SóProvas



Questões de Energia na Atualidade


ID
25891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2006 foi marcado por fatos significativos no que se refere ao tema energético no Brasil e no mundo. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • e) O petróleo e seu preço internacional têm impedido que países como a Venezuela possam agir de forma mais autônoma no cenário internacional. ///MEU COMENTÁRIO : MAS A VENEZUELA,COM HUGO CHAVEZ NO PODER E A RIQUEZA DE SUAS RESERVAS DE PETRÓLEO, JÁ POSSUEM AUTONÔMIA ATÉ DEMAIS(RRRSSSS)NA AMERICA DO SUL E NO CENÁRIO MUNDIAL.
  • letra "A" está errada pois pode afetar o relacionamento dos dois países. Não "restrito aos aspectos puramente econômicos".
  • Não concordo com o gabarito. A Rússia na verdade diminui a sua presença no cenário internacional depois da guerra fria. Ora, todos sabemos que a Russia era uma potência mundial junto com os EUA. Após a guerra fria houve a derrocada do comunismo e a Russia diminui seu papel no cenário internacional.

  • Rafael, a questão fala de energia. A Rússia hoje tem suas exportações baseadas em petróleo, gás e carvão mineral. Se não fosse isto, a Rússia não estaria entre os BRICs.

ID
88255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao final de 2009, o BNDES aprovou financiamento de parques geradores de energia no Ceará, nos municípios de Aracati e São Gonçalo do Amarante. Os projetos aprovados fazem parte do PROINFA, o programa do governo de incentivo a investimentos em fontes alternativas, que contribuam para a diversificação da matriz energética brasileira, empregando recursos renováveis. Os projetos aprovados contemplam parques geradores de energia

Alternativas
Comentários
  • Apenas uma informação adicional para você, concurseiro:Existe uma outra São Gonçalo do Amarante. É a quarta maior cidade do estado do Rio Grande do Norte , situa-se na região da grande Natal e receberá(já em fase de construção) um dos maiores aeroportos de cargas da América Latina São Gonçalo do Amarante terá, dentro de poucos anos, um dos mais modernos aeroportos do mundo. O que a princípio seria um aeroporto intermodal (de carga e passageiros), passou a ser um aeroporto-cidade, contando com área reservada para hotéis e até parque temático. Com a redefinição do modelo, o custo subiu de R$ 150 milhões para mais de R$ 500 milhões. Há três empresas estrangeiras, da Espanha e França, interessadas em investir no aeroporto de São Gonçalo do Amarante por meio da Parceria Público Privada. Fonte: http://www.natalmetropole.rn.gov.br/html/metropole/mega/aeroporto.html
  • O PROINFA O Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), conforme descrito no Decreto nº 5.025, de 2004, foi instituído com o objetivo de aumentar a participação da energia elétrica produzida por empreendimentos concebidos com base em fontes eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) no Sistema Elétrico Interligado Nacional (SIN). De acordo com a Lei n.º 11.943, de 28 de maio de 2009, o prazo para o início de funcionamento desses empreendimentos encerra em 30 de dezembro de 2010.fonte: http://www.mme.gov.br/programas/proinfa

ID
88930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A celeuma em torno de duas hidrelétricas a serem construídas em Rondônia envolveu desde preocupações ambientais até o modelo das linhas de transmissão de energia a ser utilizado, passando por disputa empresarial entre grupos interessados nas obras. Essas usinas, de Jirau e Santo Antônio, irão integrar o complexo hidrelétrico do rio

Alternativas
Comentários
  • O projeto do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira é composto por duas usinas de grande porte: UHE Jirau (3.300 MW) e UHE Santo Antônio (3.150 MW). Por ser uma região de pouca exploração do potencial hidrelétrico, por encontrar-se numa planície quase ao nível do mar, torna-se, sem dúvida, uma das melhores opções para a ampliação de geração. De acordo com Castro (2007 – artigo da revista Custo Brasil) estes dois empreendimentos esbarram, no entanto, com problemas relacionados com a nova legislação ambiental e a falta de experiência em obras deste porte na região.fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Madeira
  • Como eu sempre tenho dificuldade com a palavra celeuma, vou colocar o significado pq alguém mais pode ter.ce.leu.ma feminino (plural: celeumas) 1. Canto dos remadores enquanto trabalham. 2. (Por extensão) Vozearia de pessoas no trabalho; 3. (Por extensão) Gritaria, algazarra; 4. (Figurado) discussão fervorosa.WIKIPÉDIA:A Usina Hidrelétrica de Jirau é uma usina hidrelétrica em construção no Rio MADEIRA, na cidade de Porto Velho em Rondônia, que terá capacidade instalada de 3.450MW, e que faz parte do Complexo do Rio Madeira. A construção está sendo feita pelo consórcio "ESBR - Energia Sustentável do Brasil", formado pelas empresas Suez Energy (50.1%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e Camargo Corrêa (9,9%).A usina, juntamente com a de Santo Antônio, também em construção no mesmo rio, são consideradas fundamentais para o suprimento de energia elétrica no Brasil a partir de meados de 2013 e estão entre as obras mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.O Rio Tocantins é em GoiásRio Negro e Solimões são no AmazonasRio Branco é a capital do Acre.
  • Obrigada Belizia pela descrição da palavra.Sinceramente, acertei a resposta por questões geográficas, mas a palavra CELEUMA causou stresse!

ID
90940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O leilão da Usina de Belo Monte tem mexido com os
ânimos da população do Oeste do Pará. Por lá, os moradores -
sejam crianças, jovens ou idosos - "respiram" Belo Monte
24 horas por dia, em uma polêmica nem sempre amistosa.

O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptações).

Acerca desse empreendimento no setor elétrico, julgue os itens
seguintes.

Essa usina será a terceira maior do mundo e a maior do país, se não for levado em consideração Itaipu, empreendimento binacional.

Alternativas
Comentários
  • CertoBelo Monte é uma usina hidrelétrica projetada a ser construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11 233 MW, o que fará com que seja a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira
  • o nome da usina é Belo Monte e será em Altamira no Pará. Será a terceira maior do mundo, sendo que a primeira é a chinesa Três Gargantas e a segunda é Itaipu.
  • Sem falar as do Brasil.Ok? Hidroelétrica de Três Gargantas - China Guri (10000 MW) - Venezuela Grand Coulee (6494 MW) - USA Sayano-Shushensk (6400 MW) - Russia Krasnoyarsk (6000 MW) - Russia Churchill Falls (5428 MW) - Canada La Grande 2 (5328 MW) - Canada Bratsk (4500 MW) - Russia Ust-Ilim (4320 MW) -
  • GABARITO: CERTO

       As projeções afirmam que quando edificada a usina de Belo Monte esta será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás apenas de Trës Gargantas(China) e itaipu Binacional(Brasil-Paraguai). Sendo assim, Belo Monte será a maior usina 100% brasileira.
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_usinas_hidrel%C3%A9tricas_do_Brasil


ID
90943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O leilão da Usina de Belo Monte tem mexido com os
ânimos da população do Oeste do Pará. Por lá, os moradores -
sejam crianças, jovens ou idosos - "respiram" Belo Monte
24 horas por dia, em uma polêmica nem sempre amistosa.

O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptações).

Acerca desse empreendimento no setor elétrico, julgue os itens
seguintes.

Uma das preocupações dos ambientalistas é o tamanho do reservatório da usina, que aumenta a cada nova versão do projeto.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação na verdade é outra, veja.'Para os movimentos sociais, Igreja e Ministério Público, a grande preocupação é com o impacto ambiental para os povos indígenas e moradores de áreas que serão alagadas; e social, devido à previsão de que a população possa dobrar em razão da obra.'Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1540239-9356,00-BELO+MONTE+E+FUNDAMENTAL+PARA+ASSEGURAR+ENERGIA+DIZ+EMPRESA+FEDERAL.html
  • Na verdade, não há, a cada revisão de projeto, um aumento no tamanho do reservatório. O que ocorre é o contrário. Veja na notícia abaixo:

    O presidente Lula também defende a usina, pois, para ele, deixar de lado o potencial hidrelétrico seria “um movimento insano”. “Se o Brasil deixar de produzir isso para começar a utilizar termoelétrica a óleo diesel será um movimento insano contra toda a luta que nós estamos fazendo no mundo pela questão climática”, diz.

    O presidente criticou novamente os grupos contrários à construção da usina, lembrando que o projeto vem sendo discutido há 30 anos. “Nós temos aí a indústria do apagão, pessoas que não querem que a gente construa a energia necessária porque querem que tenha um apagão para poder justificar o apagão de 2001″. Lula comparou os preços mínimos de MW/h entre a energia gerada por hidrelétricas, mais barata, e a gerada por usinas eólicas e a gás, para justificar a importância da construção de Belo Monte. Também ressaltou que a área de alagamento será menor do que no projeto original, o que afetará menos áreas indígenas e comunidades ribeirinhas. Segundo Lula, o licenciamento ambiental prévio para a usina — ocorrido após cinco anos de estudos — foi o “melhor já ocorrido”.

    FONTE: http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/05/21/a-polemica-usina-hidreletrica-de-belo-monte/

  • Questão ambiental: A região pleiteada pela obra apresenta incrível biodiversidade de fauna e flora. No caso dos animais, o EIA aponta para 174 espécies de peixes, 387 espécies de répteis, 440 espécies de aves e 259 espécies de mamíferos, algumas espécies endêmicas (aquelas que só ocorrem na região), e outras ameaçadas de extinção. O grupo de ictiólogos do Painel dos Especialistas tem alertado para o caráter irreversível dos impactos sobre a fauna aquática (peixes e quelônios) no trecho de vazão reduzida (TVR) do rio Xingu, que afeta mais de 100 km de rio, demonstrando a inviabilidade do empreendimento do ponto de vista ambiental. Segundo os pesquisadores, a bacia do Xingu apresenta significante riqueza de biodiversidade de peixes, com cerca de quatro vezes o total de espécies encontradas em toda a Europa. Essa biodiversidade é devida inclusive às barreiras geográficas das corredeiras e pedrais da Volta Grande do Xingu, no município de Altamira (PA), que isolam em duas regiões o ambiente aquático da bacia. O sistema de eclusa poderia romper esse isolamento, causando a perda irreversível de centenas de espécies.
  • GABARITO: ERRADO

      Por conta das polêmicas e dos calorosos debates acerca da construção da usina, o Governo Federal cedeu e o tamanho do reservatório foi reduzido, até mesmo para se adequar às exigências do Ibama.

ID
91258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao impacto da ocupação humana na Amazônia, julgue
os itens que se seguem.

Na Amazônia, as usinas termelétricas produzem quantidades desprezíveis de CO2, quando comparadas às usinas hidrelétricas.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois as hideelétricas são fontes de energia mais limpa que as termoelétricas.
  • Usinas Termelétricas produzem energia liberada em forma de calor, por meio da combustão de combústíveis renováveis ou não renovável. Já as usinas hidrelétricas produzem energia através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio.

  • FONTES DE ENERGIA

    RENOVÁVEIS (recursos naturais, naturalmente abastecidas)

    Solar
    Eólica
    Biomassa
    Pro alccol
    Hidráulica
    Maremotriz
    Geotérmica
    Hidrogênio

    NÃO RENOVÁVEIS
    Petróleo
    Carvão Mineral
    Gás Natural
  • Central termoeléctrica (português europeu) ou usina termoelétrica ou termelétrica (português brasileiro) é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, com bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural.

  • Atualmente, o Brasil possui quase 2 mil usinas termelétricas, responsáveis pela geração de aproximadamente um quarto da capacidade total do País

  • As usinas termoelétricas, para produção de energia, queimam combustíveis fosseis ou outras fontes de calor. O vapor gerado, após a movimentação dos geradores, será solto na atmosfera, causando grandes impactos ambientais.

    Já as usinas hidroelétricas geram energia utilizando a força da queda das águas nas represas. Não há queima de combustíveis, logo, não há liberação de gases danosos na atmosfera.


ID
125146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às matrizes energéticas e a sua relevância no
cenário internacional, julgue os itens subseqüentes.

A questão da energia está exclusivamente relacionada à escassez de suprimentos, à sua produção e aos seus custos.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Faltou colocar as questões ambientais.

  • Errado

    Assim como a palavra consensual, desconfie quando surgirem termos como exclusivamente, somente, necessariamente... bastante atenção com essas palavras; geralmente elas tornam o item errado.
  • É necessário uma abordagem sócio-ambiental das questões de geração de energia elétrica.

  • Além das questões ambientais citadas pelos colegas, acredito que principalmente envolvam as questões de conflitos, principalmente pelo enunciado da questão " sua relevância no cenário internacional"


ID
125149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às matrizes energéticas e a sua relevância no
cenário internacional, julgue os itens subseqüentes.

O Brasil, que tem demonstrado baixa capacidade de suprimento energético interno, depende da Bolívia para abastecimento de todo o gás que consome.

Alternativas
Comentários
  • Nã o depende da Bolívia para TODO O ABASTECIMENTO,apenas de parte do que necessita, visto que a outra parte é oriunda das reservas nacionais.

  • Outro erro é afirmar que o Brasil demonstra baixa capacidade de suprimento energético interno.

    Nosso país possui uma das matrizes energéticas mais heterogêneas do mundo. Além disso, afirma-se que somente 36% do potencial hidrelétrico brasileiro vem sendo utilizado, sem contar da grande possibilidade de expansão da energia eólica e a proveniente da cana-de-açúcar (etanol e biomassa).


ID
125152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às matrizes energéticas e a sua relevância no
cenário internacional, julgue os itens subseqüentes.

Há resistências ao uso de novas energias na indústria automobilística global, a qual ainda prioriza a fabricação de motores de automóveis movidos por produtos derivados do petróleo.

Alternativas
Comentários
  • Questão polêmica! Atualmente o grande "nicho" de mercado está justamente na fabricação de automóveis híbridos. O problema é que esse tipo de tecnoolgia ainda é muito dispendioso e seus custos seriam repassados ao consumidor.
    Portanto Não há resistencias ao uso de novas energias, mas sim estudos da viabilidade economica.
  • Certo

    Note-se que a questão é de 2008; hoje, seis anos depois, seria difícil de sustentar a afirmativa, pois com questões ambientais em jogo (diminuição de poluentes), novas energias (como os carros híbridos ou elétricos) estão em alta e já se mostram inseridos num mercado promissor. Decerto que a fabricação de carros movidos a combustíveis fósseis ainda é o padrão, digamos, mas essa tendência está mudando com o tempo.

  • Mas a primazia ainde é de fato da gasolina. Temos o etanol mas ele não decola, a gasolina ainda comanda. Portanto questão certa. 

  • Também discordo quando a questão diz que há resistências. Acredito que há uma avaliação de custo que ainda não consegue superar o custo do petróleo.
  • A questão é de 2008. Hoje as principais marcas vêm desenvolvendo tecnologias limpas e é política de alguns Estados banir os veículos movidos a combústiveis fósseis nas próximas décadas.


ID
125155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às matrizes energéticas e a sua relevância no
cenário internacional, julgue os itens subseqüentes.

A viabilidade econômica e a sustentabilidade na oferta e distribuição do etanol em termos globais ainda é ponto de discussão de políticas voltadas para o abastecimento de energia.

Alternativas

ID
143776
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto e responda a seguir.

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e que engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nessa área está em profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.

(Fonte: Folha Online, 02.09.2009)

Assinale a alternativa que completa a frase: Já foram descobertos no pré-sal os seguintes poços de petróleo:

Alternativas
Comentários
  • Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara. Tupi é o principal campo de petróleo descoberto.

ID
147547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

Infere-se do texto que o uso maciço do petróleo como matriz energética do sistema produtivo mundial está com os dias contados.

Alternativas
Comentários
  • Basta atenção ao trecho: "o cientista admitiu que a dependência mundial em relação
    aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
    energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
    próximos 50 anos".
  • Apesar do que afirma o enunciado , é certo que o petróleo é uma fonte de energia com os dias contados. As reservas mundiais do óleo vão diminuindo a cada dia e elas irão , definitivamente, acabar em algum ponto no futuro. Acertei a questão mas tenho a certeza que a banca deve modificar o seu entendimento. 

ID
164341
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em relação à produção da Petrobras, analise as afirmativas a seguir:

I. Foi alcançado um recorde de produção em abril.

II. Dois poços no Amazonas começaram a produzir.

III. Nos próximos meses o recorde pode melhorar, com a entrada em operação dos navios FPSO Cidade de Santos e Capixaba.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Amazonas é 3o maior polo de petróleo do país

    Realmente há produção de gás e petróleo na Amazônia porém muito pouco divulgado na mídia. Acredito que a maioria tenha errado esta questão na prova.

    E recentemente houve um vazamento do petróleo na Amazônia peruana, também não intensamente divulgada. 

  • Alternativa CORRETA letra C

    A Petrobras alcançou em abril um recorde de produção de 2,033 milhões de barris de petróleo diários.

    A quantidade representa uma alta de 29 mil barris diários em comparação com o recorde anterior, alcançado em setembro do ano passado.

    No dia 24 de abril, a companhia registrou uma produção histórica de 2,084 milhões de barris de petróleo. A melhoria de resultados se deveu à boa produção na Bacia de Campos.

    O início da produção em dois poços nos campos de Urucu e Leste do Urucu, no Amazonas, também contribuiu para o resultado.

    O objetivo da companhia para este ano é alcançar uma média diária de 2,1 milhões de barris diários, graças à entrada em operação dos navios FPSO Cidade de Santos e Capixaba, prevista para os próximos meses.

  • Como eu me sinto nas provas de "atualidades" da FGV:

    ]http://www.caiman.de/brasil/milionario/jairdasilva.jpg
  • Eu também me sinto assim...

ID
202225
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O programa nuclear iraniano foi um dos temas abordados por Hillary Clinton em sua recente visita ao Brasil. "Nós debatemos o valor central da não proliferação e o nosso comprometimento comum de fazer com que o Irã não tenha armas nucleares", disse ela. Por outro lado, declarações amplamente divulgadas tornaram evidente a existência de divergências entre os EUA e o Brasil relativas à questão nuclear iraniana. Considere as afirmações:

I. Ao contrário do Brasil, os EUA consideram que as negociações falharam, portanto o caminho é aprovar mais sanções para impedir que o Irã enriqueça urânio e possua armas nucleares.

II. O governo brasileiro é contra sanções e considera que ainda há espaço para negociar com o presidente Mahmud Ahmadinejad, além de reiterar sua posição contra a proliferação de armas nucleares.

III. O Brasil, por não ser signatário de acordos contra a proliferação de armas nucleares, pode manter postura independente e contrária à norte-americana em relação ao programa nuclear iraniano.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Brasil aderiu sim ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares !!
    Até ao presente, 189 países ratificaram o documento, e nenhum deles se retirou do pacto, exceto a Coréia do Norte, que o fez em 2003. O Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) é um tratado entre Estados soberanos assinado em 1968, em vigor a partir de 5 de março de 1970. Atualmente conta com a adesão de 189 estados, cinco dos quais reconhecem ser detentores de armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China - que são também os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. [1] Em sua origem tinha como objetivo limitar as armas nucleares desses cinco países (a antiga União Soviética foi substituída pela Rússia). Esses países estão obrigados, pelos termos do tratado, a não transferir armas nucleares para os chamados "países não-nucleares", nem auxiliá-los a obtê-las. A China e a França, entretanto, não ratificaram o tratado até 1992.

    Resposta: D.

    Fonte: wikipedia

  • Salientando que a posição do Brasil a favor do Irã, foi para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia daquele país, e logo com a intervenção da Turquia, afirmando que compraria o Urânio iraniano voltado para o uso da medicina no combate ao cancer e dentre outras patologias. Diante dessa intervenção e de acordo feito entre os dois países o governo Brasileiro apóia e mostra sua atual independencia política nas Relações Internacionais, onde de certa forma começa a demarcar espaços com outros países emergentes e naqueles em desenvolvimento!


ID
204547
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos anos, a matriz energética brasileira vem-se diversificando, sobretudo com a incorporação dos agrocombustíveis, como o etanol.
O principal produto empregado na fabricação desse agrocombustível no Brasil é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Vale lembrar que o outro "produto" empregado na fabricação desse agrocombustível é a mão-de-obra em condições desumanas.

  •       O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.

