SóProvas


ID
1516027
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações possuem diferentes tipos de estruturas. Uma delas é a que agrupa as atividades e tem como característica a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Essa é a estrutura

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Organização Funcional - É o tipo de organização em que se aplica o princípio funcional ou da especialização. Cada área é especializada em um determinado assunto, é a autoridade em um tema. Dessa forma, ela presta seus serviços às demais áreas de acordo com sua especialidade.


    a) Para entender a organização linear recomendo que vá no youtube e procura a curta metragem: https://www.youtube.com/watch?v=zRO1HIVkFTc


    b) A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias.


    c) Em uma organização por projetos, todos os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente (ad-hoc).


  • I. Estrutura Funcional: Agrupamento é feito conforme a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica (Ex: finanças, marketing, recursos humanos)

    1. Vantagens e Desvantagens

    1.1 Vantagens: Junta pessoas que executam a mesma tarefa em um só departamento

    a) O processo de comunicação fica mais eficaz e direto

    b) Facilita o treinamento

    c) Descentralização das Decisões


    1.2 Desvantagens: Há falta de comunicação entre os departamentos

    a) Problemas na comunicação interdepartamental ; Concorrência entre especialistas

    b) Perda de autoridade de comando

    c) Tendência ao pior cumprimento de prazos (Matricial tem a melhor)


    Fonte: Rennó - Administração Geral para Concursos (p.103-107)

  • ...conhecimentos necessários para o desempenho de cada função... Vc já pensa logo: Especialização.Ou seja, Funcional.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

  • Tipos de Estruturas Organizacionais

     

    Funcional

     

    É a estrutura proposta por Henry Fayol e utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. 

    A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”.

     

     

    Divisional

     

    É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

    Esse tipo de estrutura organizacional replica a estrutura funcional em mais de uma divisão da organização, ou seja, em cada uma dessas divisões encontramos uma estrutura funcional semelhante entre si. Uma organização muito grande poderá ser estruturada em divisões. Por exemplo, uma divisão geográfica poderá ter várias divisões de produtos.  

     

     

    Matricial

     

    A estrutura matricial é caracterizada por adotar duas estruturas organizacionais. É a estrutura organizacional utilizada por organizações que trabalham orientadas por projetos, onde um projeto agrega vários elementos funcionais.A departamental e a por projetos por exemplo. A estrutura matricial tem como objetivo obter o maior rendimento possível.

    A interdependência departamental é fundamental para a estrutura funcionar. Não existe unidade de comando, o trabalhador terá dois chefes: o do departamento ao qual é vinculado e a chefia do projeto ao qual irá ser alocado. A maturidade profissional é importante, e o treinamento em relações interpessoais se faz necessário.

     

     

    Redes

     

    Esta abordagem surgiu com o avanço da TI. Hoje a tecnologia nos permite trabalhar em redes, e da nossa própria casa (home office). Nessa estrutura inexiste o conceito de hierarquia formal, os serviços podem ser prestados a distância e equipes podem trabalhar em conjunto mesmo estando separados.

    A empresa fisicamente falando, pode até mesmo não existir. São empresas virtuais. As desvantagens são as incertezas na entrega do serviço, o controle do empregado por parte da empresa e falhas eletrônicas que podem atrapalhar ou mesmo acabar com um projeto.

     

     

  • LETRA D.

    ESTRUTURA FUNCIONAL

    Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.

    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

  • LETRA D CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.