SóProvas


ID
1511707
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A concepção sistêmica da adolescência extrapola os fatores individuais e coloca-se como processo relacional que se dá em um contexto familiar e sociocultural. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às implicações da concepção sistêmica da adolescência para as ações educativas.

I Os programas devem incluir não apenas os adolescentes, mas também os demais segmentos envolvidos, destacando-se: a família, a escola, as instituições e os grupos de pares.

II Se a família como um todo não conseguir mudar seu funcionamento a partir da adolescência dos filhos, estará impedindo que eles cresçam e se desenvolvam. Assim, pela desestruturação familiar, o adolescente fica duplamente condenado, e o educador social fica impossibilitado de ajudá-lo.

III A política atual não permite incluir os pais de adolescentes nos espaços educativos e pedagógicos, em virtude dos custos e da falta de profissionais especialistas no quadro.

IV Por trás do fato de existirem crianças e adolescentes excluídos da escola, nas favelas, no trabalho precoce, em situação de risco, está a família desassistida pela política oficial, em especial quando se trata do enfrentamento das problemáticas com os filhos adolescentes.

V A violência doméstica é um fator de risco preponderante para o aumento de adolescentes em situação de rua, afastados do ambiente familiar e comunitário.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I, IV e V 

  • Nossa que questão de merda, ou será QUE transferiram errado pra cá? o certo seria somatorio 10 (1,4e5)

  • Gabarito: ´´C``

    I - CERTO: os programas devem ser caracterizados pela integração e coordenação de todos na sociedade, isto é, o Estado, a sociedade, a família, a comunidade, as escolas, os conselhos e os agentes de reintegração devem atuar de forma participativa e presente, motivo pelo qual da-lhes no nome de PEDAGOGIA DA PRESENÇA (inovadora). 

    II - ERRADO: errado pois muitos problemas vivenciados pelas famílias já vem ocorrendo antes mesmo da fase da adolescência, e não, exclusivamente, a partir dela. Seja lá qual for a situação, o educador sempre possuirá várias técnicas e metodologias eficazes para possibilitar ajudar estes jovens, não estando estes fadados, absolutamente, ao insucesso pessoal, social e familiar. 

    III - ERRADO: como dito anteriormente, os pais e a família são um dos sujeitos de maior importância para a construção da identidade dos jovens, sendo assim, a forma mais barata e eficaz de se investir. Exigir tempo e atenção de programas sociais que demandam maiores custos, medida esta ´´a posteriori`` e não preventiva. O bom exemplo e a atitude de mudança deve partir de dentro da própria casa, e em último caso do Estado, que deve apenas preencher esta infeliz lacuna. 

    IV - CERTO: todos os tipos de exclusões exemplificados pelo comando da questão, muitas vezes, emanam direto, ou indiretamente, da exclusão de programas e ações governamentais, insuficientes de lhes proporcionarem a subsistência mínima assegurada pela Constituição. O Estado deve, antes de tudo, exercer sua função Social, e quando isso não ocorre famílias e jovens tendem a ficar na míngua. 

    V - CERTO: não confundamos, apesar do divórcio ser um importante fator responsável pela ´´rebeldia``, fugas, brigas, e afastamento de adolescentes de suas casas e famílias são atribuídas à VIOLÊNCIA domiciliar que merece este destaque.

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO.