SóProvas


ID
1511347
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na presença de malformação congênita com hemimelia terminal femoral ou tibial, a protetização é recomendada quando a criança:

Alternativas
Comentários
  • A hemimelia Fibular corresponde a uma deficiência congênita do membro inferior de causa desconhecida, provavelmente mutacional, que acomete 1 a cada 10.000 nascidos vivos. O quadro clínico inclui amplo espectro de apresentação, variando de uma deformidade simples (encurvamento da perna) à deformidades mais exuberantes cujas principais são:  diferenças no tamanho do fêmur ou da perna, ausência de dedos, deformidades no pé e instabilidade articular do joelho por ausência de formação de ligamentos cruzados.

     

    Correta B

  • Não encontrei nada sobre a orientação de protetização em caso de Hemilia. Achei mais coisas sobre alongamento ósseo. No entanto, pelo desenvolvimento motor infantil em crianças sem atraso, por volta dos 8-10 meses, espera-se que a criança engatinhe e com pouco mais do que isso consiga caminhar agarrando algum apoio . Por isso, acho que isso é o que justifica ser a resposta B. Se alguém souber o por quê comenta!