SóProvas



Questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador


ID
63385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.

Alternativas
Comentários
  • Não é próprio da pedagogia libertadora falar em esnsino escolar, já que sua marca é a atuação "não formal", atuando assim num sentido de transformação social.A educaçãp libertadora, ao contrário, questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando uma transformação - daí ser uma educação crítica.EITA DEUS
  • Gab.: C Também conhecida como Pedagogia de Paulo Freire, a tendência libertadora nasce em oposição aos métodos da época que não eram capazes ou não se preocupavam prioritariamente em formar cidadãos. Relacionando à citação de Libâneo, vê-se que, para Paulo Freire, cidadão é o indivíduo capaz de, na relação com a realidade, atuar num sentido de transformação social. Nas palavras de Luis Mercado:

    A educação para ser libertadora precisa objetivar uma ação e reflexão consciente e criadora das classes oprimidas sobre seu próprio processo de libertação [...]

    A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do homem com o mundo e com os outros homens, buscando uma transformação.2

    Paulo Freire trabalhava com a conscientização dos indivíduos através da alfabetização, mas não despreza o conhecimento prévio. 


  • Não só da escola


ID
63388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Na concepção progressista libertária, a escola deve desenvolver nos alunos a dimensão autogestionária do ser, de forma a influenciar todo o sistema social.

Alternativas
Comentários
  • Papel da escola- A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário.

ID
213826
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo 'espírito' ou 'consciência' humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que

Alternativas
Comentários
  • Durkheim via na educação o mecanismo básico para a contituição de sistemas sociais e de manutenção e perpetuação destes em forma de sociedades. 
  • Gabarito C   Durkeim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem. Nem sempre utilizava a força física. Interiorização de normas e regras, que são socialmente construídas e que pensamos que são escolhas pessoais. E assim afirma que o homem é produto da sociedade pois apenas internaliza o que lhe é imposto.

ID
262654
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D -Banco Mundial é um grupo composto pela Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Corporação Financeira Internacional (CFI), Agência Multilateral de Grantia de Investimentos (AMGI), Associação Internacional de Desenvolvimento (AID),  Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimento (CIADI) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

    O modelo de organização do Banco Mundial é concentrado e desigual, pois o poder de voto é proporcional aos recursos de cada país. Dessa forma, esses países tem autonomia para modificar regras e vetar propostas de países financeiramente mais pobres. nos anos 70, com a definição do neoliberalismo que a educação primária torna-se uma educação para todos, o que garantiria a sustentabilidade dos países devedores.Baseado nesse novo conceito, passou-se a a admitir a desigualdade no desenvolvimento dos países. Visto que a equidade era constituida de uma ação individual, essa que não garantia a igualdade entre os homens. A partir, desse contexto a educação passou a ser vista como um mecanismo de alcançar metas.O Banco Mundial percebia a educação como uma forma de compensar à  situação de pobreza que o país se encontrava ao passar pelos ajuste econômicos. Ele enfatiza a aducação como um mecanismo fundamental na aquisição de um novo padrão de acumulo do capital.


ID
317062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de
sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.
Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,
a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem
hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o
respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento
formador.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de
aprendizagem e interação.

A relação professor-aluno é o principal elemento favorecedor da construção do conhecimento por ambos os atores, no ambiente organizado da sala de aula, na perspectiva das relações interpessoais.

Alternativas

ID
555262
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Após uma profunda crise envolvendo toda a comunidade escolar, os estudantes apresentaram algumas críticas à direção da instituição formulando os seguintes argumentos:

• A escola deve formar para a cidadania e, para isso, deve dar o exemplo.
• A escola não tem um fim em si mesmo, ela está a serviço da comunidade.
• Passamos muito tempo na escola para sermos meros usuários de um serviço e não há educação e aprendizagem sem o sujeito da educação.
• Quando participamos do processo de construção da escola, proporcionamos um melhor conhecimento do funcionamento organizacional e de todos os atores envolvidos.
• O educando aprende mais e melhor quando se torna sujeito da sua aprendizagem, e, para isso, precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola, o que faz parte também do projeto de sua vida.

Com base nos argumentos dos estudantes, afirma-se que a questão central vivida na instituição estava situada na(o)

Alternativas

ID
589009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sentir as emoções, transmitir vontades, decidir sobre o que quer fazer e explorar as potencialidades com vigor são mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais.

Mattos e Neira. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000, p. 15.

A menção no texto sobre o ser corporal, aquele que pensa, age, sente e se comunica pelos gestos e expressões deve predominar na escola sobre o ter e poder corporal, aquele que simplesmente executa o movimento. Acerca da característica dessa relação de dominância, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
637276
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conhecendo melhor a situação de cada aluno, o professor poderá:

I. Pensar melhor como será a rotina do bimestre.

II. Pensar melhor sobre quais intervenções deve fazer para ajudar os alunos a progredirem.

III. Ajudar as crianças a entender a lógica do sistema educacional.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Está questão está com o Gabarito errado (deveria ser a E). Se não, alguém poderia explicar o porquê da letra C? Obrigada

  • Janaina pelo que entendi com base no enunciado da questão, o professor já conhece bem a situação de cada aluno dai marcar a opção II se tornaria redundante.

    Bons estudos e persistência sempre!!!

  • Também concordo com a opção E:

    Se o professor conhece a situação de cada aluno:

    1) Pensar melhor como será a rotina do bimestre. O professor terá mais segurança e efetividade para planejar quais atividades serão melhores para o aproveitamento de seus alunos. Tem a ver com aquela idéia de partir sempre dos "conhecimentos prévios".

    2)  Pensar melhor sobre quais intervenções deve fazer para ajudar os alunos a progredirem. Complementa exatamente a primeira opção. Se o professor conhece bem seus alunos, poderá "bolar" intervenções positivas e personalizadas partindo das dificuldades conhecidas...

    3) Ajudar as crianças a entender a lógica do sistema educacional. O termos SISTEMA EDUCACIONAL é amplo demais para ser o objetivo do entendimento das crianças... Entender o que vem a ser o SISTEMA EDUCACIONAL, compreende, por exemplo, estudar suas TEORIAS, suas TENDÊNCIAS, suas LEIS etc... Esse campo está mais ligado ao estudo de profissionais do magistério.

    Entendendo dessa forma, fico com a alternativa E.


  • Eu acredito que a alternativa correta seja a letra E.Pois a terceira sentença não cabe passar isso aos alunos. Eles teriam de estudar a LDB, a Constituição, e mais peculiaridades do Sistema Educacional.

  • Conhecer a situação do aluno é o primeiro passo para pensar sobre as intervenções para este aluno progredir. Com certeza está errado, não é a C. Correta é a E.


ID
648622
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a):

Alternativas

ID
713566
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está realmente correta?

  • Alternativa A, mas a palavra transmissão está em desuso na educação, não deveria ser.


ID
776707
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que

Alternativas

ID
790876
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências manifestam-se por meio de:

Alternativas

ID
790885
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A função educativa da escola contemporânea deve se orientar para atender a exigência de provocar a reconstrução por parte dos alunos/as, de seus conhecimentos, atitudes e modos de atuação o que requer outra forma de organizar o espaço, o tempo, as relações sociais na aula e na escola. Isso exige:

Alternativas
Comentários
  • a) Práticas compensatórias, pois as crianças e jovens das classes populares não têm capacidade de apreenderem os conhecimentos científicos.
    b) A vivência de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que estimulem outro tipo de relações com o conhecimento e a cultura. (CORRETA)
    c) A vivência de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que estimulem a formação de alunos disciplinados para a manutenção da sociedade brasileira.
    d) Práticas centralizadoras e a oferta de uma educação espontaneísta.
    e) Que seja assegurada a formação fragmentária e conhecimentos acríticos que estimulem a solidariedade e modos de pensar e fazer o mercado de trabalho. CONHECIMENTOS ACRÍTICOS QUE ESTIMULEM O MODO DE PENSAR?! oO um tanto contraditória né?!!