         No Brasil ele é produzido em grande escala utilizando como matéria-prima a cana-de-açúcar . Há também a produção em outros países como os EUA e a França, que utilizam o milho e a beterraba, respectivamente. Entretanto o processo brasileiro é o mais avançado, pois, para cada unidade de energia utilizada no processo, são geradas cerca de 8 unidades de energia na forma de etanol enquanto no processo americano essa relação é de cerca de 1 para 1,3 atualmente. O processo francês alcança a marca de 1 para 1,5 . Além disso, no processo brasileiro começa a tornar-se cada vez mais comum a utilização do bagaço da cana, sobra do processo, para a geração de eletricidade.

         O bioetanol ainda é muito criticado por alguns grupos de pessoas que consideram desperdício de alimentos que poderiam alimentar seres vivos

  • Uma curiosidade: O coco babaçu também é utilizado como agrocombustível. Há diversos estudos sobre a sua possível utilização como fonte de energia, principalmente na região norte.


    Biomassa de babaçu é alternativa energética

    As 985 mil toneladas de cascas do coco babaçu obtidas anualmente com o aproveitamento industrial de castanhas, no Norte e no Nordeste, poderiam gerar o equivalente a 104 mW por ano, o que corresponde a 5% da matriz energética nacional. É o que revelou uma tese de doutorado defendida recentemente na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Incluindo as cascas que as quebradeiras de coco jogam no mato, a biomassa de babaçu chega a 2,9 milhões de toneladas por ano, o suficiente para produzir 260 mW de energia em sistema de co-geração.

    "O estudo demonstrou que a biomassa de babaçu é uma alternativa energética altamente viável", diz o autor da tese, Marcos Alexandre Teixeira. Segundo ele, o aproveitamento da casca do coco como fonte energética poderia ser adotado principalmente em centros comunitários de beneficiamento da castanha do próprio babaçu. O fruto ocorre naturalmente em toda a Amazônia Legal além de nos Estados do Piauí e Maranhão. Todos os dias, as catadeiras de coco deixam nas matas de 5 a 7 quilos de casca.

    Segundo Teixeira, a tecnologia para geração de energia a partir do babaçu é a mesma usada em relação à biomassa de cana-de-açúcar. "São necessários apenas alguns ajustes nas caldeiras", explica. Além disso, segundo o pesquisador, o babaçu apresenta como vantagem adicional uma densidade 2,5 vezes maior e um teor de umidade menor, de 15% a 17%, enquanto o teor de umidade do bagaço de cana fica em torno de 50%.

    Isso significa que as cascas de babaçu armazenadas em um metro cúbico produzem 2,5 vezes mais energia do que o bagaço de cana e queimam melhor porque estão mais secas. "Outra vantagem é que o babaçu ocorre em abundância em áreas onde normalmente a cana não vai bem", diz Teixeira. Segundo ele, trata-se de um sistema de geração de energia ecologicamente correto em locais onde a cana não é uma boa opção.

    De acordo com Teixeira, a energia gerada poderia ser usada na própria cadeia produtiva do babaçu, alimentando máquinas de centrais de beneficiamento, onde se extrai o óleo das castanhas. "Ainda teríamos um vapor de média pressão, que poderia ser usado no aquecimento da pasta de babaçu, para separar o óleo, usado na indústria, e a torta, fornecida como ração animal".


    Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/marco2003/ju205pg10a.html


  • Mas um presente ,,,


ID
208714
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Hidrelétrica de Salto entra em operação

A Usina Hidrelétrica de Salto, localizada no Rio Verde, entre os municípios de Caçu e Itarumã, começou a produzir energia na noite da última quinta-feira, com metade de sua capacidade de 116 megawatts.

In: O Popular, 15/5/2010, p. 15.

Acerca do assunto tratado no texto, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    a)Certa

    b)Errada. Nem sempre. Em muitos estados, a distribuição e produção de Energia é feita no modelo de concessão (pra dizer a verdade, acho que em todos).

    c)Certa. A usina nuclear, assim como a movida a carvão, tem o mesmo princípio: gerar energia a partir do calor, que aquece a água. O vapor d'água é que vai mover as turbinas e gerar energia.

    d)Certa. Tem se tornado, tecnicamente, mais seguras (Alguém ouviu falar de algum acidente nuclear nos últimos 10 anos?)

    e)Certa. O potencial hidroelétrico do Brasil ainda é pouco explorado. Como se sabe, a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo. E quanto mais água, maior o potencial de gerar energia.

  • Outro erro da alternativa B encontra-se no fato de se afirmar que o incremento do consumo de energia elétrica é lento, o que não é verdade.

  • O lento incremento da produção de energia no Brasil ocorre principalmente devido ao modelo adotado ser o hidrelétrico. Para a construção de novas usinas ocorre muitos entraves ambientais, é necessário por exemplo, EIA/RIMA (estudo de impacto ambiental e seu relatório), licenças ambientais, consultas à população afetada; em fim; briga por interesses, sejam os ambientalistas ou os desenvolvimentistas. O maior exemplo disso é Belo Monte. E esses fatores independem se o governo tem o monopólio ou não sobre a questão energética, pois teriam que ser obedecidos se a construção e o gerenciamento fossem do setor privado.

ID
232255
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na terça-feira, dia 10/11/2009, grande parte do Brasil foi surpreendida com uma queda de energia que chegou a mais de quatro horas em alguns lugares. Esse acontecimento ainda não teve uma explicação oficial definitiva. Acerca das possíveis causas e consequências do fato apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • o apagão que aconteceu no final de 2009 está relacionado à usina de itaipu, e outras suposições que trataram a questão como "acidente" . Não havendo um concenso a respeito das causas.

    Contudo o apagão deixou 18 estados brasileiros no escuro, por mais de 6 horas.

     


ID
256453
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Relatório do banco HSBC divulgado esta semana afirma que a economia de baixo carbono deverá triplicar até 2020, atingindo a cifra de US$ 2,2 bi. O setor mais beneficiado será o de veículos elétricos, que deverá crescer vinte vezes, movimentando US$ 473 bilhões - ou seja: um quinto de todo o mercado mundial de baixo carbono.

(www.estadao.com.br/noticias, 10.09.2010)

A notícia faz referência aos setores da economia que

Alternativas
Comentários
  • ´´ sustentabilidade´´
  • Questão fácil.. o problema aqui é INTERPRETAÇÃO.

    Quando a questão fala de "
    BAIXO CARBONO" quer dizer que não tem ou é reduzida a emissão de carbono.
    Alternativas:

    Vamos por eliminação...  a única alternativa que nao polui é a letra "
    D"
  • A tesla faturou US$ 8,8B (2020).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tesla,_Inc.


ID
264220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia
nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de
uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos
desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

Brasil e Turquia selaram acordo com o Irã, mediante o qual este país se comprometeu a enviar urânio em troca de combustível enriquecido para uso em aplicações de natureza pacífica.

Alternativas
Comentários
  • (Fonte: G1.globo.com)

    RIO DE JANEIRO, 28 Mai 2010 (AFP) -A vontade do Irã de enriquecer urânio a 20% em seu território nunca esteve sobre a mesa de negociações do acordo assinado por Brasil e Turquia com Teerã, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim.

    Amorim foi questionado em uma entrevista coletiva sobre a decisão da República Islâmica de continuar enriquecendo urânio em seu território, mesmo depois do acordo tripartite que garantia a ele combustível nuclear.

    A suspensão do "enriquecimento a 20% não fazia parte da proposta original do 5+1 (grupo que discute o caso nuclear iraniano, composto por Estados Unidos, França, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha)", indicou.

    "Isso não fazia parte - por várias boas razões - (entre outras) porque isso (enriquecer urânio a 20%) ainda não tinha acontecido", explicou Amorim.

    "Na verdade, o Irã pediu à Agência (Internacional de Energia) Atômica para obter urânio enriquecido a 20% na forma de barras de combustível. Isso é um direito, garantido pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP)", destacou.

    "E então, o que aconteceu? Alguns países acharam que esta era uma oportunidade de propor um acordo" como o que foi assinado, acrescentou Amorim, falando ao lado de seu par turco, Ahmet Davutoglu, ambos presentes ao Fórum das Civilizações no Rio de Janeiro.

    "Nossa missão era resolver esta troca de urânio. O futuro da questão nuclear iraniana cabe ao Irã e ao 5+1, ao Irã e à AIEA", a Agência Internacional de Energia Atômica, disse por sua vez Davutoglu. "Abrimos uma porta ao diálogo", considerou.

    A fria recepção ao acordo tripartite alcançado por Brasil e Turquia com o Irã por parte das potências nucleares (que enviaram um novo projeto de sanções ao Conselho de Segurança da ONU contra a República Islâmica) irritou os líderes brasileiros e turcos.

    Ao mesmo tempo, deixou especialmente tensas as relações entre Brasília e Washington.

    O Irã decidiu continuar a enriquecer urânio em seu território, apesar do acordo garantir a Teerã o fornecimento de 120 quilos de combustível nuclear, em um prazo de um ano, em troca de 1.200 quilos de urânio pouco enriquecido, que seria enviado pelos iranianos à Turquia.

    O urânio é o combustível das armas atômicas. As potências nucleares suspeitam que o programa nuclear de Teerã seja destinado a desenvolver este tipo de armamento 

  • Fonte O Estado de São Paulo:

    Brasil, Irã e Turquia fecham acordo sobre troca de urânio enriquecido

    Irã vai entregar 1.200 kg de urânio e receberá em troca o material nuclear para reator de pesquisas médicas

    17 de maio de 2010 | 7h 28
     

    TEERÃ - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, além do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, fecharam hoje, 17, o acordo para que o urânio iraniano levemente enriquecido seja enviado ao território turco e, em troca, o país receba o produto enriquecido a 20%.

     
  • Nada a ver com o assunto mas o pronome ESTE foi mal empregado. No se seu lugar deveria ser usado ESSE (retomada).
  • O pronome Este pode ser usado para retormar. 

ID
264223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da preservação do meio
ambiente no Brasil.

Em 2010, ambientalistas conseguiram, por meio de ações civis, impedir a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio.

Alternativas
Comentários
  • 12/04/2011 - www.estadao.com.br

    O consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) reiniciou ontem a construção da Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, a 120 quilômetros de Porto Velho. As atividades estavam paralisadas desde o último dia 15, quando alojamentos e ônibus foram incendiados durante uma briga de trabalhadores. Diretores do consórcio avisaram que serão demitidos 6 mil dos 25 mil funcionários que trabalharam nas primeiras fases da obra.  


  • ERRADA

    não impediram a construção. As obras foram paralisadas em maio de 2009 devido à expiração da licença de instalação "parcial", emitida pelo Ibama.Em 3 de junho, o Ibama concedeu a licença ambiental definitiva, liberando a retomada da obra. O Ministério Público Federal e o Ministério Público do estado de Rondônia entraram com ação contra o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, sob a alegação de que a licença concedida para a obra foi dada em desacordo com a legislação ambiental e de licitações.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Jirau

ID
273577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca da atualidade brasileira.

O governo federal, apesar de ter encerrado o programa nuclear para a geração de energia elétrica, manteve as usinas de Angra I e II.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ao contrário do que a assertiva afirmou, o Brasil pretende ampliar seu programa de geração de energia nuclear. 

    "O Brasil tem hoje apenas 3% de sua energia originada de fontes nucleares. Mas, com a expansão econômica do país e as dificuldades enfrentadas para criar mais fontes de energia renovável, esse percentual pode aumentar: o Plano Nacional de Energia prevê a construção de até oito novas usinas até 2030."

    Só para complementar. Hoje o Brasil mantém uma das maiores reservas de urânio do mundo, mas, enriquece 95% desse urânio fora do país, elevando os custos da produção.

    "O Brasil gasta anualmente cerca de R$ 70 milhões com os serviços de conversão e de enriquecimento de urânio contratados no exterior pela INB. Os gastos com essas etapas representam cerca de 35% do custo total de fabricação do combustível nuclear."

  • Errado
     O Governo não encerrou ele criou estatal para administrar programa nuclear

     Amazul promoverá, desenvolverá e manterá tecnologias necessárias às atividades nucleares da Marinha do Brasil e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB)

     O governo federal decretou, nesta segunda-feira, a criação da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul). Vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha, a empresa tem por objetivo promover, desenvolver e manter tecnologias necessárias às atividades nucleares da Marinha do Brasil e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Uma das tarefas da nova companhia é desenvolver um propulsor de submarino movido a energia nuclear.

    FONTE:
    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/governo-cria-estatal-para-administrar-programa-nuclear

ID
278872
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O horário de verão 2010/2011 começou a partir de zero hora do dia 17 de outubro de 2010. Isso significa que, da noite de sábado (16) para domingo (17), as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora tiveram de adiantar seus relógios em uma hora. O ano de 2010 é o segundo em que o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) Errado. Há horário de verão em outros paises também. Os EUA é um exemplo. Bons Estudos.
  • Assim  a letra A estaria correto:
    Os estados da região Sul do Brasil  adotaram o horário de verão porque, naquelas unidades federadas, existem grandes discrepâncias entre a duração dos dias e das noites, durante o verão.

     
  • O HORÁRIO DE VERÃO   Polêmico e controverso, o horário de verão tem sido implantado regularmente pelo governo brasileiro nos últimos anos dividindo opiniões na sociedade, pois há aqueles que são favoráveis e aqueles que são contrários à mudança de horário que começa, em geral, no mês de outubro e termina em fevereiro do ano seguinte.

    O horário não é implantado em todo o país. Apenas dez estados e o Distrito Federal alteram os ponteiros de seus relógios adiantando-os em uma hora. Os dez estados são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (Região Sul); São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (Região Sudeste) e Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste).

    Os estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão pois neles não há mudança significativa no tempo de iluminação solar durante os dias dessa estação. Já nos estados mais distantes da linha do equador esse tempo de iluminação varia significativamente, com o Sol nascendo mais cedo e pondo-se mais tarde. Essa diferença no tempo de iluminação é provocada pela inclinação do eixo da terra associada aos movimentos de translação e rotação. Observe o esquema:
    http://conceitosetemas.blogspot.com.br/2008/10/horario-de-vero.html

ID
280708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A repercussão do setor do petróleo na economia capixaba

Alternativas
Comentários
  • A economia do estado se vê em uma fase de grande crescimento que se deve, principalmente ao fato da ampliação da agricultura e do turismo, e da descoberta de imensas jazidas de petróleo e gás natural, e também que só nos últimos anos o estado passou a explorar seu grande potencial econômico, com a implantação da indústrias de rochas ornamentais, sendo que o estado é o maior produtor de mármore e granito do mundo, e também pela implantação da empresa Aracruz Celulose

ID
286522
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A imprensa mundial noticiou, em fevereiro de 2011, que a crise nos países árabes, com destaque para o Egito, pode intensificar o movimento de elevação dos preços das commodities, especialmente o do petróleo. A partir dessa observação e considerando o cenário econômico global contemporâneo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma das características essenciais da globalização é a ampliação e a interdependência dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em região determinada podem repercutir na economia mundial. (CORRETO)
  • a) Crises mundiais causam impactos diretos no preço do barril de petróleo
    b) CORRETA
    c) Blindados ( de forma alguma), hoje, os países estão muito vulneráveis a qualquer crise
    d) ...
    e) Totalmente ao contrário.


ID
292492
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"Época triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (citação atribuída a Albert Einstein)

O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo, concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. Desde então, proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos.

A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Amigos concurseiros,

    Os países considerados“nuclearmente armados”  que assinaram o tratado são: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França. 
    Os países que possuem programa de armamento nuclear e não assinaram o tratado são: Índia, Israel, Paquistão e Coreia do Norte .

ID
292717
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dados alarmantes contrastam com discursos tranqüilizadores no que se refere à produção de biocombustíveis. A falta de consenso dificulta a diversificação da matriz energética mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos.

Com relação à produção dos biocombustíveis, assinale a afirmativa que não apresente um argumento correto.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa LETRA D) O aumento da produção é o resultado do uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas por área produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas.

    O argumento apresentado está errado.
  • Creio que o erro esteja em dizer que as práticas mais intensivas por área produzida preserva o ecossistema e as florestas nativas, quando na verdade é o contrário  : mais áreas produzidas = menos florestas nativas.
  • Para mim amaioria tinha algum errinho, a primeira assertiva diz que no curto prazo e cereal, a matriz de biocombustíveis utiliza várias matéias primas, por isso acho que o impacto nao seria no curto prazo...
    Na letra B, tudo OK.
    C: ok
    D: De fato o aumento da produção se dá com o incremento de novas tecnologias, e não necessariamente com o aumento da área produtiva, se fosse assim só haveria lavouras no mundo...indiretamente o avanço tecnológico preserva áreas nativas, por reduzir a necessidade de espaço.
    E: questão muito ampla...mas dá pra aceitar....
  • Complicado achar o erro dessa hein? Letra D? Talvez ele queira dizer, e está em conformidade com as letras A e B, que o aumento da produção atual não está ligado ao "uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas", mas sim a expansão das áreas utilizadas para cultivo da matéria prima dos biocombustíveis. Essa expansão poderia afetar as áreas destinados a cultivo de gêneros alimentícios.
  • Não vejo erro na letra D. É discutivel. Na decada de 60, no Brasil, 1 hectare de soja produzia 30 sacas do produto. Hoje no mesmo hectare pode-se produzir até 120 sacas de soja. Devido ao que? a utilização de novas tecnologias, praticas intensivas (e claro, nada saudáveis para a economia e agricultura), necessitando menos espaço para o triplo ou mais de produção. E isso se dá pela dificuldade em liberar mais areas de plantio. O produtor acaba trabalhando com o espaço que tem, investindo nas tecnologias de aumento de produção!! de certa forma....

ID
292720
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"Época triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (citação atribuída a Albert Einstein) O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo, concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. Desde então, proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos.

A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA A LETRA A:

    Além deste dois, a CHINA, FRANÇA E REINO UNIDO também assinaram o TNP e possuem declaradamente arsenal nuclear.

    A ÍNDIA, PAQUISTÃO, ISRAREL possuem arsenal nuclear mas não assinaram o TNP. COREIA DO NORTE assinou mas denunciou o TNP.
  • Esta questão foi difícil para mim pois não conhecia sobre esse Acordo Brasil-Argentina.

    Segue uma Matéria do Estadão, para ampliar os conhecimentos:

    Início do conteúdo

    Cooperação nuclear Brasil-Argentina completa 20 anos

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,cooperacao-nuclear-brasil-argentina-completa-20-anos,742518,0.htm
     

    Os chanceleres do Brasil, Antônio Patriota, e da Argentina, Héctor Timerman, celebraram hoje o vigésimo aniversário do acordo de cooperação nuclear que eliminou velhos temores em ambos lados da fronteira sobre uma eventual corrida para a preparação de armas atômicas na América do Sul. Na ocasião, há duas décadas, para efetivar o controle dos compromissos assinados, os dois países criaram a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abac).

    Durante um breve encontro com jornalistas no Palácio San Martín, sede da chancelaria argentina, Patriota afirmou que o exemplo de cooperação entre o Brasil e a Argentina "pode servir de inspiração em outras regiões" do mundo. O chanceler brasileiro considerou que o vigésimo aniversário da criação da Abac demonstrava o compromisso do Brasil e da Argentina com "a paz e a não-proliferação de armas nucleares".

    Na década de 1950, a Argentina transformou-se no país pioneiro no desenvolvimento de energia nuclear na América Latina. Mas, durante o governo do presidente Carlos Menem (1989-99) o programa nuclear argentino ficou praticamente estancado. O país possui atualmente duas centrais atômicas. Em breve concluirá a terceira, cuja construção esteve paralisada durante duas décadas. O primeiro acordo nuclear bilateral entre o Brasil e a Argentina foi assinado em 1986 entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney.

    Técnicos do Brasil e da Argentina mantêm desde o ano passado reuniões periódicas para aprofundar a cooperação nuclear entre os dois países. O principal projeto é o desenvolvimento e construção de reatores multipropósitos destinados à pesquisa médica e científica. Os dois lados estão analisando a cooperação para, de forma complementar, desenvolver a curto prazo os dois reatores, que utilizarão o mesmo tipo de combustível, o urânio enriquecido a 19,99%. Os reatores ficariam prontos em 2016. Segundo os técnicos brasileiros, o reator que seria construído no Brasil teria um custo total de R$ 850 milhões.

