SóProvas


ID
151528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem.

Para a identificação da função administrativa como função do Estado, os doutrinadores administrativistas têm se valido dos mais diversos critérios, como o subjetivo, o objetivo material e o objetivo formal.

Alternativas
Comentários
  • Para a identificação da função administrativa, os autores se têm valido de critérios de três ordens:
    1°) subjetivo (ou orgânico), que dá realce ao sujeito ou agente da função;2°) objetivo material, pelo qual se examina o conteúdo da atividade; e3°) objetivo formal, que explica a função pelo regime jurídico em que se situa a sua disciplina.

    José dos Santos Carvalho Filho, Manual de Direito Administrativo, 22. ed., Lumen Juris, pág. 4.
  • a)      Administração Pública em sentidos amplo: abrange os atos decisórios emanados dos órgãos governamentais, aos quais é dado traçar os comandos, bem como os atos administrativos emanados dos órgãos administrativos;

    b)      Administração Pública em sentido estrito: abrange apenas os atos administrativos;

    c)      Administração Pública em sentido subjetivo: abrange os sujeitos que realizam atividade administrativa, ou seja, todos os órgãos, entes e agentes públicos administrativos incumbidos da realização de atividades de cunho administrativo;

    d)     Administração Pública em sentido objetivo material: exercício típico de atividade ou função administrativa propriamente dita – função administrativa incumbida primordialmente ao Poder Executivo. Segundo MSZP (p. 59), a administração em sentido objetivo abrange as atividades de fomento, polícia administrativa e a prestação de serviços públicos.

  • Nessa questão, serão identificadas as três funções principais de Estado: legislar, julgar, e administrar, as quais, inclusive, dão origem aos “Poderes” constituídos, tal qual escrito na Constituição (art. 2º) (a divisão funcional do Estado): “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Voltando ao item, tem razão o examinador do Cespe quando afirma que vários critérios são utilizados pela doutrina para definir a função administrativa. Esses critérios, basicamente, são de três ordens:
    I) subjetivo – a função administrativa é definida pelo SUJEITO exercente;
    II) objetivo formal – explica a função pelo REGIME JURÍDICO aplicável à atividade em si;
    III) objetivo material – aqui se examina o conteúdo da ATIVIDADE para se aferir se o desempenho da atividade é administrativo.
    De forma prática, boa parte da doutrina aponta que é insuficiente adotar um desses critérios, isoladamente, para se tentar definir a função administrativa. Somente a utilização combinada dos critérios permite a correta conceituação da função administrativa.
    Gabarito: C
    Fonte:  DIREITO ADMINISTRATIVO – TEORIA, EXERCÍCIOS E DISCURSIVAS – TCU PROFESSORES: CYONIL, SANDRO E ELAINE
    Sucesso a todos!!!

  • Além dos três citados no excelente comentário do Bruno Souza, também existe o sentido Residual.

  • Gabarito Certo

    Essa divisão é de entendimento doutrinário. 

    Esses três critérios são utilizados para definir o que é serviço público:

    - critério subjetivo: considera a pessoa jurídica prestadora da atividade: o serviço público seria aquele prestado pelo Estado;

    - critério material: considera a atividade exercida: o serviço público seria a atividade que tem por objeto a satisfação de necessidades coletivas;

    - critério formal: que considera o regime jurídico: o serviço público seria aquele exercido sob regime de direito público derrogatório e exorbitante do direito comum.

    Professor Daniel Mesquita - Estratégia Concurso
  •  

    ADMINISTRAÇÃO EM SENTIDO MATERIAL, OBJETIVO OU FUNCIONAL REPRESENTA O CONJUTNO DE ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER CONSIDERAS PRÓPRIAS DA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA. SÃO USUALMENTE APONTADAS COMO PRÓPRIAS DA ADMINISTRAÇÃO:

     

    - SERVIÇO PÚBLICO

    - POLÍCIA ADMINISTRATIVA

    - FOMENTO

    - INTERVENÇÃO

     

    A ADMINISTRAÇÃO EM SENTIDO FORMAL, SUBJETIVO OU ORGÂNICO É O CONJUNTO DE ÓRGÃOS, PESSOAS JURÍDICAS E AGENTES QUE O NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO IDENTIFICA COMO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NÃO IMPORTA A ATIVIDADE QUE EXERÇAM.