    É isso ai! :)

ID
791869
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pedagogo Joaquim dá testemunho de respeito ao seu aluno pelo exercício cotidiano de responsabilidade, pontualidade, assiduidade e cumprimento dos seus deveres como educador. Segundo Paulo Freire as características dessa prática pedagógica docente especificamente humana é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    profundamente formadora, por isso, ética


ID
791884
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pedagogo Gilson desenvolve suas ações a partir do entendimento que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política, cultural e que ela será tento mais democrática quanto mais for universalizada, assegurando tento o acesso como a permanência bem sucedida de todos o que exige:

Alternativas

ID
791908
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagoga Marinete vem favorecendo a organização estudantil, objetivando formar indivíduos participativos, críticos e criativos o que deve contribuir também para:

Alternativas

ID
791944
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sendo a escola um espaço privilegiado de formação humana e socialização do saber sistematizado, a construção desse saber pressupõe a:

Alternativas

ID
802231
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao órgão escolar que possui como função básica a democratização das relações de poder.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E


    O conselho escolar é um  órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários.

    Suas funções são:

        *Consultiva – quando é consultado sobre questões importantes da escola;
        * Deliberativa – quando aprova, decide e vota sobre assuntos pertinentes às ações da escola nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro;
        * Normativa – quando elabora seu regimento, avalia e define diretrizes e metas de ações pertinentes à dinâmica do processo educativo, para um bom funcionamento da escola;
        * Fiscalizadora / avaliativa – quando exerce o papel de controle, ficando subordinado apenas à ASSEMBLÉIA GERAL, fórum máximo de decisão da comunidade escolar.
  • ALTERNATIVA CORRETA E: CONSELHO ESCOLAR


ID
819907
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania.
Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A questão esta correta, o que gera um desconforto seria em torno da palavra APROPRIAÇÃO s.f. Ato de apropriar ou apropriar-se.
    Acomodação, adaptação.

    Sinônimo de apropriação:ADEQUAÇÃO e OCUPAÇÃO


ID
821773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento. Através da observação constante ele percebia onde e quando tinha que intervir e como despertar a vontade de aprender do aluno. De acordo com Freinet, a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor.

    Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são idéias defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado.

    Além das técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve ser ignorado pelo educador. Isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente. O professor deve mesclar seu trabalho com a vida em comunidade, criando as associações, os conselhos, eleições, enfim as várias formas de participação e colaboração de tudo na formação do aluno, direcionando o movimento pedagógico em defesa da fraternidade, respeito e crescimento de uma sociedade cooperativa e feliz. Para Freinet, "a democracia de amanhã se prepara na democracia da escola".

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet#T.C3.A9cnicas_desenvolvidas_por_Freinet
     

  • Errado

    Freinet foi um educador francês, desenvolveu atiividades que hoje são bem comum, tais como a aula-passeio, cantinhos pedagógicos, o jornal de classe, troca de correspondência entre escolas. Criou projeto de escola popular, moderna  e democrática. O pedagogo acrescentou uma visão marxista e popular na organização da rede de ensino  no aprendizado em sim. Criou uma pedagogia do trabalho, pois acreditava que a atividade é o que orienta a prática escolar. O objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. 

    FONTE: FABIANA Margarita Gomes Lagar, Conhecimentos pedagógicos para concurso públicos
  • Só complementando o excelente comentário da Jéssica.. quem fazia uso de "grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando" era Montessori. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Montessori
  • Freinet = Libertária

  • A descrição feita pela questão não relaciona-se a Freinet, mas sim, a Maria Montessori.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A descrição feita pela questão não relaciona-se a Freinet, mas sim, a Maria Montessori.

    GABARITO: questão “ERRADA”


ID
821779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de escola como instituição responsável pela transformação social fundamenta-se no pensamento positivista.

Alternativas
Comentários
  • Definição (o que é)

    O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

    Principais princípios positivistas

    O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

    Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

    Influências 

    O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

    Curiosidade:

    - A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/positivismo.htm


ID
826603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A formação continuada caracteriza-se pelos estudos voltados para o aperfeiçoamento profissional no exercício da profissão.

ID
828793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

A autoridade profissional do professor manifesta-se por meio de um conjunto de aspectos associados à sua personalidade, entre os quais dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.

Alternativas
Comentários
  • Para Libâneo  “a  disciplina  em  classe  está  ligada  ao  estilo  da  prática ocente, ou seja, à autoridade profissional, moral e técnica”. 

    Autoridade  profissional –  Está  ligada  do  domínio  da  matéria  que  o professor ministra. 
    Autoridade  técnica –  Está  relacionada  ao  emprego  adequado  dos métodos e técnicas de ensino. 
    Autoridade  moral –  Está  ligada  a  qualidade  da  personalidade  docente (dedicação e compromisso, por exemplo). 
  • Autoridade Profissional:

    *domínio da matéria ensinada;

    *dos métodos e procedimentos;

    *dos mecanismos avaliativos.

     

    Autoridade Moral: 

    *conjunto de qualidades da personalidade do professor;

    *dedicação profissional;

    *sensibilidade;

    *senso de justiça;

    *traços de caráter.


ID
926773
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O conteúdo a ser desenvolvido deve estar vinculado à realidade, uma vez que é socialmente necessário.


ID
926776
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
926791
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Espera-se do professor maior conhecimento dos conteúdos e domínio das formas de transmissão.

  • Que resposta mais tola...


ID
1066972
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação, neste método, é tecida em conjunto por alunos e professores, frente aos exercícios da leitura e da escrita praticadas exaustivamente nas aulas. Assim, mestres e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento, assessorados pela incidência da problemática social mais atual e pelo arsenal de saberes já edificados, patrimônio intransferível do ser humano.

O texto se refere a:

Alternativas
Comentários
  •  A educação, neste método, é tecida em conjunto por alunos e professores, frente aos exercícios da leitura e da escrita, exaustivamente praticadas nas aulas. Assim, mestres e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento, assessorados pela incidência da problemática social mais atual e pelo arsenal de saberes já edificados, patrimônio intransferível do ser humano.processo de aprendizagem não passiva,  vem com a interação objeto e pessoa.

  • acabei de entrar neste site, e tudo indica que não volto $%HORRIVELarrre


  • a teoria do construtivismo que aprendi na faculdade de pedagogia nunca foi esta apresentada na questão nº 5 

    daí fica a dúvida: se estudar por aqui eu tenho q marcar sempre a resposta errada???? estou começando a entender como essas bancas funcionam, ou seja, o conteúdo que cai na prova do concurso não está  de acordo com a realidade aprendida na faculdade

  • Questão pobre, fragmento tirado deste texto:

    http://www.infoescola.com/educacao/construtivismo/

  • NÃO CONCORDO COM EXAUSTIVAMENTE.

  • A palavra EXAUSTIVAMENTE está em discordância com o Construtivismo. Questão mal formulada. Com certeza os alunos entraram com recurso...


ID
1171669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muitos de nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar, construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

BRANDÃO, Carlos. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981, p.8.

O trecho acima é parte de uma carta escrita no século XIX pelos líderes dos Índios das Seis Nações em resposta à oferta do presidente dos EUA para a construção de escolas em sua tribo.

Considerando os princípios defendidos na carta como referências para a educação hoje, qual a função social da educação?

Alternativas

ID
1171744
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as seguintes características:

• exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola;
• explicita o papel social da escola;
• define caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo;
• aglutina crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico;
• constitui-se em compromisso coletivo;
• precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre os professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local.

Tais características se referem a:

Alternativas
Comentários
  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

    É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

    É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.


