SóProvas


ID
1516282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Depois de quase esgotar o seu potencial hidrelétrico na última década de 90, o Nordeste ressurge como a grande sensação da energia alternativa. Até 2023, a geração de novas fontes renováveis — como eólica e solar — vai representar 60% da matriz energética da região. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts de potência instalada, mais que o dobro da atual capacidade hídrica do Nordeste e quase metade da geração alternativa prevista para o país.

                                                                     O Estado de S.Paulo. 11/1/2015, p. B6 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item a seguir, considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado.

Um possível benefício dos parques eólicos a que o texto remete é que, quando instalados em áreas pouco desenvolvidas economicamente, eles podem melhorar a renda da população cujas opções de emprego são precárias.

Alternativas
Comentários
  • "Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável"
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008

  • Fonte que a colega Juliana comentou:


    RESUMO

    A energia eólica no Brasil passou por um período de lento crescimento, porém, os projetos contratados nos últimos três anos deverão quintuplicar a capacidade instalada. É a tecnologia limpa que mais tem crescido na última década, trazendo benefícios ambientais e sociais para diversos países. Nosso trabalho buscou quantificar a geração de empregos diretos e indiretos pela energia eólica no país. Até 2020, serão gerados 195 mil empregos, e 70% desses são diretos, a maioria na construção civil, com grande potencial para a criação de empregos em localidades rurais. Assim, a energia eólica deverá contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável do país. 


    (Texto de 2012. "Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável" http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008 ).

  • Q! bem doida.


    =(

    pikachu
  • Mas onde está essa relação do texto da questão?

  • então, esqueceram de inserir essa parte no texto, pois somente com a informação que consta na questão, não justifica uma resposta CORRETA

  • Questão correta.

    Galera, não é interpretação de texto, é atualidades.A questão não tem que ser respondida pelo texto. Eles colocam o texto apenas pra "deixar no clima", mas as questões podem ser qualquer coisa SOBRE O TEMA.

  • O problema é que, quando a questão começa dizendo "um possível benefício dos parques eólicos a que o texto remete", a pessoa vai sim interpretar o texto né :)

  • Do mesmo artigo citado pelos colegas, podemos extrair os seguintes trechos, que auxiliarão na resposta da questão: 

    "Entre os principais benefícios socioeconômicos trazidos pelas energias renováveis podem ser citados: a inovação tecnológica e o desenvolvimento industrial; a geração distribuída e a universalização do acesso à energia; o desenvolvimento regional e local, especialmente em zonas rurais; e a criação de empregos." 

    "Podem-se agrupar os empregos gerados pela energia eólica e outras energias renováveis em três categorias, de acordo com características de volume de empregos gerados, sua localização, natureza temporal e nível de especialização. A primeira categoria se refere a empregos gerados em desenvolvimento tecnológico, e incluem P&D e fabricação de equipamentos. A segunda categoria se refere a empregos na instalação e descomissionamento de usinas, e incluem planejamento, gestão de projetos, transporte e construção de usinas. A terceira categoria é a de operação e manutenção (O&M), e inclui, além dos próprios serviços de O&M da usina, a geração e distribuição de energia"

    (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008)

  • Independentemente da questão ser de atualidades, a partir do momento que o examinador coloca o item pedindo sua relação com o texto, a resposta deve estar relacionada a ele, não pode ser algo vago, que dê margem pra um entendimento impreciso, pra se ler nas entrelinhas, etc. Cadê a coerência? Questão passível de anulação.

  • correto, pois as regiões onde são instalados esses parques são praticamente rurais e, portanto, desestruturados, sendo necessários grandes investimentos em infraestrutura, como estradas, saneamento básico, e até mesmo hotéis e restaurantes para atenderem a mão de obra dos parques, gerando muitos empregos diretos e indiretos.

  • "E considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado"... Ou seja, tem que interpretar, sim!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk   é cômico o mi mi mi da galera que erra a questão e não se conforma. Graças a Deus existem vocês para aliviarem o estresse dos meus estudos! kkkkkkkk

  • A questão: Um possível benefício... , eles podem melhorar... (sim)

    Por que errado?! Não está afirmando!

  • Não sei se é o caso, mas eu sei que onde há extração de petróleo em terra (isso acontece em alguns estados da Região Nordeste), os proprietários recebem royalties por isso. Não é uma fortuna, mas faz a diferença.

  • A instalação de parques eólicos traz diversas vantagens para as comunidades que os recebem como, por exemplo, a geração de investimento em zonas desfavorecidas, a criação de empregos e a compatibilidade do uso do terreno para outras finalidades como agricultura e criação de gado.
     A afirmativa está correta.


  • Um possível benefício dos parques eólicos a que o texto remete é que, quando "instalados" em áreas pouco desenvolvidas economicamente, eles podem melhorar a renda da população cujas opções de emprego são precárias.

    Marquei errado e errei a questão, a geração de emprego se da no momento da construção e instalação, depois de instalado não.

    Se alguém passar em volta desses parques eolicos, principalmente no nordeste, verá que não tem quase ninguém em volta.

    agora na construção não, nessa fase ocorre sim varias contratações.  

  • pois o parque eólico instalado aqui no ceará não gerou nada de emprego,nada de infrestrutura e nada de sustetabilidade, o que provocou realmente foi muita devastação de dunas nas praias e desmatamento de áreas próximas aos mangues que é CRIME. Questão mentirosa e errada, essas NOTÍCIAS são pagas por empresas de geração de energia eólica. A energia gerada pelos ventos não é distribuidas aqui no ceará vai para ALEMANHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .

  • A instalação de parques eólicos traz diversas vantagens para as comunidades que os recebem como, por exemplo, a geração de investimento em zonas desfavorecidas, a criação de empregos e a compatibilidade do uso do terreno para outras finalidades como agricultura e criação de gados.

     

    Comentado pela prof. do QC Sávia.

  • De fato o que se esperaao instalar esse tipo de tecnologia e que gere emprego na area onde foi instalada, mas o que de fato isso não acontece na sua maioria das vezes!

     

     

  • Esse professor do qconcurso fez uma comentário que fez toda diferença! explicou tão bem que dispensa comentários! Ser professor assim é fácil!!!!

  • Obrigada aos colegas pela explicação, pois de acordo com a professora que comentou a questão, o item está certo porque certo o item está.

     

    Errei pois relacionei usinas eólicas a mão-de-obra qualificada, rara nas regiões mais pobres (lembrei da "importação" de engenheiros alemães aqui no Ceará) e lembrei que a maior parte do maquinário que compõe  as usinas propriamente ditas foram também importadas. Mas de fato, existe a mão-de-obra para transporte e montagem, por exemplo. E depois lembrei que a tendência é de que a infraestrutura leve o desenvolvimento, e a médio prazo, a região passa a ser foco de serviços, como comércio, o que também gera emprego...

     

  • TEM UM pequeno documentário da globonews acerca desse tema ,exatamente,bem curto,super recomendo.