SóProvas


ID
1514125
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo:

Logo depois do “Grito do Ipiranga”, fazia-se imprescindível investir o novo governante do país com as suas reais atribuições. (...) Se D. Pedro era alçado à condição de cabeça e coração do império, era necessário que todo o corpo político (...) soubesse dessa mudança e se reconhecesse como parte desse mesmo corpo (...). Logo, urgia estabelecer um elo de continuidade entre o soberano e o súdito, a cabeça e os membros, o coração e o corpo, entre o Brasil e a sua gente.

(Iara Lis Carvalho Souza. Pátria coroada. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. p. 256)

O texto trata das preocupações que então nortearam o processo de consolidação do Brasil como país independente. O país que surgiu desse processo caracterizava-se pela

Alternativas
Comentários
  • Mesmo após proclamar o movimento de independência a estrutura social não sofreu serias rupturas quanto a questão social; houve a manutenção da ordem escravocrata e fortalecimento de poderes locais caso dos coroneis. 

  • O povo foi totalmente excluído do processo de independência, mantendo se a estrutura econômica e social do País.
  • É válido lembrar das revoltas do periodo regencial ( CABANAGEM, MALÊS, BALAIADA).

     

    GABARITO= C 

    formação de um corpo social marcado pela ausência da cidadania e a exclusão de grande parte da população, em especial negros, dos quais se esperava comportamento passivo e amorfo.