ID
1196179
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, Saviani (1985, 1997, 2005, 2006, 2007) e Libâneo (1983,1990,1994, 2006) propõem uma reflexão sobre tendências pedagógicas. De acordo com a bibliografia referente à temática, julgue os itens a seguir:

I. A tendência tradicional foi a primeira a ser instituída no Brasil. Nesta, o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

II. A Tendência Renovadora Não-Diretiva é caracterizada por centralizar-se no aluno, de modo a valorizar as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio, tendo no professor a figura de um facilitador. Já na tendência Renovadora Progressiva, que tem em Anísio Teixeira o grande pioneiro, por meio da Escola Nova no Brasil, o método é centrado no aluno e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.

III. A tendência Tecnicista (ou behaviorista) tem em Skinner o expoente principal. Neste método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática controlada. Tal tendência articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho

IV. No que tange às Tendências Progressistas, tem-se que partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e são condizentes com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes: libertadora, libertária, histórico-crítica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (C) correta.
    A tendência renovadora  não diretiva tem como defensor Anísio Teixeira, não a Renovadora progressiva como diz o texto II

    A tendência progressiva NÃO condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.
  • Gabarito: Letra C
    I. Na tendência tradicional o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos.
    III. A tendência Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo, ou seja, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, e o professor é a figura que deposita os conhecimentos.

  • item II:

    os conceitos estão trocados e Anísio Teixeira é sim referência na tendência renovada progressivista. 

  • A II está bem bagunçada misturou tradicional com a as progressistas e a IV diz que a progressista é CONDIZENTE( A FAVOR DO CAPITALISMO) E NÃO É.

  • Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.

  • Conforme Libâneo e Saviani , existem 2 grandes linhas de pensamento pedagógico:Tendencias liberais e tendencias progressistas .

    TRADICIONAL:Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos

    RENOVADORA PROGRESSIVA: Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.

         Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.

         Tecnicista – Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista.o ALUNO é visto como depositário passivo.

    libertadora:Conhecida também como a pedagogia de Paulo Freire .Essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

    Libertária: Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

    Crítico social ou histórico-crítica:, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.

    https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm

  • A (I) ESTÁ CORRETA.

    A ( II) ELES TROCARAM AS BOLAS.

    A(III) ESTÁ CORRETA.

    E A (IV) ESTÁ INCORRETA.


ID
1197883
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

(...) Foi dentro da compreensão
Desse instante solitário
Que, tal sua construção
Cresceu também o operário.
Cresceu em alto e profundo
Em largo e no coração
E como tudo que cresce
Ele não cresceu em vão
Pois além do que sabia
- Exercer a profissão
- O operário adquiriu
Uma nova dimensão: (...)

Vinicius de Moraes

Pensar a formação do trabalhador brasileiro, na perspectiva de uma formação unitária, como definiu Gramsci (1986), é compreender que essa formação deve possibilitar conhecimentos que vão além de saber “exercer a profissão”, como apontou Vinicius de Moraes, no poema “O Operário em Construção”.

De acordo com Pires apud Dourado (2010), a formação do trabalhador na perspectiva humanista passa pelo entendimento da educação como

Alternativas
Comentários
  • A formação do trabalhador na perspectiva humanista passa pelo entendimento da educação como direito social.

    GABARITO: alternativa “A”

  • A formação do trabalhador na perspectiva humanista passa pelo entendimento da educação como direito social.


ID
1212151
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marília Fonseca entende que, para discutir a qualidade da educação supõe apreendê-la no âmago da dinâmica socioeconômica e cultural de um país. Neste particular, significa perceber:

I. A interação entre a política educacional e os projetos nacionais de desenvolvimento;
II.A interlocução da política educacional com os movimentos pedagógicos e metodológicos e, ainda, com as demandas da sociedade organizada;
III. A dinâmica de parcerias produzidas pelo Estado, para assegurar os padrões de qualidade;
IV. As formas de produção dos diferentes sentidos atribuídos à qualidade.

Assinale as alternativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • I e II


ID
1247674
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao abordar uma formação integral, o professor tem por objetivo o desenvolvimento de todas as capacidades do aluno e não apenas das cognitivas. Isso demanda mudanças substanciais nos conteúdos da avaliação que, por sua complexidade dificultam seu processamento. A avaliação que parte de um planejamento de intervenção construtivista, fundamentado e flexível, entendido como hipótese de intervenção, é conhecida como:

Alternativas

ID
1258639
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O programa de intervenção precoce deve contemplar todas as áreas do desenvolvimento integral, mediante ações transdisciplinares interligadas, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

I. interação e comunicação na família e escola.

II. desenvolvimento psicoafetivo e social.

III. otimização das funções visuais básicas (baixa visão).

IV. potencialização do desenvolvimento sensório-motor e perceptivo.

V. ativação das funções cognitivas: construção do real e formação de conceitos.

Alternativas

ID
1273489
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O atendimento ao público exige de todo profissional e, especialmente, do pedagogo uma atitude democrática, na qual é fundamental tratar o público como cidadãos portadores de direitos sociais. Dessa forma, a ação do Pedagogo deve ser no sentido de

Alternativas

ID
1300768
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Moreira (ibid) discute o diálogo a partir de uma perspectiva contrastiva entre entrevistados e dois autores – Burbules (1993) e Ellsworth (1989), conforme os seguintes excertos:

“Para nossos entrevistados, em síntese, o diálogo é visto como instrumento de ensino, de mediação entre grupos distintos, de democratização da escola e da sociedade, de criação de consensos culturais e cognitivos, de eliminação de barreiras entre as diferenças.” (Moreira, 2002, p. 30.)

“Burbules (1993) convida os professores a refletirem sobre seus desempenhos docentes e a avaliarem quando e como o emprego do diálogo pode aprimorá-los.” (Moreira, 2002, p. 31.)

“Já Elizabeth Ellsworth (1989), em sua experiência docente na Universidade de Wisconsin, concluiu que a sala de aula não constitui ambiente seguro e propício à ocorrência do diálogo e ao desenvolvimento de relações democráticas.” (Moreira, 2002, p. 32.)


Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza 

Alternativas
Comentários
  • Ter uma natureza analítica, como o nome mesmo sugere, é ter um perfil analista, aquele que para tomar qualquer tipo de decisão faz uma análise profunda dos prós e contras antes de agir. É exatamente isso que é feito; analisar opiniões antagônicas para depois tirar uma conclusão, vendo primeiro os dois lados da moeda. 

     

    De nada. Não desistam!


ID
1301080
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes estudos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem norteiam as práticas pedagógicas nas escolas. Uma das bases psicológicas mais defendidas por educadores na atualidade é aquela que sustenta que a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento constitui-se num movimento dialético e histórico.

São ideias defendidas por esta abordagem teórico-metodológica:

1. A aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar.

2. O desenvolvimento dos indivíduos ocorre exclusivamente por reações biológicas.

3. Desde os primeiros dias de vida de uma criança, o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
1314769
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a literatura sobre educação, a escola é uma instituição socialmente responsável pela democratização do acesso aos conteúdos culturais historicamente construídos, e, também, corresponsável pelo desenvolvimento individual de seus membros, em todos os aspectos, objetivando sua inserção como cidadãos autônomos e conscientes em uma sociedade plural e democrática.


É coerente com esse papel atribuído à escola a seguinte afirmação:

Alternativas

ID
1332382
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A função da escola cidadã deve ser a de combater qualquer processo de discriminação. Nesse sentido, para que ela seja bem sucedida, deve planejar-se de modo a

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a importância do respeito à diversidade na vida social e no ambiente escolar.


ID
1332409
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As problemáticas sociais e econômicas atuais põem a educação em questão e trazem novas demandas aos professores e à instituição escolar. Nesse contexto, a escola deve

I. analisar criticamente as teorias e os métodos educacionais antes de adotar na prática.
II. valorizar a formação permanente como parte intrínseca da profissão do educador.
III. priorizar a utilização das técnicas como instrumentalização essencial ao processo de ensino do professor.
IV. favorecer a gestão compartilhada da aprendizagem, considerando os problemas e as soluções no desenvolvimento do processo.
V. considerar obsoletos os processos, os materiais e as ferramentas de aprendizagem pré- existentes.

