SóProvas


ID
151303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e da prática de arranjo nos arquivos
permanentes, julgue os itens a seguir.

De acordo com Schellenberg, o instrumento de classificação não deve ser elaborado a priori, sobre uma base especulativa, mas a posteriori.

Alternativas
Comentários
  •  a priori: antes de ver a prática, o que está acontecendo, o empírico.

    a posteriori: dependente da prática, do fato concreto, do empírico.

    O instrumento de classificação deve levar em consideração a situação concreta, não podendo se basear somente em conceitos teóricos.

  • CERTO 

    Na perspectiva da arquivologia, gestão de documentos é “um conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de arquivos”.

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional, da Presidência da República, de 2004, classificação é a organização dos documentos de um arquivo ou coleção , de acordo com um plano de classificação , código de classificação ou quadro de arranjo. Ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de sigilo,conforme legislação específica. Também chamado "classificação de segurança".

    Theodore Roosevelt Schellenberg foi um famoso arquivista americano, criador dos conceitos de valor primário e secundário dos documentos.

    Valor Primário:

    • Administrativo
    • Jurídico
    • Fiscal

    Valor Secundário:

    • Histórico probatório
    • Histórico informativo

    Em 1956, publicou sua obra mais famosa Arquivos modernos: princípios e técnicas (atualmente disponível no Brasil, pela editora FGV). Foi grande conferencista e consultor de programas de reformas. Visitou o Brasil, em 1960, a convite do Arquivo Nacional. É considerado o Pai da Arquivologia Americana.

     

  • certo

     

    princípio da anterioridade

  •       Entende-se por classificação: o processo pelo qual se torna possível dispor de uma forma ordenada, um determinado conjunto de elementos, de molde a facilitar a sua posterior identificação, localização e consulta.Por outras palavras, é um método que permite ordenar os vários elementos de um conjunto de acordo com as suas semelhanças e diferenças, grupando o que é semelhante e separando o que é diferente.
          Na classificação de documentos em arquivos pode-se distinguir dois aspectos distintos:
    • A classificação como acto mental; que pressupõe uma divisão intelectual e sistemática de um conjunto de documentos em grupos e subgrupos;
    • A disposição material e física desses grupos; colocando-se os documentos numa ordem previamente estabelecida e de acordo com o sistema de classificação concebido para o efeito.

  • De acordo com Schellenberg:
    "Na elaboração de um sitema de classificação baseado na análise das funções, atividades e ações, devemos observar os seguintes pontos:

    PONTO 1: É essencial que as classes sejam formadas a posteriori e, não, a priori. As classes devem ser fixadas à medida que a experiência atesta a sua necessidade, isto é, à medida que os documentos são criados na execução das funções. Elas não devem ser estabelecidas arbitrariamente na base da especulação quanto ao assunto dos documentos que ainda estão para ser produzidos"

    Fonte: Livro Arquivos Modernos. Schellenberg. Página 95

    Ou seja, item correto
  • Certo!

    Só para agregar conhecimento às conceituações dos termos em Latim para quem ainda, porventura, não souber: A priori e posteriori, que são termos muito comuns em QCs como essa.

    A priori é o conhecimento ou justificação independente da experiência (por exemplo, "Todos os solteiros não são casados​​"). Galen Strawson afirmou que um argumento a priori é aquele em que "você pode ver que é verdadeiro apenas deitado em seu sofá. Você não tem que se levantar do seu sofá e sair para examinar a forma como as coisas no mundo físico são. Você não tem que fazer qualquer ciência.".

    A posteriori conhecimento ou justificação dependente de experiência ou evidência empírica (por exemplo, "Alguns solteiros são muito infelizes").

    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_priori_e_A_posteriori

  • Complementando informações:

    A priori --> Bibliotecas

    A posteriori --> Arquivos