  • pra mim, essa questão caberia recurso, o Tratado do Iguaçu entre Brasil e Argentina foi firmado em 1985. Acho que 85 não é mais ínicio da década de 80...
  • Juliana, é um Acordo Nuclear Brasil e Argentina de 1980. Em 1985 é outra Declaração Conjunta de Política Nuclear. Talvez por isso da sua dúvida. Após há outros acordos.

    Veja o site da ABACC - Agência Brasileira-Argentina de Contabilidade e Controle.
    http://www.abacc.org.br/?page_id=3125

ID
296659
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos


"Época triste a nossa.É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (citação atribuída a Albert Einstein)
O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo,concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX.Desde então,proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos.
A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra a incorreta.
    O Tratado de Não-Proliferação Nuclear(TNP) é um tratado entre Estados soberanos assinado em 1968, em vigor a partir de 5 de março de 1970. Atualmente conta com a adesão de 189 países, cinco dos quais reconhecem ser detentores de armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unidos, França e China - conhecidos como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
  • Países com armas nucleares:

    ?? Estados com Armas Nucleares (TNP) (ChinaFrançaRússiaReino Unido e EUA)

    ?? Estados com Armas Nucleares não TNP (ÍndiaCoreia do NortePaquistão)

    ?? Estados com Armas Nucleares não-declaradas (Israel)

    ?? Estados acusados de terem programas de armas nucleares (Irã e Síria)

    ?? Países que compartilham armas com a OTAN

    ?? Estados que possuíam armas nucleares anteriormente

  • RESUMO
    A energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta são constituídos por minúsculas partes conhecidas como moléculas. Estas moléculas, por sua vez, são formadas por átomos. Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.

    Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança. O Brasil, por exemplo, possui três usinas nucleares (uma está inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O grande problema das usinas nucleares é que devem ser tomadas diversas medidas de segurança, pois em caso de acidente, as conseqüências para o homem e meio ambiente são trágicas e extremas.

    A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares. Vários países do mundo possuem esta tecnologia, sendo que Estados Unidos e a Rússia possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastação destas bombas é enorme. Além de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruição material, provocam diversos tipos de doenças nos sobreviventes, entre elas o câncer. No final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos lançaram bombas deste tipo nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, causando grande destruição e milhares de mortes.


    Fonte: suapesquisa.com.br

  • Marquei a letra d por desconfiar que a França fosse um dos países que mais consome energia nuclear, mas estou enganada. Na verdade, a grande parte dos países da Europa utilizam esse tipo de energia:

    Europa e Estados Unidos são os maiores produtores de energia nuclear

    Existem atualmente (agosto de 2008) 435 reatores nucleares comerciais em funcionamento em 30 países diferentes. A grande maioria na Europa. As usinas são responsáveis por 16% da energia elétrica produzida no mundo. Veja como a produção de energia elétrica está divida no mundo.
    França é o país com a maior dependência da energia nuclear com um pouco mais de 60% da eletricidade necessário para eles, vindas desse tipo de usina. A Lituânia (ex-república soviética) é o segundo lugar. Os Estados Unidos é o país com maior volume de produção. Na verdade, os norte-americanos tentam diminuir o passivo ambiental do primeiro lugar em emissão de gás carbônico no mundo com 6 trilhões de dióxido de carbono emitido. A Alemanha, que tem 26% da energia nuclear, vai no caminho oposto parando de investir na construção de novas usinas, apesar de investimentos em melhorias das existentes. Veja na tabela quanto cada país depende e produz energia nuclear. O país com menor fatia de produção energética é a China, que, aliás, é segundo lugar em emissão de CO2 no mundo com 5 trilhões de toneladas por ano.

    Segundo a Associação Mundial de Energia Nuclear, poucas usinas foram construídos dos anos 90 para cá, mas houve um crescimento da produção de cerca de 40%, principalmente por causa de melhoramentos nas usinas já existentes (57%). Agora, há um crescimento, um relatório de agosto de 2008 apontava a construção de 35 reatores sendo construídos em 12 países. São investimentos em países díspares como Irã, Estados Unidos, Polônia, Japão ou Coréia do Sul e, agora, provavelmente, o Brasil (Fonte: WNA). Além disso, a Coréia do Norte também construir seu próprio, mas as suspeitas de que o país também investe em bombas atômicas prejudicam as intenções.
     
    A regulação e fiscalização das usinas no mundo fica a cargo da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada às Nações Unidas. Existe ainda o Global Nuclear Energy Partnership, que tem entre suas políticas, pesquisas e divulgação de técnicas que melhoram a segurança das usinas.
    Além da produção e da tecnologia, outros países lucram a venda do urânio. Canadá é o que mais produz o minério com cerca de 23% da fatia, ou uma médio de 10 mil toneladas por ano. Austrália (21%) e Cazaquistão (16%) são o segundo e terceiro lugar. O Brasil é o 13º lugar com 299 toneladas extraídas em 2007. Seu potencial pode ser maior com a sexta maior reserva de urânio da Terra, segundo os especialistas.

    Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/usinas-nucleares-no-mundo1.htm
  • resposta A


ID
304075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A chegada à auto-suficiência petrolífera anunciada pela PETROBRAS

Alternativas
Comentários
  • A campanha “O Petróleo é Nosso” teve inicio com a Lei n.º 2004 de 1953, que criou a Petrobras e deu à empresa o monopólio da exploração, produção, refino e transporte da commodity e seus derivados no país.

ID
313060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

Brasil e Turquia selaram acordo com o Irã, mediante o qual este país se comprometeu a enviar urânio em troca de combustível enriquecido para uso em aplicações de natureza pacífica.

Alternativas
Comentários

ID
313063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

Acompanhando a decisão norte-americana, o Brasil votou a favor de sanções contra o Irã.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O Brasil votou contra, como confirma a materia do Jornal BBC Brasil:

    Questão nuclear

    ONU aprova sanções contra Irã com oposição de Brasil e Turquia

    Alessandra Corrêa

    Da BBC Brasil em Washington


    FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100609_iransancoesonu.shtml
  • Errado. O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta quarta-feira uma quarta rodada de sanções contra o Irã devido ao seu programa nuclear. 
    Dos 15 membros do Conselho, 12 votaram a favor das sanções, um deles --o Líbano-- se absteve e apenas dois --Brasil e Turquia-- votaram contra a adoção do pacote. 
    Os dois países --membros não-permanentes do Conselho de Segurança-- consideram que deve ser dado mais tempo à diplomacia depois do acordo que foi assinado em maio com o Irã para troca de combustível nuclear. 
    Após o término da votação, Susan Rice, a representante dos Estados Unidos no CS disse que as sanções "não são direcionadas contra o povo iraniano", mas sim "contra as ambições nucleares de um governo que repetidamente perdeu oportunidades de provar que seu programa nuclear tem somente fins pacíficos". 

    Fonte - Jusbrasil.


  • A questão está errada, pois o Brasil votou contra. O Conselho de Segurança da ONU, com base no capítulo VII da Carta das Nações Unidas, tem o poder de aprovar sanções militares e não militares contra países que ameacem a paz e a segurança internacionais. O Irã é acusado pelas potências ocidentais de ter um programa de enriquecimento de urânio com finalidade de construir uma bomba atômica. Por essa razão, o país foi alvo de sanções não militares (que podem ser econômicas, diplomáticas, de comunicação, etc.)  do Conselho de Segurança diversas vezes. Uma delas ocorreu em 2010. Para serem válidas, as resoluções têm que ser aprovadas por 9 dos 15 membros do Conselho, incluindo os membros permanentes (EUA, Grã Bretanha, França, China e Rússia). No caso da sanção contra o Irã em 2010, foram 12 votos a favor, uma abstenção e dois contra (Brasil e Turquia). Em novembro de 2013, as principais potências mundiais e o Irã chegaram a um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Na época da resolução, o Brasil justificou seu voto contrário da seguinte maneira: “O Brasil e a Turquia entendem que as sanções não são a melhor resposta neste momento. O governo brasileiro está convencido de que a resolução da questão suscitada pelo programa nuclear iraniano só será possível por meio da negociação”.







ID
315937
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concedeu ontem [26/01/2011] a licença para a instalação do canteiro de obras da usina, no Pará. O licenciamento, esperado desde meados do segundo semestre do ano passado, era fundamental para que a usina pudesse sair do papel. Caso a licença não fosse dada agora, o consórcio construtor perderia a chamada janela hidrológica, época antes das chuvas na Região Norte, e o início das obras da usina teria que ser adiado para 2012, atrasando o trabalho em cerca de um ano.
(Adaptado de http://clippingmp.planejamento.gov.br)

O nome da usina que será construída no Pará é

Alternativas
Comentários
  • Após uma batalha judicial que fez com que fosse suspenso por duas vezes, o leilão para decidir qual consórcio seria o responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte foi finalmente realizado nesta terça-feira, com a vitória do grupo liderado por Queiroz Galvão e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

    Criticada por ambientalistas e representantes de movimentos sociais e encarada pelo governo Lula como projeto prioritário no setor de energia, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte está no centro de uma polêmica.

    Enquanto o governo afirma que a nova usina, que tem previsão para entrar em funcionamento em 2015, pode beneficiar 26 milhões de brasileiros, críticos argumentam que o impacto ambiental e social da instalação de Belo Monte foi subestimado e apontam para uma suposta ineficiência da hidrelétrica.


    Fonte: www.oglobo.globo.com  Entenda a polêmica envolvendo a Usina de Belo Monte
  • Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no rio xingu, no estado do Pará. Será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira. O projeto de sua construção já dura mais de 20 anos. Os movimentos sociais e lideranças indígenas da região são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados.

  • O primeiro semestre de 2010. a amazônia ganhou novos olhares de todo o mundo, agora em razão dos protestos contra a construção do que promete ser a terceira maior hidroelétrica do mundo, a de Belo Monte, no PARÁ.
  • A usina de Belo Monte, no Pará vai ser uma das maiores do mundo. Localizada no rio xingu produzirá 11,2 mil MW. Ela deve começar a operar em 2015, porém as obras seguirão até 2019.

ID
325252
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao se analisar a situação econômica da região Norte, pode-se constatar que a geração de energia comprometeu o seu crescimento e o grande obstáculo para ummelhor desempenho no setor foi:

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a D
    mas eu errei, marcando a opção C
    pensei que na região norte havia sim rios apropriados para  intalação das usinas hidrelétricas...
  • Na Região Norte não há rios planálticos que são os rios que possuem desníveis ou quedas elevadas .
    O Brasil possui uma ampla rede hidrográfica, em conseqüência do predomínio no país de climas caracterizados por elevados índices pluviométricos.
    Além disso, os rios brasileiros são predominantemente planálticos, o que implica presença de desníveis acentuados ao longo de seus cursos. Tais desníveis ou quedas determinam uma grande potência hidráulica.
    As duas grandes bacias planálticas são a do Paraná e a do Rio São Francisco. Calcula-se que o Brasil constitua a maior reserva de água doce do mundo.





    http://www.slideshare.net/Bartilotti/hidrografia-brasileira-bartilotti-12754905

ID
325687
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao se analisar a situação econômica da região Norte, pode-se constatar que a geração de energia comprometeu o seu crescimento e o grande obstáculo para um melhor desempenho no setor foi:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Cerca de 85% do superfície do Amazonas está a menos de 100 metros de altitude.
  •  Ausência de rios planálticos que facilitam a instalação de usinas hidrelétricas.

ID
719692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A histórica dificuldade encontrada pelo Brasil para a extração de petróleo em seu território e em sua plataforma marítima, a despeito dos esforços da PETROBRAS, está na origem da decisão brasileira de investir continuamente na produção de álcool como combustível.

Alternativas
Comentários
  • esta questão esta errada pelo fato de o Brasil esta investindo muito com as plataformas do pré sal onde o pais  passou a ter um aumento na produção do mesmo


ID
749011
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

[ ...] deu ontem [01/06/ 11] sinal verde para o início da construção da Hidrelétrica de Belo Monte (PA). Na avaliação da equipe de licenciamento, a Norte Energia, responsável pela obra, cumpriu todas as obrigações impostas no ano passado, o que permitiu a emissão da licença de instalação.

(O Estado de S. Paulo,02.11.2011)

O órgão responsável pelos licenciamentos ambientais de obras como a Usina de Belo Monte denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é o órgão responsável pelos licenciamentos ambientais de obras como a Usina de Belo Monte.

    A licença concedida pelo IBAMA para operação da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, é válida por 20 anos.

    Resposta: B

  • Ibama é o responsável pela licença da usina de Belo Monte que terá uma licença de 20 ANOS.

    --------------------------------------------------------------------

    Instagram : @thiagoborges0101 

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨


ID
749386
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, de 09 de junho de 2011, "a Suíça deu ontem o primeiro passo concreto para abandonar a energia nuclear com a aprovação, pelos deputados do país, de um projeto de lei do governo nesse sentido". A mudança da política energética da Suíça tem origem no desastre com a central nuclear de Fukushima, no Japão, e acompanha a decisão já anunciada pela

Alternativas
Comentários
  • Alemanha promete parar de usar energia nuclear até 2022

    A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

    A decisão pode ser até mais ambiciosa do que a saída da energia nuclear planejada pela coalizão entre sociais-democratas e verdes quando estavam no poder em 2000, pois desativa oito das 17 usinas nucleares do país imediatamente e outras seis em 2021, mas ainda pode enfrentar oposição de empresas do setor.A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/922694-alemanha-promete-parar-de-usar-energia-nuclear-ate-2022.shtml

  • Assertiva correta: a)
    Em nota a Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.
    Deus abençoe a todos e bons estudos...
    Shalom



ID
822358
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Durante a Conferência Internacional sobre o meio ambiente denominada de Rio + 20, a Petrobrás utilizou um metanol produzido diferentemente do já utilizado em grande escala no Brasil e no mundo. Essa fonte de energia renovável tem como nova matéria-prima:

Alternativas

ID
831847
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o seguinte texto:
Qual é a maior hidrelétrica do mundo?
Adeus, enchentes. Um problema a usina de Três Gargantas, na China, resolveu na marra: como as áreas que alagavam estão agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidrelétrica, acabou-se o problema de enchentes na região. As eclusas, piscinões que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegação perigosa, o Yang Tsé dobrou o volume de carga transportada. A construção de Três Gargantas obrigou 1 milhão de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Além disso, inundou 140 sítios arqueológicos. O volume do Yang Tsé ainda não permite que as Três Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construção de 4 hidrelétricas rio acima deve aumentar a vazão, levando mais água para as turbinas. Duelo de titãs! Observe os dados referentes às duas usinas:
Concreto utilizado para a construção: Três Gargantas – 28 milhões de m3. Itaipu – 14 milhões de m3. Três Gargantas é maior que Itaipu e, por isso, na construção da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessário para erguer Itaipu.
Potência instalada: Três Gargantas - 22,4 mil MW Itaipu - 14 mil MW São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas 20 da hidrelétrica brasileira.
Vazão média: Três Gargantas - 7 mil m3/s Itaipu - 8 mil m3/s Acontece que o rio Yang Tsé possui uma vazão de água menor que a do rio Paraná.
Produção anual (2009): Três Gargantas - 80 bilhões de kWh Itaipu - 90 bilhões de kWh A consequência é que (***) Superinteressante, fevereiro de 2011. O final do texto foi intencionalmente retirado e substituído por asteriscos entre parênteses. Trata-se de uma consequência lógica que pode ser feita a partir das informações contidas no texto. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequência:

Alternativas
Comentários
  • Essa foi para o cidadão não zerar a prova!
  • Sinceramente, pela comparação, fica a pergunta: valeu o esforço dos 1 milhão de chineses?

    Bons estudos!
  • Essa questão foi dada!

    a) Três Gargantas, maior que Itaipu, produziu mais energia, em 2009.
    Segundo o último parágrafo do texto, Três Gargantas realmente é maior, mas não produziu mais energia em 2009.

    b) Itaipu, maior que Três Gargantas, produziu mais energia, em 2009.
    Segundo os dados do texto, Itaipu prodiziu sim, mais energia, mas Itaipu não é maior do que Três Gargantas.

    c) Três Gargantas, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009.
    Totalmente errada. Tem mais turbinas e prodiziu menos energia.

    d) Itaipu, menor que Três Gargantas, produziu menos energia, em 2009.
    Itaipu, de acordo com o texto, realmente é menor, mas produziu menos energia

    e) Itaipu, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009.
    Exatamente o que mostra os dados do texto!



ID
834493
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A questão energética tem estado na pauta política e econômica do Brasil. Além da exploração do pré-sal, o etanol representa uma importante alternativa para a nossa economia. O etanol brasileiro é produzido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D. O Brasil é líder mundial na produção de etanol, biocombustível ecológicproduzido a partir da biomassa da cana-de-açúcar, fonte renovável de energia. A produção a um preço competitivo é resultado do conhecimento acumuladonos últimos 35 anos, aliado ao investimento em pesquisa e desenvolvimento.O Brasil domina o ciclo completo da produção do etanol e inovou aodesenvolver os motores flex fuel. Mesmo com essa liderança, o Brasil segue investindo em tecnologia e, agora, a grande aposta é o etanol de celulose. 
    Considerado o mais limpo do mundooetanol brasileiro, produzido a partir da cana, é fruto de muita pesquisa e investimento dosetor público e privado: das variedades de semente ao carro flex.

    FONTE - REVISTA BRASILIS
  • Gabarito D

    VERSÃO BRASILEIRA

    Usinas nacionais extraem dois tipos de álcool da cana-de-açúcar

    1- A maior matéria-prima do etanol brasileiro é a cana-de-açúcar. Ela chega às usinas em caminhões e é descarregada em esteiras rolantes. A primeira etapa da produção é a lavagem da cana, que recebe um banho de água que retira terra, areia e outras impurezas

    2- Após ser lavada, a cana é picada em pequenos pedaços para facilitar a moagem. Aqui ela passa também por baixo de um eletroímã, que se encarrega de retirar materiais ferrosos e outros componentes metálicos que possam danificar as máquinas

    3- O passo seguinte é a moagem, em que a cana é esmagada por rolos trituradores. Após a moagem, 70% da cana vira caldo, no qual está o açúcar de onde se extrai o etanol. Os 30% restantes são de bagaço - que pode ser queimado e gerar energia para a usina

    4- O caldo aqui ainda tem até 1% de impurezas sólidas, como areia, argila e pedacinhos de bagaço. Por isso ele é peneirado e segue para descansar em um tanque, onde, aos poucos, as impurezas se depositam no fundo - formando um lodo que serve como adubo

    5- Quando bem limpo, o caldo passa a ser chamado de caldo clarificado. Ele é aquecido para ser esterilizado e ficar livre das últimas impurezas. Depois é levado para as dornas, grandes tanques onde é misturado com um fermento específico

    6- O tal fermento tem microorganismos que se alimentam do açúcar do caldo, liberando em seguida gás carbônico e álcool. Essa etapa da fermentação dura de 4 a 12 horas, gerando um produto que se chama vinho fermentado

    7- As reações químicas provocadas pelo fermento também liberam energia, o que esquenta o vinho fermentado. Ele, então, precisa ser resfriado com água corrente - que circula em volta dos tanques sem entrar em contato direto com o vinho

    8- O vinho fermentado contém só 10% de álcool - o resto é basicamente água. Por isso, ele precisa ir para a destilação. Em diversos tanques, o vinho é aquecido até evaporar; depois é condensado e volta à forma líquida, mas com seus diversos componentes separados

    9- Da destilação sai o álcool hidratado, líquido com 96% de álcool. É ele que será vendido nos postos. Parte dele, porém, ainda passa por um processo de desidratação, virando álcool anidro (mais de 99,5% de álcool), que é misturado à gasolina como aditivo

    10- Os dois tipos de etanol produzidos, o hidratado e o anidro, são armazenados em tanques de grande volume. Lá, aguardam até serem retirados por caminhões-tanque, que levam o etanol para as distribuidoras comercializarem o produto com os postos


ID
880165
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa que NÃO apresenta um tipo de energia não-renovável:

Alternativas
Comentários
  • b) correta
    Gás natural acaba. Carvão mineral acaba. Petróleo acaba.
    Biodíesel é um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química delipídiosóleos ou gorduras, de origem animal (e.g.sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
  • Essa questão cabe anulação ,pois carvão, gas e petróleo sao renovaveis ,porém não no tempo do homen.Ou seja se essa geração parar o seu consumo daqui a algumas gerações verão esse estoque renovado .Sendo que matéria organica sempre há de existir.
  • Isso é que faz essa fonte de energia não ser renovável, já que não se renova com o tempo da humanidade.
    A questão é bem clara e não há margem para recurso. Não adianta procurar chifre em cabeça de cavalo.
  • O comentário, lá de 2013, do amigo joão portugal... é equivocado, pois a renovação destes recursos demora milhões de anos.

