SóProvas


ID
1511338
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Após a realização de cirurgia de alongamentos musculares nos membros inferiores, nas crianças com patologias neurológicas, o tratamento fisioterapêutico a ser instituído é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Foi sugerido que um programa de fisioterapia intensiva, com exercícios passivos e ativo-assistidos, realizado de forma constante, várias vezes ao dia, seja instituído ainda no período neonatal, contando com a participação ativa dos pais da criança previamente orientados.

    Os principais objetivos da fisioterapia são: marcha e independência nas atividades da vida diária, alcançando o nível máximo de função para cada criança. Isto pode ser conseguido através da correção e manutenção da posição dos membros, preservação do alinhamento articular, estímulo à aquisição das etapas do desenvolvimento motor normal, atividades de fortalecimento, uso de órteses, de gessos e etc, tendo como objetivo final o máximo de independência possível.

    Inicialmente o fisioterapeuta executa alongamentos passivos e mobilizações suaves das articulações comprometidas. Deve-se tomar precaução para alongar apenas até o final da amplitude, mantendo o alongamento com um gesso ou uma órtese. Alongamento agressivo resultará em dano à cápsula e aos tecidos moles periarticulares. Posteriormente incentiva-se os movimentos ativos de membros e tronco. O fisioterapeuta trabalha para contribuir na construção de um tronco estável, que é a chave para deambulação independente.

    Decúbito ventral deve ser promovido o mais precocemente possível, com a finalidade tanto de alongar as estruturas da porção anterior dos quadris, como de manter a extensão desta articulação após cirurgia de correção da deformidade em flexão 

     

    Artrogripose Múltipla Congênita: Os Principais para Abordagem Fisioterapêutica

    http://interfisio.com.br/?artigo&ID=428

  • Que banca chata!

  • Concordo, banca chata!