SóProvas


ID
1513219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

As tendências pedagógicas libertadora, libertária e crítico- social dos conteúdos são manifestações da pedagogia liberal.

Alternativas
Comentários
  • O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.

    A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades,não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.

  • ERRADA!!

    Pedagogia progressivista - libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica
  • Progressivista-(diferente)-Progressista

  • Uma questão dessa não cai na minha prova

  • O comentário da Ana Moraes está errado. Não pode confundir Progressivista com Progressista.

    TENDÊNCIAS LIBERAIS = Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não diretiva e Tecnicista

    TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS= Libertadora, Libertária e Crítico Social dos Conteúdos.

  • Progressista

  • TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL - A Pedagogia liberal acredita que o papel da instituição de ensino é preparar as pessoas pra que elas desempenhem papéis sociais, tendo como base pra isso algumas habilidades e competências. Ao contrário do que muitos pensam, o liberal nesse caso não é considerado algo aberto ou democrático. Aqui, existe uma necessidade de se adaptar aos valores e normas que a sociedade coloca como verdade.

    Dentro desse modelo, a gente destaca 3 exemplos:

    1. TRADICIONAL;
    2. ESCOLA NOVA E NÃO DIRETIVA;
    3. TECNICISTA

    Na Pedagogia progressista, o progresso faz parte de sua metodologia de ensino. A inspiração vem da teoria do conhecimento marxista.

    Dá pra ver facilmente como essa formação pedagógica estimula rupturas, pra chegar num local teórico e abstrato. Pra isso, o aluno vira o protagonista do seu processo de aprendizado.

    Se liga nas 3 principais vertentes nas quais se dividem!

    1. LIBERTÁRIA;
    2. LIBERTADORA;
    3. HISTÓRICO CRÍTICO.