SóProvas


ID
1516828
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

      Por que razão é tão difícil manter o peso ideal, se todos almejam ficar esguios e sabem que a obesidade aumenta o risco de hipertensão, diabetes, osteo-artrite, ataques cardíacos e derrames cerebrais?
      No cérebro, existe um centro neural responsável pelo controle da fome e da saciedade. Milhões de anos de seleção natural forjaram a fisiologia desse centro, para assegurar a ingestão de um número de calorias compatível com as necessidades energéticas do organismo.
      Nessa área cerebral são integradas as informações transmitidas pelos neurônios, que conduzem sinais recolhidos no meio externo, nas vísceras, na circulação e no ambiente bioquímico que servem de substrato para os fenômenos psicológicos. Estímulos auditivos, visuais e olfatórios são permanentemente registrados pelo centro da saciedade, e explicam a fome que subitamente sentimos diante do cheiro e da visão de certos alimentos. Faz frio, os neurônios responsáveis pela condução dos estímulos térmicos enviam informações para o centro e a fome aumenta, em resposta às maiores necessidades energéticas dos animais para manter constante a temperatura corporal, no inverno.
      Quando as paredes do estômago são distendidas, a taxa de glicose na circulação aumenta, certos neurotransmissores são liberados no aparelho digestivo; ou quando determinadas enzimas digestivas atingem os limites de sua produção, o centro da saciedade bloqueia a fome e interrompe a refeição. Fenômenos psicológicos também interferem permanentemente com o mecanismo da fome e da saciedade, porque os centros cerebrais são especialmente sensíveis aos neurotransmissores envolvidos nas sensações de prazer. Por isso, comemos mais quando estamos entre amigos e menos em ambientes hostis ou sob stress psicológico.

                                                   (Drauzio Varella. Folha de S. Paulo, 27 de julho de 2002. Fragmento.).

O Texto 1, em coerência com o tema globalmente desenvolvido, poderia ter como título:

Alternativas
Comentários
  • Gente, Alguém sabe informar porque não seria: 

    "A seleção natural do centro cerebral frente a fenômenos piscológicos", letra A?

    Obrigada.

  • Rejane, marquei letra A também. E gostaria de saber o porque dela está errada? =/

  • além dos "fenômenos psicológicos" tem-se outros, como:  "Quando as paredes do estômago são distendidas, a taxa de glicose na circulação aumenta, certos neurotransmissores são liberados no aparelho digestivo"

  • O final do texto fala dos fenômenos psicológicos atuando sobre a fome. O que nos deixa com essa ultima informação na mente. Porém o texto explana sobre outras coisas antes. É uma "casca de banana"! A última informação é a que fica mais fresca na nossa mente!! 

  • Também pensei que podia ser a letra A, porém pensando no título do texto como uma ideia central que englobe os fatos mais importantes, fui na letra D, já que ela traz tudo o que transmitido no texto.

  • Pessoal, perpassando pelo texto fica claro que existe nele mais de neurociência do que de psicologia. Vejam quantos dados bioquímicos o texto traz... não se apeguem a frases isoladas.

  • Em relação a letra A, podemos observar no texto que o autor diz: fenômenos psicológicos TAMBÉM interfere, ou seja, não é só o fator psicológico, existem mais coisas. Sendo assim não caberia essa opção como título já que não resumiria englobando todo contexto do assunto.