SóProvas


ID
151318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A descrição dos documentos de arquivo constitui a parte
final do trabalho arquivístico e coincide, exatamente em sua
finalidade, com a da própria documentação: informar.

José Ramón Cruz Mundet. Manual de archivistica. Madrid:
Fundación German Sanchez Ruiperez, 2001, p. 255 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue os próximos itens,
acerca do programa descritivo.

A norma internacional de registro de autoridade para entidades coletivas, pessoas e famílias - ISAAR (CPF) - estabelece diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades - entidades coletivas, pessoas e famílias - relacionadas à produção e manutenção de arquivos. Essa norma não mantém relação direta com a norma internacional de descrição arquivística - ISAD(G).

Alternativas
Comentários
  • A Questão diz:

    A norma internacional de registro de autoridade para entidades coletivas, pessoas e famílias - ISAAR (CPF) - estabelece diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades - entidades coletivas, pessoas e famílias - relacionadas à produção e manutenção de arquivos (CORRETO). Essa norma não mantém relação direta com a norma internacional de descrição arquivística - ISAD(G). (errado)

    Vejamos o que diz o prefácio da Norma ISAAR(CPF):


    "A norma congênere a este documento, ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística,
    possibilita a inclusão de informação contextual na descrição de arquivos em qualquer nível. A ISAD(G) também reconhece a possibilidade de capturar e manter de maneira independente a informação contextual e de ligar essa informação contextual à combinação de outros elementos de informação usados para descrever arquivos e documentos."

    Portanto, assertiva incorreta.

  • Errado!

    Inclusive a ISAD(G) cita a ISAAR(CPF) algumas vezes:

    "Os pontos de acesso baseiam-se nos elementos de descrição. O seu valor é aferido pelo controle de autoridade. Devido à importância dos pontos de acesso para a recuperação da informação, foi criada uma norma do CIA específica para isso, a Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias : ISAAR(CPF). A ISAAR(CPF) fornece regras gerais para o estabelecimento de registros de autoridade arquivística que descrevem entidades coletivas, pessoas e famílias que podem ser citadas como produtores nas descrições de documentos de arquivos"

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf (pág 13)