- ID
- 70069
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de
Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de
Doença de Perthes ou Legg-Calvé-Perthes é uma necrose idiopática juvenil da cabeça do fêmur. Há um infarto seguido por um colapso, fragmentação da cabeça do fêmur e, por fim, uma cicatrização gradual. As crianças com doença de Perthes tendem a desenvolver uma postura em flexão e adução de quadril. Nesses quadros, o programa de exercícios, além de encorajar o quadril a remodelar como uma articulação congruente, deverá focar o ganho de força e a manutenção da amplitude de
Considere:
I. Orientação à linha média.
II. Assimetria.
III. Variação do posiciomento para promover um bom formato da cabeça.
IV. Consideração das necessidades respiratórias em oposição às necessidades de desenvolvimento.
Para auxiliar a respiração, minimizar a deformidade postural, promover a estabilidade fisiológica e facilitar as estra- tégias de autorregulação de bebês de uma UTI neonatal devem ser utilizados os princípios de posicionamento constantes APENAS em
A paralisia braquial obstétrica ocorre durante um parto difícil, normalmente quando se aplica tração sobre a cabeça durante o desprendimento do ombro. Um dos tipos de paralisia obstétrica é a de Klumpke, que compromete as raízes C7, C8 e T1. Neste caso, os músculos afetados são:
Em um paciente com paralisia cerebral, os distúrbios motores são
tipicamente diferenciados e classificados de acordo com a parte
comprometida do corpo, características tônicas e presença de
movimentos involuntários. A esse respeito, julgue os itens
subsequentes.
Uma criança com reflexo tônico cervical assimétrico, após 6 meses de vida, deve ser estimulada à quebra do padrão primitivo, sendo colocada em posição que a leve ao alcance bimanual de objetos, com alinhamento frontal de cabeça.
Crianças com ataxia cerebelar apresentam hipermetria ou hipometria dos movimentos voluntários, tremor de intenção, hipotonia, distúrbios de equilíbrio e marcha e disartria. Para esse caso, o tratamento fisioterapêutico deve ter como objetivo
O pé plano fisiológico é comum e uma variante normal. O pé plano em desenvolvimento é aparente quando a criança começa a caminhar e desaparece espontaneamente por volta de
Um paciente pediátrico com 9 anos de idade, que possui deformidade no pé direito por desabamento do arco plantar, foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico de artrodese tríplice, com técnica de Ryerson, que objetivou promover um pé plantígrado, estável e indolor. Em relação a esse caso, é correto afirmar que esse paciente
A falência respiratória em crianças não é incomum. A insuficiência respiratória pode ser definida como uma condição na qual o dano à troca de gases dentro do pulmão é uma ameaça imediata à vida.
Assinale a alternativa incorreta.
Um paciente de três anos de idade apresenta paralisia braquial obstétrica à direita, com sinais de lesão dos nervos ulnar e mediano. Logo após a primeira semana de nascimento, o paciente recebeu tratamento fisioterápico, e, mesmo assim, houve perda funcional do membro acometido. Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.
Salter-Harris descreveu as lesões das placas epifisárias nas crianças. A separação completa da fise em relação à metáfise sem fratura no osso pode ser classificada como tipo:
Com a cabeça em flexão, observa-se flexão dos braços e extensão das pernas; com a cabeça em extensão, observa-se extensão dos braços e flexão das pernas. Esse reflexo é:
O surfactante é um composto químico sintetizado por células alveolares tipo II e sua produção é estimulada pelo estiramento do epitélio alveolar. No paciente neonatal, ele possui algumas particularidades.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. No pulmão fetal, sua produção é iniciada normalmente entre a 18ª e a 22ª semanas de gestação.
II. Crianças nascidas entre a 28ª e a 32ª semanas de gestação podem apresentar ausência desse elemento.
III. Sua ausência pode causar hipoxemia e aumento do trabalho respiratório em bebês prematuros.
Assinale:
Sobre as particularidades anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório do neonato, observadas mais frequentemente em prematuros, analise as afirmativas a seguir.
I. O ritmo respiratório é irregular.
II. A superfície alveolar fica aumentada.
III. Nota-se maior fadiga diafragmática.
Assinale
Para um neonato em condições de normalidade, relacione os parâmetros fisiológicos a seguir aos respectivos valores.
1. Frequência cardíaca (bpm)
2. Frequência respiratória (rpm)
3. Saturação de oxigênio baixa (%)
4. Pressão arterial sistólica (mmHg)
( ) 60-90
( ) 40-60
( ) 87-89
( ) 120-200
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Com relação à displasia broncopulmonar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Caracteriza-se por inflamação do parênquima pulmonar, que pode ser aguda.