     

    ===> O BRASIL ADOTA O CRITÉRIO FORMAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. PORTANTO, SOMENTE É ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, JURIDICAMENTE, AQUILO QUE NOSSO DIREITO ASSIM CONSIDERA, NÃO IMPORTA A ATIVIDADE QUE EXERÇA.

     

     

    Direito Administrativo Descomplicado

     

  • marta maria

    16 de abril 2017

    Eu acertei, porem, fiquei com duvidas....

    A classificação nao seria: subjetivo, formal e organico e objetivo, material e funcional?

    Entao, porque objetivo formal esta correta, nao seria subjetivo formal?

  • Estudando e aprendendo. Até onde sei ( sabia ) Formal = Subjetivo = Orgânico e Material = Objetivo = Funcional. . Mas, ok... Na verdade, ontem era ssim, hj mudou essa concepção e amanhã, só Deus na causa desse doutrinadores...Temos é que acompanhar sempre a banca do seu concurso e saber o que a bendita está pensando ultimamente...

  • Se nós analisarmos os editais de Direito Administrativo que cobram os diferentes aspectos conceituais de Administração Pública, perceberemos que a forma expressa é exatamente a seguinte: "2.1 Conceito de administração pública sob os aspectos orgânico, formal e material".    

    Assim, por INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA, entendo que HÁ SIM uma diferenciação - pelo menos para a banca CESPE - entre os três sentidos/conceitos, porquanto sabemos que a DOUTRINA MAJORITÁRIA considera os aspectos Formal/Orgânico/Subjetivo como sinônimos, bem como considera os aspectos Material/Funcional/Objetivo sinônimos.

    Pois bem, dessa forma fica subentendido que a banca acaba optando por tal diferenciação. TODAVIA, de 70 questões, eu resolvi no máximo 3 ou 4 questões que o CESPE se referiu a esta diferença entre os aspectos orgânico, formal e material. Ou seja, em regra, o CESPE adota o entendimento da doutrina majoritária

    Mas, como nem tudo são flores - principalmente com o CESPE - cabe a citação do Conceito de administração pública conforme Fernando Andrade de Oliveira (Doutrina Antiga/Tradicional/Minoritária):

    - Subjetivo: É o conjunto de entidades, órgãos e agentes que realizam a atividade administrativa. Levam em consideração os sujeitos (quem faz). Exemplo: O Prédio do Tribunal de Justiça, o palácio do planalto, o guarda de trânsito.

    - Objetivo: É a atividade da Administração destinada à satisfação concreta e imediata dos interesses públicos. Em outras palavras, é a Máquina Administrativa agindo por si só, o Juiz julgando, o professor dando aula em uma escola pública.

    - Formal: É a atividade da Administração decomposta em atos administrativos dotados da propriedade de autoexecutoriedade. Em outras palavras é a burocracia administrativa, mais voltada a relação jurídica entre o Estado (administração) e o particular (administrado), sendo, portanto, dotados de autoexecutoriedade.

  • Essa questão é de 2008, ao meu ver, ela está errada nos dias de hoje. Pois:

    Subjetivo / Formal / Orgânico = quem faz

    Material / Objetivo / Funcional = o que faz = função da administração

  • Para a identificação da função administrativa como função do Estado, os doutrinadores administrativistas têm se valido dos mais diversos critérios, como o subjetivo, o objetivo material e o objetivo formal.

     

    SOF (SUBJETIVO, ORGÂNICO OU FORMAL)

    * sentido amplo: órgãos constitucionais de Governo e órgãos administrativos subordinados.

    * sentido estrito: órgãos administrativos subordinados.

    Quem exercia a atividade?

     

    MOF (MATERIAS, OBJETIVO E FUNCIONAL)

    * sentido amplo: Formulção de políticas públicas (função de Governo) e execução dessas políticas ( função administrativa)

    * sentido estrito: Execução das políticas públicas (função administrativa) 

    O que é exercido?

     

    Fonte: Direito Administrativo. Ricardo Alexandre e João de Deus.

