SóProvas


ID
151252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os
itens subsequentes.

As políticas públicas arquivísticas constituem uma das dimensões das políticas públicas informacionais. No Brasil, as políticas públicas arquivísticas são concebidas e implementadas no âmbito das políticas públicas de informação existentes.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO.

     

    Acredito eu que o erro está no fato de que a política pública arquivística no Brasil, atualmente, são implementadas no âmbito de cada órgão e não das políticas públicas informacionais, não esquecendo que arquivo e informação estão sim inteligadas, como já foi considerado pela CESPE.

  • Não há políticas públicas de informação no Brasil. Esse é o erro. 
  • “Políticas públicas arquivísticas constituem uma das dimensões das políticas públicas informacionais. Em função da realidade observada, é possível detectar situações nas quais políticas públicas arquivísticas são concebidas e implementadas - normalmente sem muito sucesso - ignorando-se as demais políticas públicas de informação existentes. Da mesma forma, são freqüentes situações nas quais políticas públicas de informação - muitas vezes em nível nacional - desconhecem por completo as peculiaridades do universo arquivístico”.

    Referência: José Maria Jardim (Universidade Federal Fluminense); Políticas públicas de informação: a (não) construção da política nacional de arquivos públicos e privados (1994-2006) pg 07

    http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/arquivos/infotec/jardim_-_politicas_publicas_de_informacao.pdf

  • Jean Lemos, penso que não é por isso que a questão está errada. Existem sim políticas públicas de arquivo. Tanto existem que o colega Matheus citou o Professor José Maria Jardim o qual diz que é possível identificar que as políticas públicas arquivisticas são criadas e implementadas ignorando as políticas públicas de informação. 

  • Não me convenci ainda sobre o erro. Beleza que você pode criar uma política pública arquivística ignorando políticas de informação existentes. Mas como o próprio Jardim fala, esse tipo de situação normalmente é sem muito sucesso. E em momento algum isso é tratado como regra. Ainda mais porque o autor inicia dizendo "Políticas públicas arquivísticas constituem uma das dimensões das políticas públicas informacionais."

    Então acho bem complicado julgar o item com apenas esse trecho de Jardim.

  • Resolução: sim, as P.P. Arquivísticas constituem uma das dimensões das P.P. Informacionais, afinal, dentro de P.P. Informacionais podemos ter diversas outras políticas públicas, como as biblioteconômicas, por exemplo. Entretanto, no Brasil, infelizmente, os gestores não levam as P.P. Informacionais em consideração ao produzir P.P. Arquivísticas.

    Resposta: errada

  • Gabarito: Errado;

    Pessoal, no Brasil, infelizmente, os gestores não levam as P.P. Informacionais em consideração ao produzir P.P. Arquivísticas.