( ) Ocorre principalmente em bebês prematuros, com peso inferior a 1.200 g.
( ) O risco de desenvolver essa doença aumenta com a diminuição da idade gestacional.
As afirmativas são, respectivamente,
A vasoconstrição pulmonar que ocorre imediatamente após o nascimento e resulta em um shunt intrapulmonar de sangue do lado direito para o esquerdo, com fluxo diminuído nos pulmões, que leva à hipoxemia central e à cianose e não responde às altas concentrações do oxigênio inspirado, caracteriza
Com relação à síndrome de aspiração do mecônio, analise as afirmativas a seguir.
I. Geralmente está associada a distúrbios circulatórios.
II. Define-se pela presença de mecônio abaixo das cordas vocais.
III. Seu risco diminui de acordo com o avanço da gestação.
Assinale:
Em crianças com paralisia cerebral, observa-se uma resistência à passagem para novas amplitudes de movimento e certa dificuldade de adaptação respiratória.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Com relação aos bebês de baixo peso natal (BPN), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) No longo prazo, as meninas apresentam menos efeitos do baixo peso natal do que os meninos.
( ) Os bebês com mais de seis semanas de prematuridade, geralmente, apresentam baixo peso natal.
( ) Nenhum bebê com 37 semanas completas de gestação apresenta baixo peso natal.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à habilidade motora das crianças normais nos primeiros dois anos de vida, analise as afirmativas a seguir.
I. As meninas apresentam melhor desempenho que os meninos em alguns aspectos da maturidade física.
II. Entre sete e nove meses de idade, a criança já consegue sentar sem apoio e engatinhar.
III. As habilidades motoras finas só aparecem depois dos vinte e quatro meses de idade.
Assinale:
As crianças com Paralisia Cerebral (PC) espástica têm prognóstico reservado para adquirir marcha funcional. Suas aquisições motoras são determinadas pelo controle:
Nas crianças com distrofia muscular progressiva (DMP), a fraqueza muscular aumenta progressivamente e o corpo encontra mecanismos de adaptação compensatórios para manter a função. Nesses casos o objetivo do tratamento de fisioterapia é:
Após a realização de cirurgia de alongamentos musculares nos membros inferiores, nas crianças com patologias neurológicas, o tratamento fisioterapêutico a ser instituído é:
Complete as lacunas corretamente. Durante o tratamento fisioterapêutico da mielomeningocele e com o crescimento da criança, podem surgir alterações neurológicas periféricas tais como: espasticidade progressiva, perda da força muscular, alterações de sensibilidade, entre outras. Ao evidenciar esses sinais, podemos suspeitar que pode se tratar de ________ e o fisioterapeuta deve encaminhá –lo com urgência ao __________
A criança com mielomeningocele não deambuladora e com mobilidade reduzida, tem menor fixação de cálcio nos ossos e são mais susceptíveis a fraturas de membros inferiores. Na mobilização dos membros inferiores, o fisioterapeuta deve suspeitar de fratura na presença de:
Na presença de malformação congênita com hemimelia terminal femoral ou tibial, a protetização é recomendada quando a criança:
Em relação a utilização do óxido nítrico em pediatria e neonatologia,
analise as afirmativas abaixo.
I - Estão entre as principais indicações de óxido nítrico
em pediatria e neonatologia a hipertensão pulmonar e o
transplante cardíaco.
II - A toxicidade do óxido nítrico inalatório pode ser monitorada
pela meta-hemoglobina e dióxido de nitrogênio.
III- Na atmosfera pode-se dizer que há entre 2 e 3 ppm de
óxido nítrico.
IV - A NO sintase é a enzima catalisadora para a transformação
de óxido nítrico endógeno.
V - É contraindicada a utilização do óxido nítrico em
neonatos sabidamente dependentes de shunt esquerdo-direito.
Assinale a opção correta.
Lactente, 6 meses de vida, sob ventilação pulmonar mecânica invasiva, está posicionado em decúbito dorsal (sem elevação de decúbito). Neste lactente, qual seria a relação entre as pressões sanguíneas (Ppa= pressão sistólica da artéria pulmonar e Ppv= pressão venosa capilar pulmonar) e a pressão alveolar (PA) na Zona I de West dos pulmões?
Ao realizar a semiologia neurológica de uma criança de 5 anos de idade, com distúrbio neurológico agudo, é recomendada a aplicação e a análise do escore de nível de consciência e, se a criança estiver sedada, de um escore de sedação. Assinale a alternativa que inclui o escore de nível de consciência e um escore que pode ser utilizado para avaliar o nível de sedação da criança.