Estão CORRETOS apenas os itens

Alternativas

ID
1332463
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As escolas que ministram ensino fundamental deverão trabalhar considerando essa etapa da educação, além dos benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais, como aquela capaz de assegurar a cada um

Alternativas

ID
1338094
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam objetivos de uma escola como organização multicultural, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • E

    Reconhecimento da escola como um locus cultural e que as diferenças sejam enriquecedoras.

  • Alternativa correta é a C.

    Reflexão sobre a relação de poder e cultura presente somente no currículo.


ID
1338169
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os fragmentos a seguir.

“O método científico deveria subsidiar o trabalho de sala de aula.”
“O caminho mais viável para aprender é o fazer.”
“Grande defensor da escola pública e laica.”


Os fragmentos apresentam ideias presentes na obra de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B  Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos,  suas idéias.  eram inspiradas na filosofia de John Dewey 

  • O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado.


ID
1346329
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista as reflexões feitas por Saviani (2009) sobre a educação se destinar à promoção do homem, é INCORRETO afimar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A (incorreta).

    Saviani era marxista, logo, fazia duras críticas aos sistema econômico querendo ditar regras à escola.

    O erro da alternativa consiste em dizer que os valores ECONÔMICOS são superiores aos intelectuais. Saviani contestava o modelo tecnicista, justamente por ter essa premissa como base ideológica do ensino. Para ele, era um erro usar a escola para formar cidadãos sem senso crítico, apenas preparando-o para o TRABALHO.


ID
1346377
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pimenta (2010) destacou a importância da reflexão sobre o ensino como prática social complexa e de uma epistemologia que a contextualize na dimensão histórica e social, dando valor à ação do docente na construção do saber didático.

Sobre o ensino como prática social, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a singularidade que os sujeitos desenvolvem nas suas relações com o saber e a escola é determinada pelas relações sociais

  • Qual o erro ?

    A letra B não está errada?

  • A didática cabe “desnaturalizar” o ensino. O que significa, em primeiro lugar, considerar o ensino e a aprendizagem que ocorrem não só na sala de aula, mas nos contextos sociais mais amplos. fonte:TRANSPOSIÇAO DIDÁTICA OU RESSIGNIFICAÇÃO PEDAGOGICA / O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

ID
1363921
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educação pode ser definida como sendo um processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação é dever da família e do Estado, que se inspira e deve ser ministrada com base nos seguintes princípios:

I. de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

II. do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

III. da unificação entre a educação escolar, o trabalho e as determinações sociais.

IV. de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e apreço à tolerância.

V. da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino e gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)


  • Resposta correta letra C.

    A proposição III está errada, porque destoa da "letra" da LDB:

    Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. (Lembrando que este inciso já existia, o que foi incluído em 2013 foi o XII.)


  • Achei que a proposição IV causou dúvidas, visto que o texto na íntegra da LDB diz apenas o seguinte: 

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    A parte que fala "nos ideais de solidariedade humana" eu não pude compreender porquê estaria correto. Mais alguém também percebeu isso?


  • O ideal da solidariedade humana é um dos princípios da educação. Salvo engano está no Artigo 2, onde também está o princípio da liberdade.


ID
1379887
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A entrada ou retorno da criança à instituição escolar é um momento que envolve adaptação das relações entre a família e a escola, entre os profissionais da escola, entre esses e os alunos, bem como o conhecimento do novo espaço físico, dos recursos e do tempo didáticos. Esses e outros condicionantes podem facilitar ou dificultar a construção de vínculos afetivos entre educadores e crianças, o que requer um processo de adaptação que priorize

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
1393633
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Análises recentes sobre a prática docente, Tardif (2002), Cunha (2004), Zabalza (2004), evidenciam que: Assinale a alternativa errada.

Alternativas
Comentários
  • A


ID
1404409
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta, ou seja, aquela que não explicita requisitos de uma escola de qualidade social.

A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos, tais como,

Alternativas

ID
1405225
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Z. Bauman (2000), o número cada vez maior de indivíduos nas prisões é um dos reflexos da:

Alternativas
Comentários
  • Que isso cara!!!

  • BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.


ID
1406260
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.:

“[...] ampliação do espaço de decisão, voltado para o fortalecimento da escola como organização social comprometida reciprocamente com a sociedade, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino”.

Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento.

Alternativas

ID
1406833
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É sabido que a escola tem que ter conhecimentos sobre os sujeitos que ali se fazem presentes onde a família é parte integrante desse conjunto. Aponte a alternativa em que não aparece uma função da família enquanto seres sociais.

Alternativas
Comentários
  • jura que vc interpretou dessa maneira?

  • Querido Diogo, jura que vc é tão burro que não percebeu a ideologia na questão. O examinador quis dizer exatamente isso que o Catiano disse. Quis dizer que a família não pode regular o sexo, ou seja, se o meu filho homem quiser ser mulher, que se dane.

  • De qual maneira a família irá regular a produção? afinal,de qual produção específica estamos falando?...Questão mal feita.


ID
1409269
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as análises históricas de Michel Foucault (1990), a escola é tradicionalmente um lugar de:

Alternativas
Comentários
  • A

     

    "A instituição disciplinar utiliza métodos que permitem um controle minucioso sobre o corpo do cidadão por meio dos exercícios de domínio do tempo, espaço, movimento, gestos e atitudes, com um único objetivo: produzir corpos submissos, exercitados, dóceis e estabelecer uma relação de docilidade e utilidade" In: https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert-Thelmamoura.pdf

  • Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil. 


ID
1432120
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola é chamada a promover o conhecimento e a formação da cidadania, a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária. Quanto a esse pressuposto, dadas as afirmativas,

I. Articulação entre planejamento, currículo e avaliação buscando superar toda concepção e prática excludente do direito à educação.
II. Plano de ação pedagógica elaborado por um corpo de especialistas que dirige os professores no desenvolvimento do currículo por disciplinas.
III. Organização do currículo articulando as áreas do conhecimento à diversidade cultural identificada no contexto social.
IV. Compreensão de que a formação da cidadania reconhece o papel da escola focado no ensinar a ler e escrever a todos.

verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • I. Articulação entre planejamento, currículo e avaliação buscando superar toda concepção e prática excludente do direito à educação.

    II. Plano de ação pedagógica elaborado por um corpo de especialistas que dirige os professores no desenvolvimento do currículo por disciplinas.

    III. Organização do currículo articulando as áreas do conhecimento à diversidade cultural identificada no contexto social.

    IV. Compreensão de que a formação da cidadania reconhece o papel da escola focado no ensinar a ler e escrever a todos.

    Gabarito: A


ID
1463140
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudos revelam que, no contexto atual, a escola pública tem como função social garantir um conjunto de práticas pedagógicas que possam contribuir para que os estudantes se apropriem dos conteúdos de maneira:

Alternativas

ID
1472326
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Gómez (1998), as principais funções sociais da escola são:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D) 

     

    A escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Assim,  tem como objetivo básico a socialização dos alunos para:

    "prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho" (p. 14)  - indivíduos produtivos;

    "que se incorporem à vida adulta e pública..." (p.15) - cidadãos.

  • Mas quem diabos é Gómez? Cara, a gente não vê tudo isso na faculdade!