  • muito bom

  • muito bom


ID
891370
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o seguinte texto:

Qual é a maior hidrelétrica do mundo?


Adeus, enchentes. Um problema a usina de Três Gargantas, na China, resolveu na marra: como as áreas que alagavam estão agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidrelétrica, acabou-se o problema de enchentes na região.
As eclusas, piscinões que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegação perigosa, o Yang Tsé dobrou o volume de carga transportada.
A construção de Três Gargantas obrigou 1 milhão de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Além disso, inundou 140 sítios arqueológicos.
O volume do Yang Tsé ainda não permite que as Três Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construção de 4 hidrelétricas rio acima deve aumentar a vazão, levando mais água para as turbinas.

Duelo de titãs! Observe os dados referentes às duas usinas:

Concreto utilizado para a construção:
Três Gargantas – 28 milhões de m3.
Itaipu – 14 milhões de m3.

Três Gargantas é maior que Itaipu e, por isso, na construção da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessário para erguer Itaipu.

Potência instalada:

Três Gargantas - 22,4 mil MW
Itaipu - 14 mil MW
São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas
20 da hidrelétrica brasileira.

Vazão média:

Três Gargantas - 7 mil m3/s
Itaipu - 8 mil m3/s
Acontece que o rio Yang Tsé possui uma vazão de água menor que a do rio Paraná.

Produção anual (2009):

Três Gargantas - 80 bilhões de kWh
Itaipu - 90 bilhões de kWh
A consequência é que (***)
Superinteressante, fevereiro de 2011.

O final do texto foi intencionalmente retirado e substituído por asteriscos entre parênteses. Trata-se de uma consequência lógica que pode ser feita a partir das informações contidas no texto. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequência:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Com as informações retiradas do texto temos...

    São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas
    20 da hidrelétrica brasileira.

    Produção anual (2009):
    Três Gargantas - 80 bilhões de kWh
    Itaipu - 90 bilhões de kWh


    Assim, conforme a alternativa E: Itaipu, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009

ID
892894
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Examine as afirmativas abaixo sobre o sistema elétrico brasileiro.

1. A enorme extensão territorial do país e a existência de grandes bacias hidrográficas fazem com que cerca de 90% da energia elétrica no Brasil seja gerada em usinas hidrelétricas.

2. Existem dois tipos básicos de usinas hidrelétricas: as que têm Reservatórios de Acumulação e as Usinas a Fio d’Água.

3. As Usinas com Reservatórios de Acumulação geram a energia a partir da água acumulada em grandes reservatórios.

4. O sistema interligado existente no Brasil permite que a energia elétrica seja produzida em usinas que tenham seus reservatórios com bom acumulo d’água, enquanto as que estão em período de seca poupem água e aumentem o nível de seus reservatórios.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.


Alternativas
Comentários
  • Hoje, a energia elétrica é oriunda das hidrelétricas em aproximadamente 77%.
    Vale lembrar que ainda temos as usinas términas, eólicas e solar.
    Somente a alternativa 1 está incorreta.
    Thiago

ID
893260
Banca
FEPESE
Órgão
DPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meio a um grande debate, suscitado pela necessidade de grandes investimentos no setor e pela possibilidade de um aumento do consumo que poderia levar a um futuro desabastecimento, o governo anunciou a entrada em vigor, a partir de fevereiro, de um desconto na conta de fornecimento de um bem dos mais necessários às famílias brasileiras.

Trata-se do (da):

Alternativas
Comentários
  • Preço da energia para o consumidor vai cair


    16,2% em 2013, anuncia Dilma

    Redução para indústria será de 28%, disse presidente em rede nacional.
    Ela afirmou que medida beneficiará setor produtivo e ampliará exportações.

     

    Priscilla MendesDo G1, em Brasília

     
    178 comentários
     

    A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (6) que, a partir do início de 2013, a conta de energia elétrica terá redução média de 16,2% para o consumidor doméstico e de até 28% para a indústria.

    O anúncio foi feito em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão dedicado ao Dia da Independência, celebrado nesta quinta, 7 de setembro

  • Anúncio de redução de tarifa de energia elétrica é bem recebido por especialistas

    24/01/2013 - 10h58
     

    Flávia Villela
    Repórter da Agência Brasil


    Rio de Janeiro – O anúncio da presidenta Dilma Rousseff de redução da tarifa de energia elétrica em até 32% para a indústria foi bem recebido hoje (24) por especialistas durante seminário sobre o tema na sede da Federação das Industrias do Rio de Janeiro (Firjan). A utilização do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador de custos do setor, no entanto, foi criticada.

    Para o diretor do Grupo de Estudos do Setor de Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivaldo José de Castro, o anúncio foi uma boa surpresa. “A decisão que a Presidência da República tomou ontem reforça esse esforço de tornar a economia brasileira mais competitiva e aumentar seu poder aquisitivo. Realmente surpreende esse esforço para caminhar na direção de uma diminuição tarifária estrutural.”

    O economista acredita, porém, que ainda existe espaço para reduzir mais a tarifa de energia e que deve haver a revisão da forma de indexação dos contratos de geração de transmissão, hoje feita com base no IPCA. Ele sugeriu como alternativa a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) por estar mais próxima à realidade dos custos do setor.

    Ainda segundo Castro, a iniciativa do governo não vai afetar a capacidade de expansão do setor elétrico brasileiro. “As medidas concentram-se em contratos que estão vencendo, os novos contratos são muito bem definidos, com segurança jurídica. Avaliamos que os próximos leilões continuarão competitivos. Os leilões de 2012, mesmo que ainda muito pontualmente, já sinalizam essa tendência de que não vai haver impacto negativo sobre a expansão do setor.”

    Para o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Luiz Eduardo Barata, embora o IPCA não seja um índice apropriado, é necessário um estudo muito aprofundado antes de qualquer mudança no indexador de custos.

    “O uso puro e simples do IPCA como se faz hoje está levando a preços bastante altos, muito distorcidos em relação à energia que chega e isso gera impacto no custo da tarifa. É necessário avançar nessa discussão, mas desindexar é muito arriscado e uma mudança de índice deve ser muito bem estudada.”

    Além da redução de 32% para indústrias, agricultura, comércio e serviços, a presidenta Dilma Rousseff anunciou uma redução de 18% nas contas de luz para as residências.

     

    Edição: Lílian Beraldo

  • Questão desatualizada.Já aumentou e muito novamente!!


ID
895939
Banca
FEPESE
Órgão
DPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentes interrupções no fornecimento fizeram ressurgir o debate sobre a necessidade de investimentos na produção e transmissão de energia elétrica no Brasil. Entre as grandes obras governamentais que atacam esse objetivo está uma grande usina, em construção na Bacia do Rio Xingu, e que vem sendo objeto de acalorados debates na região desde 2009.

O texto faz referência à Usina de:

Alternativas
Comentários
  • d) correta
    A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.
  • Complementando com um vídeo: muito interessante.

    http://www.youtube.com/watch?v=MINkVJ4G554
  • Só para completar, pois esse assunto pode cair em outros concursos:

    a) Jirau está sendo construída perto de Porto Velho, no Rio Madeira;
    b) Itaipú está localizada na fronteira com o Paraguai e foi construída nos anos 70;
    c) Tucuruí foi construída no Pará nos anos 80;
    d) Belo Monte está sendo levantada no Rio Xingu;
    e) São Luis do Tapajós, como o nome indica, localizar-se-á no Rio Tapajós, no Pará, ainda está em projeto e incorpora o conceito inovador de usina plataforma.
  • Video um pouco menos "parcial" sobre o assunto, diferente do publicado anteriormente

    www.youtube.com/watch?v=MINkVJ4G554
  • A usina que foi construída na Bacia do Rio Xingu é Belo Monte.

    Resposta: D


ID
934648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos econômicos e
ambientais do contexto brasileiro e mundial.

O sistema elétrico brasileiro é constituído fundamentalmente por usinas hidrelétricas, complementado por usinas térmicas e fontes alternativas de energia, como a eólica, cuja produção apresenta vantagens como a baixa emissão de gases poluentes e a reduzida geração de resíduos, bem como impacto sonoro desprezível e pouca transformação na paisagem.

Alternativas
Comentários
  • Quem conhece Fortaleza, sabe que a última afirmação é falsa, muda-se significativamente a paisagem!
  • Resposta: "Errada" 

    Algumas das desvantagens da energia eólica são o considerável impacto visual e o impacto sonoro para quem vive nas proximidades.


    Empreendimentos irão adicionar mais de 8.500MW em até 5 anos ao sistema energético brasileiro

    Hyoung-Il So/SXC;A energia eólica é uma opção complementar à fonte hidrelétrica, predominante no sistema brasileiroAmpliar
    • A energia eólica é uma opção complementar à fonte hidrelétrica, predominante no sistema brasileiro

    No Brasil, o aproveitamento da energiaeólica tomou impulso a partir de 2004, com a implementação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Este programa contratou 54 parques eólicos, que totalizaram 1.423 MW. Até o final de 2012, 53 desses parques, totalizando 1.288 MW, estavam em operação comercial.

    A adequação de linhas de crédito dos bancos de desenvolvimento econômico, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), para o financiamento da construção de parques eólicos e para a instalação da indústria eólica, bem como o incentivo de ICMS concedido pelos estados, também se mostrou importante elemento para a inserção da fonte eólica.

    Nos últimos anos, com a fixação do sistema de leilão no País, os geradores começaram a reduzir seus preços, diminuindo o custo real dos projetos eólicos no Brasil, o que promove a redução dos preços de fabricação de turbinas eólicas. Dessa forma, em cerca de cinco anos, o País irá multiplicar em aproximadamente cinco vezes a capacidade instalada deusinaeólicas, passando dos atuais 1.860 MW para 8.544 MW. 

    EPEExpansão da capacidade instalada em usinas eólicasAmpliar
    • Expansão da capacidade instalada em usinaeólicas

    Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos o governo federal contratou a construção de 141 novos empreendimentos. A medida possibilitou que, somente em 2012, a capacidade instalada chegasse a 456 MW, resultado dos quase R$ 2.800 milhões de investimentos. Destaque para as usinas instaladas no Rio Grande do Norte – Alegria II, Aratuá 1, Cabeço Preto e Cabeço Preto IV. Já para 2013, a expectativa é de que o número de usinas chegue a 80 e a capacidade instalada se eleve para 2.027 MW.

     

    Outra característica dos empreendimentos eólicos é que os sítios potenciais estão localizado em regiões em que as comunidades são carentes de atividades econômicas, o que impulsiona a geração de trabalho e renda nas regiões onde são instaladas. 

    http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/03/04/usinas-geradoras-de-energia-eolica-incrementam-capacidade-produtiva-do-pais

  • Gabarito: ERRADO

    O examinador caminha bem quanto às vantagens e fontes energéticas no Brasil, mas peca quanto à energia eólica.

    Principais desvantagens da energia eólica
    A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica. Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem; Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração; Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.
  • O aproveitamento de energia eólica proporciona IMENSA transformação da paisagem:

  • Concordo com o erro na questão: "bem como impacto sonoro desprezível e pouca transfromação na paisagem". Contudo, a seguinte afirmação está errada também: "como a eólica, cuja produção apresenta vantagens como a baixa emissão de gases poluentes e a reduzida geração de resíduos". Então, pergunto-lhes: há alguma emissão de gases poluentes e geração de resíduos na eólica? Acho que não.
  • Quando afirma que a geração de energia eólica produz baixo impacto sonoro e pouca transformação na paisagem. No Brasil, aproximadamente 85% da energia produzida tem matriz hidrelétrica. O restante se divide em termoelétrica (cerca de 13%), nuclear e fontes alternativas, como a eólica. No caso da energia eólica, ela é uma das preferidas dos ambientalistas, por ser renovável e não poluente, mas os aerogeradores são caros e barulhentos e modificam significativamente a paisagem. Os principais parques eólicos do Brasil estão no Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

     A questão está errada
  • Eu discordo com a afirmativa sobre o impacto visual das instalações eólicas. Se formos comparar com a transformação causada pelas instalações hidroelétricas e termoelétricas, ela sim transforma POUCO a paisagem. Sobre o som, eu não fazia ideia. 

  • Concordo plenamente com o Marcos que é o único aqui que não esta cego pelo sistema: Moinhos de vento não arrebentam com o solo, não desviam curso de rios, tornam a paisagem mais holandesa e menos "industrial". sim, porque usinas são concretos e turbinas muito grandes que tornam a paisagem mais indústria, mais fabril, ou seja, menos natureza! "orai e vigiai" e parabéns ao Marcos que não se deixa influenciar ! eita Brasilzinho So!

  • A energia eólica é atualmente a segunda forma mais comum de energia renovável, só perdendo para a hidrelétrica. As turbinas, geralmente com dezenas de metros de diâmetro, não poluem e são fáceis de construir. Elas podem ser instaladas tanto em terra quando em mar, mas a produção de energia depende da existência de ventos. Os críticos também dizem que as turbinas prejudicam muito o panorama visual, além do seu alto custo financeiro. A Europa é a região do mundo que mais se aproveita a energia eólica. O Brasil já faz uso da mesma na Região Nordeste, principalmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. (Apostila Vestcon MTE 2014).


    Não fazia ideia de que havia esse impacto sonoro.

  • pollyne essa é um a questão típica para engenheiro elétrico...

  • Como assim? Nao entendi, pois o impacto na paisagem é meramente visual, nao interfere no curso da natureza como no caso das usinas.


ID
942484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, o petróleo pertence à União, embora a Lei n.º 9.478/1997 garanta que, após extraído, a posse do petróleo passa a ser da empresa que realiza a extração desse recurso natural, mediante o pagamento dos royalties ao governo. Nesse caso, a União divide esses royalties entre o governo federal e os estados e municípios onde ocorre a extração de petróleo. 

Internet: <http://pt.wikipedia.org>.


No que se refere à pesquisa e à exploração de petróleo e seus derivados, julgue os itens consecutivos.

Pesquisas relativas a petróleo e a gás natural, por tratarem de recursos da natureza de propriedade da União, não podem ser patenteadas.

Alternativas
Comentários
  • ARTIGO 20 DA CE:

     

    § 1º É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

     

    Significado de Patente

    uso pode ser compartilhado por todos; franqueado: evento patente.

  • Um engenheiro mecânico que criou um método de instalação de tubulações em águas profundas para a exploração de petróleo e gás natural terá direito receber pelo uso de sua invenção pela Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras). A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho proveu recurso da empresa apenas para limitar a remuneração ao período de 20 anos, previsto no artigo 40 da Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) como prazo de vigência da patente.

    O engenheiro alegou que o cargo que ocupava, de engenheiro de equipamento, não tinha natureza direcionada a pesquisa e criação, e por isso deveria ser remunerado pela utilização do método criado por ele e mais dois colegas de trabalho em 1999. Em 2007, a Petrobras requereu a patente do método ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPE), e a licença exclusiva foi concedida pelo prazo de 20 anos, retroativos a 1999.

    Em sua defesa, a Petrobras afirmou que o contrato de trabalho do engenheiro tinha como objetivo o desenvolvimento de projetos, e que o método desenvolvido por ele só foi utilizado para uso próprio. Os ganhos auferidos estariam ligados à produção da plataforma P-36 até a data de seu afundamento, em março de 2001, e não à sua comercialização ou exploração. Segundo a empresa, o invento não gerou lucros, apenas a redução de custos.

    Ao analisar as provas processuais, o juízo da 47ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro (RJ) concluiu que o contrato de trabalho não previa o desenvolvimento de inventos, e que os benefícios financeiros obtidos pelo uso da criação deveriam ser divididos em partes iguais, com 50% para o empregador e a outra metade dividida igualitariamente entre os três inventores. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) manteve a sentença, ressaltando que a redução de custos alegado pela Petrobras alcançou a ordem de milhões de dólares.

    No recurso ao TST, a Petrobras insistiu na tese de que a atividade do engenheiro englobava o desenvolvimento de projetos, e a retribuição se limitaria ao salário. Assim, não se poderia determinar qualquer pagamento após 2000, quando ele foi desligado. Caso mantida a procedência, pedia que a remuneração fosse limitada ao prazo de 20 anos da vigência da patente de invenção.

    Segundo as premissas registradas pelo TRT, o relator concluiu que o caso se enquadrava na segunda hipótese, tendo o engenheiro, portanto, direito à "justa remuneração".

    Com relação à limitação, o ministro observou que a titularidade da propriedade do invento é garantida pela patente que, nos termos do artigo 40 da Lei 9.279/96, é de no máximo 20 anos, após o qual o objeto cai em domínio público. "Se a propriedade da invenção está assegurada pela patente e sua vigência está restringida entre o prazo de 10 a 20 anos, a contar da data da concessão, então, o direito ao recebimento de justa remuneração, que decorre da propriedade em comum do invento, deverá observar a vigência da patente", concluiu.

    A decisão foi unânime.


ID
1027300
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Embora as usinas nucleares estejam, em muitos países, entre as principais fontes de energia, existe um movimento internacional que tenta impedir a constru- ção de tais usinas.

Entre as alegações dos que se opõem à energia nuclear estão as consequências de um acontecimento relativa- mente recente.

Assinale a alternativa que indica esse fato.

Alternativas

ID
1086427
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Para evitar a neblina tóxica, conhecida como "smog", que sufocou o país em janeiro de 2013, o país precisa superar uma economia alimentada por indústrias movidas a carvão mineral, uma fonte altamente poluente. Para isso tem buscado desenvolver novas tecnologias verdes e se destacou em 2012 como o maior produtor de energia eólica do mundo, e também o maior fabricante global de paineis solares e turbinas para geração de energia pelo vento. O texto refere-se

Alternativas
Comentários
  • A China já conseguiu limpar seu ar, mas especialistas afirmam que para evitar a neblina tóxica, conhecida como ‘smog’, que sufocou o país esta semana, o país precisa superar uma economia alimentada por indústrias movidas a carvão, uma fonte altamente poluente, e ao uso de automóveis.

    http://www.ecodebate.com.br/2013/01/16/china-combater-a-neblina-toxica-conhecida-como-smog-exigiria-mudancas-drasticas/


ID
1109449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do mundo ainda por muitos anos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.

A dependência, em relação ao petróleo, do modelo econômico-industrial ainda prevalecente no planeta é fator importante para fazer do Oriente Médio uma das mais estratégicas e conflituosas regiões do mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • O oriente médio é a região exportadora da matriz energética

  • Muito embora estejam sendo criadas diversas fontes alternativas de energia, não somente porque o petróleo é uma fonte esgotável, mas também por razões ambientais, o petróleo continua sendo vital para a economia mundial. Não se criou, ainda, nenhuma fonte que tenha a mesma eficiência energética com o relativo baixo custo do petróleo. Dessa forma, o mundo ainda depende largamente dessa fonte de energia, apesar de se pesquisarem e se criarem cada vez mais frequentemente fontes alternativas. Diante da essencialidade do petróleo, é natural que as regiões ricas nesse recurso sejam importantes geopoliticamente, com maior tendência a gerar conflitos, como é o caso do Oriente Médio. 


    A questão está certa. 


  • A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.

    Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta.

    Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

    A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.

    Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio.

    A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.

  • Certo

    http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-producao-petroleo-no-oriente-medio.htm

ID
1109452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do mundo ainda por muitos anos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.

A exploração da camada do pré-sal, iniciada há alguns anos, tornou o Brasil autossuficiente em petróleo bruto, situação favorecida pela diminuição do número de veículos automotores em circulação no país decorrente da significativa retração da indústria automobilística brasileira na última década.

Alternativas
Comentários
  • O número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html
  • Com a exploração do petróleo da camada pré-sal, estima-se, de fato, que o Brasil se tornará autossuficiente em petróleo bruto. Entretanto, não houve diminuição da frota de veículos automotores no país. Com a melhor distribuição da renda, o crescimento da classe média e os incentivos governamentais para o consumo de bens duráveis (redução de IPI, por exemplo), a frota de veículos aumentou constantemente no país na última década. Os dados revelam que, em 2001, havia aproximadamente 35 milhões de veículos no Brasil. Em 2012, a frota era de aproximadamente 76 milhões, ou seja, mais do que o dobro. Isso obviamente estimulou a indústria automobilística brasileira, que testemunhou a chegada de diversas montadoras que, antes, exportavam seus veículos para o Brasil, ao invés de produzi-los aqui. 

