SóProvas


ID
1515145
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mãe superprotetora desenvolve um mecanismo de defesa caracterizado como:

Alternativas
Comentários
  • a) Racionalização = O mecanismo de defesa em que uma razão aceitável é fornecida para um motivo ou ato inaceitável. 

    GABARITO b) Formação reativa = O mecanismo de defesa em que o oposto de um impulso inaceitável é expressado 

     c) Sublimação = O mecanismo de defesa em que a expressão original do instinto é substituída por um objeto cultural superior. 

     d) Repressão = O principal mecanismo de defesa em que um pensamento, ideia ou desejo é afastado da consciência. 

     e) Negação =  O mecanismo de defesa em que uma realidade interna ou externa dolorosa é negada. 

  • Ué, então uma mãe superprotetora, na verdade, não tá nem aí pro filho e usa a proteção excessiva como um mecanismo de defesa? Achava que tinha mais sentido ser a negação, na ideia de negar que o filho tava crescendo e tal. Alguém sabe explicar?

  • Na formação reativa o indivíduo defende-se contra a expressão de um impulso inaceitável somente reconhecendo e expressando o seu oposto. Essa defesa é evidente no tipo de comportamento socialmente desejável que é rígido, exagero e inadequado. A pessoa que usa a formação reativa não admite outros sentimentos, como as mães superprotetoras, que não permitem nenhuma hostilidade consciente contra os seus filhos. A formação reativa é mais claramente observável quando a defesa falha, como quando um garoto modelo dispara uma arma contra seus pais, ou quando um homem que "não mataria uma mosca" tem um surto assassino. De semelhante interesse, são os relatos ocasionais de juízes que cometem crimes.

    Por Lawrence A. Pervin, Oliver P. John