ID
1475626
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação como direito fundamental de caráter social realiza-se por meio de políticas públicas, que expressam determinada relação social de produção a ser concretizada pelas instituições. O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, por exemplo, constitui uma diretriz fundamental que deve informar as políticas públicas educacionais. Assim, o trabalho desenvolvido pela instituição escolar não se restringe à sua prática específica, ele possui uma finalidade social determinada pela concepção que o fundamenta. Nessa perspectiva, cabe à escola:

Alternativas

ID
1494157
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola, por sua vez, não forma cidadãos, mas poderá apropriar-se de instrumentos que possam dar condições para que seus alunos desenvolvam conhecimentos na construção da cidadania. Então, para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. Desenvolver um papel crítico e mobilizador contra o poder instituído verticalmente, burocraticamente.

II. Ampliar sua autonomia e competência como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. Favorecer a permanência das crianças e adolescentes diminuindo a repetência na escola, revendo a forma de avaliação, discutindo e adotando uma política de inclusão escolar.

III. Dar condições para o uso de mecanismos tecnológicos na apropriação de conhecimentos no processo de aprendizagem, pautando- se na produção e na apropriação do conhecimento.

IV. Buscar aprofundamento na discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
1512532
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre educação, sociedade e cultura, a sociologia da educação evidenciou que as instituições escolares são instituições que, historicamente, se ocuparam em educar e instruir os cidadãos. Isto significa que as escolas são instituições que

Alternativas
Comentários
  • a)

    cumprem finalidades ligadas à socialização e apropriação do conhecimento, mas igualmente cumprem um processo formativo mais amplo, como testemunham as práticas existentes no chamado currículo oculto.


ID
1513213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

A pedagogia liberal, que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, busca a superação das diferenças de oportunidades e da desigualdade de condições sociais.

Alternativas
Comentários
  • As tendências pedagógicas  são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que aa escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais. Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional; Renovada; Renovada não-diretiva; Tecnicista.

    SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.


  • Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. 

  • A tendência pedagógica liberal não busca a superação das desigualdades sociais.

  • Muito pelo contrario, a mesma busca a manutenção das desigualdades.


ID
1513216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

A perspectiva progressista, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação, define que a escola tem a função social de formar o cidadão mediante um processo de construção de conhecimento, de atitudes e de valores que o tomem um sujeito solidário, crítico, ético e participativo.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa. As tendências progressistas têm como intuito transformar a sociedade a o indivíduo.


ID
1513219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

As tendências pedagógicas libertadora, libertária e crítico- social dos conteúdos são manifestações da pedagogia liberal.

Alternativas
Comentários
  • O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.

    A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades,não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.

  • ERRADA!!

    Pedagogia progressivista - libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica
  • Progressivista-(diferente)-Progressista

  • Uma questão dessa não cai na minha prova

  • O comentário da Ana Moraes está errado. Não pode confundir Progressivista com Progressista.

    TENDÊNCIAS LIBERAIS = Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não diretiva e Tecnicista

    TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS= Libertadora, Libertária e Crítico Social dos Conteúdos.

  • Progressista

  • TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL - A Pedagogia liberal acredita que o papel da instituição de ensino é preparar as pessoas pra que elas desempenhem papéis sociais, tendo como base pra isso algumas habilidades e competências. Ao contrário do que muitos pensam, o liberal nesse caso não é considerado algo aberto ou democrático. Aqui, existe uma necessidade de se adaptar aos valores e normas que a sociedade coloca como verdade.

    Dentro desse modelo, a gente destaca 3 exemplos:

    1. TRADICIONAL;
    2. ESCOLA NOVA E NÃO DIRETIVA;
    3. TECNICISTA

    Na Pedagogia progressista, o progresso faz parte de sua metodologia de ensino. A inspiração vem da teoria do conhecimento marxista.

    Dá pra ver facilmente como essa formação pedagógica estimula rupturas, pra chegar num local teórico e abstrato. Pra isso, o aluno vira o protagonista do seu processo de aprendizado.

    Se liga nas 3 principais vertentes nas quais se dividem!

    1. LIBERTÁRIA;
    2. LIBERTADORA;
    3. HISTÓRICO CRÍTICO.


ID
1513222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

Na concepção pedagógica de Paulo Freire, a educação é uma experiência de libertação humana que se realiza no diálogo crítico entre o educador e o educando.

Alternativas
Comentários
  • Que questão linda! Que afirmação linda!

  • Paulo freire era da tendência libertadora, que via o professor em igualdade com o aluno.

  • Representante da PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA, Paulo Freire traz a ideia da RELAÇÃO DIALÓGICA, onde alunos e professores estão em um mesmo patamar.

    Paulo Freire dizia:

    " Ninguém educa ninguém,

    assim como ninguém educa a si mesmo,

    todos nós somos educados em comunhão mediatizados pelo mundo."

    Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido"


ID
1513225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

As garantias de padrão de qualidade no ensino ministrado, de igualdade de acesso e de permanência na escola, princípios constitucionais e legais da educação nacional, são desafios que se apresentam, na atualidade, à escola de educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Contituição 1988

    Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida
    e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da
    pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições
    públicas e privadas de ensino;
    IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    V – valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei,
    planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos,
    aos das redes públicas; (Redação dada pela EC n. 53/2006)
    VI – gestão democrática do ensino público, na


ID
1531870
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Suzano ofereceu aos ingressantes do cargo de Auxiliar de Atividades Escolares um curso de capacitação. Dessa forma, os recém-empossados tiveram a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, experiências e ansiedades com seus pares. A  questão   reflete  os  diálogos  e  a reflexão  desse grupo.

Alguns profissionais estavam discutindo sobre a importância do uso das instalações físicas da escola no processo de socialização das crianças e dos jovens.

Carla: – A escola, no Brasil, é o primeiro ambiente fora da casa materna onde a criança desenvolve práticas sociais organizadas, com o acompanhamento de adultos.

Pedro: – Devido a esse fator, Carla, é que se torna aceitável que a criança até mesmo deprede esse espaço físico, tendo em vista a turbulência que acontece na vida social e pessoal desse indivíduo.

João: – Pelo fato de a criança estar em contato com esse primeiro ambiente, nós, como educadores, não podemos tolher seus impulsos naturais. Sendo assim, devemos permitir que exponha seus sentimentos, mesmo que isso reflita na deterioração do espaço físico.

Cida: – É, pessoal, concordo com vocês quanto à importância do espaço físico para a socialização da criança e é por isso mesmo que os espaços devem ser utilizados de maneira apropriada, evitando esgotamento ou desgaste das instalações.

Identifique os funcionários que apresentam ideias que correspondem às defendidas por Carpintero.

Alternativas
Comentários
  • Elas compartilham das mesmas ideias...

  • Nem sempre a escola é o segundo lugar onde a criança desenvolve práticas sociais. Só achei coerente a resposta da Cida.


ID
1535437
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

Alternativas
Comentários
  • B

    crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.


ID
1539094
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de ensino e aprendizagem tem sido estudado por diferentes bases psicológicas. De acordo com a abordagem sociocultural, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O sócio interacionismo surge da ênfase no social. Para Vygotsky a formação se dá numa relação dialética entre sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. No processo de aprendizagem os ensaios, tentativas e os consequentes erros são frutos dessa interação dinâmica entre o seujeito, conhecimento e o meio que o cerca. 

  • A os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno.PIAGET ESCOLANOVISMO

    B os comportamentos desejados são instalados e mantidos nos alunos por condicionamentos reforçados.SKINNER COMPORTAMENTALISMO o modelo empresarial é aplicado na escola, havendo uma divisão entre quem planeja e quem executa. TECNICISMO

    C o modelo empresarial é aplicado na escola, havendo uma divisão entre quem planeja e quem executa.TECNICISMO

    D a aprendizagem é baseada no ensaio e no erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas.Vygotsky SOCIOINTERACIONISMO

    E o aluno é um ser passivo que deve assimilar os conhecimentos transmitidos pelo professor. TRADICIONAL


ID
1550290
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68).

    Tendo surgido logo após a Segunda Guerra Mundial a abordagem sociocultural tinha como objetivo , por iniciativa de Paulo Freire, valorizar a cultura popular induzindo democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85)​.