    A questão está errada. 


  • Outro ponto é que ainda não começamos a nos tornar auto-suficiente com o pré-sal, mas sim com outras fontes de petróleo bruto. Lembrando que esse petróleo bruto serve apenas para fazer estradas. Portanto, o Brasil troca o petróleo bruto pelo mais limpo com outros país, ficando assim auto-sustentável.

  • um dos fatores do aumento do preço do comsustível no brasil, é o fato de nós importarmos petroleo refinado. E a petrobras ter que arcar com esse subsidio, para o preço não chegar a niveis altos. Fato que atualmente se tornou insuportavel para a balança financeira da estatal, tendo que repassar esses valores.

  • Parei de ler quando cheguei ( Diminuição de carros no país) isso seria um sonho, sendo que o pesadelo só aumenta.

    Bons estudos!

     

  • O BRASIL NÃO É AUTOSSUFICIENTE EM RELAÇÃO AO PETRÓLEO. INCLUSIVE IMPORTAMOS PETRÓLEO PARA ATENDER A DEMANDA.


ID
1113580
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O verão de 2014 no Brasil foi o terceiro verão seguido de chuvas abaixo da média histórica. Em um período no qual as usinas termelétricas movidas a gás e a óleo deveriam estar desligadas, elas operam a todo vapor e o abastecimento de energia elétrica opera no limite. Os brasileiros, obviamente, não podem ser responsabilizados por terem melhorado seu padrão de consumo de energia elétrica. Se faz calor, as pessoas têm todo direito de ligar os seus aparelhos de ar condicionado. Na prática ainda não foi criada a cultura do consumo consciente a fim de evitar o desperdício de energia. Com relação ao tema “energia” é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- energia eólica no Brasil é inexpressivo.

    B- certo C- o Selo verde é um certificação concedida a produtos ambientalmente corretos e adequados D- A energia renovável no Brasil é mais alta que nos outros países, mas não chega a 50 %, e sim 43% segundo o site do MME.
  • Brasil desperdiçou 10% da energia que produziu em 2013

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/brasil-desperdicou-10-da-energia-que-produziu-em-2013.html

  • A energia eólica é uma fonte alternativa de energia e esse tipo de fonte representa menos de 3% da energia gerada no país. O Nordeste é, de fato, onde se tem grande parte da produção desse tipo de energia, mas não se deve falar em sucesso no Brasil como um todo, pela baixa representatividade da energia eólica na matriz energética brasileira. A alternativa (A) está incorreta. 

    A alternativa (B) está correta, pois, no Brasil, desperdiça-se muita energia. Os 10% desperdiçados equivalem, aproximadamente, a 15 bilhões de reais por ano.

    A alternativa (C) está incorreta. Selo verde significa que a madeira e seus produtos derivados são produzidos de maneira sustentável, sem agressão às florestas nativas.

    A alternativa (D) está incorreta. A matriz elétrica do Brasil é majoritariamente renovável e, segundo dados do governo federal, chega a 88%. Já no que tange à matriz energética brasileira, as fontes renováveis respondem por 44%, enquanto as fontes não renováveis respondem por 66%. 



ID
1145743
Banca
PC-SP
Órgão
PC-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em que rio será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte?

Alternativas
Comentários
  • A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está localizada na região Norte do Brasil, no rio Xingu, no estado do Pará.

    Resposta: E

  • A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma usina hidrelétrica brasileira da bacia do Rio Xingupróximo ao município de Altamira, no norte do estado Pará.


ID
1149925
Banca
UERR
Órgão
PM-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Usina de Belo Monte será construída com pequenos reservatórios de água, produzindo energia elétrica basicamente com a força da vazão natural dos rios. Essa usina não estoca água para geração nos períodos de seca. Usinas projetadas com essas características reduzem consideravelmente as áreas inundadas. Assinale qual alternativa a seguir diz respeito ao tipo de projeto de construção da Usina de Belo Monte.

Alternativas

ID
1155367
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens, relativos à atualidades.

Pesquisadores encontraram mais de 100 sítios arqueológicos em Porto Velho. A descoberta foi possível com a construção das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia. Mais de 50 mil fragmentos de objetos como garrafas, vasos e moedas da época do Império, há mais de 100 anos, foram encontrados próximos à Capela de Santo Antônio, na capital.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisadores encontraram mais de 100 sítios arqueológicos em Porto Velho. A descoberta foi possível com a construção das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia. Mais de 50 mil fragmentos de objetos como garrafas, vasos e moedas da época do Império, há mais de 100 anos, foram encontrados próximos à Capela de Santo Antônio, na capital. De acordo com o historiador Ronne Chaves Alves, trata-se de bens que estrangeiros trouxeram para a região para uso próprio ou para distribuição.
    G1 RONDONIA CADE O ERRO DA QUESTAO?


  • A equipe de arqueologia começou a trabalhar antes da construção das hidrelétricas e encontrou milhares de fragmentos de objetos em uma área que foi habitada por mais de 50 povos diferentes. 

    A questão está certa. 



ID
1158073
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O país que fechou em fevereiro de 2014 um acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, com mais "sete medidas práticas" para ampliar a transparência do programa nuclear de Teerã é:

Alternativas

ID
1158757
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A construção de um canal de 20 km de comprimento, para dar passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo, desviados do rio Xingu, vai movimentar as turbinas da terceira maior hidrelétrica do mundo, cujo nome é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.


    Notícia fresquinha: http://ultimoinstante.com.br/pt/noticias_20140618/setores_energia/829852/ANEEL-assina-contrato-da-transmiss%C3%A3o-de-Belo-Monte.htm#axzz351mipI7s

  • a) Usina Hidrelétrica de Itaipu. Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai é, hoje, a primeira maior usina geradora de energia do mundo

    b) Usina Hidrelétrica de Belo Monte. 

    c) Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Porto Velho - Rio Madeira: será a segunda maior hidrelétrica de turbinas bulbo do mundo.

    d) Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. São Paulo: terceira maior usina do Brasil. Está localizada no rio Paraná

    e) Usina de Três Gargantas. China: é a segunda central hidroeléctrica com a maior barragem e represa do mundo

  • A usina de Belo Monte é a terceira maior usina hidrelétrica do mundo.

    Resposta: B

  • Hoje ela é a quarta maior do mundo! #RumoaPMPA


ID
1179466
Banca
VUNESP
Órgão
Fundacentro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O nível dos reservatórios das hidrelétricas instaladas no Sudeste e Centro-Oeste já é o mais baixo para esta época do ano desde 2001, quando o governo federal decretou raciona- mento de energia elétrica. (...)

A preocupação do governo com a situação dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste é maior porque eles são responsáveis, juntos, por cerca de 70% da energia hidrelétrica gerada no país.

Essa situação foi provocada pela

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), a afluência (quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas e pode ser transformada em energia) do mês de janeiro foi a pior desde 1954 para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. E, nesses primeiros dias de fevereiro, não houve melhora da situação.

    Contribui ainda para o agravamento desse quadro os recordes sucessivos no consumo de energia no início deste ano, provocados pelo aumento das temperaturas principalmente no Sul e no Sudeste.

    O governo espera que as chuvas voltem a partir da segunda quinzena de fevereiro e afirma que só pode fazer uma avaliação concreta sobre a situação dos reservatórios ao final de abril, quando termina o período chuvoso. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou a possibilidade de faltar energia e o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, afirmou que o sistema elétrico do país é “equilibrado”.


    Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/02/nivel-dos-reservatorios-do-se-e-co-ja-o-mais-baixo-desde-2001.html

ID
1210597
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O processo que envolve a produção e a transmissão de energia elétrica passou a ser motivo de grande discussão no Brasil e no mundo. Os temas abordam a necessidade de se produzir energia e, ao mesmo tempo, manter a proteção ambiental ou estabelecer uma linha para o desenvolvimento sustentável. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a- A maioria das formas de geração de eletricidade requerem altíssimos investimentos de capital e baixos custos de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador de alta potência podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero. 

    c - Há uma preocupação quanto aos riscos de construção de usinas nucleares no Japão devido à sua história de terremotos e atividades sísmicas, que frequentemente resultam em tsunamis e que podem vir a atingir alguma destas usinas causando assim algum acidente nuclear. O acidente mais sério dos últimos anos foi o de Fukushima I, que aconteceu após a tsunami de Tohoku em 2011.

    Segundo pesquisadores e especialistas no assunto, o Japão seria um local arriscado para a construção de usinas nucleares, podendo ser a causa de uma catástrofe para o país e para o mundo.

    Enquanto ativistas do movimento antinuclear alertam sobre a possibilidade de danos que poderiam ser causados às usinas em eventos naturais como terremotos ou tsunamis, os responsáveis pelas usinas afirmam que elas são planejadas de forma que esta seria uma hipótese improvável ou até impossível.

    d- Ainda não. As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental. Exemplos de fontes alternativas de energia: - Energia eólica - gerada a partir do vento. -Energia solar (fotovoltaica) - gerada a partir dos raios solares.

     

    e - A produção de etanol no Brasil, atualmente, ocorre em larga escala, e o país é o segundo maior produtor mundial de álcool combustível, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, diferentemente dos norte-americanos, o etanol brasileiro é feito a partir do beneficiamento da cana-de-açúcar.


ID
1297138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil resolveu fortalecer as ações de proteção da sua biodiversidade, cujo potencial econômico já foi comparado ao do pré-sal pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. No início do mês de junho de 2012, o IBAMA autuou 35 empresas, no valor total de R$ 88 milhões, por usarem recursos nativos sem repartir corretamente os lucros com as localidades de onde foram extraídos, conforme prevê a Medida Provisória n.º 2.186-16, de 23 de agosto de 2001.

Danilo Fariello. Cerco à biopirataria. Internet: (com adaptações).

Recentemente, o Brasil ratificou o Protocolo de Nagoya, o qual trata do acesso a recursos genéticos e da repartição justa e equitativa dos benefícios de utilização desses recursos.

Alternativas
Comentários
  • "Em outubro, 50 países e a União Europeia (UE) vão se reunir para definir pontos em aberto de uma importante arma no combate à biopirataria, o Protocolo de Nagoya. O Brasil, entretanto, ficará de fora dessas negociações porque ainda não ratificou o documento, o que pode prejudicar os interesses nacionais."

    FONTE: http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/acordo-sobre-biodiversidade-vai-entrar-em-vigor-sem-o-brasil-8932.html acesso em 14/07/2015
  • O Brasil ficou de fora do Protocolo de Nagoya, pois o Congresso Nacional não ratificou o Protocolo devido às pressões de setores do agronegócio que contra ele se posicionaram.

    O deputado Heinze ainda observa a grande barreira para as exportações das commodities, “os laboratórios de certos países como Estados Unidos e da Europa utilizam recursos naturais brasileiros e o nosso país não recebe nada em troca, como vamos trocar essa biodiversidade por dinheiro? O que traz dinheiro é o agronegócio para esse país!”.

    https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/ruralistas-bloqueiam-ratificacao-e-brasil-passa-a-ter-papel-secundario-no-protocolo-de-nagoya
    http://www.gta.org.br/newspost/brasil-nao-ratifica-protocolo-de-nagoya/

  • O BRASIL ASSINOU, PORÉM AINDA NÃO RATIFICOU.

  • No caso do Protocolo de Nagoya, o Presidente da República assinou, entretanto o Congresso Nacional ainda não o ratificou.

    O Presidente da República celebra tratados, convenções e atos internacionais, mas quem o referenda é o Congresso Nacional.

    Constituição Federal

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;

  • Questão desatualizada!

    "O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira (12/08/2020) o , que ratifica a participação do Brasil no Protocolo de Nagoia, tratado internacional que estabelece regras para a divisão entre os países dos benefícios, monetários e não monetários, resultantes de pesquisas genéticas com a biodiversidade (como plantas e animais) e a utilização do conhecimento tradicional de comunidades indígenas e locais.

    O tratado abrange pontos como pagamento de royalties, estabelecimento de joint ventures (associação de empresas), financiamentos de pesquisa, compartilhamento de resultados e transferência de tecnologias e capacitação.

    Também determina que o acesso de um país a recursos genéticos de outro, como plantas e animais, dependerá de consentimento prévio e regras justas e não arbitrários na concessão de acesso."

    FONTE: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/publicado-decreto-que-confirma-entrada-do-brasil-no-protocolo-de-nagoia

  • Sobre o Protocolo de Nagoya:

    DECRETO LEGISLATIVO Nº 136, DE 2020

    Aprova o texto do Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Derivados de sua Utilização à Convenção sobre Diversidade Biológica, concluído durante a 10ª Reunião da Conferência das Partes na Convenção, realizada em outubro de 2010 (COP-10), e assinado pelo Brasil no dia 2 de fevereiro de 2011, em Nova York.

        O Congresso Nacional decreta:

         Art. 1º Fica aprovado o texto do Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Derivados de sua Utilização à Convenção sobre Diversidade Biológica, concluído durante a 10ª Reunião da Conferência das Partes na Convenção, realizada em outubro de 2010 (COP-10), e assinado pelo Brasil no dia 2 de fevereiro de 2011, em Nova York.

         Parágrafo único. A aprovação a que se refere o caput deste artigo está condicionada à formulação, por ocasião da ratificação do Protocolo, de declarações das quais constem os seguintes entendimentos:

         I - em conformidade com o disposto no art. 28 da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, quanto à aplicação do disposto no parágrafo 2 do art. 33 do Protocolo, as disposições do Protocolo de Nagoia, para fins de sua implementação, não terão efeitos retroativos;

         II - em conformidade com o disposto na alínea "c" do art. 8 do Protocolo, a exploração econômica para fins de atividades agrícolas, de acordo com a definição constante da Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, decorrente de material reprodutivo de espécies introduzidas no país pela ação humana até a entrada em vigor do Protocolo não estará sujeita à repartição de benefícios nele prevista;

         III - em conformidade com o disposto no art. 2 combinado com o parágrafo 3 do art. 15, ambos da Convenção sobre Diversidade Biológica, e tendo em vista a aplicação do disposto nos arts. 5 e 6 do Protocolo, consideram-se como encontradas em condições in situ as espécies ou variedades que formem populações espontâneas que tenham adquirido características distintivas próprias no país e a variedade tradicional local ou crioula ou a raça localmente adaptada ou crioula, conforme conceituadas na legislação interna, nomeadamente no art. 2º da Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, com enquadramento desse país no conceito de "país de origem" desses recursos genéticos;

         IV - considera-se a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como a lei doméstica para a implementação do Protocolo de Nagoia.

         Art. 2º Nos termos do inciso I do caput do art. 49 da Constituição Federal, ficam sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão do referido Protocolo, bem como quaisquer ajustes complementares que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.

         Art. 3º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

        Senado Federal, em 11 de agosto de 2020


ID
1297186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, o petróleo pertence à União, embora a Lei n.º 9.478/1997 garanta que, após extraído, a posse do petróleo passa a ser da empresa que realiza a extração desse recurso natural, mediante o pagamento dos royalties ao governo. Nesse caso, a União divide esses royalties entre o governo federal e os estados e municípios onde ocorre a extração de petróleo.

Internet: < http://pt.wikipedia.org >.

No que se refere à pesquisa e à exploração de petróleo e seus derivados, julgue os itens consecutivos.

Os royalties correspondem à compensação financeira devida à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios pela exploração e produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos.

Alternativas
Comentários
  • LEI 12734/12: Art. 1º Parágrafo único.  Os royalties correspondem à compensação financeira devida à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios pela exploração e produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos de que trata o § 1o do art. 20 da Constituição.  


ID
1303468
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O uso da energia nuclear é hoje uma das mais sérias e inquietantes questões globais. Irã e Coreia do Norte são os principais alvos da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Unidos no combate à proliferação de armas nucleares. Sobre o tema em questão, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) O governo de Israel oferece apoio ao Irã, seu principal aliado na região, para que este país transforme urânio em combustível nuclear.

    Comentário: RISOS. Não, meus amigos. Totalmente o contrário. Israel foi um dos primeiros a criar o clima de desconfiança, viu?

    B)  A Coreia do Norte alega não possuir bomba atômica e mísseis de longo alcance.

    Comentário: A Coreia Norte é o tipo de oponente que faz questão de dizer que tem isso, tem aquilo [...] 


    D) Os países signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), como o Brasil, estão proibidos de desenvolver e usar tecnologia nuclear. 

    Comentário: Não estão proibidos, mas imagino que exista limitações e diretrizes para a produção e desenvolvimento.


    E) Esses daí não largam o osso.


ID
1397458
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Esta usina, no Rio Xingu, terá uma das mais longas linhas de transmissão do país: serão 2.140 km, cortando os Estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

A tecnologia de 800 kV é mais cara para instalar, mas reduz o custo operacional do projeto [...] conseguirá transportar a energia com mais segurança e por um valor mais baixo.
                                                                 ( Folha de S. Paulo ,Mercado, 16 de dez. de 2013. Adaptado.)

O texto refere-se à usina:

Alternativas
Comentários
  • A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará. Em potência instalada, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas (20 300 MW) e da brasileira e paraguaia Itaipu (14 000 MW). Será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

    A Usina Hidrelétrica Jatobá é uma usina hidrelétrica em projeto no Rio Tapajós, no Pará. Terá capacidade instalada de 2.338 MW, quando concluída, sendo a segunda maior do Complexo do Tapajós. A licitação está programada para ser realizada no ano de 2011 e a primeira unidade de geração entrará em funcionamento em 2017.

    A Usina Hidrelétrica Engenheiro Pedro Affonso Junqueira, também conhecida como "Usina Hidrelétrica Antas I" está localizada no o Rio das Antas, no Município de Poços de Caldas (MG). Com a ampliação inaugurada em 20 de abril de 2010 passou a contar com a capacidade instalada de 8,8 MW

    A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí (a cerca de 300 km ao sul de Belém), no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW, foi inaugurada em 1984. A UHE Tucuruí é a principal usina integrante do Subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo responsável pelo abastecimento de grande parte das redes: da Celpa (no Pará), da Cemar (no Maranhão) e da Celtins (no Tocantins).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

  • Quando a questão fala em uma grande usina localizada no rio Xingu, no Pará, o aluno já responde usina hidrelétrica de Belo Monte.

    Resposta: A


ID
1516276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Depois de quase esgotar o seu potencial hidrelétrico na última década de 90, o Nordeste ressurge como a grande sensação da energia alternativa. Até 2023, a geração de novas fontes renováveis — como eólica e solar — vai representar 60% da matriz energética da região. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts de potência instalada, mais que o dobro da atual capacidade hídrica do Nordeste e quase metade da geração alternativa prevista para o país.

                                                                      O Estado de S.Paulo. 11/1/2015, p. B6 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item a seguir, considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado.

A grande vantagem das usinas hidrelétricas, se comparadas a outras fontes de energia, como a solar e a eólica, é o quase inexistente impacto ambiental por elas causado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    É justamente o contrário. As usinas hidrelétricas demandam inclusive a inundação de locais, com eventual extinção de flora/fauna.

  • Chega a ser piada essa questão, sem impactos? kkk

    Gab.  E

    Bons Estudos!

  • A usina hidrelétrica: expulsa a população local, por causa da inundação causada pela barragem ( surgiu inclusive o MAB: Movimento dos Atingidos por Barragens); Interfere no curso natural de rios e no ciclo biológico da fauna fluvial; Libera gases de efeito estufa, por causa do apodrecimento da flora que fica submersa no lago.

  • Pergunta invertida. Se fosse: A grande vantagem da energia solar e eólica, se comparadas a outras fontes de energia, como a das usinas hidrelétricas, é o quase inexistente impacto ambiental por elas causado. Assim ficaria correta.

  • Os estragos causados ao meio ambiente existem e são gigantescos, prova disso são as construções das Hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau em Porto Velho.
  • kkkkk até rir com essa questão, absolutamente errada.. aff

  • Questões de atualidades são pontos certos kkkkkkkkkkk

  • Que questão louca...A onde que se pode dizer que a construção de usinas hidroeletricas não causam problemas ao meio ambiente, mas e nunca...

