SóProvas


ID
1514134
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil tomou o aspecto de uma vasta empresa comercial, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu.

(Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1979. p. 31)

Uma parte da renda real gerada pela produção da colônia era transferida pelo sistema de colonização para a metrópole e apropriada pela burguesia mercantil.

(Fernando A. Novaes. Portugal e Brasil na crise do antigo Sistema Colonial (1777-1808). São Paulo: HUCITEC, 2009. p. 68)

Um dos mais importantes mecanismos que possibilitava a exploração e a apropriação a que os textos fazem referência era o

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da economia colonial, especificamente, do pacto colonial no qual era um conjunto de obrigações entre a metrópole e a colônia , ou seja, a metrópole detinha o monopólio do comércio, navegação, e extração de produtos naturais, enquanto as colônias deveriam fornecer gêneros tropicais e matérias primas e consumir manufaturas da metrópole.

  • Gab.: A

     

     

    Vá e vença!​

  • PORTUGAL = PERMITIA NEGÓCIOS SÓ COM ELE.

    GABARITO= A

  • GABARITO A

    ISSO SE CHAMA PACTO COLONIAL

    ONDE A COLONIA MANDA OS PRODUTOS PARA A METRÓPOLE, A METRÓPOLE VENDE, E O LUCRO FICA QUASE (100%) ADIVINHA ONDE, NA METRÓPOLE.

  • Gabarito (A)

    Pacto Colonial ou exclusivo metropolitano, segundo o qual a colônia só poderia manter relações econômicas com sua Metrópole (país colonizador)

    Bons estudos