ID
1569868
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre o Currículo Escolar:


I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.

III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.


Estão corretas: 

Alternativas
Comentários
  • letra D é a resposta todas estão corretas

ID
1569880
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Complete corretamente a frase abaixo:


“As eleições escolares, tanto para os cargos de dirigentes como para compor os colegiados, são canais de participação e de aprendizado político da gestão _______, compreendida como construção de cidadania, de luta política, que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra a transformação das relações sociais autoritárias da sociedade". 

Alternativas
Comentários
  • CESPE deveria fazer questões assim :)

  • “As eleições escolares, tanto para os cargos de dirigentes como para compor os colegiados, são canais de participação e de aprendizado político da gestão DEMOCRÁTICA, compreendida como construção de cidadania, de luta política, que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra a transformação das relações sociais autoritárias da sociedade". 


ID
1590625
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A relação entre professor e aluno deve ser HORIZONTAL. 

  • Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68).

    Tendo surgido logo após a Segunda Guerra Mundial a abordagem sociocultural tinha como objetivo , por iniciativa de Paulo Freire, valorizar a cultura popular induzindo democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85)​.


ID
1595671
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas, indique a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB B 

    A educação na atual conjuntura é um desafio para os profissionais da educação, tendo o dever de se reconhecer como um sujeito transformador através de sua prática, desenvolvendo um trabalho educativo voltado para a formação INTEGRAL  dos indivíduos. 

  • INTEGRAL 

  • A educação na atual conjuntura é um desafio para os profissionais da educação, tendo o dever de se reconhecer como um sujeito transformador através de sua prática, desenvolvendo um trabalho educativo voltado para a formação parcial dos indivíduos. (INTEGRAL)


ID
1596697
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Crianças e jovens são levados à escola para que adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que os preparem para a vida. Os educadores esperam que eles cheguem à sala de aula interessados em aprender, prontos para o convívio social e para o trabalho disciplinado. A família tem a expectativa de que a escola se responsabilize pela aprendizagem deles. Quando as expectativas dos dois lados se frustram ou para evitar que se frustrem, o que é mais adequado fazer?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

  • LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

    Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • E

    Nada se pode fazer com a falta de compromisso das "famílias de hoje" ou das "escolas de hoje".


ID
1622341
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos


ID
1622851
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b)

    Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos. 


ID
1629814
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Serrano (2002, p. 58) “A escola tem que ser, ela própria, um lugar onde se convive na tolerância e na igualdade, contribuindo assim, mais até do que com os conhecimentos, para iniciar a vida social e democrática dos jovens”, para o que é fundamental o envolvimento da comunidade escolar. Neste sentido, cabe a escola:

Alternativas
Comentários
  •  "envolver a família somente em eventos festivos" como assim?


  • Nossa que questão sem coerência !!


  • Questão que deve ser anulada. A questão correta é a letra C

  • Como que elaboram uma questão dessa numa prova para professor? Isso não é a realidade e pela questão nem tem como saber se é o entendimento do autor.

  • Questão absurda!


  •  a) Envolver a família somente em eventos festivos.

     b) Descartar a participação da comunidade escolar.

     c) Desenvolver estratégias de envolvimento da comunidade escolar na vida da escola. (CORRETA)

     d) Envolver somente a família na vida escolar dos filhos.

     e) Todas as alternativas estão corretas. (SEM COMENTÁRIOS)


ID
1645489
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Achei que essa questão a Certa seria a A, uma vez que na D, fala sobre raça, e esse termo não existe na espécie humana, uma vez que só existe uma unica Raça. 

  • Gab D

     

    Marcos Gurgelis,

    A letra  alternativa "A" fala  da pedagogia das competências. Ao inserir no texto "teoria crítico-social", torna a questão errada!

  • Em relação a letra A, não é possível superar as desigualdades na distribuição do conhecimento. O que necessita ser feito é modificar o currículo para que essas "desigualdades" sejam amenizadas.

  • a) Em tempos de globalização econômica e das novas demandas do mundo do trabalho, a escola precisa buscar amparo na teoria crítico-social dos conteúdos como forma de superar a desigualdade na distribuição dos conhecimentos historicamente instituídos. (MINIMIZAR)

     b) A escola, instituição social imune às relações de poder presentes na sociedade capitalista, precisa dar espaço para a manifestação das desigualdades. (da DIVERSIDADE)

     c) Na sociedade humana, as diferenças são produzidas e reproduzidas no mundo natural e/ou no mundo transcendental e por essas razões devem ser ignoradas. (NÃO DEVEM SER IGNORADAS)

     d) O currículo escolar precisa incluir questões que tratam de raça, identidade, poder do conhecimento, ética e subjetividade como forma de contemplar a diversidade de culturas presente na escola. 

  • Só existe uma raça ou só uma espécie?


ID
1645564
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B está incorreta, pois não está de acordo com o Formulário do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI:

     

    Plano de Desenvolvimento Institucional PDI– consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).O PDI deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo como externo.

     

  • A palavra eximir definiu a questao!

    eximir= esquivar-se


ID
1645573
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade.

Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola.

Alternativas
Comentários
  •  Gramsci via nelas (AIE,escola) a possibilidade do início das transformações por intermédio do surgimento de uma nova mentalidade ligada às classes dominadas. 

    Na escola prevista por Gramsci, as classes desfavorecidas poderiam se inteirar dos códigos dominantes, a começar pela alfabetização. A construção de uma visão de mundo que desse acesso à condição de cidadão teria a finalidade inicial de substituir o que Gramsci chama de senso comum – conceitos desagregados, vindos de fora e impregnados de equívocos decorrentes da religião e do folclore. Com o termo folclore, o pensador designa tradições que perderam o significado, mas continuam se perpetuando. Para que o aluno adquira criticidade, Gramsci defende para os primeiros anos de escola um currículo que lhe apresente noções instrumentais (ler, escrever, fazer contas, conhecer os conceitos científicos) e seus direitos e deveres de cidadão.

    Uma parte importante das reflexões de Gramsci sobre educação foi motivada pela reforma empreendida por Giovanni Gentile, ministro da 
    Educação de Benito Mussolini, que reservava aos alunos das classes altas o ensino tradicional, “completo”, e aos das classes pobres uma escola voltada principalmente para a formação profissional. Em reação, Gramsci defendeu a manutenção de “uma escola única inicial de cultura geral, humanista, formativa”. Para ele, a Reforma Gentile visava predestinar o aluno a um determinado ofício, sem dar-lhe acesso ao “ensino desinteressado” que “cria os primeiros elementos de uma intuição do mundo, liberta de toda magia ou bruxaria”. Ao contrário dos pedagogos da escola ativa, que defendiam a construção do aprendizado pelos estudantes, Gramsci acreditava que, pelo menos nos primeiros anos de estudo, o professor deveria transmitir conteúdos aos alunos. “A escola unitária de Gramsci é a escola do trabalho, mas não no sentido estreito do ensino profissionalizante, com o qual se aprende a operar”, diz o pedagogo Paolo Nosella. “Em termos metafóricos, não se trata de colocar um torno em sala de aula, mas de ler um livro sobre o significado, a história e as implicações econômicas do torno.”
  • O sociólogo francês, Pierre Bourdieu, explicita, em seu artigo, os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

  • b) Saviani afirma que a função social da escola é promover o homem, elaborando, a partir daí, um método que permitiria à escola exercer tal função. 

    c) Para Durkheim, a escola tem o papel de ordenar e sistematizar as relações homem-meio. Portanto, trata-se da socialização da jovem geração pela geração adulta.

    d) Para Gramsci, a escola é o instrumento para formar os intelectuais de diversos níveis. Pessoas capazes de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirigem.

    e) Segundo Dewey, a função da escola é funcionar como um laboratório da vida social, assim tem finalidade concreta e presente. 