    Papai do céu, que caia perguntas assim na minha prova AMÉM!

    Bons estudos e muita Fé em Deus!

  • Menosprezo de uma e superioridade de outra é sinal de erro. (F. Nishimura)

    kkkkkkkkk

  • Só ver a polêmica atual da Usina de Belo Monte. O tamanho do impacto que uma usina hidroelétrica causa é enorme. DIferentemente da eólica ou placa solar

  • As usinas hidrelétricas têm um impacto ambiental absurdo. Vide Belo Monte.


ID
1516282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Depois de quase esgotar o seu potencial hidrelétrico na última década de 90, o Nordeste ressurge como a grande sensação da energia alternativa. Até 2023, a geração de novas fontes renováveis — como eólica e solar — vai representar 60% da matriz energética da região. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts de potência instalada, mais que o dobro da atual capacidade hídrica do Nordeste e quase metade da geração alternativa prevista para o país.

                                                                     O Estado de S.Paulo. 11/1/2015, p. B6 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item a seguir, considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado.

Um possível benefício dos parques eólicos a que o texto remete é que, quando instalados em áreas pouco desenvolvidas economicamente, eles podem melhorar a renda da população cujas opções de emprego são precárias.

Alternativas
Comentários
  • "Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável"
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008

  • Fonte que a colega Juliana comentou:


    RESUMO

    A energia eólica no Brasil passou por um período de lento crescimento, porém, os projetos contratados nos últimos três anos deverão quintuplicar a capacidade instalada. É a tecnologia limpa que mais tem crescido na última década, trazendo benefícios ambientais e sociais para diversos países. Nosso trabalho buscou quantificar a geração de empregos diretos e indiretos pela energia eólica no país. Até 2020, serão gerados 195 mil empregos, e 70% desses são diretos, a maioria na construção civil, com grande potencial para a criação de empregos em localidades rurais. Assim, a energia eólica deverá contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável do país. 


    (Texto de 2012. "Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável" http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008 ).

  • Q! bem doida.


    =(

    pikachu
  • Mas onde está essa relação do texto da questão?

  • então, esqueceram de inserir essa parte no texto, pois somente com a informação que consta na questão, não justifica uma resposta CORRETA

  • Questão correta.

    Galera, não é interpretação de texto, é atualidades.A questão não tem que ser respondida pelo texto. Eles colocam o texto apenas pra "deixar no clima", mas as questões podem ser qualquer coisa SOBRE O TEMA.

  • O problema é que, quando a questão começa dizendo "um possível benefício dos parques eólicos a que o texto remete", a pessoa vai sim interpretar o texto né :)

  • Do mesmo artigo citado pelos colegas, podemos extrair os seguintes trechos, que auxiliarão na resposta da questão: 

    "Entre os principais benefícios socioeconômicos trazidos pelas energias renováveis podem ser citados: a inovação tecnológica e o desenvolvimento industrial; a geração distribuída e a universalização do acesso à energia; o desenvolvimento regional e local, especialmente em zonas rurais; e a criação de empregos." 

    "Podem-se agrupar os empregos gerados pela energia eólica e outras energias renováveis em três categorias, de acordo com características de volume de empregos gerados, sua localização, natureza temporal e nível de especialização. A primeira categoria se refere a empregos gerados em desenvolvimento tecnológico, e incluem P&D e fabricação de equipamentos. A segunda categoria se refere a empregos na instalação e descomissionamento de usinas, e incluem planejamento, gestão de projetos, transporte e construção de usinas. A terceira categoria é a de operação e manutenção (O&M), e inclui, além dos próprios serviços de O&M da usina, a geração e distribuição de energia"

    (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000100008)

  • Independentemente da questão ser de atualidades, a partir do momento que o examinador coloca o item pedindo sua relação com o texto, a resposta deve estar relacionada a ele, não pode ser algo vago, que dê margem pra um entendimento impreciso, pra se ler nas entrelinhas, etc. Cadê a coerência? Questão passível de anulação.

  • correto, pois as regiões onde são instalados esses parques são praticamente rurais e, portanto, desestruturados, sendo necessários grandes investimentos em infraestrutura, como estradas, saneamento básico, e até mesmo hotéis e restaurantes para atenderem a mão de obra dos parques, gerando muitos empregos diretos e indiretos.

  • "E considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado"... Ou seja, tem que interpretar, sim!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk   é cômico o mi mi mi da galera que erra a questão e não se conforma. Graças a Deus existem vocês para aliviarem o estresse dos meus estudos! kkkkkkkk

  • A questão: Um possível benefício... , eles podem melhorar... (sim)

    Por que errado?! Não está afirmando!

  • Não sei se é o caso, mas eu sei que onde há extração de petróleo em terra (isso acontece em alguns estados da Região Nordeste), os proprietários recebem royalties por isso. Não é uma fortuna, mas faz a diferença.

  • A instalação de parques eólicos traz diversas vantagens para as comunidades que os recebem como, por exemplo, a geração de investimento em zonas desfavorecidas, a criação de empregos e a compatibilidade do uso do terreno para outras finalidades como agricultura e criação de gado.
     A afirmativa está correta.


  • Um possível benefício dos parques eólicos a que o texto remete é que, quando "instalados" em áreas pouco desenvolvidas economicamente, eles podem melhorar a renda da população cujas opções de emprego são precárias.

    Marquei errado e errei a questão, a geração de emprego se da no momento da construção e instalação, depois de instalado não.

    Se alguém passar em volta desses parques eolicos, principalmente no nordeste, verá que não tem quase ninguém em volta.

    agora na construção não, nessa fase ocorre sim varias contratações.  

  • pois o parque eólico instalado aqui no ceará não gerou nada de emprego,nada de infrestrutura e nada de sustetabilidade, o que provocou realmente foi muita devastação de dunas nas praias e desmatamento de áreas próximas aos mangues que é CRIME. Questão mentirosa e errada, essas NOTÍCIAS são pagas por empresas de geração de energia eólica. A energia gerada pelos ventos não é distribuidas aqui no ceará vai para ALEMANHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .

  • A instalação de parques eólicos traz diversas vantagens para as comunidades que os recebem como, por exemplo, a geração de investimento em zonas desfavorecidas, a criação de empregos e a compatibilidade do uso do terreno para outras finalidades como agricultura e criação de gados.

     

    Comentado pela prof. do QC Sávia.

  • De fato o que se esperaao instalar esse tipo de tecnologia e que gere emprego na area onde foi instalada, mas o que de fato isso não acontece na sua maioria das vezes!

     

     

  • Esse professor do qconcurso fez uma comentário que fez toda diferença! explicou tão bem que dispensa comentários! Ser professor assim é fácil!!!!

  • Obrigada aos colegas pela explicação, pois de acordo com a professora que comentou a questão, o item está certo porque certo o item está.

     

    Errei pois relacionei usinas eólicas a mão-de-obra qualificada, rara nas regiões mais pobres (lembrei da "importação" de engenheiros alemães aqui no Ceará) e lembrei que a maior parte do maquinário que compõe  as usinas propriamente ditas foram também importadas. Mas de fato, existe a mão-de-obra para transporte e montagem, por exemplo. E depois lembrei que a tendência é de que a infraestrutura leve o desenvolvimento, e a médio prazo, a região passa a ser foco de serviços, como comércio, o que também gera emprego...

     

  • TEM UM pequeno documentário da globonews acerca desse tema ,exatamente,bem curto,super recomendo.


ID
1516285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Depois de quase esgotar o seu potencial hidrelétrico na última década de 90, o Nordeste ressurge como a grande sensação da energia alternativa. Até 2023, a geração de novas fontes renováveis — como eólica e solar — vai representar 60% da matriz energética da região. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts de potência instalada, mais que o dobro da atual capacidade hídrica do Nordeste e quase metade da geração alternativa prevista para o país.

                                                                      O Estado de S.Paulo. 11/1/2015, p. B6 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item a seguir, considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado.

A descoberta de petróleo na camada do pré-sal é considerada a redenção econômica da região Nordeste, fato que se deve, sobretudo, ao baixo custo de extração do petróleo nessa camada.

Alternativas
Comentários
  • Errada! A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. Os investimentos para retirada são altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada é de alto custo.

  • Meu Deus..., uma questão dessa é muita ridícula.....cespe menosprezando a meteria de atualidades..

  • alto custo de extracao

  • "A descoberta de petróleo na camada do pré-sal é considerada a redenção econômica da região Nordeste". Se a questão estivesse correta o cespe seria processado por preconceito rs. 

  • Altíssimo custo isso sim. 

  • "A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. (...)

    Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.

    Acredita-se que, somente por volta de 2016,  estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado." 

    http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/camada_pre_sal.htm

  • Nossa! Tudo errado. Que caia uma assim na minha prova! rsrs

  • Que caia essa na minha prova!

  • A descoberta de petróleo na camada do pré-sal é considerada a redenção econômica da região Nordeste, fato que se deve, sobretudo, ao baixo custo de extração do petróleo nessa camada.

    Além do alto custo de extração, a região do pré-sal é altamente extensa, atingindo diversas regiões do país. 

     


ID
1555765
Banca
Quadrix
Órgão
CFA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os principais países consumidores de energia no mundo são os Estados Unidos e a China. Contudo, o Brasil também situa-se entre os dez maiores consumidores. Com base em seus conhecimentos sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa seguinte que indica a fonte de energia mais utilizada atualmente no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Enunciado: ...assinale a alternativa seguinte que indica a fonte de energia mais utilizada atualmente no Brasil.

    Combustíveis fósseis

    A queima de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o deslocamento de veículos quanto para a produção de eletricidade em estações termoelétricas. Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso.

    Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética global advém dos três principais combustíveis fósseis citados acima. Essas fontes representam 56,8% da matriz energética brasileira. Assim, muitos países dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam medidas geopolíticas para consegui-los.

    Energia hidrelétrica

    A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica, ao lado das termoelétricas, haja vista o grande potencial que o país possui em termos de disponibilidade de rios propícios para a geração de hidreletricidade.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm

  • Po galera fiquei na dúvida aqui, não é a energia proveniente das hidrelétricas? Que é limpa (ou pelo menos mais limpa)? 

  • "O petróleo é utilizado para a geração de energia para veículos motores, através da produção de gasolina, óleo diesel, querosene. Além disso, também é responsável pelo abastecimento de usinas termoelétricas. É a principal fonte de energia brasileira."


    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-brasil.htm


    Gab. D

  • O que acontece é o seguinte, como a questão tratou de energia no sentido amplo, justifica-se que o petróleo e seus derivados sejam realmente a principal fonte energética brasileira mas se fosse dito na questão algo sobre energia elétrica daí sim a principal fonte seria a hidráulica. Atenção e segue o jogo. 

     


ID
1557838
Banca
IADES
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A energia eólica, produzida a partir da força dos ventos, é abundante, renovável, limpa e encontra-se em fase de expansão no Brasil. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Energia Eólica

    A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.

    A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.

    Quanto à aplicação desse tipo de energia no Brasil, pode-se dizer que as grandes centrais eólicas podem ser conectadas à rede elétrica uma vez que possuem um grande potencial para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN). As pequenas centrais, por sua vez, são destinadas ao suprimento de eletricidade a comunidades ou sistemas isolados, contribuindo para o processo de universalização do atendimento de energia. Em relação ao local, a instalação pode ser feita em terra firme (on-shore) ou no mar (off-shore).

    De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui 248 megawatts (MW) de capacidade instalada de energia eólica, derivados de dezesseis empreendimentos em operação. O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, elaborado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), mostra um potencial bruto de 143,5 GW, o que torna a energia eólica uma alternativa importante para a diversificação do "mix" de geração de eletricidade no País. O maior potencial foi identificado na região litoral do Nordeste e no Sul e Sudeste. O potencial de energia anual para o Nordeste é de cerca de 144,29 TWh/ano; para a região Sudeste, de 54,93 TWh/ano; e, para a região Sul, de de 41,11 TWh/ano.

    Parte superior do formulário

    http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica

  • Gabarito(E)

    OBS: letra (C) errada,pois a maioria dos parques eolicos estão instalados na região nordeste e em seguida encontram-se na região sul.


ID
1602790
Banca
FAPERP
Órgão
SeMAE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As fontes renováveis de energia que se apresentam como alternativa às fontes tradicionais e não renováveis (petróleo, gás natural, carvão mineral), ainda enfrentam o desafio do desenvolvimento de uma engenharia de produção adequada, que consiga explorar os diferentes tipos de clima e a geografia, próprios de cada país. Observe as afirmações e assinale a única incorreta.

Alternativas
Comentários
  • o consumo do alcool e maior que da gasolina, sabendo apenas isso mata a questão

  • Não pode ser produzido em qualquer lugar do mundo, porque ecessita de grandes extensões de terras para a sua produção.  

  • A energia solar é uma fonte limpa e renovável. Comumente podemos considerar a energia solar térmica (aquecimento da água) e a energia fotovoltaica (produção de energia elétrica). No entanto, o custo acentuado da tecnologia para a produção, principalmente das placas fotovoltaicas e a questão da variação climática, tornam, por enquanto, inviável a produção em larga escala. 

     

    Aparentemente o examinador parou no tempo na década de 90, segue uma listinha com usinas compotência acima de 150MWp:

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_photovoltaic_power_stations


ID
1616230
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os governos do Brasil e da China assinaram acordos que chegam a mais de US$ 53 bilhões. Segundo declaração da presidente, em 19 de maio, “O Brasil atribui grande importância à assinatura desse acordo sobre investimento e capacidade produtiva nas áreas de energia elétrica, mineração, infraestrutura e manufaturas".

(http://www.jb.com.br/economia/noticias/2015/05/19/brasil -e-china-fecham-acordos-de-us-53-bilhoes/. Adaptado)

Entre os acordos firmados, um dos que mais chamou a atenção foi


Alternativas
Comentários
  • O megaprojeto é conhecido como Ferrovia Bioceânica que ligará o Brasil ao Peru.


ID
1667815
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Detentor do título de maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, respondendo por cerca de 24,65% das emissões globais, o país poderá diminuir o consumo de carvão mineral porque tem potencial para dobrar o con-
sumo de energias renováveis até 2030, segundo um estudo realizado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês).
(http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/surpresa-abraca-as-energias-renovaveis/)
O país retratado no texto é

Alternativas
Comentários
  • A China, primeiro emissor mundial, estabeleceu que as suas emissões de gases com efeitos de estufa atinjam o ponto máximo "por volta de 2030"

    http://www.dn.pt/globo/interior/china_e_eua_estabelecem_novas_metas_para_emissao_de_gases_com_efeitos_de_estufa_4233951.html

ID
1667821
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise a notícia abaixo.
A Agência Nacional das Águas (ANA) anunciou nesta sexta-feira [17/01/2015] que a água do Rio ...... será usada para recompor os reservatórios do Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento dos moradores da Grande São Paulo. O anúncio foi feito após reunião do diretor-presidente da agência com representantes dos três estados cortados pelo rio: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
(http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-01-17/cantareira-vai-receber-agua-.html)
O rio que fornecerá água para o sistema Cantareira é o

Alternativas
Comentários
  • A Agência Nacional das Águas (ANA) anunciou nesta sexta-feira que a água do Rio Paraíba do Sul será usada para recompor os reservatórios do Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento dos moradores da Grande São Paulo. O anúncio foi feito após reunião do diretor-presidente da agência, Vicente Andreu, com representantes dos três estados cortados pelo rio: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

    http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-01-17/cantareira-vai-receber-agua-do-paraiba-do-sul.html

ID
1702123
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A questão energética é amplamente debatida no mundo e no Brasil. A busca por diversificações das fontes está sempre presente nos discursos e planejamentos. Assinale a alternativa que indica a fonte de energia renovável que mais cresceu na participação da matriz energética do Brasil, no primeiro semestre de 2015.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B


    O potencial de energia eólica no Brasil é mais intenso de junho a dezembro, coincidindo com os meses de menor intensidade de chuvas, ou seja, nos meses em que falta chuva é exatamente quando venta mais! Isso coloca o vento como uma grande fonte suplementar à energia gerada por hidrelétricas, a maior fonte de energia elétrica do país. Durante este período pode-se preservar as bacias hidrográficas fechando ou minimizando o uso das hidrelétricas. O melhor exemplo disto é na região do Rio São Francisco. Por essa razão, esse tipo de energia é excelente contra a baixa pluviosidade e a distribuição geográfica dos recursos hídricos existentes no país.

    A maior parte dos parques eólicos se concentra nas regiões nordeste e sul do Brasil. No entanto, quase todo o território nacional tem potencial para geração desse tipo de energia. 


    FONTE: https://evolucaoenergiaeolica.wordpress.com/energia-eolica-no-brasil/

    FONTE: http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-setimo-maior-investidor-em-energia-renovavel-diz-estudo,1661745

  • lembrei da Dilma dizendo que o Brasil poderia estocar vento kkk

  • Nunca na história desse país se estocou tanto vento ! 

  • estocar vento??? kkkkkkk  saudades da Dilma!!!


ID
1702132
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos anos, o debate sobre a crise hídrica ganhou força na sociedade brasileira. Nos últimos meses a crise hídrica se agravou, principalmente nos estados da região Sudeste, resultando em medidas emergenciais. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma das principais causas da atual crise hídrica no Sudeste do país.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra E

    FONTE: http://exame.abril.com.br/brasil/zoom/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-crise-da-agua/

  • (E)

    Sudeste vive a pior crise hídrica em 84 anos, afirma ministra

    "Estamos vivendo sim uma situação absolutamente sensível do ponto de vista do cenário de chuva e do que vem acontecendo, em particular, no Sudeste brasileiro, que é uma situação completamente atípica"

  • GABARITO - E

    Falar em diminuição das médias pluviométricas é o mesmo que diminuição das chuvas na região, especificamente nas das bacias de abastecimento.

ID
1725160
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre a manchete “Senado revê acordo, e Paraguai ganhará mais por Itaipu", publicada no jornal Folha de São Paulo, do dia 12/05/2011, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


ID
1815010
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o relatório Oportunidades e Desafios para Aumentar Sinergias entre as Políticas Climáticas e Energéticas no Brasil, elaborado pela organização internacional de pesquisa sobre sustentabilidade World Resources Institue (WRI), e divulgado em setembro de 2015, o Brasil deve aumentar a participação de fontes poluentes na matriz energética nos próximos anos. Segundo o documento, mais de 70% dos investimentos previstos para o setor de energia no país entre 2013 e 2022 devem ser feitos em fontes com altas emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, a matriz energética brasileira pode ser melhor descrita como

Alternativas
Comentários
  • O Ministério de Minas e Energias (MME) prevê que até o fim de 2015 as energias renováveis correspondam a 42,5% de toda a matriz energética brasileira em 2015. O destaque fica para o crescimento da participação das energias renováveis alternativas à geração hidrelétrica, como a eólica, a solar e a biomassa.

    Em dez anos, esse tipo de energia renovável cresceu 30%, passando de 2,8% de toda a oferta de energia interna em 2004 para 4,1% em 2014. A matriz energética do País é composta por diversas fontes, que também incluem, por exemplo, o petróleo e seus derivados, como a gasolina, e o gás de cozinha.

  • alternativa= C ---- combustíveis = petróleo e carvão= 80 % 

  • Letra D,  matriz  energetica do Brasil é uma  das mais limpas do Mundo.

  • Marquei a D por eliminação e puro pragmatismo. Matriz energética limpa no Brasil é pra inglês ver...hidrelétricas causam impactos MUITO significantes. Muito maiores do que, por exemplo, uma matriz nuclear.


