A questão requer que o candidato tenha lido ou, ao menos, tenha algum conhecimento de abordagem e métodos descritos por Richards e Rogers.
Segundo Richards e Rogers (2001), em Approaches and Methods in Language Teaching", ao descrever métodos, eles enfatizam que para destacar as semelhanças e diferenças entre abordagens e métodos, a mesma estrutura descritiva é usada por toda parte.
Vamos, então, ler a questão:
A diferença conceitual entre "método" e "abordagem" é um ponto interessante para começar a discutir o ensino da língua inglesa. Segundo Richards e Rogers (2001), em Approaches and Methods in Language Teaching", "método" e "abordagem" podem ser traduzidos nas duas frases a seguir, respectivamente:
A) "uma variedade de materiais de ensino" e "uma teoria da natureza do ensino"
B) "um conjunto de recursos educacionais" e "um conjunto de princípios sobre a linguagem"
C) "um grupo de tecnologias de ensino" e "uma descrição do papel das habilidades linguísticas"
D) "um conjunto de procedimentos para o ensino de uma língua" e "uma filosofia da linguagem e do ensino"
E) "uma única técnica de ensino" e "uma posição sobre os papéis de professores e alunos"
No capítulo 2 "The nature of approaches and methods" , os autores afirmam que a diferença entre uma filosofia de linguagem e ensino no nível da teoria e dos princípios, e um conjunto de procedimentos para o ensino de uma língua, é central. Na tentativa de esclarecer essa diferença, um esquema foi proposto pelo linguista aplicado Edward Anthony em 1963. Ele identificou três níveis de conceituação e organização, que chamou de abordagem (approach), método (method) e técnica.
Portanto, podemos traduzir "Method" e Approach" como um conjunto de procedimentos para o ensino de uma língua e uma filosofia da linguagem e do ensino.
Gabarito do Professor: D