e Informática);

    - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química e Matemática);

    - Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia,Sociologia, Antropologia, Filosofia e Política).

  • Na questão está escrita a palavra três. O certo são quatro áreas .


ID
1173256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.

O conteúdo relativo à parte diversificada do currículo do ensino médio é definido pelos órgãos colegiados do Ministério da Educação.

Alternativas
Comentários
  • Os conteúdos da parte diversificada do currículo é complementada por cada sistema de ensino, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

    Artigo.26 da Ldb..

    Portanto, gabarito Errado.


ID
1173259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.

O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza no ensino médio devem ocorrer mediante a resolução de problemas para que o aluno possa vivenciar atividades de investigação científica.

Alternativas

ID
1173262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.

O ensino médio consiste em etapa inicial da educação básica, tendo como objetivo central preparar os alunos para o ensino superior, etapa em que ocorrerá o aprendizado permanente e sua inserção no mundo do trabalho.

Alternativas
Comentários

ID
1173265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.

Os novos programas do ensino médio fundamentam-se primordialmente no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.

Alternativas

ID
1185976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

        Defendo que o ensino competente é um ensino de boa qualidade. Pretendo justificar a necessidade de se adjetivar a qualidade e demonstrar que, ao explorar a expressão boa qualidade, temos a possibilidade de fazer a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética.

Terezinha Azerêdo Rios. Compreender e ensinar: por uma docência de qualidade. São Paulo: Cortez, 2006, p. 63 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.


No Brasil, o Ministério da Educação, nos últimos anos, tem-se apoiado na teoria de competências para a elaboração de documentos e parâmetros de qualidade em educação.

Alternativas

ID
1194781
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, prescreve em seu texto a defesa do “pluralismo de ideias e respeito às concepções pedagógicas” (Título II, art. 3.º, III). Nos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional, fica mais evidenciado o termo pluralismo cultural como tema transversal, assegurando que, a partir da diversidade, ou dos excluídos socialmente, deve-se ter a mesma igualdade de oportunidades educacionais. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    Errei. Pelo que pude pesquisar, realmente as políticas públicas estão pautadas pelo princípio de equidade, pois:

     

    Neste sentido, entre as idéias que influenciaram as legislações que promoveram as reformas educacionais estão a categoria da equidade substituindo a igualdade; a educação não necessariamente vinculada à escolaridade – ligada à qualidade de vida, à nutrição e à saúde; a educação integral; e a educação como investimento produzindo crescimento econômico (GADOTTI, 2003).

     

    Na teoria neoliberal, o termo equidade substitui o termo igualdade pretensamente como sinônimos, mas estruturalmente diferentes: a equidade é a igualdade de direito sem levar em conta as diferenças das condições de acesso a esse direito (MORAES, 2001, p.59).


ID
1246612
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É preciso reconhecer a inclusão curricular do tema “ética” em projetos pedagógicos de várias escolas. Entretanto, se como cidadãos (ou mesmo usuários), temos experimentado o hábito de avaliar certas práticas sociais e profissionais a que estamos ligados no dia a dia, não se pode dizer que o mesmo venha ocorrendo explicitamente e com a mesma frequência quando colocamos a educação escolar em pauta.

Em conformidade com o exposto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1273492
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos comportamentos éticos comum e universal que todo profissional deve considerar é a

Alternativas
Comentários
  • Esta questão não é coerente porque não é sensato prejudicar a si mesmo para se opor a injustiça, porque se é uma injustiça deverá ser sanada. Já o posicionamento coragem para se opor a privilégios sem prejuízo próprio determina uma caráter não corruptível.

  • Letra C mais coerente, muitas vezes não estamos de acordo com certas injustiças e com isso acabamos nos prejudicando por exemplo você como futuro servidor público tem o dever de reportar a sua chefia imediata a omissão e o abuso de poder de outro servidor e muitas vezes isso poderá prejudicá-lo, porém é o correto a ser feito isso se chama altruísmo.


ID
1300396
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

 
( ) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.
( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico- metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.
( ) Na organização curricular, não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam. 

 Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B

    CERTO - A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.

    ERRADO - A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico- metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.

    Ao contrario, a interdisciplinaridade diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas e nao de separação.

    ERRADO - Na organização curricular, não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam.

    Ao contrario ambas se complementam pelo seu caráter integrador de disciplinas.


ID
1300795
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  e)O papel da escola ao trabalhar temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a educação realmente constitua o meio de transformação social.

