-
Gabarito E
Boa sorte, primeira vez que vejo perguntarem isso. kkk
-
Questãozinha esquisita...
-
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição.
A questão deveria ter sido anulada.
-
Mas hein?????
-
Que questão esdrúxula!
-
Pode falar... tem quem erre só para não dar 100% de acerto né?
-
Segundo pesquisei, tal conceito se encontra na obra de DIMENSTEIN, Gilberto: "O Cidadão de Papel: A infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil".
-
Para mim isso parece ser a resposta do que é a dignidade da pessoa humana.
-
Trata-se de uma palavra usada todos os dias, com vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.
Fonte: http://r1.ufrrj.br/cfar/d/download/Etica%20e%20Cidadania%20.pdf
-
GABARITO LETRA C.
É muito importante entender bem o que é cidadania. É uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.
Cidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico ou quem seja que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.
Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.
EXTRAÍDO DO LIVRO: DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. São Paulo: Ática, 1998.
-
kkkk de onde saiu isso! Essa banca precisa estudar mais \O/
-
Essa foi por eliminação. Gab.E
Qual o significado de Cidadania?
Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, “civitas" que quer dizer “cidade".
Fonte: Q589906
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em seu sentido tradicional a cidadania constitui-se:
Um conjunto de direitos e deveres que permite aos cidadãos o direito de participar da vida política e da vida pública, em que podem votar e serem votados, participando ativamente na elaboração das leis e do exercício das funções públicas.
Fonte: Q684277
-
Nem sei o que dizer...
-
Depois dessa questão, lembre daquela frase do Valdomiro Santiago, dono da igreja Mundial. : Você parou a contagem do meu dízimo pra isso?
kkkk Coloquei aqui porque não saía da minha cabeça e eu lembre dela quando fiz essa questão de 5º série kkkk
-
HAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHA
MAIS RISOS PRA ESSA QUESTÃO HAHAHHAHAAAHHAHAHHA
Por exclusão LETRA E, claro! Mas que negócio bizarro véi kkkkkkkkkkkk
Cidadania => é ter direitos políticos, é ser capaz de influir diretamente na vida política..
Avisa pra essa banca aí kkkkkkkk
-
É AOCP, gente. Essa praga dos inferno!
-
Banca lixo.
-
A cidadania
É o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer.
Exercer a cidadania significa conscientizar-se de seus direitos e deveres para lutar para que a justiça possa ser colocada em prática.
-
Dignidade até daria para ser essa repsosta da letra E, mas cidadania não tem nada haver com esse conceito.
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país.
-
OI???????Questão bizarra!! KKKKKK
-
Colegas, a questão realmente pecou ao dar um contorno tão pobre a um assunto sério e tão rico para o Direito Constitucional e para nossas vidas na cidade "civitas", como muito bem destacou o nobre colega.
Fiz uma pesquisa e compartilho com os amigos o que encontrei.
É preciso de plano fazer importante distinção. Cidadania possui duas classificações, conforme a doutrina, vamos a elas:
1 - Cidadania (sentido estrito) ---------------------- Titularidade de direitos políticos (capacidade de votar e ser votado)
2 - Cidania (sentido amplo) --------------------------- Titularidade de todos direitos fundamentais (integração na sociedade estatal)
Segundo a doutrina, por muito tempo o conceito de "cidadania" ficou restrito ao entendimento de que seria a titularidade de direitos políticos, Votar e poder ser votado. Como a socidade é dinâmica e muda/evolui, cidadania adquiriu outros contornos à luz da doutrina, ganhando maior amplitude conceitual a partir da segunda guerra mundial. Complicou? Vamos então colocar nas palavras dos doutrinadores esse entendimento (veja abaixo):
#DEFINIÇÃO DE MARCELO NOVELLINO
"A cidadania, enquanto conceito decorrente do princípio do Estado Democrático de Direito, consiste na participação política do indivíduo nos negócios do Estado e até mesmo em outras áreas de interesse público. O tradicional conceito de cidadania vem sendo gradativamente ampliado, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Ao lado dos direitos políticos, compreendem-se em seu conteúdo os direitos e garantias fundamentais referentes à atuação do indivíduo em sua condição de cidadão.
(Curso de Direito Constitucional Marcelo Novellino, página 251, 11ed..Editora Juspodivm, 2016)
#DEFINIÇÃO DE BERNARDO GONÇALVES:
"Cidadania refere-se à participação política das pessoas na condução dos negócios e interesses estatais. Fato é que o conceito de cidadania sofre uma gradativa ampliação ao longo dos anos, principalmente a partir da Segunda Guerra. Antes, ser cidadão era ter capacidade para votar e ser votado (o que, diga-se, ainda é válido para a dogmática do direito constitucional). Porém, hoje, compreende-se que a cidadania se expressa por outras vias, além da política, se desenvolvendo também por meio dos direitos e garantias fundamentais, ou da tutela dos direito e interesses difusos. Assim sendo, podemos afirmar que a cidadania não é algo pronto e acabado, mas se apresenta como processo (um caminhar para) de participação ativa na formação da vontade política e afirmação dos direitos e garantias fundamentais, sendo ao mesmo tempo um status e um direito".
(Curso de Direito Constitucional Bernardo Gonçalves, página 307, 9a edição 2017).
BONS ESTUDOS. ESTUDAR É BOM. FORÇA! FORZA, RAGAZZI!
-
Questão tendenciosa...Que perigo!
-
Questão, um tanto quanto,sem sentindo.
-
PQP! Que questão é essa kkkk
-
:hankey:
:poop:
:shit:
-
Que banca é essa, conceito totalmente equivocado.
-
Gabarito: E.
Cidadania é o direito de viver decentemente.
-
Marquei a questão certa por eliminação, porque, sinceramente, o elaborador matou o conceito de cidadania! Extremamente reducionista e infantilizado!
-
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
Kkkkkkkkkkkk
-
Para não esquecer:
Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. O exercício dela tem como fim uma vivência digna, decente para as pessoas.
Letra E
Fonte: da juventude
Bons estudos!!!
-
Fonte: Inventei kkkkkkk
Mas não tinha como não ser essa neh...as outras sem chance!
-
Tem questões que parecem que o capiroto elaborou e outras que foram o Patrick do Bob Esponja.