ID
1645576
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Crianças e jovens são levados à escola para que adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que os preparem para a vida. Os educadores esperam que eles cheguem à sala de aula interessados em aprender, prontos para o convívio social e para o trabalho disciplinado. A família tem a expectativa de que a escola se responsabilize pela aprendizagem deles. Quando as expectativas dos dois lados se frustram ou para evitar que se frustrem, o que é mais adequado fazer?

Alternativas
Comentários
  • LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

    Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • Errado amiga. A extinção da punibilidade no juízo penal em nada impede que seja impetrada uma ação civil para reparar os danos causados, haja vista que o artigo 66 do código de processo penal diz que apenas se reconhecida a inexistência material do fato é que ficará impedida a vítima de ajuizar ação ex delicto.

    ,


ID
1661380
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA. Em relação à participação da família dos estudantes nos processos de ensinar e aprender, é importante que a escola:

Alternativas
Comentários
  • É  importante que a escola: busque envolver a família em diversos momentos, como em reuniões participativas, conselhos de classe, festas idealizadas pela escola.

    LETRA D


ID
1661392
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as ideias de Sacristán (2000), uma escola para a justiça social poderia ser pensada como a escola que provê:

Alternativas
Comentários
  • b)

    uma escolarização igual para sujeitos diferentes, por meio de um currículo comum


ID
1675810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue o item que se segue, considerando os fundamentos da educação brasileira. 

São os objetivos de ensino que expressam os propósitos definidos quanto ao desenvolvimento de capacidades necessárias para que o educando lide com as transformações sociais.


Alternativas
Comentários
  • Libâneo afirma que: 

    Os objetivos educacionais expressam, portanto, propósitos definidos, explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. O caráter pedagógico da prática educativa está, precisamente, em explicar fins e meios que orientem tarefas da escola e do professor para aquela direção.
    http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/11/objetivos-educacionais-sua-importancia.html
  • São as intenções educativas em termos de capacidade que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade para ajudar os alunos a desenvolver as capacidades (cognitiva, física, afetiva, estética e ética) É de suma importância que cada um de nós enquanto professores aplique os conteúdos de maneira tal que este seja de forma bem dirigida para facilitar a aprendizagem do aluno.


ID
1675975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.

Os conteúdos atitudinais têm a função de provocar a reflexão acerca dos valores e das atitudes que influenciam as relações interpessoais no contexto educacional.


Alternativas
Comentários
  • Os conteúdos atitudinais

    Referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade. É a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo. O individuo é moldado de acordo com suas experiências vividas. Os conteúdos atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. Tratando-se de grupos, tribos, comunidades de diferentes escalões sejam eles econômicos ou culturais. Todos seguindo normas estabelecidas por todos: respeito, compreensão, solidariedade, humildade e outros.

    Gabarito: certo

  • Conteúdos atitudinais são aqueles que trazem ao aluno ações e reflexões sobre suas ações para assim poder aguir novamente sobre a base moral que a sociedade tenha construido na época (moral é temporal e caracteristica especifica de cada sociedade) para que tenha sua ética subjetiva desenvolvida e adaptada à sociedade.

  • Os conteúdos atitudinais têm a função de provocar a reflexão acerca dos valores e das atitudes que influenciam as relações interpessoais no contexto educacional.

    Gabarito: Correto


ID
1675978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.

Ao criar os projetos, os professores devem ter como foco principal o impacto das ações desses projetos sobre a realidade da comunidade.


Alternativas
Comentários
  • Não seria sobre a realidade do aluno?

  • Izabel, acho que é comunidade mesmo, já que aluno seria muito específico, cada um tem a sua realidade. Já a comunidade apresenta uma realidade vivenciada em conjunto, e como os projetos devem ser criados pensando em todos e não em determinados alunos, acredito que o termo comunidade se encaixa no contexto. 

  • A educação deve ser pautada num processo de transformação do indivíduo como um todo. Só que esse indivíduo vive em uma sociedade, dentro de uma comunidade e quer queira quer não as ações devem ser voltadas para essa realidade.

    Vejamos, vamos dizer que façam um projeto a respeito da "alimentação saudável e a variedade de alimentos", numa comunidade onde as condições são precárias e a maioria das crianças vão para escola somente para merendar. Será que esse projeto é válido nesse contexto? Deve ser inserido nesse momento? Ou deve-se trazer um projeto numa perspectiva voltada as demandas da comunidade em que o aluno está inserido?

    Vale lembrar que não estou falando em omissão, mas sim de fazer as coisas certas no momento certo, algo que parta da realidade do indivíduo e de sua comunidade. Se não, não teria sentido trabalhar com projetos. Espero ter ajudado

    Força forte!!


ID
1678852
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses. Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular:

Alternativas

ID
1678858
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”.

Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:

Alternativas

ID
1679278
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na escola, pode-se dizer que a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem. Por essa razão, justifica-se a existência de tantos trabalhos e pesquisas na área da educação dentro dessa temática, os quais procuram destacar como requisitos básicos para qualquer prática educativa eficiente, a:

Alternativas
Comentários
  •  b)   interação social e o papel do professor mediador.


ID
1685395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento participativo.

O processo de planejamento participativo implica dimensionar a política que orienta o projeto político social do ser humano e da sociedade, de forma que apresente conotação de emancipação e empoderamento.


Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

  • Empoderamento???

  • Conotação???

  • Questão CORRETA!

    Conotação- conexão, correlação, ligação ou "que da sentido".
    Emancipação-  libertação, independência.
    Empoderamento- é a conscientização e a participação com relação a dimensões da vida social.

  • A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executora.

     

    A idéia de autonomia está ligada à concepção emancipadora da educação.

    Para ser autônoma, a escola não pode depender dos órgãos centrais e intermediários que definem a política da qual ela não passa de executora. Ela concebe seu projeto político-pedagógico e tem autonomia para executá-lo e avaliá-lo ao assumir uma nova atitude de liderança, no sentido de refletir sobre as finalidades sociopolíticas e culturais da escola.

     

    Fonte: file:///C:/Users/cinth/Downloads/PPP%20segundo%20Ilma%20Passos.pdf


ID
1685413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Para melhor desenvolvimento dos trabalhos, é fundamental que os grupos sejam pequenos, visto que estes permitem o debate e a participação de todos, diferentemente de grupos grandes, que dificultam a verbalização, o que exigirá do coordenador a sua divisão em subgrupos.


Alternativas
Comentários
  • Nem sempre exigirá do coordenador a divisão em subgrupos. 

  • Não existe subgrupo, e sim os Orgãos colegiado e  a Comunidade escolar

    Comunidade Escolar, formada por:

    Estudantes\ Pais e responsáveis\ Professores\ Carreira Assistência

    Orgãos Colegiados, formado por:

    Conferência\Fórum\Conselho de educação\ Assembleia Geral\ Conselho de classe\ Grêmio estudantil

     

  • É fundamental que o grupo seja pequeno? Questão cheia de erros.

  • Questão ERRADA. Dizer que : ´´ É fundamental para um melhor desenvolvimento grupos em menores quantidades, visto que desse modo ficaria mais fácil o diálogo´´,    implica entender que as pessoas das comunidades locais não teriam capacidade para argumentar e apresentar propostas.


ID
1685416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Nas atividades de dinâmica de grupo, o planejamento deverá prever um ambiente propício à participação e à interação efetiva entre os participantes.


Alternativas

ID
1699525
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando a lei trata de "povos das águas e das florestas"?

  • Exatamente... quem são os povos das águas e florestas?

  • Acredito que os "povos das águas"  se refere à população ribeirinha.

  • Acredito que a educação aos povos das águas faz referência às sereias! Desculpa pessoal, foi só pra descontrair. Mas apesar de ter acertado a questão, fiquei balançado com a alternativa b, contudo, o macete para a resolução está apenas no potencial interpretativo, pois o comando pede apenas que você estabeleça uma relação do enuciado com uma das seguintes proposições dada.

