SóProvas


ID
151285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O interesse pela tipologia documental perpassa o ponto
de fixação terminológica, de preciosismo profissional, porque o
próprio tipo leva anexo, por razão de seu próprio fundo e formas,
a manifestação da informação que convém.

Alonso apud Antonia Heredia Herrera. En torno al tipo documental. Arquivo e
Administração. Rio de Janeiro, v. 6, n.º 2, jul.-dez./2007, p. 25 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca da tipologia documental.

O termo tipo, aplicado aos documentos de arquivo, tem, ao longo do tempo, três versões: tipo diplomático, tipo jurídico e tipo documental. O tipo diplomático se reconhece pela disposição das formalidades jurídico/administrativas exigidas na formalização do negócio ou assunto.

Alternativas
Comentários
  • Errei que nem vc ! rsrsrsrsrsrs
    E o pior é que eu tbm não sei pq está errado !
  • Diplomática é uma ciência – ou, mais adequadamente, uma disciplina – voltada para o estudo das estruturas formais de documentos solenes, isto é, oriundos de atividade governamental ou notarial. A Diplomática é parente da arquivística, designada como tipologia documental; arquivística é sinônimo de arquivologia. À Diplomática cabe a difícil tarefa de análise de autenticidade documental, com base em elementos formais, como o fundo paleográfico e a estrutura ou fórmula jurídica do documento. Sua origem pode ser remontada ao século XVII, embora a diplomática atualmente contribua em outros pontos essenciais da análise documental, tendo por fito principal a normatização de práticas de catalogação de espécies documentais.
    .

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diplom%C3%A1tica
    .

    Disse-lhe JesusEu sou o caminho, e a verdadee a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6) 
  • Diplomática e Tipologia Documental[editar]

    A Diplomática é responsável pela análise da espécie documental. Quase todo ato administrativo gera um documento de natureza jurídica, que condiciona seus aspectos formais, também por razões de autenticidade. É importante lembrar que um ato administrativo não se encerra aí: ele costuma gerar um fato administrativo, que é a realização do que demanda seu conteúdo. Os aspectos formais do documento são analisados pela Diplomática, de forma que possa ser avaliado em relação à sua verdadeira natureza. Seu campo normalmente se limita à questão da autenticidade, da contextualização (a partir da data tópica e cronológica, da instituição de origem) e da estrutura formal. A Tipologia Documental se ocupa de séries documentais, analisando o que se chama de “lógica orgânica dos conjuntos documentais”. Estabelece uma relação entre a espécie documental e seu tipo, em última instância uma especificação realizada a partir do conteúdo.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


    Para mim, tipologia e diplomática são coisas distintas. Não encontrei nada sobre tipologia diplomática ou tipo dilomático.
  • CONCEITOS DO CESPE

    Tipo diplomáticoé o estudo sobre as estruturas formais dos atosescritos, para que estes possam ter validade, perante a lei;

    Tipo Jurídico - disposição das formalidades jurídico/administrativas exigidas na formalização do negócio ou assunto;

    Tipo Documental - é analisado como integrante de uma sériedocumental, oriunda de uma mesma atividade correlata ao exercício dos trabalhos da entidade;

  • A simplicidade também deve ser levada em conta

    Tipo = Espécie + função 

    nem mais nem menos.

    #focoforçaefé.