-
O líder deve transferir a coordenação e o controle das atividades para os membros da equipe, promovendo ajustes para manter o equilíbrio, estimulando e oferecendo acesso a novas lideranças, desprendendo-se continuamente de seu poder único para a tomada de todas as decisões. Esse estilo de liderança traz um novo conceito de condução das equipes de trabalho, em que o líder reconhece e admite que as pessoas são capazes e têm competências, possuem um potencial criativo e estão envolvidas com a organização e seus objetivos, além de estarem buscando sempre mais responsabilidades. Tais equipes são denominadas de equipes autogerenciadas.
Uma equipe autogerenciada é constituída de um grupo íntegro de colaboradores responsáveis por todo um processo ou segmento de trabalho que oferece um produto ou serviço a um cliente interno ou externo. Em níveis diferentes, os membros da equipe trabalham em conjunto para melhorar as suas operações, lidar com os problemas do dia-a-dia, planejar e controlar suas atividades.Em outras palavras, eles são responsáveis não apenas pela execução do trabalho, mas também por gerenciar a si próprios.
Há duas características marcantes que um líder deve promover na formação de uma equipe autogerenciada. A primeira é que as pessoas trabalhem em conjunto de forma contínua e diária. É preciso que haja comprometimento com os resultados individuais e organizacionais e que seja instaurado um clima de confiança entre os membros, favorecendo a troca de feedback constante para o desenvolvimento contínuo da equipe. A segunda característica é o envolvimento de todos no processo, dando a sensação de propriedade do produto ou serviço, provocando uma identidade com a qualidade e a produtividade oferecidas.
-
Questão errada!!
As equipes autogerenciadas precisam do líder!
O papel do Líder, antes voltado simplesmente para a execução de tarefas, passa a exigir competências que estimulem o autogerenciamento e, por conseguinte, tornem as equipes autônomas e empreendedoras.
-
-
As equipes de trabalho totalmente autogerenciadas até escolhem seus membros e avaliam o desempenho uns dos outros. Consequentemente, a posição de supervisão perde sua importância e até pode ser eliminada.
Mas, para uma equipe ser eficaz: os membros de uma equipe precisam entrar em acordo quanto à divisão das tarefas e assegurar que todos contribuam igualmente nesse arranjo. O acordo em relação às especificidades do trabalho e como elas deve ser organizadas para integrar as habilidades individuais requer Liderança e estrutura para equipes.
Fonte : Livro Robbins cap9 páginas, 214 e 217
-
O líder nas equipes autogerenciadas não é ausente:
A evolução do processo de equipes autogerenciadas e a participação do líder podem ser representadas por meio das seguintes fases:
1ª a fase: estrutura tradicional
O ambiente é desprovido de energização *(empowerment). O líder situa-se acima do grupo de trabalho e separadamente dele.
2ª a fase: o líder no centro
As informações passam pelo líder, que também serve de canal de comunicação entre a alta direção e o grupo. Existe ainda uma clara distinção entre o que o líder faz e o que as outras pessoas fazem.
3. a fase: transição
O líder delega autoridade para a tomada de decisão sobre atividades básicas. Alguns membros do grupo passam a assumir responsabilidades que tradicionalmente eram do líder.
4ª fase: parceria
O líder torna-se um parceiro do grupo, que passa a decidir sobre como executar seu trabalho e a assumir responsabilidades e decisões que tradicionalmente eram do líder, aumentando a energização do grupo.
-
- Equipes autogerenciadas: têm ampla autonomia para tomar decisões visando a melhoria dos resultados, bem como para contratar pessoas e utilizar recursos.
-
bom galera, podemos dizer que uma equipes autogerenciadas é igual uma equipe que tem uma lideraça democratica.
-
De acordo com Robbins, 2004:
Equipes autogerenciadas - são formadas por funcionários que executam atividade relacionadas ou interdependentes. Esse membros da equipe tomam muitas das responsabilidades de um supervisor, pois planejam e distribuem as tarefas envolvidas no trabalho, controlam os resultados e chegam até a escolher os membros da equipe.
Acho que esse conceito mostra o erro da questão.
-
ERRADO
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: Prefeitura de São Luís - MA Prova: Professor Nível Superior/PNS-A - Suporte Pedagógico
A respeito de grupos e de equipes no trabalho, assinale a opção correta.
a) Em um grupo de trabalho, há um único líder; em uma equipe, os papéis de liderança são compartilhados. (C)
EQUIPES AUTOGERENCIÁVEIS COMPARTILHAM A LIDERANÇA.
-
Uma característica das equipes autogerenciadas é a ausência de chefes, gerentes e líderes. Resposta: Errado.