  • Qual que é a lei que fala sobre os povos das águas e das florestas? Nunca vi isso. Isso é um sinônimo para as comunidades ribeirinhas, por exemplo?

  • Pensei no enunciadao que fala da diversidade e em promover a igualdade.

  • Essa  me deixou  bem confusa ,   ficava entre A  , B , e  D , essa  é  uma pegadinha muito  boa 

  • Vim aos comentários para conferir se alguém sabia referenciar os "povos das águas e florestas". Mas parece que estamos no mesmo barco.

  • Povos das águas e das florestas são: extrativistas, ribeirinhos, pescadores, raizeiros...

  • 2.5.2. Modalidades da Educação Básica Como já referido, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação a Distância.

  • a) Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, educação escolar quilombola, educação escolar indígena, educação do campo e dos povos das águas e das florestas. (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão)

  • Decreto 7.352 (política de educação no campo)

     

    Art. 1o  A política de educação do campo destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, e será desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e o disposto neste Decreto. 

     

    § 1o  Para os efeitos deste Decreto, entende-se por:

     

    I - populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural; e...

     

     

    Acima é uma definição de "populações do campo". Não encontrei nada sobre povos das águas e florestas fazendo referência a educação inclusiva. Se alguém souber, publique aqui, please. ☺

  • povos de águas e florestas = caiçaras, raizeiros, ribeirinhos, barranqueiros, gerazeiros, seringueiros...

  • Vou te falar... Fiz inúmeras disciplinas na faculdade de sociologia e antropologia e estudei os vazanteiros, geraizeiros, ribeirinhos, indios e etc. Até hoje eu não vi nenhuma classificação como povos das águas e das florestas! Pode até ser uma denominação de um autor, mas isso não é amplamente difundido. Questão bem viajada.

  • Sinceramente, essa questão deveria ser nula! A questão induziu ao erro...

  • Até agora não entendi a questão

    para mim não ouve coesão entre a pergunta e as resposta

    se estiver enganada alguém me corrigir por favor.

  • A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e Águas (PNSIPCFA) foi aprovada na 14ª Conferência Nacional de Saúde e representa um passo importante na percepção da saúde a partir da ótica da determinação social. A política busca conhecer as peculiaridades para a composição das estratégias e combate às iniquidades. Transversal, a PNSIPCFA articula e integra diferentes áreas de saúde, como saúde do idoso, da mulher e saúde mental. A diretora-substituta de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Kátia Souto acredita que a política é um passo importante para a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida dessa população, justamente por entender a saúde dentro de sua complexidade, respeitando a peculiaridade do contexto em que está inserido este grupo e elaborando estratégias que compreendam estas diferenças. https://saude.rs.gov.br/saude-da-populacao-do-campo-da-floresta-e-das-aguas

    Ministério da Saúde

    Gabinete do Ministro

    Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF).

    O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e considerando a necessidade de contemplar expressamente a população "das águas" na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), instituída pela Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, resolve:

  • Questão simples, ela pede as ações educacionais para a inclusão, a alternativa D) traz a educação básica logo não poderia ser a alternativa correta pois ela quer as relacionadas a educação inclusiva logo a alternativa A) e a resposta correta, de maneira alguma o enunciado induz o candidato ao erro, como vi aqui nos comentários


ID
1725940
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Rios defende o ponto de vista de que a escola

Alternativas
Comentários
  •  c) é o espaço de transmissão sistemática do saber historicamente acumulado pela sociedade, fonte de apropriação da herança social.

  • Por que a letra D está errada????


ID
1729342
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à função social da escola,assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As escolas públicas têm uma única missão e selecionam as famílias que aceitam essa missão.

( ) As escolas públicas devem contribuir para a construção de cidadãos competentes, tolerantes e ativos.

( ) Os diretores e os professores têm que responder às necessidades diversas de seus alunos e famílias.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1732546
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Qualidade negociada" é um conceito que Freitas (2005) utiliza para apresentar uma proposta de melhoria das escolas públicas, a partir dos estudos de Bondioli (2004).
Uma das ideias essenciais dos autores, nesse sentido, é a de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    e) a qualidade não é adequação a um padrão ou a normas estabelecidas a priori e do alto; qualidade é transação, debate.


ID
1732552
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paro (1998) ressalta que em uma perspectiva de educação, que visa à transformação social,

Alternativas
Comentários
  • ???

     

  • Tambem não entendi o porquê da resposta ser esta alternativa.

  • Confusa essa questão.

  • Achei bem confuso

    ????


ID
1752832
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Levando-se em conta o que defende Dermeval Saviani no livro “Educação: Do senso comum à consciência filosófica", o que significa, do ponto de vista da educação, “promover o homem"?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    Para a pedagogia histórico-crítica da qual Saviani é o fundador, o homem é um ser HISTÓRICO e,PORTANTO, deve intervir na realidade social, a fim de transformá-la. É essa a ideologia base dessa concorrente a qual defende que a escola deve ser entidade formadora de cidadãos críticos e não de controle e aparelhamento.

    A escola, portanto, deverá formar pessoas capazes de agir e reagir, dentro da conjuntura social.


ID
1756153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em um grupo, o pedagogo está desenvolvendo a dinâmica: “o exercício do espelho”. Essa dinâmica, na qual se faz a “gravação” repetida de qualidades positivas sobre a pessoa humana, tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A:

    Nessa dinâmica a pessoa se olha no espelho e fala sobre qualidades dela.

  • Olha para uma questao dessa e pergunto-me: O que é mesmo que essa banca quer avaliar? O meu nivel de abestalhação..?


ID
1771618
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O especialista socioeducativo que, no âmbito de suas atribuições, trabalhe sob a perspectiva crítico-social dos conteúdos, considerando a realidade social e econômica do menor em cumprimento de medida socioeducativa, poderá embasar-se na obra de

Alternativas
Comentários
  • e) José Carlos Libâneo.

  • JOSE CARLOS LIBANEO TRABALHA COM OS CRITICOS-SOCIAL DOS CONTEÚDOS CONSIDERANDO A REALIDADE SOCIAL E ECONOMICA.

    EM CUMPRIMENTO DE  MEDIDA SOCIO EDUCATIVA.

  • Ana Mae Barbosa: A Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).

    Padre José Maurício Nunes Garcia: foi um padre católico, professor de música, maestro, multi-instrumentista e compositor brasileiro.

    Manoel Dias de Oliveira: compositor brasileiro do período colonial.

    Resposta: e


ID
1779634
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola é uma instituição social, que mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores e atitudes, contribui para a constituição dos processos educativos. Assim, a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção do conhecimento produzido. Com esse contexto, assinale a alternativa correta a seguir: 

Alternativas
Comentários
  • II. Função social da Escola

    No Brasil, o Ministério da Educação (MEC), ao produzir e veicular o texto “Caderno 1 – Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania”, oferece resposta oficial à questão: “qual a função social da escola pública”?

    Em termos governamentais, a função social da escola pública é “formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo”. (MEC, 2008)

    MEC. Caderno 1. Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Qual a função social da escola pública? In: www.portal.mec.gov.br, acesso em 21.09.2008.

    http://www.fadep.br/fique-por-dentro/sobre-a-funcao-social-da-escola/

    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf

  •  O erro está em democracia INDIRETA... Correto seria DIRETA.

    O erro está em interesses INDIVIDUAIS... Correto seria INDIRETA.

    o erro está em IRRELEVANTE... Correto seria RELEVANTE.

     

  • A escola tem como função social formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.

  • Alguém explica q diabos é "a construção do conhecimento produzido"??? Questões de concurso p pedagogos e professores são normalmente tão prolixas com termos sem nexo que sinceramente torna-se desonesto com o candidato... só acho.