     

     

     

     

  • Administração pública em sentido estrito: Órgãos e entidades que exercem função administrativa (Não abrange órgãos políticos);

    Administração pública em sentido amplo: Órgãos políticos e órgãos e entidades administrativas;

    Administração pública em sentido subjetivo (formal ou orgânico): Sujeitos que integram a administração pública (administração direta e administração indireta);

    Administração pública em sentido Objetivo: Atividades administrativas ( Fomento, polícia administrativa, serviço público e intervenção).

     

  • Romário dos Santos Lima, eu errei a questão exatamente por interpreta-lá exatamente dessa forma.

    ;/

    Porém, parece que essa classificação é do José dos Santos Carvalho Filho.

  • Critério SUBJETIVO ou Orgânico ou Formal, tem a ver com o Sujeito - QUEM???

    Critério OBJETIVO ou Funcional ou Material, tem a ver com o que se faz - O QUE???

  • CONCEITO

    1)     Em sentido amplo:

    a)      Objetivo: função política + função administrativa;

    b)     Subjetivo: órgãos de Governo e órgãos administrativos.

    2)     Em sentido estrito: aparelhamento estatal voltado à execução (atos administrativos) de políticas públicas. A doutrina divide em:

    a)      Conceito/SENTIDO funcional/material/objetivo (O QUÊ) FUMA OB: atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve sob o regime jurídico de direito público, para a consecução dos interesses de todos. (leva em consideração o que é realizado, não quem): polícia administrativa, serviço público, fomento, intervenção.

    b)     Conceito/SENTIDO formal/orgânico/subjetivo (QUEM) FORNICO SUB: o conjunto de órgãos, agentes e pessoas jurídicas para os quais a lei atribui o exercício da função administrativa. (leva em conta o sujeito).

    HELLY LOPES MEIRELES

    1)     Em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral. Em sentido formal, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo. Em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.

    2)     Adm. pública externa/extroversa (ASSOCIAR AO SENTIDO MATERIAL): ações externas entre a administração e pessoa externa ao Poder Público. É considerada finalística tendo em vista as atribuições conferidas pela CF para os entes. Ex: prestação de serviço de saúde de atendimento ao público (cidadão). 

    OBS: as atividades extroversa se fundamentam na supremacia e indisponibilidade do interesse público.

    3)     Adm. pública interna/introversa: ocorre entre entes políticos; dentro do núcleo estatal. É considerada instrumental ante a atividade extroversa, ou seja, servem como instrumento para as relações externas. Ex: quando a União transfere recursos federais para o Município. 

  • NAO CONCORDO COM O GABARITO.

    A QUESTAO REFERE-SE A FUNCAO ADMINISTRATIVA.

    SEGUNDO MATHEUS CARVALHO FILHO, A EXPRESSAO ADMINISTRACAO PUBLICA EM SENTIDO FORMAL, ORGANICO OU SUBJETIVO DESIGNA O CONJUNTO DE ORGAOS E AGENTES NO EXERCICIO DA FUNCAO ADM. INDEPENDENTE DO PODER A QUE PERTENCAM.

    O SENTIDO MATERIAL OU OBJETIVO REFERE-SE A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA EXERCIDA PELO ESTADO.

    VEJAM QUE O CRITERIO ORGANICO OU SUBJETIVO REFEREM-SE AOS ORGAOS E AOS AGENTES E NAO A FUNCAO EXERCIDA .

  • Nao entendi esse papo de Objetivo Material ou Objetivo Formal. O material seria somente a função administrativa e o formal incluiria a função política também? É isso?? Não seria mais fácil dizer conceito Objetivo em Sentido Estrito e sentido Amplo?

  • Pessoal, para quem ficou confuso com essa questão, segue abaixo explicação:

    Essa classificação em subjetivo/formal/orgânico e objetivo/material/ funcional é utilizada pela professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro para conceituação do termo Administração Pública.

    O professor José dos Santos Carvalho Filho utiliza os 3 seguintes critérios para identificar a função administrativa:

    1º) subjetivo (ou orgânico), que dá realce ao sujeito ou agente da função;

    2º) objetivo material, pelo qual se examina o conteúdo da atividade; e

    3º) objetivo formal, que explica a função pelo regime jurídico em que se situa a sua disciplina.

    Desse modo, é possível observar que a questão requer do candidato o conhecimento da classificação doutrinária da função administrativa do professor José dos Santos Carvalho Filho.

    Bons estudos!