Assinale a alternativa que melhor correlaciona-se com os critérios clínicos de diagnóstico precoce da insuficiência ventilatória aguda em pediatria.
Segundo a I Recomendação Brasileira de Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2012), qual das intervenções de fisioterapia respiratória a seguir, com o objetivo de desobstrução das vias aéreas, NÃO pode ser aplicada em recém-nascidos e lactentes sob ventilação pulmonar mecânica e no período de até 12 horas após a extubação?
Segundo a I Recomendação Brasileira de Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2012), qual decúbito no leito é recomendado para crianças cronicamente enfermas (sob ventilação pulmonar mecânica invasiva e com relação PaO2/FiO2 < 200) como adjuvante da fisioterapia respiratória, objetivando a desobstrução das vias aéreas e a reexpansão pulmonar?
A tosse assistida (de forma mecânica ou manual) pode ser aplicada em crianças com idade acima de seis anos e com doenças neuromusculares e/ou doenças respiratórias crônicas, que cursem com alterações no pico de fluxo expiratório (PFE em L/min) a partir de qual valor de referência?
Sabe-se que as condições nutricionais da criança em UTI ocasionam efeitos sob a função pulmonar, pois esses efeitos induzem às seguintes alterações no sistema respiratório:
A Ventilação Não Invasiva (VNI) é indicada em diversas situações clínicas que cursam com insuficiência ventilatória aguda ou crônica, mas é contraindicada em algumas situações clínicas. Assinale a alternativa correspondente à contraindicação da VNI em pediatria.
A Ventilação Não Invasiva (VNI) frequentemente é aplicada em pediatria por meio de uma interface que evita o risco de aerofagia e distensão gástrica. Assinale a alternativa correta quanto ao modelo de interface mais adequado para reduzir estes riscos.
São estratégias para o manejo ventilatório das fístulas broncopleurais, quanto aos parâmetros indicados para o suporte ventilatório invasivo de recém-nascidos:
Obs. VC= volume corrente; PEEP= pressão positiva expiratória final.
Assinale a alternativa que inclui os sinais cardiovasculares de hipoxemia grave no recém-nascido.
Os dispositivos a seguir são utilizados para o fornecimento de oxigenoterapia. Qual deles é indicado para recém-nascidos prematuros com necessidade de fração inspirada de oxigênio de 45%?
Qual das interfaces da ventilação não invasiva é mais indicada na faixa etária neonatal?
O óxido nítrico inalatório (NO2) é frequentemente indicado em UTI Neonatal em situações clínicas que cursem com
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
“As intervenções de fisioterapia respiratória, que podem ser indicadas em neonatologia, consistem em um combinado de técnicas _______________, _______________ e _______________ que podem ser aplicadas associadas ou de forma isolada”.
São técnicas de fisioterapia respiratória que podem ser aplicadas em recém-nascidos a termo, a partir de 48hs de vida, desde que hemodinamicamente estáveis:
Qual é a principal função da circulação pulmonar no recém-nascido?
Segundo a I Recomendação Brasileira de Fisioterapia Respiratória em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2012), qual dos posicionamentos no leito NÃO é recomendado para recém-nascidos durante o processo de retirada da ventilação pulmonar mecânica invasiva?
Segundo a I Recomendação Brasileira de Fisioterapia Respiratória em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2012), quando está indicado o uso de sistema de aspiração fechado para recém-nascidos pré-termo extremo?
Obs. SpO2 = saturação de pulso de oxigênio.
Em relação à hiperóxia, quando ela deve ser realizada para evitar os efeitos adversos da aspiração intratraqueal em recém-nascidos pré-termo?
A atresia de esôfago é uma malformação congênita que acomete alguns recém-nascidos (RN). Se você for chamado(a) para avaliar e intervir em um caso clínico de um RN no pós-operatório de atresia de esôfago sem fístulas, quais cuidados você deve ter?
Assinale a alternativa que apresenta o principal evento etiológico da lesão cerebral que ocorre com maior frequência em recém-nascidos (RN).
A proposta de alterar o meio ambiente das Unidades Neonatais de Terapia Intensiva de forma global tem como objetivo principal favorecer o desenvolvimento do recém-nascido (RN) por meio de mudanças na rotina dos procedimentos dos profissionais da saúde considerando
Qual das Teorias a seguir considera os sinais e as respostas do recém-nascido como ponto de partida para a modulação do estímulo sensório motor?
Assinale a alternativa que apresenta a melhor posição da cabeça de uma criança que apresenta edema de glote (EDG) após a extubação.
O colabamento das vias aéreas em lactentes
é mais susceptível, se comparado ao adulto,
devido a qual fator?
A síndrome da aspiração de mecônio, pode causar