ID
1815643
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Plano Decenal da Empresa de Pesquisa Energética prevê que, nos próximos anos, a participação das hidrelétricas no Brasil cairá de 75% para 67%, e a participação da geração oriunda de fontes alternativas vai dobrar em dez anos. Uma alternativa que tem se expandido no mundo e se apresentado promissora para a complementação mais eficiente do parque hidroelétrico brasileiro é a energia eólica, a qual é obtida a partir:

Alternativas
Comentários
  • da força dos ventos


ID
1833487
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em apenas quatro anos, a exploração do produto nos Estados Unidos iniciou uma revolução energética capaz de alterar o cenário econômico do país. A atração de investimentos produtivos, antes vista como impossível, tornou-se inevitável, assim como a autossuficiência em fontes de energia. Com ou sem cota − tema polêmico e ainda não definido −, os EUA estarão em poucos anos exportando o produto em volume suficiente para mudar o panorama mundial. A reserva americana é estimada em 2,7 trilhões de metros cúbicos, nos cálculos da Administração de Informação sobre Energia (EIA) de dezembro de 2010. É suficiente para abastecer o mercado por mais de 100 anos

(Adaptado de: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/bioagroenergia/2013/08/13/energia

O texto faz referência ao novo gás natural obtido a partir 

Alternativas
Comentários
  • link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,exploracao-de-gas-de-xisto-nos-estados-unidos-inicia-revolucao-energetica,160917e

  • É importante observar o potencial de pordução também no Brasil e ir além da importância econômica dessa produção, como o impacto ambiental causado pela mesma.

  • Letra C

    http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/bioagroenergia/2013/08/13/energia-gas-de-xisto-inviabiliza-sonho-de-etanol-como-commodity/

  • http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/energia-exploracao-de-gas-e-petroleo-de-xisto-deve-mudar-cenario-global.htm

  • http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/energia-exploracao-de-gas-e-petroleo-de-xisto-deve-mudar-cenario-global.htm

  • Letra C

    Turfa, hulha e antracito são tipos de carvão (com maior ou menor proporção de carbono - quanto maior a proporção, maior o poder calorífico e o preço). E urânio enriquecido é combustível atômico.


ID
1840789
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre os problemas atuais de produção de energia no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C


ID
1843912
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

É uma das grandes esperanças brasileiras no campo energético. Sua exploração, além de possibilitar a autossuficiência do país, poderá gerar uma imensa renda que terá grande importância para o nosso desenvolvimento econômico e social.

Assinale a alternativa cujas palavras podem ser corretamente associadas ao texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: pré-sal e petróleo.
  • O petróleo é a principal fonte de energia do mundo e o Brasil quer ser o maior produtor de petróleo na América Latina. Essa é a promessa da exploração das reservas brasileiras de pré-sal, a grande fronteira de petróleo novo do mundo....

    Fonte: uol.com.br


ID
1864393
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma das obras mais polêmicas do governo federal, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, mantém‐se constantemente em destaque devido às críticas e manifestações referentes aos impactos ambientais que tal obra pode acarretar à Amazônia. Tratada com prioridade pelo governo Dilma, é correto afirmar sobre a construção em questão que

Alternativas

ID
1949566
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A questão energética é amplamente debatida no mundo e no Brasil. A busca por diversificações das fontes está sempre presente nos discursos e planejamentos. Assinale a alternativa que indica a fonte de energia renovável que mais cresceu na participação da matriz energética do Brasil, no primeiro semestre de 2015.

Alternativas
Comentários
  • Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.

    Gás natural - não renovável

    Carvão mineral - não renovável

    Eólica - renovável (resposta)

    Nuclear - não renovável

    Solar - renovável (mas não é expressiva, no país)

  • Lembrar da Dilma: Podemos estocar vento.


ID
1973938
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de diminuir de cinco para quatro os dias úteis do serviço público, o presidente anunciou nesta quinta-feira (14 de abril) que mudará o fuso horário do país para economizar energia. O horário de verão é mais uma medida do governo para tentar resolver a crise energética. Nos últimos meses, a seca provocada pelo El Niño diminuiu ainda mais a geração de energia, já afetada pela falta de infraestrutura.

(Folha de S.Paulo, 14.04.2016. Disponível em: . Adaptado)

A notícia trata da situação energética

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/04/1761133-maduro-vai-mudar-o-fuso-horario-da-venezuela-para-economizar-energia.shtml

  • LETRA A - VENEZUELA. 

     

     

     INTERNACIONAL

     

    Venezuela: crise energética e política agrava-se e Maduro apela à rebelião.

     

     

    Não se vivem dias fáceis na Venezuela. Depois de o Governo de Nicolás Maduro ter decretado a redução da semana laboral para dois dias no sector público e o encerramento das escolas às sextas-feiras, os relógios adiantaram meia hora este sábado. O objetivo é sempre o mesmo: poupar energia.

    A medida faz parte de um pacote de decisões tomadas pelo Executivo venezuelano em abril para responder à crise energética com a redução do preço do petróleo. Também a crise econômica que assola o país está a ter forte impacto no quotidiano da população, que se debate com diculdades para obter os bens essenciais.

    Entretanto, o Presidente venezuelano apelou este domingo aos cidadãos para se revoltarem caso a oposição o afaste do poder, acusando os EUA de o perseguirem. “Sem dúvida, sou o Presidente mais atacado do planeta pelos Estados Unidos. (...) Eu amo a paz, mas se a oligarquia algum dia disser algo contra mim e conseguir tomar este palácio – por uma via ou por outra – ordeno-vos a vocês, homens da classe operária, que se declarem em rebelião e que façam uma greve geral por tempo indeterminado até se alcançar a vitória”, declarou Maduro este domingo, em Caracas, próximo do Palácio de Miraflores.

    Em recessão desde 2013, a situação econômica na Venezuela é agravada pelo impacto da queda do preço do petróleo. O Fundo Monetário Internacional (FMI) já alertou que o quadro económico do país não deverá melhorar em breve. Segundo um relatório do organismo liderado por Christine Lagarde, o produto interno bruto (PIB) do país deverá cair 8% este ano e 4,5% no próximo. Por sua vez, a taxa de desemprego deverá disparar para 17% este ano e para 20% em 2017. Por outro lado, a espiral inflacionista deverá prolongar-se nos próximos anos no país, atingindo 2200% já em 2017.

     

    http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-05-02-Venezuela-crise-energetica-e-politica-agrava-se-e-Maduro-apela-a-rebeliao

     

  • O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reduziu os dias úteis da semana de trabalho no país de cinco para quatro, uma medida que faz parte de um plano de dois meses para atender à emergência nacional ocasionada pela seca.

    ALTERNATIVA A

  • No mundo contemporâneo a energia para o funcionamento da economia e da sociedade como conhecemos é um debate de extrema importância que inclui conhecimentos sobre suas principais formas de geração, utilizações, custos, impactos e efeitos geopolíticos. O texto associado aborda a crise energética num país da região sul-americana e o enunciado questiona qual é:

    A)  A grande repercussão se deve em parte ao fato de que a Venezuela possui a maior reserva de petróleo declarada do mundo, então é surpreendente que o país passe por crise energética. A falta de capacidade de refino e meios para a geração de energia, além dos pesados embargos comerciais impostos pelos EUA contribuem para explicar a crise para além dos motivos já expostos no enunciado.
    B) País grande produtor de gás natural não costuma passar pro crises de falta de energia em seu cotidiano.
    C) País vizinho que divide com o Brasil a segunda maior usina do mundo em capacidade instalada, Itaipu, não possui um consumo alto de eletricidade a ponto de revender para o Brasil parte de sua cota na produção da citada hidrelétrica.
    D) O país andino possui considerável produção de hidrocarbonetos em sua região amazônica e não costuma encarar períodos de escassez energética.

    E) Neste país a produção não é tão grande porém, o consumo também não é tão expressivo não sendo comum períodos de falta de energia. 
    GABARITO DO PROFESSOR: A







ID
1983175
Banca
EXATUS
Órgão
Ceron - RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pelo menos seis turbinas, da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, deverão gerar energia elétrica exclusivamente para os Estados de Rondônia e Acre a partir do segundo semestre deste ano. Esta usina está localizada no rio:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

                                                                    Seg, 04/07/2016 às 08:15

                                                                   Usina de Santo Antônio liga sua última turbina

     

    A hidrelétrica de Santo Antônio colocou em operação na semana passada a última turbina. A usina, que começou a gerar eletricidade em 2012, conseguiu acionar a 44ª turbina um mês antes do previsto em seu cronograma. A partir de agora, Santo Antônio vai produzir 2,218 mil megawatts médios, o equivalente a 4% da carga nacional e ao consumo de 40 milhões de pessoas.

    O presidente da concessionária Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, considera que a usina atingiu o marco mais importante de sua história. É o primeiro dos grandes projetos estruturantes de energia a ficar pronto - Jirau e Belo Monte estão em fase de motorização. "Estamos gerando toda a energia prevista inicialmente. A sensação é de dever cumprido, embora os desafios não tenham se exaurido", afirmou o executivo, em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

    Leiloada em 2007, a usina nas margens do Rio Madeira, em Rondônia, foi arrematada por um preço final de R$ 78,87 o megawatt hora (MWh), por um consórcio liderado por Furnas e composto por Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e um fundo de investimentos formado por Banif e Santander - hoje pertencente à Caixa Econômica.

    Com custo de R$ 20 bilhões, a usina de Santo Antônio esteve próxima de quebrar. Ao longo dos últimos anos, atrasos no processo de licenciamento ambiental, greves, problemas com o rendimento de suas turbinas e a seca causaram um prejuízo de R$ 5,6 bilhões para a concessionária, calcula o presidente da Santo Antônio Energia. A empresa pleiteia o ressarcimento desses custos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na Justiça, onde obteve liminares para limitar o rombo.

    Nove anos depois da licitação, os sócios privados iniciaram negociações para vender sua participação para companhias chinesas. O governo também já anunciou a intenção de vender a fatia de empresas do grupo Eletrobrás nos empreendimentos organizados em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), caso da Santo Antônio Energia. "Conseguimos uma tarifa muito competitiva no leilão, mas fatores externos e imprevisíveis prejudicaram a concessionária", afirmou.

    Mesmo com os problemas financeiros e as notícias a respeito da venda de fatias da concessionária, o executivo nega que a usina tenha se tornado um mau negócio. "Não acredito que os sócios estejam arrependidos, mas sim inconformados com algumas dessas situações que nos afetaram", disse. Ele ressalta, porém, que a mudança na composição acionária da concessionária não afetaria a operação do empreendimento. "A usina tem vida própria."

     

    http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1783604-usina-de-santo-antonio-liga-sua-ultima-turbina

  • Hidrelétrica Santo Antônio está localizada no Rio Madeira, na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia . Terá 50 turbinas do tipo Bulbo para geração de energia elétrica com potência de cerca de 71,6 megawatts (MW) cada uma, totalizando 3.568 MW de potência instalada e 2.424 MW de energia assegurada. Será a segunda maior hidrelétrica de turbinas bulbo do mundo, com 9 metros de diâmetro e 900 toneladas, cada uma.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_Santo_Ant%C3%B4nio


ID
2009872
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2015, o Brasil viveu uma situação crítica relacionada aos volumes dos reservatórios de água utilizados para geração de energia no país, o que ocasionou a adoção de bandeiras tarifárias, associadas às cores verde, amarela e vermelha. Essa sequência de cores indica uma variação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    As bandeiras tarifárias são uma forma diferente de apresentar um custo que hoje já está na conta de energia, mas geralmente passa despercebido. Atualmente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo de reajuste das tarifas dessas distribuidoras e são repassados aos consumidores um ano depois de ocorridos, quando a tarifa reajustada passa a valer. Com as bandeiras, haverá a sinalização mensal do custo de geração da energia elétrica que será cobrada do consumidor, com acréscimo das bandeiras amarela e vermelha. Essa sinalização dá, ao consumidor, a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar. 

     

     

     

    http://www.cpfl.com.br/atendimento-a-consumidores/bandeira-tarifaria/Paginas/default.aspx

  • Bandeiras Tarifárias

    ​​As Bandeiras Tarifárias trazem mais transparência ao custo da energia elétrica. As cores verde, amarela e vermelha indicam ao consumidor o custo de geração de energia elétrica no país. 

    O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha - as mesmas cores dos semáforos –  e indicam se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade:

    Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;

    Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,015 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;

    Bandeira vermelha - Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,030 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

    Bandeira vermelha - Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,045 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

    O sistema de bandeiras é aplicado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional - SIN, conforme figura abaixo. A partir de 1º de julho de 2015, o sistema de bandeiras passou a ser aplicado também pelas permissionárias de distribuição de energia.

     

    http://www.aneel.gov.br/tarifas-consumidores/-/asset_publisher/e2INtBH4EC4e/content/bandeira-tarifaria/654800?inheritRedirect=false

     

    LETRA A


ID
2165734
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O país que fechou em fevereiro de 2014 um acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, com mais "sete medidas práticas" para ampliar a transparência do programa nuclear de Teerã é:

Alternativas
Comentários
  • Irã sinaliza que pode rever o enriquecimento a 20% de urânio no país

     

     

    As informações são da rede estatal de televisão do Irã, a PressTV. “O enriquecimento é um direito que temos com base no Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares [TNP] e no determinado pela Aiea [Agência Internacional de Energia Atômica]. Mas não significa que queremos enriquecer todas as reservas a 20%, uma vez que as necessidades do reator de Teerã de combustível são limitadas”, disse Salehi.

     

     

    http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/agenciabrasil/noticia/2010-07-29/ira-sinaliza-que-pode-rever-enriquecimento-20-de-uranio-no-pais


ID
2174524
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                          EXCERTO 2

     A energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. Com a queda nas represas de hidrelétricas, a energia gerada pelos ventos ganha cada vez mais importância na região.

     Os parques instalados na região de Amontada (costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas) estão entre os mais eficientes do planeta. Enquanto, no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí, esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual. Para se ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1% e, na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, é de 18,5%.

    A diferenciação do vento do Nordeste deriva de sua qualidade – forte e constante – que fez a região despontar como uma das maiores fronteiras eólicas do mundo.

                                                                                                                  (Estadão, 19/06/2016, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 2 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

A rápida expansão das usinas eólicas no Brasil resultou da baixa demanda internacional por esse tipo de projeto, em virtude da crise de 2008, ao mesmo tempo em que o uso da energia pelos brasileiros crescia a taxas de dois dígitos. Com a entrada de investimentos nesse setor, o preço dessa tecnologia reduziu-se e ampliaram-se os investimentos com os leilões dedicados a essa fonte de energia.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Não há o que comentar no texto.


ID
2174527
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                          EXCERTO 2

     A energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. Com a queda nas represas de hidrelétricas, a energia gerada pelos ventos ganha cada vez mais importância na região.

     Os parques instalados na região de Amontada (costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas) estão entre os mais eficientes do planeta. Enquanto, no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí, esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual. Para se ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1% e, na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, é de 18,5%.

    A diferenciação do vento do Nordeste deriva de sua qualidade – forte e constante – que fez a região despontar como uma das maiores fronteiras eólicas do mundo.

                                                                                                                  (Estadão, 19/06/2016, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 2 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

A implementação de usinas eólicas no Brasil é importante para a geração de energia renovável e limpa. Contudo um fator negativo é a importação de todos os equipamentos utilizados nesse setor, o que torna o país dependente de seus fornecedores externos e os investimentos vulneráveis à variação cambial.

Alternativas
Comentários
  • Obs.: Temos fabricantes nacionais desses equipamentos.

  • não sabia q o brasil fabricava esses equipamentos.

  • Certo... O Brasil fabrica sim

  • acertei porque sempre vejo pás desses aparelhos em caminhões enormes aqui em Fortaleza kkk

  • errado, temos fabricantes

  • Aquele tipo de questão específica e que definitivamente a maioria vai acertar por chute, pq convenhamos, não é noticiado em LUGAR ALGUM sobre isso, bom, eu não vejo nenhum artigo sobre isso, seja em jornais ou pela a internet, bom, eu nunca vi....

  • acertei pq trabalhei na área da indústria, e sei que aqui msm no Ceará existe fabricação dos componente


ID
2174530
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                          EXCERTO 2

     A energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. Com a queda nas represas de hidrelétricas, a energia gerada pelos ventos ganha cada vez mais importância na região.

     Os parques instalados na região de Amontada (costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas) estão entre os mais eficientes do planeta. Enquanto, no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí, esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual. Para se ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1% e, na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, é de 18,5%.

    A diferenciação do vento do Nordeste deriva de sua qualidade – forte e constante – que fez a região despontar como uma das maiores fronteiras eólicas do mundo.

                                                                                                                  (Estadão, 19/06/2016, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 2 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

As fontes renováveis de energia são aquelas em que a sua utilização é renovável. Elas podem ser mantidas e aproveitadas ao longo do tempo sem possibilidade de se esgotarem. São alguns exemplos de fontes renováveis de energia: a energia eólica, a solar e a da biomassa.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte (em compração com outras fontes), embora a exploração desta fonte energética renovável tenha crescido nos últimos anos. Atualmente, o Brasil produz cerca de 8,72 GW (em 2015), correspondendo a 2,5% de participação na matriz elétrica nacional. São 349 parques eólicos e 4.460 turbinas eólicas em todo território nacional (dados de 2015). Porém, um dado positivo é que estes números crescem a cada ano.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/energia/energia_eolica_brasil.htm

  • Na definição de biomassa para a , excluem-se os tradicionais , embora estes também sejam derivados da vida vegetal () ou mineral ( e ), embora resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode ser considerada um , enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomassa

  • CERTO

    São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).

    Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia

  • Errei a questão, a questão fala que '' sem possibilidade de se esgotarem '' isso é mentira, pois pode esgotar sim o problema é que em energia renovável não podemos quantificar quando essa escassez do recurso poderá acontecer

    . Enfim!


ID
2174533
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                          EXCERTO 2

     A energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. Com a queda nas represas de hidrelétricas, a energia gerada pelos ventos ganha cada vez mais importância na região.

     Os parques instalados na região de Amontada (costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas) estão entre os mais eficientes do planeta. Enquanto, no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí, esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual. Para se ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1% e, na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, é de 18,5%.

    A diferenciação do vento do Nordeste deriva de sua qualidade – forte e constante – que fez a região despontar como uma das maiores fronteiras eólicas do mundo.

                                                                                                                  (Estadão, 19/06/2016, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 2 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

O Brasil possui uma matriz energética diversificada, considerada uma matriz mais limpa em relação a outros países, em razão das baixas emissões dos gazes de efeito estufa. No período de 2004 a 2014, o Brasil aumentou em 75% a produção de energia elétrica pelo bagaço de cana. Essa tecnologia de aproveitamento da cana-de-açúcar é de origem nacional.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com dúvida nessa palavra "gazes"

    Gazes é sinônimo de gaze.

    Gases é sinônimo de gás.

    achei que fosse uma pegadinha...

  • Creio que está questão está falando sobre o diesel

    Diesel e feito pelo bagaço da cana

  • CERTO

    O Brasil realmente dispõe de uma matriz energética diversificada, em função de seus aspectos naturais privilegiados. O bagaço da cana-de-açúcar que antes era considerado um problema ambiental devido a seu grande volume após a geração de álcool e açúcar que são seus principais derivados; hoje gera com a sua queima, a cogeração de energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar, limpa e renovável para o uso das próprias usinas e venda de excedente

    Fonte: iapcursos.com

  • São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).

  • baixas emissoes gazes de efeito estufa ... hummm sei


ID
2174536
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                          EXCERTO 2

     A energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. Com a queda nas represas de hidrelétricas, a energia gerada pelos ventos ganha cada vez mais importância na região.

     Os parques instalados na região de Amontada (costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas) estão entre os mais eficientes do planeta. Enquanto, no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí, esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual. Para se ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1% e, na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, é de 18,5%.

    A diferenciação do vento do Nordeste deriva de sua qualidade – forte e constante – que fez a região despontar como uma das maiores fronteiras eólicas do mundo.

                                                                                                                  (Estadão, 19/06/2016, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 2 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

Após um compromisso firmado entre o governo brasileiro e o norte-americano para elevar o uso de energia renovável em 20% de suas matrizes elétricas (excluindo a hidroeletricidade) até 2030, iniciou-se, em 2015, um processo para a cooperação dos dois países, no qual o Brasil compartilharia sua tecnologia na produção de biocombustíveis e os EUA a sua tecnologia em geração de energia eólica.

Alternativas
Comentários
  • O compromisso bilateral ainda inclui o estabelecimento de novos padrões de tecnologia limpa para a indústria; o fomento a medidas adicionais de eficiência energética; e o aumento da utilização doméstica de fontes de energia não-fósseis.

    Dilma e Obama também afirmaram que se comprometem a trabalhar entre si e com outros parceiros para um acordo ambicioso e equilibrado na Conferência Mundial da ONU sobre o Clima (COP21), que será realizada em Paris em dezembro. Os dois países pretendem estabelecer uma sinalização firme à comunidade internacional que governos, empresas e sociedade civil estão decididos a enfrentar o desafio climático.

    http://ceisebr.com/conteudo/brasil-e-eua-prometem-aumentar-participacao-da-energia-renovavel

  • Questão ERRADA pois dificilmente você verá um país compartilhando sua tecnologia.

