d) a única função das pessoas que trabalham no setor verde é autenticar documentos. (não, pois pessoas que não vão autenticar documentos são encaminhadas para o setor verde, logo não posso fazer tal afirmação)
e) toda pessoa que não é encaminhada ao setor verde não precisa autenticar documentos. (sim, conforme a 4º proposição da tabela)
Temos no enunciado outra condicional p → q. Lembrando que ~q → ~p é equivalente a ela, assim como q ou ~p, podemos verificar a estrutura das alternativas do enunciado, usando:
p = pessoa precisa autenticar
q = encaminhar ao setor verde
(A) uma pessoa que não precise autenticar documentos nunca é encaminhada ao setor verde.
~p → ~q (podíamos ler a frase dessa alternativa como: “se uma pessoa não precisa autenticar, então ela não é encaminhada”).
(B) toda pessoa encaminhada ao setor verde precisa autenticar documentos.
q → p (podíamos ler: “se a pessoa é encaminhada, então ela precisa autenticar”).
(C) somente as pessoas que precisam autenticar documentos são encaminhadas ao setor verde.
(“as pessoas são encaminhadas se e somente se precisam autenticar”)
(D) a única função das pessoas que trabalham no setor verde é autenticar documentos.
Essa frase está relacionada com q → p: se uma pessoa é encaminhada para o setor verde, então ela precisa autenticar (pois essa é a única função das pessoas que lá trabalham).
(E) toda pessoa que não é encaminhada ao setor verde não precisa autenticar documentos.
~q → ~p (“se a pessoa não é encaminhada, então não precisa autenticar”).
Veja que este é o gabarito, pois sabemos que ~q → ~p é equivalente a p→q.
Obs.: você poderia simplesmente interpretar a frase do enunciado. Ele diz que as pessoas que precisam autenticar são encaminhadas ao setor verde. Mas não permite concluir o que ocorre com as outras pessoas. Pode ser que parte delas também seja encaminhada ao setor verde. Agora, como todas as pessoas que precisam autenticar vão para o setor verde, se uma pessoa não foi para o setor verde é porque ela não precisa autenticar.
Resposta: E