SóProvas


ID
1512364
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Os controles administrativos na Administração Pública são verticais e horizontais, conforme a localização do órgão que exerce o controle. Os controles horizontais são classificados como

Alternativas
Comentários
  • "Tratamos apenas dos mecanismos de controle horizontais, pois são considerados mecanismos essenciais de transparência e promoção da ética na gestão pública. Podem ser classificados em quatro tipos principais: a) os controles administrativos, que são um autocontrole, pois exercidos pelos próprios poderes sobre seus atos e agentes; b) os controles legislativos, que são representados pelo apoio ou rejeição às iniciativas do poder executivo nos legislativos (trata-se aqui de um controle político); c) os controles de contas, que são essencialmente técnicos, pois têm a função de controlar as contas públicas, subsidiando os legislativos; e d) os controles judiciários, que objetivam coibir abusos do patrimônio público e do exercício do poder por parte das autoridades. "
    "Os "controles administrativos" são denominados genericamente de controles internos. Fazem parte da estrutura administrativa de cada poder, tendo por função acompanhar a execução dos seus atos, indicando, em caráter opinativo, preventivo ou corretivo, ações a serem desempenhadas com vistas ao atendimento da legislação. Já em relação ao poder executivo, os poderes que o controlam são os controles legislativos e de contas, denominados controles externos, ou seja, são órgãos independentes da administração, não participando, portanto, dos atos por ela praticados, pois cabe a eles exercer a fiscalização. Esse conjunto de controles horizontais, internos e externos, é formalmente institucionalizado por uma rede de órgãos autônomos."

    http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/20149-20150-1-PB.pdf
    Já o controle vertical "ou accountability vertical, efetuado diretamente pelo povo através das eleições. Parte da literatura considera este tipo como sendo a única forma possível de controle (MORENO, CRISP e SHUGART, 2003; CAREY, 1992, ambos apud LEMOS, 2007)."http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2525950.PDF
  • Os controles administrativos se referem ao poder de fiscalização que a própria administração exerce sobre os seus próprios atos. Esta é uma definição mais ampla, abrangendo as diversas formas de controle e considerando a administração como única. Assim, abarca tanto os controles interno quanto externo.


  • GABARITO A

     

    Os Controles horizontais são considerados mecanismos essenciais de transparência e promoção da ética na gestão pública

    Podem ser classificados em quatro tipos principais:

    os controles administrativos (INTERNO)

    os controles legislativos (EXTERNO)

    os controles de contas (EXTERNO)

    os controles judiciários (EXTERNO)

    =====

    Controle Vertical => exercido através do voto(eleições)

     

    Só estruturei melhor , para facilitar o entendimento...

  • Os controles são horizontais quando a administração controla a própria administração.

     

    Resposta: Letra A.

  • Controle Vertical é feito pelo Povão, já o controle horizontal é feito pela administração pública.