  • ERRADO


ID
2180584
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é produzida em usinas:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm

     

    R: letra b) Hidrelétricas

    Bons estudos! ;)

  • Energia Hidrelétrica

     

    A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. 

    O custo de investimento é bastante caro, por causa das obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste, por ser a mais industrializada é a que consome mais energia. 

    A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares. 

    O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. 
    Veja na tabela abaixo a repartição do potencial hidrelétrico, das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.

    A energia hidráulica suporta todas as necessidades brasileiras em relação à eletricidade, porém, para que isso ocorra de forma correta, deve haver novas construções de usinas. 

    Algumas causas da construção de usinas são a degradação ambiental e o espaço que emprega o lago artificial colocado pela construção da usina. Causando também a perda de solos agricultáveis, florestas, fauna e principalmente com a retirada de populações ribeirinhas, como na região da Amazônia, que foi preciso remover grupos de povos indígenas que viveram na região durante muitos anos.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm

     

    LETRA B

  • Resposta correta letra B

     No Brasil, a principal fonte de geração é a hidrelétrica (água corrente dos rios), que responde por 62% da capacidade instalada em operação no país, seguida das termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear), com 28%. O restante é proveniente de usinas eólicas (energia dos ventos) e importação da energia de outros países. Conforme site: http://www.aneel.gov.br


ID
2180587
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2015 o Brasil passou por uma preocupante crise energética que causou sérios prejuízos à economia nacional.

Escolha, entre os fatores abaixo, os que seriam causas dessa crise.

1. A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.

2. A dependência do país com relação às usinas hidrelétricas.

3. Baixos índices pluviométricos.

4. Aumento de consumo residencial de energia elétrica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • ‘Brasil enfrenta a pior crise energética da história’:

    "Quais são os motivos da crise energética?

    Três fatos explicam a crise. Primeiro, o governo baixou a tarifa no momento em que o custo crescia, incentivando o uso perdulário e criando um buraco enorme nas distribuidoras, que tiveram que ser socorridas com dinheiro do Tesouro Nacional. Segundo, o governo atrasou as obras de geração e transmissão e resolveu fazer leilões de energia, privilegiando preço baixo e não dando as taxas de retorno que o mercado pedia. Terceiro, houve o imponderável, a falta de chuva. O governo optou pelo populismo tarifário, pelo calendário eleitoral."

    http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2015/01/brasil-enfrenta-pior-crise-energetica-da-historia.html

  • ALTERNATIVA E

     

    O Brasil está enfrentando uma crise energética sem precedentes. A falta de investimento no setor, aliada ao aumento gradativo do consumo de energia elétrica – um apelo inerente ao tempos modernos – culminaram, este ano, no estabelecimento da crise que afeta a população, já sob efeito do racionamento imposto pelo Governo Federal. Desde de junho, todos os setores da sociedade brasileira vivem sob a meta da redução do consumo de energia elétrica, de cunho linear e obrigatório, sob pena de cortes do fornecimento e multas.

    Prevista e anunciada por diversos organismos da sociedade (institutos de análise econômico-social, especialistas, partidos políticos, parlamentares), especialmente nos últimos dois anos, a eminente crise energética, oficialmente, sempre foi negada pelo Governo. “Em 99, o Ministério das Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elaboraram um Plano Emergencial de Energia Elétrica, para enfrentar a prevista crise de 2001. Já constava naquele documento oficial a inevitável ameaça de racionamento para este ano”, disse o especialista em energia Adilson de Oliveira, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    A crise não surgiu por acaso e nem a causa pode ser resumida a só item. Esse processo tem como referência histórica a redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica; a dependência do país com relação às usinas hidrelétricas, responsáveis pela produção de quase a totalidade (mais de 90%) da energia consumida no território nacional; as transformações ambientais, incluindo os baixos índices pluviométricos, que produziram impactos negativos na matriz energética brasileira; aumento da demanda em razão do desenvolvimento de novos empreendimentos nos diferentes setores da economia (agricultura, indústria e serviços) associado a um aumento de consumo residencial de energia elétrica.

     

    CONTINUA EM: https://energiainteligenteufjf.com/2015/03/26/especial-a-crise-energetica-brasileira/

  • Caberia recurso contra essa questão, solicitando a alteração de gabarito.

  • conservação de energia elétrica. me chamou atenção

  • é óbvio que está alternativa esta "errada"

    1. A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.

    Concordar com isso é o mesmo que dizer que a CELESC não investi em  transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.

     

  • Alternativa D. A afirmativa 1 está errada. A transmissão e distribuição não sofreram redução de investimentos, basta observarmos os investimentos no programa luz para todos e na interligação do (SIN) do qual apenas Roraima não está interligado. Essa interligação ocorreu com grandes investimentos depois da crise de 2001, visto que a mesma teria menores proporções se na ocasião o sistema estivesse interligado. Portanto, não cabe recursos.


ID
2230339
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o fragmento da notícia abaixo.

O Ministério Público Federal iniciou processo judicial na Justiça Federal em Altamira em que busca o reconhecimento de que a implantação de Belo Monte constitui uma ação etnocida do Estado brasileiro e da concessionária Norte Energia, “evidenciada pela destruição da organização social, costumes, línguas e tradições dos grupos indígenas impactados”.

(Fonte: ASCOM MPF do Pará. MPF denuncia ação etnocida e pede intervenção judicial em Belo Monte. Disponível em . Notícia de 10/12/2015, acesso em 08/11/2016.

A notícia acima expõe:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

     

    MPF denuncia ação etnocida e pede intervenção judicial em Belo Monte

     

    Depois de extensa investigação, procuradores concluem que o projeto de desenvolvimento do governo brasileiro promove a destruição da organização social, costumes, línguas e tradições de povos indígenas

     

    10/12/2015 às 16h22

    O Ministério Público Federal iniciou processo judicial na Justiça Federal em Altamira em que busca o reconhecimento de que a implantação de Belo Monte constitui uma ação etnocida do Estado brasileiro e da concessionária Norte Energia, “evidenciada pela destruição da organização social, costumes, línguas e tradições dos grupos indígenas impactados”. A ação etnocida comprovada por longa investigação do MPF acaba por ser potencializada com a recente permissão de operação, por conta do descumprimento deliberado e agora acumulado das obrigações de todas as licenças ambientais que a usina obteve do governo.

     

    http://www.prpa.mpf.mp.br/news/2015/mpf-denuncia-acao-etnocida-e-pede-intervencao-judicial-em-belo-monte

  • A polêmica gerada em torno da construção da usina reside nos impactos ambientais por ela causados, bem como o fato de as barragens e as construções afetarem diretamente a morada de grupos indígenas e populações ribeirinhas.

    (...)

    As obras da Usina de Belo Monte, que foi idealizada na década de 1980, já foram interrompidas várias vezes desde o início de sua construção em junho de 2011, em decorrência de protestos e ocupações realizadas por índios e ambientalistas, e também por intervenções do Tribunal Regional Federal e do Ministério Público. Entretanto, atualmente, as obras estão em pleno funcionamento.

     

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/usina-belo-monte.htm 

  • Outra questão que exige mais interpletação de texto do que conhecimento da notícia em si!


ID
2230543
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                                                 Matriz de Energia Elétrica brasileira 
                                                                  Fonte                               Total (%)
                                                                  Biomassa                           8,97
                                                                  Eólica                                 6,17
                                                                  Fóssil                               17,06
                                                                  Hídrica                             61,31
                                                                  Nuclear                              1,26
                                                                  Solar                                  0,01
                                                                  Importação                        5,19            
                                                                  Total                                99,97          

                         Fonte: Banco de Informações de Geração - ANEEL - Atualizado em 07/11/2016.

De acordo com os dados da tabela e com seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

     

     

    A oferta interna de energia brasileira – energia necessária para movimentar a economia - deverá ficar, no ano de 2016, em mais de 286 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep). Desse total, 43,9% são de energia renovável. Este indicador faz da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. Os dados constam no Boletim Mensal de Energia – Fevereiro de 2016, do Ministério de Minas e Energia (MME).

    Quando considerada a oferta de energia elétrica – subconjunto da matriz energética-, as estimativas para 2016 mostram vantagens ainda mais significativas, com as energias renováveis podendo chegar a 79,3% de participação, superior ao indicador de 75,5% verificado em 2015 – no mundo este indicador é de 24%. A fonte hidráulica continuará preponderante, respondendo por 66,2% da matriz (64% em 2015).

    No que se refere aos indicadores de fevereiro,  mostrou crescimento de 9,7% sobre igual mês de 2015, e alta de 3,8% no acumulado do ano. Tais indicadores revertem a tendência de queda verificada nos últimos anos.

    O consumo aparente de derivados de petróleo, apesar de um crescimento de 7,2% em fevereiro, ainda acumula taxa negativa de 6,1% no ano. De fato, a queda do consumo em janeiro foi muito fora da curva, de -17,4%.

    A demanda total de gás natural mostra recuo de 11,8% até fevereiro, sendo influenciada fortemente pela baixa de 23,7% na geração elétrica. O consumo de energia em veículos leves (gasolina + etanol+ gás natural) teve boa recuperação em fevereiro, mas ainda mostra recuo de 3,3% no ano (-0,1% em todo o ano de 2015 e +6,2% em 2014).

    Os indicadores de energia de fevereiro estão bem melhores do que os de janeiro, projetando para o ano tendências mais otimistas do que as previstas no boletim anterior. O Boletim Mensal de Energia é um documento oficial elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de divulgar as principais variáveis de energia no decorrer do ano, além de permitir antever as tendências das matrizes energética e elétrica para todo o exercício.

    Fonte: Ministério de Minas e Energia

  •  a) O Brasil possui grande potencial de geração de energia solar na Região Norte, fato notável pela baixa umidade local, com pouco aparecimento de nuvens. Nunca vi tanto absurdo numa assertiva só. rs

     b) A matriz hídrica no Brasil é resultado da exploração intensa dos potenciais de geração de energia nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de grandes usinas na Região Norte. Yep!

     c) A importação de energia do Brasil ocorre pela aquisição de urânio de países do sul da Ásia para abastecer as usinas de Angra. Comprar urânio para utilizar na energia nuclear não quer dizer comprar energia. É a mesma coisa que eu comprar uma garrafa d'água e dizer que comprei energia elétrica. O Brasil importou energia dos hermanos em 2015 após os apagões.

     d) As usinas de biomassa no Brasil têm tido papel crescente por conta da utilização de rejeitos urbano-industriais das grandes metrópoles.  As usinas de biomassa fazem uso de um combustível, geralmente algum tipo de resíduo industrial, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, madeira, entre outros. Acho que o erro é dizer que é urbano e tal...

     e) A energia eólica é uma tendência de implantação no Brasil, sendo a Região Centro-Oeste a mais indicada por ser a área com maior capacidade de implantação. Geralmente em regiões com litoral. 

  • "A biomassa é uma das fontes de produção de energia com maior potencial de crescimento, segundo o Atlas de Energia Elétrica do Brasil. Ela é apontada como alternativa para a diversificação da matriz energética em todo o mundo. Seu desenvolvimento está atrelado à necessidade de redução da dependência de resíduos fósseis, como o petróleo e o carvão, assim como de fontes renováveis que geram alto impacto ambiental, como a hidroeletricidade, além de favorecer a destinação sustentável para resíduos urbanos, industriais e agrícolas."

    http://www.abegas.org.br/Site/?p=25237

    Achei que a D também estivesse correta..

     

     

  • O erro da questão D é porque afirma o uso de REJEITOS para a síntese da energia supracitada. Porém, rejeito é um subproduto que não tem mais como ser reeutilizado. O correto seria o uso do termo RESÍDUO. 

     


ID
2280157
Banca
Sigma Consultoria e Pesquisas
Órgão
Prefeitura de Maurilândia - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Para enfrentar a atual crise energética, pronunciada a partir do ano de 2013, o governo brasileiro adotou uma série de medidas, o que acabou por encarecer o preço da geração e distribuição da energia. A principal medida adotada para evitar um “apagão” imediato foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A Para enfrentar a atual crise energética, pronunciada a partir do ano de 2013, o governo brasileiro adotou uma série de medidas, o que acabou por encarecer o preço da geração e distribuição da energia. A principal medida adotada para evitar um “apagão” imediato foi Termelétricas são esperança contra apagões

    O Brasil é líder na produção de energia a partir de fontes limpas e renováveis. Mas a falta de chuvas e de investimentos em hidrelétricas força o país a usar cada vez mais as térmicas movidas a combustíveis fósseis

     

  • estocamos os ventos by Dilma R kkk


ID
2452186
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Observa-se no cenário mundial da atualidade a crescente busca por fontes alternativas de energia que tenham impacto cada vez menor para o meio ambiente. As chamadas energias limpas são caracterizadas por não emitirem poluentes na atmosfera nem liberarem, durante seu processo de produção ou consumo, gases ou resíduos que contribuam para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global. Qual alternativa NÃO pode ser considerada um tipo de energia limpa?

Alternativas
Comentários
  • A energia térmica é proveniente das usinas termoelétricas. Essas usinas transformam energia térmica em energia elétrica utilizando o carvão como combustível e sendo poluente por expelir CO2 no processo. A queima de outros tipos de combustíveis também alimentam termoelétricas. A queima do gás natural e do petróleo são outras duas fontes de energia poluentes por produzirem CO2 e gases nocivos além de não renováveis.

  • e) Térmica.

  • Energia maremotriz, ou energia das marés, é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

     

    Biomassa é a matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia. Nem toda a produção primária do planeta passa a incrementar a biomassa vegetal, pois parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema na sua própria manutenção.

     

    Energia geotérmica, ou energia geotermal (geo: terra; térmica: calor), é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.

     

    Energia hidrelétrica é o aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água. A energia cinética é transformada em energia mecânica através da rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para, posteriormente, ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema.

  • questão um tico capciosa

  • múltipla escolha, marcar, nesse caso, aquela que menos pode ser considera energia limpa:

     

    a) maremotriz, é uma energia que vem da movimentação de um fluido, assim como eólica. Um dos maiores impactos causados por sua operação é por ocupar áreas, muitas vezes improdutivas e inocupantes, ou impactar a paisagem. Não há, também procução direta de GEEs. Definitivamente, não vejo outros motivos para desconciderá-la como limpa

     

    b) a biomassa ainda pode ser considerada como limpa, porque essa tecnologia não está gerando GEEs a mais ou menos, está, simplesmente, aproveitando uma oportunidade energética. Mesmo que o CH4 tenha um potencial calorífico maior, ele vai ser queimado resultando em CO². Biomassa é uma forma de aceleração de decomposição anaeróbia, é uma solução de dias para resíduos que poderiam ficar, talvez, meses ou anos na natureza. O destino de toda matéria orgânica é ser CO², inclusive o meu :(... Pode sim ser considerada como limpa

     

    c) a geotérmicaconsiste em aproveitar uma energia que, ao longo de todos os períodos geológicos deste planeta esteve presente. Cava-se um buraco que tem acesso a uma rocha que está aquecida por lava vulcânica, e aí ferve a água para girar uma turbina. Não se usa combustíveis, não epende de extrativismo natural, e não gera GEEs. Também é limpa

     

    d) hidráulica, também chamada de hidrelétrica. Produz sim GEEs, o CH4; embora muito estufa, é em pequena quantidade e não possui alta vazão para o ambiente. Em ambiente limnológico hídbrido (um lago de represa) as bactérias anaeróbias vivem nas regiões mais fundas e com a água quase parada (v = 0 m/s), e é ali que o metano é produzido, numa área muito pequena. Elas não são superbactérias a ponto de jogarem 10m³/s de metano na atmosfera, são organismos de baixo metabolismo e que depende de condições ambientais favoráeis para melhor viverem. Essa forma de energia pode ser considerada mais limpa do que "suja"

     

    e) podemos entender como energia térmica o conjunto de todas as formas de energias que usam calor e termodinâmica para realizarem trabalho, inclusive as usinas termelétricas. Essas sim, diferente das hidrelétricas, possuem altos vazamentos de efluentes gasosos para a tmosfera que pode ser da orde dem 10 t/dia ou até mais. É muito combustível queimado ali e, como produtos, os GGEs gerados são CO², CO, NO², NO³, NO, SO², SO. As termelétricas mais "verdes" são as de gás, porque porpocionam combustão mais completa (o que geram produtos menos nocivos) e quantitativamente, quase 100% CO². Essa alternativa sim, ganha da letra d

     

    letra e é a alternativa que menos pode ser considerada como energia limpa


ID
2462212
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A energia gerada pela usina de Itaipu corresponde a ____ da energia consumida no Brasil e a ____ da energia consumida no Paraguai.

As lacunas da afirmação acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • 1. O que representa a energia da Itaipu para o Brasil e o Paraguai?

    Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 76% do consumo paraguaio.

  • GAB A

  • Questão de atualidade desatualizada:

    O sistema elétrico brasileiro é interligado, e hoje Itaipu responde por cerca de 15% do consumo nacional de energia – no passado, respondia por mais de 20%. Assim, uma redução no preço da energia produzida pela hidrelétrica binacional beneficiaria boa parte dos consumidores do país.

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/itaipu-novo-acordo-brasil-paraguai-conta-luz/ 

    Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


ID
2500315
Banca
FUNCERN
Órgão
CAERN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira. O leilão para construção e operação da usina foi realizado em abril de 2010 e vencido pelo Consórcio Norte Energia. O contrato de concessão foi assinado em 26 de agosto do mesmo ano e o de obras civis em 18 de fevereiro de 2011. A usina está prevista para entrar em funcionamento em 2015. Desde sua concepção, o projeto vem enfrentando dificuldades, a principal delas é a

Alternativas
Comentários
  • a) Conseguir financiamento não foi um problema para a obra. ITEM INCORRETO

    b) ITEM CORRETO

    c) Não houve essa movimentação por parte do Sudeste. ITEM INCORRETO

    d) A usina possui grande relevância para a matriz energética brasileira. ITEM INCORRETO

    Gabarito: B


ID
2547403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

tecnologia

tec·no·lo·gi·a

sf


1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.: “O ensaio me pareceu muito bem craniado. Só notei que estás demasiadamente fascinado pela tecnologia. Daí a aceitar sem reservas a tecnocracia é um passo muito curto” (EV).

2 Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: “Os serviços de informação e inteligência do Departamento de Estado norte-americano já dispunham de tecnologia suficiente para rastrear o encontro num quarto de hospital de dois personagens secundários […]” (CA).

3 POR EXT Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.

4 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.

5 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Vivemos o momento da grande tecnologia.


                                                                                               Internet: <http://michaelis.uol.com.br> 

Tendo a definição apresentada como referência inicial, julgue o seguinte item, que tratam de múltiplos aspectos relacionados à tecnologia.


A determinação da substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, uma tecnologia mais recente e mais eficiente do ponto de vista energético, constitui medida de redução de impactos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Menor gasto de energia menor o impacto ambiental, e a Led chega a gastar 6x menos energia que a incadescentes.

  • GAB. CERTO 

     

    A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED vem sendo utilizado na iluminação pública desde 2010.

     

    http://santarita.com.br/as-vantagens-da-substituicao-de-lampadas-tradicionais-por-led/

  • O Famoso efeito dominó, as hidroelétricas poluem o meio ambiente, e se ocorre uma diminuição no consumo de energia consequentemente não se necessita produzir tanta energia. Dessa forma, se não é mais preciso produzir muita energia os impactos ambientais são reduzidos. Mesmo que ocorra em uma escala muito pequena com a substituição das lâmpadas. Faz sentido. kk

  • É uma questão passível de anulação! pois DETERMINAR a troca por lâmpadas de Led vai criar um grande desperdício ao se descartar as lâmpadas fluorescentes que ainda estão boas, além de ter um aumento de demanda artificial na produção de lâmpadas de led, além disso, vai provocar um gasto desnecessário que só vai dar retorno depois de muitos anos. Assim, degradando mais o meio ambiente.

    A QUESTÃO DEVERIA SER ESCRITA ASSIM

    "A substituição gradativa das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, uma tecnologia mais recente e mais eficiente do ponto de vista energético, constitui medida de redução de impactos ambientais."