  • Resposta gabarito do QC Letra C

  • Nos Parâmetros Curriculares Nacionais são sugeridos alguns temas transversais que compreendem seis áreas:

     

    Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade);

     

    Orientação Sexual (corpo, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente transmissíveis);

     

    Meio Ambiente (ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental);

     

    Saúde (autocuidado, vida coletiva);

     

    Pluralidade Cultural (pluralidade cultural e a vida das crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o ser humano como agente social e produtor de cultura, pluralidade cultural e cidadania); e

     

    Trabalho e Consumo (relações de trabalho; trabalho, consumo, meio ambiente e saúde; consumo, meios de comunicação de massas, publicidade e vendas; direitos humanos e cidadania).

     

    Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de  um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola. São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la (Brasil, 1998).


ID
1300981
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) que o propósito do Ministério da Educação e do Desporto é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão:

1. Participativo
2. Refexivo
3. Alheio aos problemas sociais
4. Autônomo
5. Conhecedor de seus direitos e deveres
6. Subalterno

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Creio que seria a D. 

     

    O gabarito dessa prova está todo errado, ela foi reaplicada e o Qc tá colocando o gabarito da segunda prova.


ID
1300990
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular reforçam a importância de que cada escola:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • Pensei que fosse a alternativa A??????

  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular, reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da co-responsabilidade entre todos os educadores. A forma mais eficaz de elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais envolve o debate em grupo e no local de trabalho

    FONTE:http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640:parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series

  • Qual a alternativa correta? Eu acredito ser a letra A


ID
1312186
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das questões formativas fundamentais da vida humana, incorporadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a orientação sexual. Segundo os PCNs, as questões relativas à orientação sexual devem constituir:

Alternativas
Comentários
  • Orientação Sexual

    O trabalho de Orientação Sexual visa propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Seu desenvolvimento deve oferecer critérios para o discernimento de comportamentos ligados à sexualidade que demandam privacidade e intimidade, assim como reconhecimento das manifestações de sexualidade passíveis de serem expressas na escola. Propõem-se três eixos fundamentais para nortear a intervenção do professor: Corpo Humano, Relações de Gênero e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS.

     A abordagem do corpo como matriz da sexualidade tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento e respeito ao próprio corpo e noções sobre os cuidados que necessitam dos serviços de saúde. A discussão sobre gênero propicia o questionamento de papéis rigidamente estabelecidos a homens e mulheres na sociedade, a valorização de cada um e a flexibilização desses papéis. O trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS possibilita oferecer informações científicas e atualizadas sobre as formas de prevenção das doenças. Deve também combater a discriminação que atinge portadores do HIV e doentes de AIDS de forma a contribuir para a adoção de condutas preventivas por parte dos jovens.

    PCNs. disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf

  • De acordo com os PCNs:
    1. A ORIENTAÇÃO SEXUAL é um tema transversal assim como a ÉTICA, a PLURALIDADE CULTURAL, o MEIO AMBIENTE e a SAÚDE. 2. A sustentabilidade é elemento do meio ambiente  é composta pela ´proteção ao meio ambiente, pelo desenvolvimento financeiro e pelo desenvolvimento. 3. Os temas transversais NÃO SÃO COMPONENTES CURRICULARES.


ID
1333990
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) publicados em 1997 constituem um conjunto de diretrizes norteadoras para a elaboração do currículo escolar. O documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e reúne em seu corpo orientações fundamentadas sobretudo por pesquisas e produções na área de Educação. Os PCNs se dirigem a professores, gestores e ao corpo pedagógico do ensino fundamental, preocupado em assegurar a qualidade de ensino nessa etapa da educação básica.

Uma de suas diretrizes é a adoção:

Alternativas
Comentários
  • A opção de organização da escolaridade em ciclos, tendência predominante nas propostas mais atuais, é referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A organização em ciclos é uma tentativa de superar a segmentação excessiva produzida pelo regime seriado e de buscar princípios de ordenação que possibilitem maior integração do conhecimento.


ID
1338442
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de São José de Princesa - PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Maria Clara desenvolve sua prática com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN e nas orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –PNAIC. Dessa forma a postura da professora deve testemunhar que ensinar a ler e escrever requer:

Alternativas
Comentários
  • E- com  certeza


ID
1338454
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de São José de Princesa - PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor Joaquim segue as orientações dos PCN e demais documentos norteadores do currículo, em nível nacional, no sentido de estimular a criança a escrever uma história. Nesse sentido, a criança deve dar conta de várias exigências ao mesmo tempo, tais como:

Alternativas